OpenSUSE Leap 42.1 – Uma excelente alternativa ao Windows

91 Comentários

Ao longo dos últimos anos o projecto OpenSUSE tem ganho vários seguidores e a comunidade tem crescido de forma significativa. De acordo com o site ditrowatch, o OpenSUSE é hoje a quarta distrbiuição mais popular do mundo tendo inclusive “roubado” alguns utilizadores ao Ubuntu.

Recentemente foi lançado o OpenSUSE Leap 42.1 que traz algumas novidades interessantes.

opensuse-leap


O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atractiva.

suse_05

Outros objectivos do projecto openSUSE são:

  • Tornar o openSUSE a distribuição Linux mais acessível e a mais utilizada plataforma de código livre.
  • Disponibilizar um ambiente para colaboração de código livre que torne o openSUSE a melhor distribuição Linux tanto para utilizadores Linux novos como para experientes.
  • Abrir e simplificar dramaticamente o processo de desenvolvimento de forma a tornar o openSUSE a plataforma de escolha de utilizadores experientes e também programadores.

Recentemente o projecto OpenSUSE lançou uma nova versão à qual deu o nome de Leap e que é LTS, tendo suporte durante os próximos 3 anos.

Novidades do OpenSUSE Leap 42.1

  • Baseado no SUSE Linux Enterprise (SLE)
  • Elevado nível de estabilidade
  • KDE Plasma 5.4
  • GNOME 3.16
  • Cinnamon 2.8
  • XFCE 4.12
  • LXDE 0.99
  • Enlightenment 19
  • kernel Linux 4.1 LTS
  • Nova versão da ferramenta YaST

De acordo com os testes que realizamos, em ambiente de virtualização, esta nova versão oferece uma excelente performance e está mais intuitiva.

Partilhar:

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    Tem muito bom aspecto.
    Vi isso hoje de manhã no Fórum GNU/Linux PPlware.

    1. Avatar de Psicologica Mente
      Psicologica Mente

      O Suse já não se paga?

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Eu nunca paguei a não ser uma vez que me interessou ter os livros foi na versão 9.? Caixa verde e já uso SuSE há muitos anos quando se tinha que instalar á unha, agora é um mimo, mas também procuro ainda usar a consola. Hoje com menos regularidade os tempos são outros e os programas tambem. SUSE é pago , openSUSE FREE.

  2. Avatar de Btavares
    Btavares

    Corre Fallout 4?
    Já deviam ter chegado à conclusão em 2015 que não conseguem impingir o Linux aos users normais… Paciência, têm mesmo de engolir os 120 milhões de Windows 10 em 3 meses…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eh eh eh 🙂 Mas no mundo não há só 120 milhões 😀

    2. Avatar de Glink
      Glink

      mas os users normais podem nem querer jogar, e talvez possa acontecer como com outros jogos que correm melhor em linux do que em windows, nunca se sabe…

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Mas uma coisa não invalida a outra… eu uso windows 10 (e gosto muito) e uso varias distribuições Linux e não me considero user “anormal”

    4. Avatar de Cris
      Cris

      Quando chegar o vulkan os devs vão preferi-lo, a não ser que sejam coagidos pela Microshaft, dado este ser multiplat, logo => maior o público alvo.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Podes desenvolver um pouco mais?

        1. Avatar de Cris
          Cris

          É um API multi-plat semelhante ao Mantle (e, consequentemente, ao DX12), co-desenvolvido com a AMD, e será adoptado pela Valve.
          Para já é vaporware, mas eventualmente vai ser lançado e, futuramente, tornar-se-à open source.

          Sendo multiplat, vai fazer parte do windows também, o que quer dizer que os jogos que utilizem este API vão estar disponíveis em ambas as plataformas.

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Obrigado! 😉
            Sempre bom aprender. 😉

          2. Avatar de Marco
            Marco

            se desenvolvessem o OpenGL é que era.

          3. Avatar de Cris
            Cris

            Discordo Marco. O vulkan tem um overhead muito reduzido e será superior por isso mesmo.
            O problema do Opengl não é a implementação, mas sim os drivers.

