OpenELEC – O seu PC é um MediaCenter em 15 minutos

26 Comentários

Suporte para Raspberry Pi e Apple TV 1

Com as tecnologias e aplicações disponíveis actualmente, raramente um computador velho poderá ser considerado lixo e inútil. Basta dar asas á imaginação e arranjar um propósito para dar “uma nova vida” à máquina que estava prestes a ir para o sótão ou garagem (ou até mesmo para o lixo).

Um das sugestões mais acatadas pelos utilizadores é transformar aquela velha máquina num autêntico Media Center. No Pplware já deixamos algumas sugestões para esse efeito (ex. XBMC). Hoje damos a conhecer o OpenELEC.

openlenec_00

Com o aparecimento dos mini-PCs, especialmente o Raspberry PI, foram muitos os sistemas que passaram a ser conhecidos.

O OpenELEC (Open Embedded Linux Entertainment Center), tal como o nome sugere, é uma pequena distribuição Linux que permite transformar o seu PC num autêntico XBMC media center. Esta distribuição foi desenvolvida com o objectivo de tirar o máximo desempenho dos sistemas e a instalação do mesmo demora apenas 15 minutos.

openlenec_01

Em vez do utilizador ter de gerir, por completo, um sistema operativo, instalar os pacotes necessários para transformá-lo em num centro multimédia híbrido , o OpenELEC foi projetado para ser simples de instalar, gerir e usar.

openlenec_02

Principais características
  • Totalmente gratuito
  • Instalação total ocupa apenas entre 80 a 125 MB
  • Poucos requisitos a nível de Hardware
  • Simples de instalar em HDD, SSD, Compact Flash, cartão SD, pen drive ou outro
  • Optimizado para:
    • NVIDIA ION eION2
    • Intel GMA HD chipsets
    • AMD Fusion
    • Apple TV 1
    • Raspberry Pi
  • Simples de configurar através da interface XBMC
  • Partilha de ficheiros out of the box

openlenec_03

Ao contrário de outras distribuições XBMC, o OpenELEC não é baseado no Ubuntu, Debian ou Arch. O OpenELEC foi construído a partir do zero para atuar especificamente como um centro multimédia.

Num próximo artigo iremos ensinar a instalar o OpenELEC no Raspberry Pi. Para quem pretender testar entretanto, pode sempre recorrer ao BerryBoot.

Estejam atentos!

Download: Escolha aqui o seu sistema

Homepage: openelec

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Impecável. Já vi que tambem funciona com Xtreamer. Agora é só descobrir como colcar a funcionar no meu 🙂

    1. Avatar de Nuno Mendes
      Nuno Mendes

      Alguem sabe como colocar o OpenLec a funcionar no Xtreamer, um pequeno manual de instalação?

      Obrigado

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Tenta ver aqui, pode ser que te ajude.
        http://openelec.tv/forum

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ja uso a algum e recomendo. 5*

  3. Avatar de André Pires

    Boa Tarde. Gostava de saber mais sobre este tipo de aplicações. Quanto aos filmes que são disponibilizados. São a pagar? Compramos a quem? Certamente que isso não é gratis? Soponho que seja algo parecido com os filmes disponibilizados pela ZON e MEO nos seus serviços.

    Já agora. Com esta aplicação é possivél gravar (de forma programavél) o que recebemos dos canais? E é possivel depois retirar esses ficheiros gravados para ver no computador?

    Obrigado

    1. Avatar de Carlos Gaspar
      Carlos Gaspar

      Há uma particularidade interessante (e gratuita) de utilizares listas de canais (IPTV em stream ou Arquivo) para assistir a conteudos disponibilizados gratuitamente por canais como MTV, National Geographic…

  4. Avatar de Ricardo Mateus
    Ricardo Mateus

    Eu uso actualmente o XBMC num Raspberry Pi, existe alguma vantagem pratica na alteração para o OpenELEC?

    1. Avatar de badboyboogie
      badboyboogie

      Boas!

      Mais rápido e mais fluido nas transições.

      Cumps

    2. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      No meu Raspberry Pi,o OpenELEC é muito mais rapido que XBMC…

    3. Avatar de Ricardo Mateus
      Ricardo Mateus

      De facto ser mais rapido e mais fluido é boas noticias! Nota-se um pouco de “agarranços” quando se navega pelo sistema. Obrigado pelas respostas.

  5. Avatar de Rootz
    Rootz

    Será isto tão bom o MediaPortal?

    Já uso o MediaPortal há anos e adoro até porque é muito personalizável.

    Este OpenElec também é? Em termos de importar os filmes, escolher capas, nas series etc etc.

    Que tipo de Codecs usa?

    1. Avatar de hilario ferreira
      hilario ferreira

      É mais leve que o media portal.
      Tenho um openelec instalado num raspeberry Pi e funciona muito bem.Depois instalei um remote da Yatse – espectáculo.

      Atenção o openelec é o XBMX pré instalado (penso que é esta a designação correcta) é instalado através de imagem – o que eu tenho é :openelec.RPi.arm.3.0.2.img.

  6. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Boas, isto têm algum comando (tipo da tv) para se poder navegar ou é obrigatóriamente preciso um teclado? ou há alguma app para android ou isso ?

    Cumps!

    1. Avatar de joão
      joão

      Boas se a tua tv tiver HDMI com opção CEC podes controlar com o próprio comando da TV sem necessidade de qualquer teclado adicional.

      1. Avatar de hilario ferreira
        hilario ferreira

        De facto o comando da TV funciona no meu caso (se ligado por HDMI) mas não executa todos os comandos necessários, por isso unstalei mo meu telemóvel android o remote Yatse e aquilo é mesmo um espectáculo.Ve-se as capas dos filmes, informação etc…mesmo muito bom….e grátis.

      2. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        opção CEC? O_O

  7. Avatar de irlm
    irlm

    Suporta DLNA? ou tem-se que configurar.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ja tentei, mas o problema é que não me reconhece o teclado nem o rato, quanto instalo, corre tudo bem até surgir a primeira imagem. Apartir daí não sai do sítio, fica o ponteiro no canto superior esquerdo e não consigo fazer mais nada. Já tentei com dois teclados (microsoft e MK plus). O rato dá sinais de vida (luz) mas não responde a nada…

    Alguém com problemas similares?

    1. Avatar de Sambas31
      Sambas31

      No meu caso estou a utilizar um teclado Mk Plus sem problemas,tenta reiniciar o Raspberry Pi…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Wireless? Não tiveste problemas com drivers?

        1. Avatar de Sambas31
          Sambas31

          Nem por isso,só tive que configurar a network…

  9. Avatar de MarioM
    MarioM

    Dá para fazer um live para testar ?

  10. Avatar de Leandro N Bispo
    Leandro N Bispo

    Gostaria de saber como instalar num hd…ou fazer um pen bootavel……alguem por gentileza?

  11. Avatar de jaquim
    jaquim

    Pretendo montar um pc tipo kiosk de media, para os utilizadores visualizarem filmes e fotos gravados no disco. Qual o software que recomendam, pode funcionar sobre linux/ubuntu ou outra solução.

  12. Avatar de Luiz
    Luiz

    Olá, tenho vários filmes baixados, e gostaria de montar um media center, disponibilizando os filmes para todas as TVs smart e vídeo games q eu tenho em casa. Eu tenho um PC velho, pensei em montar com ele, alguém sabe como?

    TB é possível fazer com rapisberry pi?