OpenLanhouse 0.2

37 Comentários

Tem umas máquinas por aí arrumadas e quer abrir um negócio de acesso à internet por exemplo? E se só usasse uma solução à base de software livre com máquinas Linux? Não tema, nós temos a solução para si.

A ideia do OpenLanhouse é disponibilizar uma solução completa de software livre e de fácil uso para a gestão de Lan Houses e Cyber Cafés. Este software corre em Linux e está especialmente vocacionado para o ambiente gráfico GNOME.

Algumas das suas funcionalidades são:

  • Controlar preçário de máquinas ou utilizadores
  • Fechar aplicações depois de uma sessão ter terminado
  • Suporte para plugins
  • Suporte de modo pré-pago
  • Gestão de Utilizadores e créditos
  • Gestão de máquinas com controlo de tempo e preçário
  • Suporte Cash Flow

A aplicação consiste em 3 módulos principais: Cliente, Servidor e Core. O Core representa o núcleo do sistema de gestão e é o módulo que será responsável pela comunicação entre as aplicações gráficas de Cliente e servidor. O Core tem que ser instalado quer na máquina do cliente, quer no servidor.

O módulo servidor, resume-se a uma aplicação gráfica que faz a gestão de todos os clientes ligados à rede local, tarefas como bloquear uma máquina cliente ou fazer a gestão dos vários utilizadores, são apenas algumas das funcionalidades desta aplicação.

O Módulo cliente, reside na sessão de GNOME, do utilizador, neste caso será o cliente do serviço, que permite controlar as credenciais de acesso do utilizador ao sistema. Disponibiliza ainda uma pequena ferramenta que lhe permite consultar o crédito e o tempo que tem ainda disponível para gastar.

É de facto uma excelente aplicação, originária do país do nosso povo irmão. E diga-se de passagem, em tempo de crise, se quiser construir o seu próprio cyber café, já viu o que poupa só em licenças de software proprietário?

Ainda não está convencido com as características deste software de gestão de lan? Deixo-lhe dois screencasts feitos pelo autor que demonstram as funcionalidades do cliente e do servidor.

Licença GNU GPL 3
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: OpenLanhouse 0.2 Core Source [327KB]
Download: OpenLanhouse Core 0.2 Debian / Ubuntu [51KB]
Download: OpenLanhouse 0.2 Server Source [482KB]
Download: OpenLanhouse 0.2 Server Debian / Ubuntu [152KB]
Download: OpenLanhouse 0.2 Cliente Source [419KB]
Download: OpenLanhouse 0.2 Cliente Debian / Ubuntu [114KB]
Homepage: Open Lan House

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gerardo

    Há 2 coisas que os utilizadores usam em Lan Houses /Cyber Cafes, Browser e Messenger.

    O Browser resolve-se com o FireFox, o Messenger….. não se resolve

    Quando tentei criar máquinas em Linux para Cyber Cafés desisti por causa do messenger, nem passei para os softwares de gestão. Podem vir com os Pidgin, com o aMSN, etc, por mim está bem, mas para o utilizador comum não serve e se não serve não usa e se não usa não serve para ganhar dinheiro…

    http://twitter.com/oinformatico

  2. Avatar de maurycio
    maurycio

    @Geraldo
    A ideia é disponibilizar um serviço. É claro que o pidgin, amsn e afins não são a mesma coisa que o msn, mas para quem necessita de estar online com os amigos, qualquer programa que se conecte ao msn, chega muito bem.
    Na minha opinião e hoje em dia, quando uma pessoa usa um computador público, será apenas para fazer algo urgente e que não tem o seu pc ali ao lado com todos os seus programas favoritos.

  3. Avatar de johnny
    johnny

    Uma questão…

    Pk é k o linux não utiliza só um formato de instalação de ficheiros? Não acham que se fizessem um formato para todos muitas mais pessoas iam usar e descobriam logo muitos erros e defeitos e isto levava a uma maior eficácia do instalador… o mesmo acontece com outras aplicações e por ai fora….