      2. Avatar de wellington
        wellington

        o Linux poderia ter um único pacote para todas as distribuições, até tentaram mas essa ideia nunca saiu do papel… se isso acontecesse essa questão aplicativos com certeza seria resolvido…
        Linux já estava atrasado mas com os avanços da M$ essa distancia está aumentando…

    5. Avatar de Luís Ferreira
      Luís Ferreira

      Tenho jogado Star Conflict em Lubuntu 15.10 e não noto muita diferença face ao Windows 8.1.

    6. Avatar de Alberto Costa
      Alberto Costa

      Nem toda a gente é menor de idade. Há quem use o PC para trabalhar.

      1. Avatar de RJCA
        RJCA

        Ahh então para si quem gosta de jogar é menor de idade? Rica teoria sim senhor mas também quem fica com o rabinho sentado o dia todo atrás dum quadrado não tem a noção do que é trabalhar mesmo…

    7. Avatar de Linux User
      Linux User

      First they ignore us, then they laugh at us, then they fight us, then we win.

      1. Avatar de NT
        NT

        Linus disse algo do genero ‘Quando a microsoft desenvolver algo para linux quer dizer que ganhamos…’ Bem já desenvolveu e tem uma distro para gerir a parte de rede do azure.

        Mas deixem-se te tretas. O Windows é bom para algumas coisas o linux é boa para outras. Não podem comparar uma chave de fendas com um martelo.

    8. Avatar de jpf
      jpf

      o windows tambem tem seus fieis, como aqueles pastores da tv quando quer ganhar um dinheirinho e e so mundar de roupa e dizer que e um novo milagre

    9. Avatar de Lucas
      Lucas

      @Btavares
      Eu jogo CIV 5 e Saints Row IV no Linux. Toma lá e vai embrulhar! 😉

  3. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    o padrao do “alternativa ao windows” em todos os posts sobre releases de linux mantem-se ;D

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Estava exactamente a pensar o mesmo. Windows é Windows, Linux é Linux, Osx é Osx. Cada um escolhe o que melhor se adapta às suas necessidades.

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Há pelo menos 15 anos que vejo essa que é uma alternativa ao Windows, e até hoje quase tudo na mesma, ao final de tantos anos já podiam ter aprendido alguma coisa 😀

      Mas opensuse tem sido a minha distro preferida

    3. Avatar de NT
      NT

      Naaaaaaaa, não é alternativa. É outro sistema operativo!

      O que me faz rir é que é este ano que vai ser o ano do linux no desktop! :p

  4. Avatar de Rui
    Rui

    OpenSuse, Gentoo e Manjaro são as minhas 3 distros linux preferidas

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Gosto especialmente do Manjaro.

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    “OpenSUSE Leap 42.1 – Uma excelente alternativa ao Windows” não consigo perceber este tipo de títulos, afinal de contas o que tem a ver um OS de linux com o Windows, são coisas muito diferentes, com um publico muito diferente. Parece que estão a comparar batatas com cebolas. Realmente os dois são comida. Mas ambos com propriedades e utilização diferentes. E que tão da próxima vez fazerem um titulo do tipo “OpenSUSE Leap 42.1 – Uma excelente alternativa ao Ubunto” ou outro linux qualquer mais comparável…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Daí ser uma alternativa e não um substituto.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Sim, a Ferrari quando lança carro desportivo, também normalmente diz que é uma excelente alternativa ao camiões da Volvo. Ou quando a Mercedes lança um carro familiar, diz que é uma excelente alternativa as carrinhas comerciais da renault… São produtos diferentes, com objectivos diferentes…

      2. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Concordo com o Antonio não pode ser uma alternativa ao windows na minha opinião, pode é ser alternativa para o ubuntu ou outro.
        Usando uma analogia um pouco parva, está a chegar o Natal e vais trocar as batatas pelas cebolas? Alternativa é em vez de batata branca escolher as batata vermelha.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          São opiniões, respeitam-se 😀

          1. Avatar de FXX
            FXX

            O significado das palavras e das frases não são opiniões, são factos, e as palavras usadas estão incorrectas, é isso que estamos a tentar dizer, principalmente o título.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Não vejo lá nenhum erro. Vês? Diz-me sff

    2. Avatar de Rui
      Rui

      também acho que as palavras”ao Windows” estão a mais no titulo “OpenSuse Leap 42.1- Uma excelente alternativa” ficava melhor. Acho que estes titulos das versões Linux como alternativa vem do tempo do fim do suporte ao Windows XP onde apareceram muitas distros Linux em alternativa ao XP. O alternativa ficou. Por outro lado entendo que a comparação é sempre feita ao SO mais usado no mundo (sem ser SO para dispositivos móveis) e sim o “autocarro ou o metro”podem ser alternativa ao meu “VW Golf”.

