OpenGTS: A plataforma gratuita GPS para tracking de veículos

51 Comentários

Os sistemas GPS são hoje amplamente usados nos mais diversos serviços. Além de virem integrados nos dispositivos móveis, são também muito usados para a localização de veículos, pessoas, animais, entre outros.

Uma das plataformas gratuitas mais populares de tracking GPS é o OpenGTS (Tracking System Open GPS). Vamos aprender a instalar.


O OpenGTS é uma plataforma open source, web based, usada em mais de 110 países para fazer o tracking de veículos, incluindo táxis, tratores, veículos pessoais, veículos de serviço e também dispositivos móveis.

 

Principais características

  • Altamente personalizável
  • Relatórios bastante detalhados
  • Web Based
  • Disponível em vários idiomas, incluindo português
  • Possibilidade de personalizar áreas georreferenciadas
  • Entre outras características

 

Como instalar o OpenGTS?

Nota: Para a elaboração deste tutorial vamos usar o Linux Ubuntu Mate.

Para instalar o OpenGTS deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Actualizar o sistema

sudo apt-get update

Passo 2) Instalar pacotes necessários

sudo apt-get install apache2 php5 mysql-server libmysql-java wget curl unzip ant

Passo 3) Iniciar serviços

Para arrancar o MySQL e Apache deverá usar os seguintes dois comandos:

sudo /etc/init.d/mysql start
sudo /etc/init.d/apache2 start

Passo 4) Instalar o openjdk

sudo apt-get install openjdk-7-jdk

Passo 5) Download e Instalação do Apache TomCat

wget -c http://apache.mirror.uber.com.au/tomcat/tomcat-7/v7.0.65/bin/apache-tomcat-7.0.65.zip

Extrair e copiar para /usr/local

sudo  unzip apache-tomcat-7.0.65.zip
sudo cp -av  apache-tomcat-7.0.65 /usr/local/

Criar variável de ambiente CATALINA_HOME e executar o script de arranque do Tomcat

export CATALINA_HOME=/usr/local/apache-tomcat-7.0.65/
cd /usr/local
sudo ln -s $CATALINA_HOME tomcat
cd /usr/local/apache-tomcat-7.0.65/bin
sudo chmod a+x *.sh
sudo ./startup.sh
sudo  ln -s $CATALINA_HOME /usr/local/tomcat

tomcat

Definir a varável de ambiente JAVA_HOME

export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-7-openjdk-amd64
echo "export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-7-openjdk-amd64" >> ~/.bashrc
sudo  ln -s $JAVA_HOME /usr/local/java

Configurar o conector JAVA para MySQL

cd /tmp/ && wget http://cdn.mysql.com//Downloads/Connector-J/mysql-connector-java-5.1.37.tar.gz
tar -xvf mysql-connector-java-5.1.37.tar.gz
cd  mysql-connector-java-5.1.37
sudo  cp mysql-connector-java-5.1.37-bin.jar $JAVA_HOME/jre/lib/ext

Vamos agora descarregar e configurar o Java Mai e copiar para $JAVA_HOME/jre/lib/ext

cd /tmp/ && wget https://maven.java.net/content/repositories/releases/com/sun/mail/javax.mail/1.5.4/javax.mail-1.5.4.jar
sudo cp javax.mail-1.5.4.jar $JAVA_HOME/jre/lib/ext/

Vamos renomear o ficheiro javax.mail-1.5.4.jar para javax.mail.jar

sudo mv $JAVA_HOME/jre/lib/ext/javax.mail-1.5.4.jar $JAVA_HOME/jre/lib/ext/javax.mail.jar

Passo 6) Download da plataforma OpenGTS

cd /tmp && wget http://ncu.dl.sourceforge.net/project/opengts/server-base/2.6.0/OpenGTS_2.6.0.zip

Extrair para /usr/local

sudo unzip OpenGTS_2.6.0.zip -d /usr/local/

Definir a variável de ambiente GTS_HOME

export GTS_HOME=/usr/local/OpenGTS_2.6.0/
echo "export GTS_HOME=/usr/local/OpenGTS_2.6.0" >> ~/.bashrc
sudo  ln -s $GTS_HOME /usr/local/gts

Mudar o ownership para o utilizador corrente.