    Nota: não é pa ver kal o melhor entre win e linux… só por curiosidade…

  4. Avatar de Rascunho

    pois, sem messenger não vale a pena…

    se bem que já tantas maneiras de aceder ao messenger online, é fazer uns atalhos…

    http://www.tagravado.com

  5. Avatar de Gerardo

    @maurycio

    Não é bem assim, eu não fiz uma critica ao Linux, eu uso, mas falo com conhecimento de causa, se os meus utilizadores não querem usar outros programas que não o messenger, eu tenho de fazer o que eles querem ou fico sem clientes, não posso impor o meu modo percebes? E não é como tu dizes, há malta que passa horas no cafe porque não tem PC em casa, porque o que tinha avariou, etc…

    Em relação aos messengers on-line, não investiguei bem, existe algum que copie na perfeição o da Microsoft, ou seja, que o utilizador comum não estranhe?

  6. Avatar de Rui Oliveira

    @Gerardo
    O aMSN tem uma boa parte das características do Live Messenger, permite vídeo e voz, no fundo o extra que os utilizadores usam sem ser as mensagens de texto.

    Sim, porque sem ser os adolescentes, quase ninguem usa os Winks.

    Caso o aMSN não interesse, podes usar Wine com messenger, segundo sei, a versão 8 pelo menos funciona bem. Ou seja, Problema resolvido 😉

    Mas ontopic, é uma solução boa para um cyber café por exemplo, que queira disponibilizar net às pessoas, e messenger, por preços competitivos, por exemplo 😉

  7. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Boas, já que estamos a falar em redes de LAN houses.
    Eu quero montar um hotspot (usando sofware gratis) e de preferência em Windows, para disponibilizar internet sem fios aos meus colaboradores, mas com controlo de acesso, controlo de tráfego e por ai fora.
    Tenho um Router WL-500gP V2.

    Obrigado pelas possíveis dicas.

    1. Avatar de Cá vou eu
      Cá vou eu

      Procura neste site. Tem o que tu queres para partilhar a internet e muito mais: http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv3/index.php

  8. Avatar de maurycio
    maurycio

    @Geraldo
    Sim eu entendi 😉 e também que a ideia não era criticar o Linux.
    Também entendo a tua situação, pois há muita gente que não gosta de algo que não estão habituados. É um facto que também me toca diariamente. Mas criando uma coisa destas, e ter que comprar todas a licenças Windows… não fica muito barato, pra não falar dos pcs que têm que ter determinadas caraterísticas para que possam aguentar com o windows e ainda mais com o messenger. Mas pronto, cada investidor sabe de si 😉

  9. Avatar de PCap

    MESSENGER!!!! quem precisa disso??? e o aMSN que funciona às 1000 maravilhas em windows e linux? com instalação rápida, sem consumo de recursos e 110% compatível com contas hotmail, msn, live mail e por aí a fora?
    Com mensagens offline, webcam, som, plugins, temas, etc, etc….
    Tudo bem que o windows é amigavel e já é conhecido entre nós há muito tempo, mas não necessitamos ficar agarrados aos produtos Microsoft para sempre.
    Se não se andar para a frente, estaremos a ser caranguejos e para sempre agarrados apenas ao que conhecemos. Quem não gosta de inovação fica e ficará para trás. Não sou defensor de microsoft ou ubuntu (linux), apenas quero dizer que lá porque um ouro user não estar habituado a utilizar outros produtos que não MS, não quero dizer com isso que vá gastar rios de euros em licenças, nem muito menos abrir um espaço com software pirata.

  10. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Aplicação interessante.

    Claro que é quase obrigatorio MSN em Lan Houses /Cyber Cafes.

    http://www.cidadeviseu.com

  11. Avatar de Thiago!

    Sr. PPLWARE,
    Inicialmente parabéns pelo blog.
    Em segundo lugar, quero saber se você já escreveu algum poste sobre o tema “Como Cadastrar seu Blog/Site em Sites de Busca”, no estilo do Google.
    E artigos sobre “Otimização de Visitas e Conteúdo”.
    Fico no aguardo de respostas.
    Obrigado !

  12. Avatar de Thiago!

    Sr. PPLWARE,
    Assim que ler minha pergunta, fico grato se responder!
    Abraço !