  6. Avatar de redefoca
    redefoca

    Um assunto fora do artigo: A Fundação Gnu que foi uma das responsaveis do projeto open source diz que todas estas distribuições famosas não cumprem os valores que eles defendem. Pedia ao Pedro Pinto que desse uma vista de olhos neste artigo e visse as distribuições que cumprem as regras. Daria um artigo interessante, não tens de aprovar este comentário.

    http://www.gnu.org/distros/free-distros.en.html

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Não defendem porque o Richard Stallman é só um bocadinho fundamentalista.

      1. Avatar de David
        David

        Fundamentalista é uma coisa má? O que eles defendem é assim são bizarro? Já leste as regras para um sistema operativo ser apoiado pela fundação gnu? Simplesmente a base é a transparencia. Código fonte totalmente aberto e por ai vai… O que podes dizer com toda a razão é que as distribuições famosas ganham o grosso do seu cash com códigos protegidos da amazon por exemplo etc…

        Também tens todo o direito de dizer que as distribuições que cumprem não são bonitas e talvez limitam em algum sentido a utilização no caso de não ser aconselhado usar o wine para instalar software com o código fonte fechado etc…

        Mais valia dizeres isso ao invés de pores as culpas numa pessoa que defende o seu projeto e o que faz continuar… afinal não é ele que está mal somos nós. Somos nós que vimos do windows sejamos honestos com nós próprios.

      2. Avatar de NT
        NT

        O que é certo é que coisas que ele disse nos anos 90 e todo o mundo se riu dizendo que ele era louco… Depois quando lá o ‘rapazinho da NSA’ meteu a boca no trombone é que lhe foram dar razão e que realmente a privacidade é algo que deveria ser mantido…

    2. Avatar de Alberto Costa
      Alberto Costa

      Não te esqueças que o RMS come coisas dos pés.

      1. Avatar de JC
        JC

        Bom ad hominem.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Versão server muito utilizada para virtualização em empresas, económico, minimamente fácil de configurar e preparado para a maioria das necessidades de um servidor comum.

  8. Avatar de jp
    jp

    Concordo com o alkjsdlkajsd. O Linux não é alternativa ao Windows, se assim fosse não precisariamos do grub ou das virtual box para correr um dentro do outro ou lado a lado… O Linux muito dificilmente chegará ao patamar do Windows a nível de compatibilidade e software específico (mecânica, construção, arquitectura, etc). Cada vez mais há mais fabricantes a disponibilizarem drivers para linux mas isso por si só apenas indica que existem users suficientes a utilizar Linux, quase sempre lado a lado com algum tipo de windows.

    Eu por exemplo sempre tive os dois, agora experimentem a configurar o Ardour com uma Interface Line 6 caso pretendam fazer um podcast ou gravar a guitarra, ou qualquer outra coisa. Com sorte irão ter acesso a um driver que alguém se deu ao trabalho de fazer mas durante o processo de procurar no google, aprender a instalar, ler catrefadas de tutoriais diferentes… enquanto isso ao mesmo tempo no Windows o podcast estaria quase online e o cd gravado…

    O suporte e a compatibilidade que o Windows oferece é o melhor, nem Mac nem Linux, nem outro qualquer. A quantidade de software de qualidade é imbatível numa perspectiva global. Se há um software para Mac, existem 10 para windows iguais ou melhores.

    Já nem falo no gaming pois o roda melhor em Linux é falso. Muitas vezes nem sequer há drivers proprietários para as gráficas. Eu queria mesmo ver isso… Utilizei bastantes distros de linux e o unico que corria bem era o Tux Racer e o Urbanterror… mesmo assim muito inferior à performance que eu tinha no Windows com a mesma máquina.