Nota: Pode saber o utilizador corrente usando o comando whois.

sudo chown pplware: pplware –R /usr/local/OpenGTS_2.6.0/

Agora mudamos para o directório $GTS_HOME e executamos o comando ant all

cd $GTS_HOME && ant all

O resultado deverá ser algo do tipo:

ant

Vamos agora definir a base de dados e a password (nota: os dados usados são os definidos para a conta root no MySql)

bin/initdb.sh -rootUser=root -rootPass=password

bd

Em seguida podem já criar uma conta de acesso ao OpenGTS

cd $GTS_HOME/bin
./admin.sh Account -account=pplware-pass=pplware-create

account
Vamos agora correr o comando ant track  que irá criar um ficheiro com o nome track.war…

cd $GTS_HOME
ant track

ant2

…e que deverá ser copiado para $CATALINA_HOME/webapps

sudo cp $GTS_HOME/build/track.war /usr/local/apache-tomcat-7.0.65/webapps/

e por fim devem reiniciar o Tomcat

sudo $CATALINA_HOME/bin/startup.sh

Passo 7) Acesso à plataforma

Uma vez executados todos os passos anteriores com sucesso, está na hora de nos ligarmos à plataforma. Para isso basta abrir o browser e introduzir o endereço http://localhost:8080/track/Track.

Comecem por se autenticar na plataforma usando as credenciais usadas no passo 6.

gps

Depois de entrarem são várias as opções disponíveis que iremos analisar em detalhe num próximo artigo.

track

Para experimentarem podem começar logo por inserir um veículo na base de dados. O tracking será feito com recurso a um equipamento para o efeito ou então simplesmente através de um smartphone.

gps2

Como referido o OpenGTS disponibiliza também várias ferramentas para produção de relatórios.

track3

Uma vez instalada a plataforma, vamos num próximo artigo ensinar a usar a mesma assim como configurar os respectivos clientes disponíveis para Android e iOS. Estejam atentos.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cc
    cc

    mto obrg pelo belo artigo.

    1. Avatar de kadasross
      kadasross

      Muito bom dia caros,
      Alguem pode ajudar-me a instalar esta aplicação?
      Quero alguma ajuda.

  2. Avatar de リサフランク
    リサフランク

    Assim sei sempre onde ela anda!

  3. Avatar de Duarte Cardoso
    Duarte Cardoso

    Alguma aplicação do género para Windows SO?

    Obrigado.

    1. Avatar de André
      André

      GPSGateServer

      Com 5 licenças gratuitas. O mesmo tem apps Android e para IOS. Funciona na perfeição.

  4. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    E para Windows como é o processo?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      E que tal experimentar linux?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Tens noção que não lhe estás a dizer para instalar uma app

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Instalas o Tomcat e o MySQL 🙂 🙂

  5. Avatar de Gustavo Vedoveli
    Gustavo Vedoveli

    Bom dia poderia falar do Traccar com uma interface bem mais amigável e muito mais fácil de instalar, inclusive pode ser integrado com opengts.

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Tens razão, desconhecia, testei agora mesmo e está espectacular.
      Obrigado.

  6. Avatar de Rafael vicente
    Rafael vicente

    Que hw/sw usam para a emissao da posição?

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Pelos vistos suporta vários.

