OpenShot 2.0 Beta – O melhor editor de vídeo para Linux?

29 Comentários

No mundo Open Source é verdade que não existem assim tantas ferramentas de referência para a área da multimédia. No entanto, há apps que marcam a diferença como é o caso do OpenShot que é direccionada para a edição de vídeo.

Três anos depois da grande última actualização, a equipa responsável por este projecto lançou o OpenShot 2.0 Beta. Vamos conhecer as novidades.

openshot_00


Depois de em 2013 o projecto OpenShot ter procurado financiamento através de uma campanha do Kickstarter, eis que chega agora uma nova (grande) versão que inclui algumas novidades muito interessantes.

openshot_03

De acordo com o site omgubuntu, o OpenShot 2.0 Beta traz:

  • Novos menus de contexto ao nível da timeline
  • Tags
  • Melhorias ao nível das fontes de texto
  • Suporte para gifs
  • Instaladores para Mac e Windows
  • Novo exportador de vídeo
  • Várias melhorias ao nível da Timeline
  • Suporte para Preview em tempo real
  • etc

openshot_02

Conheça todas as novidades do OpenShot 2.0 Beta

Como instalar no Ubuntu?

Lembramos que esta é uma versão beta e nesse sentido pode ainda ter alguns bugs. No entanto, o Pplware já testou e a ferramenta mostrou estar estável.

sudo apt-add-repository ppa:openshot.developers/libopenshot-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install openshot-qt

A versão final deverá ser lançada  brevemente. No próprio site do projecto aqui, podem ver em detalhe todas as novidades incluídas nesta versão.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Ainda falta um bocado para ser o melhor editor de video do linux, ainda tem à sua frente KDEnLive e Lightworks

    1. Avatar de M. F.
      M. F.

      E o DaVinci Resolve…

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Nunca tinha ouvido falar desse. Fiquei intrigado e fui investigar. Devo dizer que há primeira vista, na versão gratuita, deve ser dos melhores gratuitos e se calhar até que muitos não gratuitos que existem! 😮 não existe é para Linux, mas ainda assim, quem tiver Windows ou OSX que procure porque parece valer a pena! Pelo menos eu vou experimentar

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Existe para Linux, mas não na sua versão gratuita.

      2. Avatar de pedro silva
        pedro silva

        É para correcção de cor, não editor de vídeo (embora desenrasque).

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          “Professional non-linear editing with Hollywoods most powerful color corrector!”

          1. Avatar de pedro silva
            pedro silva

            Certo. Pensei que estava a falar da antiga versão Lite que apenas permitia realizar o básico.
            Peço desculpa.

      3. Avatar de M. F.
        M. F.

        Ando agora a utilizar este software em sistema Mac OS e tem muito potencial. Como editor, faz tudo o que os outros fazem de maneira muito intuitiva, mas falta-lhe alguns efeitos de raiz que dão imenso jeito (nada que não se resolva, e que provavelmente venha a sair nas próximas versões), mas onde ele realmente brilha é na “sala” de correcção de cor =), experimentem só fazer um tracking em 3D de uma cara e façam umas quantas correcções e previsualizem tudo em tempo real (e estou a testar num iMac com um core i5, 8GB de RAM e uma GT750M, esperem até chegar o Mac Pro). É verdade que a versão Lite não existe para Linux, mas ainda assim, acho que vai revolucionar o mercado dos NLEs.

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O KdenLive para mim é o melhor. É bom que existam diferentes projectos caso algum pare o desenvolvimento existe sempre o outro. E para quem quer um editor simples o OpenShot deve servir.

  3. Avatar de Artur
    Artur

    E o melhor para windows?

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Se forem programas pagos, para ediçao, tens o adobe premiere elements, que é bem básico, e o premiere pro,este é o usado pelos midia, tens tb o sony vegas, nunca usei mas deve ser bom, só te posso recomendar os da adobe,

      gratis tens o blender, e o hitfilm 3( so uma das versões pois a outra pagas), e desconheço outros, este ultimo é tipo after effect + premiere pro,bastante competente!

  4. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    Não.
    É um editor simples e extremamente intuitivo mas o Cinelerra e Kdenlive continuam a ser apostas FOSS a nível avançado (e até de pós-produção para empresas) juntamente com o Blender e Natron, além da melhor alternativa profissional, claro, o Lightworks (este não é FOSS mas a versão paga é excelente).