    O Linux não é livre nem gratuito (parece) e o facto de não existirem virus também não é verdade. Existem. Diria que em windows tive poucos problemas com isso. Não vejam porno! 🙂

    1. Avatar de David
      David

      Com o teu comentário deixas-te claro que não entendes nada de informática. É verdade que em áreas especificas pode não existir software que existe para o windows. Mas se pensares melhor esses sofwares só fazem sentido no windows. O windows é o sistema que faz tudo. É a bimbi que não dá trabalho. Com ele não aprendes a cozinhar nem a usar as ferramentas. Ele faz tudo por ti.

      Ora, imagina que eu quero aprender a tocar guitarra e que sou utlizador linux. E que estou a procurar uma aplicação que grave as notas que faço ao vivo na guitarra. Imagina que não existe essa aplicação para linux o que provavelmente pode ser verdade afinal o linux é alimentado mais por pessoas que empresas. Imagina agora que, mesmo esse programa exista para windows e eu consiga fazer ele correr no linux com o wine ele não funciona muito bem com wine, pode acontecer nem todos funcionam corretamente. O que achas que eu vou fazer? Mudar para windows?

      Achas que o André Rieu e o Mozart deixaram de escrever as suas obras por não terem windows? Acreditas mesmo que se vai perder uma bela peça de teatro por o autor estar a escrever no libreoffice? O que é para ti um software? Afinal quem é o mestre?

      Os softwares são ferramentas. Só isso. Eles servem para agilizar o teu trabalho não pode ser um limitador. Não podes deixar de escrever as tuas letras nem mudar os teus valores (porque é isso que se trata) só porque não tens um software que te faz a papinha sem teres trabalho. Depois deixa-me duvidar das capacidades desses artistas. Não acredito que as grandes obras e os grandes projetos sejam feitos com esse grau de facilitismo até porque nenhum artista confia tanto em máquinas eles nem gostam de computadores para te ser sincero.

      A nível dos jogos é verdade que o windows está a frente e nesse ponto é indiscutível até porque eles foram os criadores das tecnologias que os permitem correr. Consegue-se jogar jogos atuais com o linux. Porém penso que ele não foi construido com esse objetivo apesar de existirem projetos que vão nesse sentido. É um assunto que também não me interessa muito para te ser sncero.

      Vejo um pc essencialmente para trabalho e entretenimento mas sem esse consumismo de jogos. É uma área que não me diz nada, em tempos já fui muito viciado felizmente estou curado.

      Faço tudo com linux e conheço muitas pessoas que trabalham em diversas áreas, desde as áreas de multimídia até indústrias de moldes e eles usam linux e fazem coisas excelentes. Claro é uma percentagem muito pequena nas áreas do 3D do CAD… No entanto, pode acontecer que uses sem saber produtos que foram feitos usando softwares open source e em sistemas gnu/linux e não tenhas essa percepção.

      São centenas de milhares de pessoas que estão envolvidas nestes projetos inclusive universidades como a de Aveiro. O linux é maior que o windows já faz muito tempo a nível de desenvolvimento humano e entrega. Não é por acaso que o pplware, a maior referência de informação informática na lingua portuguesa, fala tanto de linux.

      Portugal ainda está formatado a NTSF. E o caminho para abrir mentes ainda vai ser penoso.

      Agora é verdade que não vais conseguir usa-lo. Porque primeiro tens de esvaziar um pouco o copo. Mas, se queres usa-lo só para jogos penso que devas continuar no windows. Sinceramente.

      1. Avatar de unto
        unto

        Meu caro David, não se trata de deixar de fazer algo por não ter ferramenta, trata-se de fazer o duplo ou triplo do trabalho em menos tempo. Eficiência. Se alguém já disponibiliza o software e drivers necessários e no software todas as funcionalidades estão desenvolvidas de modo a optimizar o processo, poupa-se tempo. Ao poupar-se tempo, trabalha-se mais.