      GPS tracking device independent: Devices from different manufacturers can be tracked simultaneously. Support for the following GPS tracking devices is included with OpenGTS:
      Most TK102/TK103 tracking devices (using the common TK102/TK103 protocols).
      Astra Telematics AT240, AT110, AT210
      Sanav GC-101, MT-101, and CT-24 Personal Tracker (HTTP-based protocol)
      Sanav GX-101 Vehicle Tracker (HTTP-based protocol)
      CelltracGTS™/Free for Android phones
      CelltracGTS™/Pro for Android phones
      Aspicore GSM Tracker (Nokia, Samsung, Sony Ericsson phones)
      TAIP (Trimble ASCII Interface Protocol).
      TrackStick GPS data logger
      “GPSMapper” capable phones.
      “NetGPS” capable devices.

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    Isto não necessita de um dispositivo fisico, ou um smartphone também serve ?
    obrigado

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quais são os dispositivos que podemos comprar?

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom bom, era mesmo um tutorial para instalar isto no Heroku…

  10. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    Excelente artigo! Recomendam ou conhecem algum equipamento de tracking?

  11. Avatar de jose
    jose

    OpenGTS para Win, existe?

  12. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Muito obrigado! Um abraço

  13. Avatar de Redin
    Redin

    O Maps da Google também é grátis, o mapas do Windows 10 e o MEO Drive também.
    Satisfazem-me plenamente sem ter de passar por todo um processo complicado de instalação.

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Acho que não faz tracking certo?
      Que é o que está a ser aqui falado.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Faz sim, vê… https://maps.google.com/locationhistory/b/0
        Basta que o tenhas ativo.

        1. Avatar de José
          José

          tracking com GPS desligado !!!!! jazus

  14. Avatar de Manuel Capela
    Manuel Capela

    Segui todos os passos sem falhar nenhum, quando depois vou tentar entrar na plataforma, diz sempre error reading account, alguma dica ?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Manuel

      Tive também esse problema. Reiniciar o MySQL. Se perceberes de MySQL vê se não tens “lixo” na tabela Account.

      1. Avatar de Manuel Capela
        Manuel Capela

        Já agora e como sou uma completa nulidade em Linux, como posso ver se tenho lixo na tabela account ?
        Obrigado

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Não tem a ver com Linux, mas com SQL.

          Select * from account

  15. Avatar de jose
    jose

    Olá.
    Gostava de saber se é possivel este software ou outro semelhante correr no Raspberry com a distro PiPplware 4.2.
    Obrigado

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Até pode dar, mas o RPi não tem recursos suficientes para correr a aplicação em condições.

  16. Avatar de Welton
    Welton

    Boa tarde, Fiz toda instalação sem erro algum, mas quando vou logar ele sempre me apresenta mensagem de que o usuário esta incorreto, poderia me ajudar?

    1. Avatar de Welton
      Welton

      (Cookies and JavaScript must be enabled)
      Please enter Login/Authentication

  17. Avatar de Welton
    Welton

    ERROR:
    Error reading Account
    Back

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Reinicia os serviços. Foi a única forma de resolver aqui, a base de dados estava ok (ver comentário do Pedro), e depois entrou e funcionou normalmente.

      1. Avatar de Welton
        Welton

        Já reiniciei a maquina, os serviços, fiz uma nova maquina virtual, mas não consegui logar em nenhuma, todos os passos foram seguidos e nenhum com qualquer erro.

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          O máximo que posso fazer é enviar-lhe uma cópia da minha base de dados.

    2. Avatar de Moises Silva
      Moises Silva

      Oi, bom dia!
      Acabei de resolver essa bronca de pois de quase 1 mes.
      Acessa esse link e segue direitinho:
      https://www.linuxhelp.com/how-to-install-opengts-in-ubuntu/

  18. Avatar de Welton
    Welton

    Se poder fazer isso por mim, vou ficar muito grato.

  19. Avatar de Bertelle
    Bertelle

    Também sofri com esse problema de não conseguir se logar. Resolvi com o seguinte comando:
    /usr/local/OpenGTS_1.2.3> bin/admin.sh Account -account=seu_usuario -edit
    digite a opção 23) Allow Web-Service,
    Depois digite no campo: enter new value: true
    Digite: save
    Reinicie o tomcat ou a maquina toda como preferir!
    Pronto.