  13. Avatar de PCap

    http://www.amsn-project.net/index.php

    se verificarem, têm aqui um excelente “clone” do MS Messenger, qe funciona 110%bem no ubuntu e afins, com uma instalação extremamente simples, via synaptic(ubuntu) e uma configuração igual(por parte do utilizador) à do MS Messenger

  14. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    Não sei se conhecem este para windows, parece-me interessante:
    http://cybera.sourceforge.net/site/co/home_en.html

    Cumps.

  15. Avatar de Jose Luis
    Jose Luis

    @Manuel Gamelas

    O que pretende é um software que faça de proxy.
    Fica aqui sugestoes:
    http://www.softpedia.com/get/Internet/Servers/Proxy-Servers/FreeProxy.shtml
    http://www.privoxy.org/

  16. Avatar de Flashlight
    Flashlight

    Gerardo: Conheces o galaxium? Este sim, é um verdadeiro clone do msn . Passa pelo site deles http://code.google.com/p/galaxium/

    Esta aqui uma imagem do galaxium: http://www.idiossincrasias.co.cc/wp-content/uploads/2009/02/galaxiummain2.png

    Este ao contrario dos outros, sincroniza o nick, a assinatura e a imagem de exibição com os servidores da microsoft. Ainda usa livrarias próprias o que é um ponto a favor no meu ponto de vista. E, o mais importante, não existe qualquer incompatibilidade com as mensagens offline!

    So não percebo porque não tem grande fama no mundo linux!

  17. Avatar de mushi
    mushi

    esse galaxium parece ser realmente uma excelente alternativa ao pidgin e amsn..

  18. Avatar de traga2whiskys
    traga2whiskys

    Qe aMSN que Pidgin …. tem um português bem melhor que qualquer um para o live messenger … chama-se EMESENE feito por um Sr. chamado Luís Mariano Guerra ….

    http://www.emesene.org/

    Testem-no e depois digam algo.

  19. Avatar de ZeX
    ZeX

    Manuel Gamelas diz:
    “Eu quero montar um hotspot” ; “Tenho um Router WL-500gP V2.”

    Tendo o asus tem a maior parte do problema resolvido. 🙂

    Resta perder um bocadinho a estudar o DD-WRT ( http://www.dd-wrt.com ) e a maneira correta de o flashar no router para ficar com 3 alternativas de hotspot.

    Sputnik – as características mais avançadas são pagas -> http://www.sputnik.com/

    Chilispot – gratuita -> http://www.chillispot.info/

    WiFiDog – gratuita -> http://dev.wifidog.org/

    Tenho o DD-WRT (mega) instalado num linksys que fica ligado meses a fio, desde que a EDP colabore, e num asus que me serve para fazer as “avarias” dado ser mais fraquito do que o linksys pois é a versão com o bug de hardware e que ainda não me deu para resolver. (Eu e os ferros de soldar não nos damos lá muito bem ;))

    Have fun! 🙂

  20. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ Manuel Gamelas

    Já mandei para aqui um post com algumas pistas para o assunto que expõe mas vai ficar retido na moderação até ver porque vem com uns 3 ou 4 URLs.

    Espero que ajude. 😉

  21. Avatar de Aralmeida
    Aralmeida

    Pode-se sempre correr o Messenger via WINE. Já instalei o WLM 2009 para algumas pessoas que converti ao Linux, mas que não se conseguiam separar do Messenger.

  22. Avatar de Flashlight
    Flashlight

    Aralmeida: Podes dizer como o fizes-te pensava que era impossivel de momento!

  23. Avatar de Blizard

    Muito boa solução…
    Mas para o utilizador comum de Lan House… não serve…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  24. Avatar de David Leal
    David Leal

    E arranjarem uma coisa desta para o windows, não? Dava-me jeito…

    http://redefoca.blogspot.com

  25. Avatar de Gerardo

    @Aralmeida

    Já agora também gostava de saber.