        1. Avatar de NT
          NT

          Sim e não… Se sempre usares uma calculadora vais ser mais rápido e “poupas tempo”.
          Agora se “perderes tempo” a perceber como se fazem contas afinal consegues fazer muitos mais cálculos mentais o que te faz mais eficiente e poupar mais tempo! E não tens que gastar tempo à procura de pilhas para a máquina ou procurar outra quando ela deixa de funcionar.
          Sem dúvida que usar uma máquina de calcular vai ajudar, porém com um pouco de esforço podes aprender a usar um ábaco que por mais tolo que pareça é uma “máquina” infernal e sempre tens mais uma ferramenta que te pode ajudar a poupar tempo.
          Agora se só sabes usar um modelo especifico de máquina de calcular todas as outras por melhor ou pior que sejam não vão servir para ti, logo vais ficar parado no tempo.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    é bom ver que uma das distros mais antigas (SuseLinux) recomeça a ser uma referência depois do abalo que foi o aparecimento do Ubuntu. Apesar que nunca foi a minha escolha por causa do Yast que na altura era muito intrusivo.

  10. Avatar de irlm
    irlm

    Muito estável, completa com Snapper (restauro de sistema), Yast (melhor painel de controlo gráfico no GNU/Linux), agora com suporte LTS, pacotes .ymp, muitos repositórios.
    O meu contributo ao OpenSUSE, fica este vídeo.
    https://m.youtube.com/watch?v=1vIucLw1YpM

    1. Avatar de okapi
      okapi

      O video é teu?

  11. Avatar de Henrique
    Henrique

    Como se compara com o Lubunto 14 ?
    Na perspectiva de computadores com +8 anos sem possibilidade de migrarem do Windows XP para o 7?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Em máquinas com 10 anos ainda consigo instalar W8.1.

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      O Lubuntu, uma variante de Ubuntu, usa o LXDE como gestor de janelas.
      Basicamente a “leveza” de um SO tem a ver com os gestores de janelas. LXDE e XFCE estão entre os menos pesados, daí serem os mais indicados com máquinas com menos recursos.
      Open Suse, pelo que me parece usa como gestor de janelas padrão o KDE 5 Plasma.
      Mas, pelo que vi, também podes escolher o Open Suse com LXDE. E aí as diferenças de visual e de performance serão muito parecidas…

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Obrigado!

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Corrijam por favor o título para “OpenSUSE Leap 42.1 – Uma excelente alternativa ao Windows, ao Mac OS ou ao Google Chrome OS”

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Então coloca “OpenSUSE Leap 42.1 – Um excelente SO alternativo”.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Alternativo a quê? Apontei para o Windows, podia ter apontado para o OSX

          1. Avatar de Marco
            Marco

            SO = Sistema Operativo
            Percebeste? É uma sigla genérica que identifica o Windows, o Mac OS etc.

          2. Avatar de Lima
            Lima

            Ai está o problema… é SEMPRE o Windows!

          3. Avatar de Lol
            Lol

            Tadinho do windows …

        2. Avatar de Psicologica Mente
          Psicologica Mente

          +1

  13. Avatar de Alberto Costa
    Alberto Costa

    Cuidado pessoal que estra distro de GNU/linux usa systemd.

    1. Avatar de cc
      cc

      ufff, ainda bem. Tinha medo que viesse com upstart ou sysinit. Assim fico mais descansado.

  14. Avatar de irlm
    irlm

    não puseram o meu comentário em relação ao openSuse, porquê?

  15. Avatar de Reinaldo
    Reinaldo

    Excelente distribuição, a melhor que vi até agora em se tratando do Opensuse, muito estavel e rápido.

  16. Avatar de Lima
    Lima

    OpenSUSE Leap 42.1 – Uma excelente alternativa ao OSX
    Porque ambos são baseados em UNIX

  17. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Uso a 13.2 anterior versão e é rock solid, sempre actualizada, o zypper é fácil, tem um click install, só o kde é chato para mim…

    1. Avatar de NT
      NT

      Também sofro do mesmo, o YaST até que é porreiro… mas o KDE. Estou no ambiente gnome à séculos e não me estou a ver a trocar. Embora o KDE tenha alguns pontos muito fortes.

  18. Avatar de irlm
    irlm

    Tumbleweed >> Rolling “recente, mas causa instabilidade” vs LEAP >> SLE (SUSE Linux Enterprise”estável, repositórios seguros, fiabilidade acima de tudo relacionado com o sistema operativo. Camalẽao mostra a sua raça.

