openSUSE Leap 15 já está disponível para download! Conheça as novidades

21 Comentários

O projeto openSUSE é um projeto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. Este projeto tem como objetivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.

Hoje foi disponibilizada a versão 15. Vamos conhecer as novidades.


O openSUSE é uma das distribuições mais populares do mundo. Os responsáveis pelo projeto openSUSE lançaram hoje o OpenSUSE Leap 15 que é baseado no SUSE Enterprise Linux 15, e que disponibiliza várias funcionalidades de nível enterprise para power users e administradores da área do IT.

Objetivos do projeto openSUSE são:

  • Tornar o openSUSE a distribuição Linux mais acessível e a mais utilizada plataforma de código livre.
  • Disponibilizar um ambiente para colaboração de código livre que torne o openSUSE a melhor distribuição Linux tanto para utilizadores Linux novos como para experientes.
  • Abrir e simplificar dramaticamente o processo de desenvolvimento de forma a tornar o openSUSE a plataforma de escolha de utilizadores experientes e também programadores.

Novidades do openSUSE 15

  • Suporte para novo e moderno hardware
  • Melhorias ao nível da segurança
  • Nova ferramenta para partição de discos
  • Integração com a suite Kopano open-source groupware
  • Firewalld é agora o mecanismo de segurança por omissão
  • Melhorias significativas ao nível do YaST (Yet another Setup Tool) e AutoYaST system
  • Melhorias ao nível de interface
  • Migração para a versão Enterprise agora ainda mais simples

Ferramentas atualizadas

  • LibreOffice 6.0 office suite
  • Mozilla Firefox 60 web browser
  • Mozilla Thunderbird 52 (cliente de e-mail)
  • Cliente de News 
  • VLC 3.0 Media Player
  • OpenSSL 1.1.0
  • PHP 7
  • systemd 234

O OpenSuse é uma distribuição Linux mais popular uma vez que é controlado pela sua comunidade e traz aos utilizadores o melhor do mundo Open Source. De referir que esta versão terá suporte, ao nível da segurança e bugs durante os próximos 36 meses.

openSUSE 15

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de okapi
    okapi

    Instalei ontem , e como fã incondicional do SuSE/openSuse , fiquei bem agradado com esta versão. Bom trabalho este .

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Como devo instalar?? Era bom que o Senhor Pedro Pinto, desse uma ajudinha, mostrando como se deve fazer?? Tentei instalar através de uma pen USB, mas, chegou a um ponto, que não consegui, ir mais alem. Assim tive que cancelar.

  2. Avatar de jedi
    jedi

    pelas imagens da vonade de experimentar. Talvez o faça. 😉

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    O opensuse é porreiro nunca tive um único problema de instalação ou recover – btrfs / xfs – mas é um bocado chato com as deps que ás vezes faltam e levam a uma confusão de repos…

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Minha primeira distro!

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Minha também, mas hoje tudo muito mais facilitado. Quando me arranjaram a primeira distro Linux , foi a SuSE , muitas noites e dias perdi , era tudo à “pata” mas talvez por isso nunca mais quis outra.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        e o yast que teimava em desfazer as alterações que fazia nos .conf

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      O (defunto) Caixa Mágica 8 e 10 (os primórdios da CM), se não me engano, era base Suse…

  5. Avatar de João
    João

    Uso a anos no trabalho e em casa.
    Sólido, fácil e muito completo.
    Aqui só vai ao terminal quem quer porque temos a papinha toda feita na GUI.

  6. Avatar de Zinco
    Zinco

    Que porra é esta ? Quem no seu perfeito juízo utiliza estas brincadeiras de Linux em maquinas de produção ? S.O que é S.O é Windows. Isso do Linux e para brincar.

    1. Avatar de Cisco
      Cisco

      Tens razão, deixa os crescidos brincarem com o Linux e vai ver se fazes algum trabalho com o Windows que é altura de produzires algo que se veja.

    2. Avatar de eu
      eu

      A Google, o Facebook, a IBM, a Microsoft, o twitter, a Amazon, a eBay, enfim gente que claramente nao esta no seu perfeito juízo ….

    3. Avatar de Jose Manoel Portugal
      Jose Manoel Portugal

      Tem gente que adora ficar esperando as atualizações terminarem quando tenta desligar, também adora ficar desfragmentando, adora usar anti vírus que detonam o desempenho e acham maravilhoso ver o sistema ficar cada vez mais lento a medida que vai sendo mais usado.
      Para participar dessa “felicidade” basta usar o rWindows…..

  7. Avatar de Fak
    Fak

    2 ou 3 anos eu tinha 2 distros pretendentes para o cargo de distro a tempo inteiro.
    opensuse e Solus OS
    Gravei ambas as distros em liveCD com o UUI. O Opensuse não suporta liveCD (suportava, talvez já suporte). Depois Gravei ambas as distros com Unetbootin, opensuse chegava a um momento dava erro. As checksums estavam corretas, por isso teitei mais tarde com o etcher e vários outros, mesmo o UUI que nao é suposto se conseguir instalar nada com ele… Nada de conseguir ultrapassar esse erro…

    Tive de ficar com o Solus mesmo e não me arrependo nada. Só não sei o que fiz de errado para o suse não instalar.

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Agora que tens o solus/linux usa o imagewriter.
      Ou então á mão:
      :: detecta a usb destino (/dev/sdx)
      lsblk
      :: Instalar a iso na usb
      sudo dd if=/path/to/openusexxx.iso of=/dev/sdx bs=4M status=progress

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Pode ser feita através do gnome disks com gravar uma imagem para usb

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    Tentei uma vez e jurei que nunca mais usava OpenSUSE pois não tinha os drivers certos para o meu modem/router. Fico com o Ubuntu já o uso há muito tempo.

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Era, é, e vai continuar sendo, esse o grande problema, dos SO Linux, e Ubuntu, enquanto não existirem empresas fazendo programas para esses SO, como fazem, para os SO da Microsoft/Aples, nunca irão sair da cepa torta. É uma pena, pois que alguns desses SO que têm vindo cá para fora, metem a um canto, qualquer da Microsoft.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      openSUSE é uma porcaria mesmo nesse sentido, não tem drivers nem codecs proprietários. Sugestão: GeckoLinux!
      Essa distro é um OpenSUSE remodelado com drivers e codecs instalados, principalmente coisas proprietárias.

  9. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Pena que instalador do Leap-15 não seja tão amigável quanto Ubuntu e Manjaro. Exige muita atenção e paciência.