Oracle VM VirtualBox 4.3 já está disponível

22 Comentários

Agora com suporte para multi-touch e captura de vídeo

Uma das tecnologias que marca esta nova onda de tendências tecnológicas é a virtualização. Estat tecnologia permite-nos, de uma forma simples de ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações. Desta forma podemos ter um  único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos.

Um dos melhores softwares para virtualização total é o VirtualBox. Hoje vamos conhecer as novidades da versão 4.3.

vm_000

O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.

Ontem foi disponibilizado o tão esperado VirtualBox 4.3 que traz um conjunto de novas funcionalidades das quais destacamos:

  • Suporte para Multi-touch (interessante para sistemas operativos que suportem tal característica)
    • VM settings > System > Pointing Device: select USB Multi-Touch Tablet
  • Captura de vídeo
    • VM settings > System > Display > Video Capture)

image

  • Apresentação de alertas

vm43_02

  • Suporte para edição das teclas de atalho

vm43_04

  • Suporte para webcams USB (o que permite a utilização de sistemas de videoconferência dentro do ambiente virtual – ex. Skype ou hangouts)
  • Suporte para iPv6

vm43_03

  • Melhorias na aceleração 3D para o Ubuntu e Fedora
  • Suporte para múltiplos monitores
  • Suporte para o Windows 8.1, Windows Server 2012 R2 e Mac OS X 10.9
  • Modo experimental: Virtual Router (várias CMs ligadas na mesma rede interna, usufruem apenas de um serviço de NAT)

vm_05

  • Suporte para  SCSI CD-ROM
  • ….e muito mais – ver aqui

O Oracle VM VirtualBox 4.3 apresenta um conjunto de interessantes funcionalidades, que ajudam e apoiam a massificação da tecnologia de virtualização. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.

Para quem pretender gerir remotamente as máquinas virtuais do Virtualbox através da web, pode recorrer ao phpVirtualBox.

Outros artigos interessantes sobre o Virtualbox:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.3 [101 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.3 [112 MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Cheguei a usar e abusar desta plataforma. Depois comecei a usar o VMWare e (apesar de pago) a plataforma é bem melhor.
    Mas claro o valor importa. Neste momento estou a testar o Hyper-V que tem as suas vantagens e desvantages.
    Esta nova atualizaçao do VirtualBox parece trazer várias funcionalidades bem interessantes.

  2. Avatar de rui
    rui

    não falam nas releases em suporte de escrita e para vm de vhdx se calhar ainda não suporta a escrita

  3. Avatar de JMR
    JMR

    Boas,
    E quanto à possibilidade de importar maquinas virtuais .vhd do PC Virtual da Microsoft ?
    Alguém me sabe responder se isso é possivel.
    Obrigado?

    1. Avatar de Jose Rodrigues
      Jose Rodrigues

      Alo,
      Acabei de fazer essa operação durante o fim de semana. Estava com bastantes problemas de performance numa vm com o windows XP e posso dizer que melhorou substancialmente.
      Simplesmente criei uma maquina virtual no VirtualBox e escolhi o .vhd ja existente do Virtual PC. Apos o arranque é necessario instalar as additions do virtualbox para ter mouse/keyboard integration, assim como os drivers da VM.

  4. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Agora sim já está a ficar tão bom como o vmware, mas será que já tem suporte de linguagem para pt-pt? Será que o drag n drop e o copy to clip board nesta versão já funcionam?

  5. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Será desta vez que vou conseguir instalar uma VM no Windows7 x64? 🙂

    1. Avatar de oi
      oi

      é assim tão complicado? tenho 4 vm’s no meu, uma delas linux

    2. Avatar de Willian
      Willian

      Para instalar sistemas 64bits o seu processador precisa ter suporte a VT-x (intel) ou AMD-V (AMD).

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Obg Willian. Tenho um laptop Intel core i5.3317U
        CPU @ 1.70 GHz. Como verificar?

          1. Avatar de Adriano
            Adriano

            Geralmente, tem que entrar na Bios e habilitar a opção de virtualização!!
            alguns vem desativado!

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Já fui grande utilizador de virtual box, mas ultimamente sao cada vez mais bugs e incompatibilidades que resultam em frustração… Nada como instalar nativo

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    esse modo virtual router vai ser mel para muita gente lol

  8. Avatar de tuxgirl
    tuxgirl

    FNP.PT
    O teu processador suporta mas pode estar desligado na BIOS.
    Tens que desligar o VT-x (hardware virtualization)

  9. Avatar de tuxgirl
    tuxgirl

    Isso mesmo, ligar.
    Peço desculpa pelo engano

    1. Avatar de lmx
      lmx

      toda a gente se engana 😉

  10. Avatar de adbrum
    adbrum

    Estou tendo problemas com o VBox instalado no Windows 8.1, o windows deixou de funcionar a suspensão e a hibernação. Alguém sabe alguma solução para isto?

  11. Avatar de Soufrancisco
    Soufrancisco

    Estou a usar esta VM, porem estou com problemas com uma vm do windows XP e do win98, após a vm capturar o mouse não consigo retorna-la ao S.O hospedeiro. só consigo restabelecer a situação resetando a quente todo o sistema. (o control direito funciona com Linux, win7, win 8).

  12. Avatar de Zé

    Soufrancisco tenta usar o AltGr, penso que deve funcionar

  13. Avatar de Pedro Melo
    Pedro Melo

    Bom.. Consegui suprimir o erro de kernel activando o Hyper-V e reiniciando o PC.Contudo a Oracle Virtual Box instalada num SO Win8(opinião pessoal de quem possui Enterprise)não é sobremaneira vantajosa ou fora de série.Num PC com um mínimo de 4G de memória é mais aconselhavel usar recursos nativos como o Hyper-V,até porque possui melhor integração de recursos.
    Já num SO Win7 Ultimate a Virtual Box continua a comportar-se acima da média.E neste ambiente considero-a a adequada.
    Cumps

  14. Avatar de João
    João

    Sou novo nestas andanças da Virtual Box, mas estou interessado em aprender mais.
    O meu problema é o seguinte: Instalei o virtual box e dentro dele instalei o ubuntu 15.10, acontece que tudo o que faço no ubuntu é extremamente lente.~Existe alguma forma de tornar, a virtual box e o ubuntu que tenho la instalado mais rapido?
    e ja agora acerca da virtualização de BIOS encontrei alguma informação , mas nada que realmente fosse explicito, pelo que fiquei sem perceber como se faz , e para que serve.
    Thanks