  5. Avatar de João
    João

    KDENLIVE é muito bom mesmo. Tirando Lightworks e Cinelerra será sem dúvida o mais avançado para Linux e o que melhor balança o Profissional/easy-to-use.

  6. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    E qual é o melhor editor de vídeo GRATUITO para Windows 10? A ideia é fazer o que o movie maker antigo fazia (mas óbvio se possível mais e melhor) e exportar para mp4 (h264) e se possível mkv

    1. Avatar de miguel
      1. Avatar de pedro silva
        pedro silva

        Concordo.

        Aparentemente estão a tentar lançar crowdfunding para criar a versão Linux, tal como fizeram com a versão Mac. O bom deste programa é ser um editor não-linear e compositor de efeitos visuais.
        Só faltam opções como edição multi-câmara, sincronização de áudio e exportação XML, AAF ou EDL para ser a melhor opção por menos de €400 (lançam uma versão a cada dois anos, logo -€200/ano com upgrade por €190). Já suporta open effects para efeitos de vídeo externos mas ainda não aceita vst ou audio unit no lado áudio.

        Comparando preços
        Resolve: €900 (perpétuo)
        Premiere: €295/ano ou €738/ano pela suíte completa
        Avid Media Composer: €360/ano
        Sony Vegas: €744/perpétua (inlcui HitFilm 3 Pro) e actualização por €418,95/2 anos
        HitFilm: €190/ano ou €370/perpétuo (inclui VFX)
        Lightworks: €135+IVA/ano
        PowerDirector: €180/perpétuo ou €100/ano pela suíte completa
        EDIUS Pro:€450/perpétuo
        MAGIX Video Pro: €400/perpétuo

        1. Avatar de pedro silva
          pedro silva

          Mais alguns…

          Gratuitos
          Lightworks, ezvid, VSDC Free Video Editor, Cuisine, Windows Movie Maker, ivsEdits, Deshaker (estabilizador para Virtualdub), DaVinci Resolve

          Open-source
          Shotcut, OpenShot (brevemente), Avidemux, Video Sequence Editor (Blender NLE), VideoLAN Movie Creator (brevemente), Vidiot, Zs4, Virtualdub

          1. Avatar de pedro silva
            pedro silva

            Lightworks (só a versão Lightworks Pro é paga)

          2. Avatar de pedro silva
            pedro silva

            HitFilm (só a versão HitFilm Pro é paga)

    2. Avatar de Gilito
      Gilito

      Boas!
      Dá uma vista de olhos ao Serif MoviePlus Starter Edition (http://www.serif.com/free-video-editing-software/). O software é free e permite trabalhar de forma totalmente com alguns formatos, no entanto para h264 e outros formatos mais recentes, é necessário comprar um pacote adicional que custa umas 5 ou 6 libras… Talvez não seja exatamente o que pretendias, mas não custa experimentar! 🙂

    3. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      miguel, pedro, gilito obrigado pelas respostas!

  7. Avatar de Gilito
    Gilito

    Há também o Shotcut (http://www.shotcut.org/bin/view/Shotcut/Features) que é multi-plataforma e apresenta um conjunto bem interessante de funcionalidades.

    1. Avatar de Goodman
      Goodman

      Hum, esse link não funciona mais. Aqui está outro site que lista todos os recursos importantes do Shotcut que valem a pena dar uma olhada.
      https://www.videoproc.com/video-editor/shotcut-review.htm

  8. Avatar de Tico
    Tico

    Para juntar dois ficheiros de video (*.avi) em linux, existe algum método rápido tanto em terminal ou se necessário usando um programa menos complexo, se sim (qual)?

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Com o ffmpeg (agora avconv) consegues fazer isso no terminal. Vê aqui o tutorial:
      https://trac.ffmpeg.org/wiki/Concatenate

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      não tenho a certeza mas acho que o handbrake faz isso, e é open source e compativel com windows , mac e linux

  9. Avatar de Barbosa
    Barbosa

    Eu fiz o download do openshot 2.0 e instalou numa língua estrangeira que não consigo identificar, mas gostaria de alterar para português ou inglês, se for possível.
    Alguém consegue-me indicar o que tenho de fazer para mudar a linguagem?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Aconteceu-me o mesmo. Qual é a solução? Obrigado.

    2. Avatar de João Santos Dias
      João Santos Dias

      Também continuo sem solução para isto…