OpenSSH 5.5 – Estabeleça ligações seguras aos servidores

9 Comentários

A equipa de desenvolvimento do OpenSSH anunciou recentemente a versão 5.5/5.5p1 do SSH(Secure Shell). O OpenSSH é uma versão gratuita da implementação do SSH. Para quem não sabe, o SSH também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Normalmente quando instalo um Linux, o SSH é aquela ferramenta que tem de estar indiscutivelmente disponível na máquina para que eu possa aceder à mesma de qualquer lado. Esta nova versão traz novas funcionalidade e também a correcção de alguns bugs.

open_SSH

De uma forma mais geral, o SSH possibilita-nos por exemplo o acesso remoto a terminais Unix/Linux de forma segura.

Novidades:

  • Esta versão corrige algumas falhas que existiam no processo de autenticação dos utilizadores, através de certificados cliente.
  • Inclui suporte para sftp
  • Ver changelog

ssh_1 O OpenSSH possui ainda uma versão portable que também já se encontra actualizada.

Artigos relacionados

Download: : OpenSSH 5.5p1 [527 KB]
Download: : OpenSSH Portable 5.5p1 [1,04 MB]
Homepage: OpenSSH

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Bom post!

    Tenho que experimentar isto.

  2. Avatar de BigOix
    BigOix

    Para quem quiser fazer uma ligação segura a Internet fora de casa, poderá ligar-se directamente seu pc casa através do ssh mais conhecido por túnel ssh , ou seja podemos bloquear todas as portas no nosso portátil e ter uma única aberta a 22 , para fazer isso ligamos com o seguinte comando ( ssh -D 2200 user@ip do servidor ) depois fazer isto só temos que configurar um navegador ou outro qualquer programa com o seguinte proxy localhost mais a porta 2200, exemplo no google-chrome vamos a opções , rede depois clicamos em alterar as definições do proxy,em seguida seleccionamos, configuração manual de proxy depois em socks colocamos localhost e a porta 2200 e pronto podemos estar em qualquer lugar com Internet segura como estivessem em casa ou seja o ssh faz isso

  3. Avatar de BigOix
    BigOix

    eu gostaria saber como posso também configurar um servidor de vpn . alguém conhece algum tutorial para o Ubuntu ou para o openSUSE que demonstra-se como fazer isso numa maneira explicativa simples ?

  4. Avatar de O gajo
    O gajo

    “Para quem não sabe, o SSH também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux.”

    Porquê para ligar a Linux?

    O SSH é um protocolo de rede independente de qualquer sistema operativo.
    Funciona em Windows / Linux / MacOS.

    1. Avatar de BigOix
      BigOix

      Porque muita gente tem servidores em linux e por é mais fácil administrar o nosso sistema através do ssh

      E porque dar destaque sempre ao Windows e Mac ?

      1. Avatar de O gajo
        O gajo

        Entendeste-me mal.

        Quem estiver a ouvir falar de SSH pela primeira vez, vai ficar com a ideia (errada) que só funciona em Linux.

        Não pretendo dar destaque ao Windows ou MacOS. Acho é que este caso não tem a ver o SO, seja ele Linux, MacOS ou Windows.

        1. Avatar de BigOix
          BigOix

          ok peço desculpa, foi como tu disseste entendi-mal

    2. Avatar de Marco

      E também funciona em BSD’s, nomeadamente OpenBSD.

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        O OpenSSH foi criado e e’ actualmente mantido pelo projecto OpenBSD. Portanto qualquer sistema operativo pode usar o OpenSSH da forma que lhes der mais jeito.

        De forma geral, a maioria dos pacotes que tenham seguranca em mente sao mantido pelo projecto OpenBSD ou pessoal relacionado com este projecto. O Linux apenas faz uso deles. (nenhum mal nisso).

        Fiquem Bem!