  26. Avatar de Filipe Chaves
    Filipe Chaves

    Sou novo a usar o linux mas uma coisa é verdade o amsn o pidgin e emenes não são a mesma coisa que o messenger da Microsoft, nisso os programadores do linux tem de trabalhar mais e não so o windows em si e o messenger tem uma certa apresentação que da gosto em mexer na maquina como se os programas tivessem vida.
    Para mim não é problema mas para os usuários inexperientes beleza é quase tudo principalmente, e não estilo Windows 95 que o linux/ubuntu usa, para miúdos que mais usam o meu Cyber.
    Mas agora tenho uma pergunta, SERA QUE NAO DA PARA RODAR O LIVE INSTALANDO PELO WINE.
    E para falar a verdade se eu precisar de usar o Linux no meu Cyber é só por uma questão de imunidade a Virus, ate mesmo porque software proprietário aqui em ANGOLA não é problema todos nos usamos windows piratas, e a venda de Software Original não passa de algumas dezenas por ano.
    E JA AGORA JA ESTA NA HORA DE O LINUX ESTABELECER UM PADRAO A FORMA DE INSTALAR PROGRAMAS NO UBUNTU.
    pois isso foi um grande passo para por a Microsoft onde esta.

  27. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @traga2whiskys
    Não é que queira deitar abaixo o emesene mas quando suportar mais que só receber video podemos falar :p
    Eu com o amsn consigo fazer chamadas para clientes wlm sim mandar video e voz e receber video e voz ao mesmo tempo. Já testei amsn, pidgin, emesene e mercury e o único que consegue chegar perto do que o wlm consegue fazer é o amsn.

    @Filipe Chaves
    Já ouviste falar numa coisa chamada gestor de pacotes?

  28. Avatar de Filipe Chaves
    Filipe Chaves

    @rookie
    Sim, mas em que isso resolve os meu problemas??

  29. Avatar de Vítor M.

    Thiago! é uma boa ideia. Se bem que já iniciamos essa temática e pode ver num dos trabalhos do Bruno Bernardino:
    http://www.pplware.com/2009/01/16/como-melhorar-o-meu-blog/

    Mas vamos aprofundar o tema SEO sim. Obrigado pelas sugestões.

  30. Avatar de João Canudo

    Alternativas ao messenger da microsoft?’

    Já experimentatam o Emesene? (Linux claro)
    Certo que os utilizadores nao iriam ter nenhuma dificuldade na sua utilização.

  31. Avatar de promania
    promania

    obrigado ppl

  32. Avatar de promania
    promania

    @ZeX

    Podes mandar o link´s do hotpost

    Desculpem o duplo post…

  33. Avatar de traga2whiskys
    traga2whiskys

    @R00KIE

    Sim o emesene não é uma fonte de recursos, a sua simplicidade é deveras cativante, para mim chega, pois para chamadas e de vídeo ou voz, tenho o skype. No emesene só tenho contactos de e para todos os dias, por isso nem sequer penso em utilizar o vídeo.

    @João Canudo

    Já tinha focado o assunto, mas o emesene não é só para linux, também tem para windows, embora nunca o tenho experimentado nessa plataforma.

  34. Avatar de Thiago!
    Thiago!

    Sr. PPLWARE,
    Muito obrigado pela indicação do poste.
    E adoraria ver um poste sobre esse tema aqui no PPLWARE
    “Como Ganhar mais Visitas em seu Site”.
    Assim que o Sr. lançar esse poste, quero ser o “Primeiro Leitor” desse artigo.
    Obrigado e bom trabalho !

  35. Avatar de orisonildo

    Eba!!! esse foi ums dos melhores projetos feito na historia do linux direccionado a lan house, este cara que bolou está ideia merece uma atenção , deve ser olhado de perto,

    vo deixar um recado para os donos de lans, e usuario de sistema linux, vamos unir e e colaborar para este desenvolvedor , com certeza ele este projeto do openlanhouse vai ser estouro e uma ajudona ao donos de lans,

    e para este desenvolvedor publicar e convidar donos de lans para colaborar ok!

  36. Avatar de Flavio
    Flavio

    Ai galera sou leigo ainda no linux eu segui o tuto, mas esta dando alguns problemas, um deles é que não esta encerrando as aplicações do usuario…