  20. Avatar de nuno
    nuno

    Boas. E tracking em tempo real? O que existe?

  21. Avatar de Luís César
    Luís César

    Estou a tentar desenvolver uma iniciativa/projecto usando este tipo de aplicações (seja este, ou o Traccar) visando os transportes públicos rodo (autocarros), focando não só o lado do operador mas principalmente o do passageiro e/ou do público em geral.
    E já há uma PoC, pelo menos…

    E tirando partido destas soluções, criar um serviço/produto flexível (e que permita updates mais frequentes) e claro… “low-cost”, moda, i.e., coisa barata!

    E em primeiro lugar queria-mos dar informações e tempos/horários em tempo-real e dum modo interactivo (apurados em termos de monitoramento/gestão de frota), em LCD’s/monitores a afixar em lugares públicos e c/ o intuito de tb colocar en pequenos tablet’s en paragens.

    E escusado será dizer que, sou um grande defensor do Linux e por ex. da Rpi e Arduino )q tb serão usados no nosso projecto). E acho que estas soluções têm um grande potencial, pois já estão num patamar digamos, algo maduro!

    Neste sentido procuro entusiastas e potenciais colaboradores e interessados! Pois afinal muita gente fala, fala e…, contacto; lcesarx@gmail.com, ao v/ dispor.

  22. Avatar de Luís César
    Luís César

    Ah, deixei um comentário, q penso terá q passar o crivo… e o meu nome é; Luis Manuel da Silva César, se for preciso o NIF, é só dizer.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Bom dia ,quero aprender a instalar e usar este artigo

  23. Avatar de al
    al

    Artigo muito bom !

    Infelizmente não cosegui wget..etc resposta erro not found

  24. Avatar de Rodrigo Catarino
    Rodrigo Catarino

    Existe algum cliente para instalar em Windows para enviar as coordenadas para o opengts?

  25. Avatar de Moises Silva
    Moises Silva

    Boa Noite!
    Prezado colega, fiz a instalação seguindo todos os passos e funcionou numa boa. Acessei todos os menus e cadastros perfeitamente, entrando com a conta e password. Só que depois eu fui inventar de cadastrar um usuário, e daí pra frente a vaca foi pro brejo, não consegui mais acessar a plataforma de jeito nenhum. Quando digito a conta e senha, dá um erro e não entra. Já reinstalei o servidor diversas vezes, já mudei o sistema pra todo tipo de linux, debian, ubuntu, cent OS e fedora e não tem jeito. Gostaria de saber se o companheiro pode me ajudar, pois tô muito afim de usar esta plataforma, por ser código aberto, e modificá-la à vontade. Desde já, agradeço antecipadamente.

  26. Avatar de Albert
    Albert

    Ola, !

    Tentei instalar e parecia dar tudo certo, mas na hora de entrar “http://localhost:8080/track/Track.” uma página abriu assim:

    HTTP Status 404 – /track/Track.

    type Status report

    message /track/Track.

    description The requested resource is not available.
    Apache Tomcat/6.0.45+dfsg
    Não sei o que fazer e se puder me ajudar, desde já agradeço
    Albert

  27. Avatar de mario
    mario

    depois que executo este comando
    bin/initdb.sh -rootUser=root -rootPass=password
    com o password do meu banco de dados
    ele abre o prompt do bd e não executa nada ficando assim
    bin/initdb.sh -rootUser=root -rootPass=minhasenha
    >
    como faço para ele executar corretamente?

  28. Avatar de Junior
    Junior

    Ótimo tutorial! Parabéns! Só seguir tudo que dá certinho!
    Saudações do Brasil!

  29. Avatar de ismael
    ismael

    Você tem algum exemplo de como adicionar novos aparelhos de GPS ou Iridium ?