OpenMediaVault – Tenha uma NAS sem gastar dinheiro

16 Comentários

Hoje em dia o que não faltam é soluções que nos permitem dar uma “nova vida” aos equipamentos mais antigos. Se tem um PC já com algum tempo e não sabe o que lhe fazer, então irá certamente gostar  da solução que vamos apresentar hoje.

Chama-se OpenMediaVault  e permite transformar o seu PC numa autêntica NAS… sem gastar dinheiro!

opensuse_09

O OpenMediaVault  é uma solução out-of-the-box muito semelhante ao FreeNAS, que assenta no Linux Debian. Esta plataforma webased foi desenhada para ambientes domésticos e pequenas empresas, e suporta um conjunto de serviços dos quais se destacam o SSH,(S)FTP, SMB/CIFS, DAAP media server, RSync, BitTorrent…entre outros.

Principais características

Core

  • baseado no Debian
  • Administração através de uma interface Web
  • Instalação simples de actualizações
  • Agendamento de tarefas
  • Suporte para múltiplos idiomas
  • Suporte para plugins
  • Gestão de utilizadores

open_05

Networking

  • Link aggregation
  • Wake On Lan

Gestão de Volumes

  • Suporte para partições GPT
  • Suporte para os seguintes sistemas de ficheiros: EXT3/EXT4/XFS/JFS
  • Suporte para listas de controlo de acesso
  • Possibilidade de partilhar facilmente informação
  • Suporte para RAID JBOD/0/1/5/6/…
  • Sistema de Quotas

open_07

Monitorização

  • Syslog
  • Watchdog
  • S.M.A.R.T.
  • SNMP (v1/2c/3)
  • Notificações de e-mail

open_06

Serviços

  • SSH
  • FTP
  • TFTP
  • NFS (v3/v4)
  • SMB/CIFS
  • RSync

open_04

Plugins

  • LVM
  • Suporte para LDAP
  • AFP
  • Cliente Bittorrent
  • Servidor DAAP
  • UPS
  • iSCSI Target
  • Antivírus

…e muito muito mais.

Tendo em conta as características, o OpenMediaVault é sem duvida uma fantástica solução que pode ser usada para os mais diversos cenários.  Num próximo artigo iremos ensinar como como podem instalar esta ferramenta e como pode usar alguns dos serviços suportados.

Licença: GPLv3
Download: OpenMediavault i386 | amd64
Homepage: OpenMediaVault

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    É a tal coisa, só o que se gasta a mais com a electricidade, o barulho, o calor, etc… mais vale a pena comprar um synology jeitoso…

    1. Avatar de Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      concordo plenamente, bom bom era poder ter isso num raspeberry pi, isso sim é que era sensacional.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Não faltam projectos de nas server com o RPI

        1. Avatar de Vítor Rodrigues
          Vítor Rodrigues

          Recolhi e instalei a imagem do openmediavaulte para o respeberry pi no site da openmediavaulte e foi só colocar no cartão e usar.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Tens muitos projectos, como foi dito… basta procurar…

        Não é um synology ou coisa parecida, mas preço/consumo/proveito… para um utilizador, normalmente serve…

      3. Avatar de Andre
        Andre

        Amigos, teria o nome de um dos projetos para o raspeberry pi ou cubieboard, procurei um pouco nao nao vi nada proximo ao openmedia ou freenas

    2. Avatar de Luis Carreira
      Luis Carreira

      Só se gasta a mais se não se souber escolher o material certo!
      Eu tenho esta solução há mais de um ano a funcionar num Atom D2500HN.
      Tem a grande vantagem de ter mais funcionalidades (a nova versão inclui o Owncloud) e ser muito mais escalável do que qualquer solução de hardware proprietário…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, o meu computador velho é um atom?

        E mesmo os atom’s gastam bem mais e geram mais calor que os ARM geralmente utilizados para este efeito.

    3. Avatar de nanas
      nanas

      Se tú dizes deve ser verdade absoluta

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sabes o que era fixe, era vires cá tu, “dizer verdades”, antes, e mais vezes do que criticar os outros.

    4. Avatar de Avenzel
      Avenzel

      Tenho o Ubuntu Server a correr duma memória USB de 8 GB num AMD Sempron 140 e 2 GB de RAM. Comprei uma caixa nova, uma fonte em condições e ainda assim gastei menos de 200€ há alguns anos. Tenho 5 discos ligados neste momento e pelos testes que fiz com um medidor de consumo que me dá o gasto em Euros garanto que gasta muito pouco, não faz barulho nem aquece.

  2. Avatar de Joel
    Joel

    Pelo preço de um synology jeitoso sem discos, tenho um HP Microserver N40L (igual ao da imagem inicial) com 4 discos, silencioso e com consumos médios de 30W.
    O software utilizado é o Nas4Free que corre numa Pen, e tem características de fazer inveja a muitos NAS’s de marca, como por exemplo suporte ao fantástico ZFS.
    Mesmo que não seja para aproveitar o PC velho lá de casa, vale a pena procurar hardware “poupadinho” e fazer um NAS à medida com estes softwares gratuitos.

  3. Avatar de zemac
    zemac

    Pois, o ZFS é fantástico, mas para trabalhar a sério (sem ser a NAS lá de casa) é preciso ter 1GB de memória por cada Terabyte de disco e um cpu i3 pelo menos. Ou então abdicar do ZFS, replicação e outras features, e ai já lá podemos ir com um ATOM (ou o AMD do HP) e 2 GB de memória (tal como a Synology, e outros …) .
    Claro que as soluções profissionais custam dinheiro …

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Em relação à RAM sim, convém ter no mínimo 4GB mais 1GB por cada Terabyte, no meu caso tenho 8GB. De resto o AMD Turion II aguenta-se bem, mesmo com snapshots e outros serviços a correr. O limite está mesmo nos 125MB/s do Gigabit, pois de HDD tenho máximos de 488MB/s de escrita e 849MB/s de leitura, isto com o ZFS bem afinadinho. Só com link aggregation conseguiria tirar todo o partido. Quem sabe um dia…
      No fundo acho que é possível criar uma solução digna de se chamar profissional sem ter de gastar balúrdios. Vendo bem, o mais caro foram os discos, e esses são sempre necessários.

  4. Avatar de Joao Campos
    Joao Campos

    Uma sugestão: vejam o Amahi (http://www.amahi.org/), uma solução open-source para quem quer montar um NAS para media centers.

  5. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Não querendo complicar a coisa, isto parece-me ser uma solução interessante para montar numa rede empresarial, esta ou qualquer outra semelhante. Para o pessoal que se preocupa com os gastos de energia, mais vale optarem pelo método básico… disco externo…botão on/off

    Liga para fazer backups, desliga e guarda no cofre… se houver!