  19. Avatar de unto
    unto

    a sério? não oferecem livecd? vão obrigar-me a fazer download de um DVD de 4,7 GB ou optar pelo netinstall e sem sequer poder experimentar antes de instalar?
    como sempre, nestas pequenas coisas o Suse ainda precisa de comer muita papa para chegar aos pés do Debian e Fedora (nem falo do Ubuntu porque enfim, é apenas um Debian em versão fast-food). Já desde os tempos que o Linus expressou a sua opinião sobre o Suse que já sabemos o que a casa gasta…

    1. Avatar de Pedro Pinto
  20. Avatar de edu
    edu

    Se o mundo fosse somente OSX ou se fosse somente Windows ou se fosse somente Linux, seria um mundo pobre e tedioso. Uso Linux e Windows “grátis”, um dia quando eu ganhar bastante dinheiro eu experimento OSX.

    1. Avatar de edu
      edu

      Esqueci de falar que todos os O.S.’s da vida são bons para alguém e para alguma coisa.

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Também podes usar OSX “grátis” no teu PC. Procura por Hackintosh… 😉

      1. Avatar de edu
        edu

        Muito obrigado pela informação, já estou a baixar.

  21. Avatar de NT
    NT

    Pois é depois de tanta briga e onde é que andam os BSD’s e o seu sistema de ficheiro de topo ZFS isso é que é sistema. 🙂 E o pplware já ‘falou’ deles freeBSD, openBSD, onde é que ‘andem’ os defensores?

    Realmente já experimentei o SuSE e tem muita coisa boa, principalmente (e falando em alternativa a gastar uns trocos valentes para passar do windows xp para windows 10…) é muito bom para fazer um ‘deploy’ em ambiente empresarial visto ser ‘derivado’ do SLE o que poderá facilitar a migração para um contracto de suporte. (O que acontece muito com o CentOS… muitas pessoas/empresas passaram para RedHat para terem suporte)

  22. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Não é das minhas preferidas……….

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estou gostando, por enquanto esta excelente
    Uso openSUSE desde a 12.3

  24. Avatar de camt
    camt

    É interessante como uma simples comparação destas provoca uma celeuma deste tamanho e já agora para os mais esquecidos e os que não sabem a Microsoft é dona da Novell desde 2006.
    As ideias do novo CEO da Microsoft sobre alguns dos novos caminhos para a empresa no uso do Linux não são assim tão novos como eles andam para aí apregoar.
    Estes são dois links que eu consegui encontrar sobre o assunto na altura era a impressa escrita que tinha mais força e não a net:
    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,microsoft-e-novell-farao-ponte-entre-windows-e-linux,20061103p70888
    http://www.baguete.com.br/artigos/402/almir-meira-alves/11/07/2008/a-uniao-da-novell-com-a-microsoft

  25. Avatar de Hugo
    Hugo

    Desculpem a pergunta para quem quer experimentar uma alternativa ao Windows…
    É possível testar sem instalar?
    É que já fiz o download do iso, instalei na pen, arranquei com a pen e por mais voltas que dê não consigo encontrar a opção “testar sem instalar” ou algo assim… daí a minha pergunta.
    Obrigado.

    1. Avatar de Reinaldo
      Reinaldo

      Hugo, não tem a opção Live para testar, e acho que também não vai conseguir instalar através do pendrive, fiz a gravação no pendrive através do Unebootin, mas não funcionou, tive que queimar um DVD para conseguir instalar.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        podes usar distros pré-feitos em modo “live” com uma conta facebook no SuseStudio baseada em openSUSE Leap 42.1

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Usa o Virtual Box , que está muito bom.
      https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Costumo usar o Yumi para “fazer” o trabalho todo na pen, e fica sempre com a opção testar sem instalar ou Live-CD, por norma até costuma ser a primeira opção que aparece.

  26. Avatar de jpf
    jpf

    se quiser acabar com windows e facil so tirar o menu iniciar e 120 milhoes de pessoas nao vao conseguir usar mais

  27. Avatar de cesar
    cesar

    Porque eu vou querer uma distro que não passa video nem toca musica? E a pior distro do momento todas as outras facilitam a instalação de codecs mas essa é quase impossível nas minhas tentativas quebrei o sistema varias vezes até que desistir já foi boa mas agora não vale a pena instalar só se você for fazer texto e acessar a web sem áudio ou vide.