O Ubuntu 14.04 LTS agora voa…conheça as novidades

78 Comentários

Tal como prometido pela equipa da Canonical, o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) chegou no passado dia 17 de Abril e são várias as novidades. O Ubuntu está finalmente mais rápido, e toda a interface apresenta agora um aspecto mais polido e elegante.

Depois de ensinarmos aqui como instalarem, hoje vamos conhecer 9 das novidades presentes nesta  versão.

ubu14_000

As mudanças para o Ubuntu 14.04 LTS  não foram radicais… mas esta nova versão oferece um aumento significativo ao nível de performance. Depois há também a destacar o suporte a 5 anos que dá um conjunto de garantias aos utilizadores. Mas vamos as novidades…

O Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) traz algumas novidades, das quais se destacam:

  • Linux kernel 3.13
  • Libreoffice suite versão 4.2.3
  • Melhor performance na Dash
  • Suporte para SSD TRIM
  • Unity Control Center
  • Upstart foi actualizado para a versão 1.12.1
  • Muitas aplicações foram integradas com o Unity , ao nível dos menus
  • Menus locais integrados
  • HiDPI (High pixel density display – Retina) para ecrãs de alta resolução
  • Removidas as bordas das janelas
  • …e muito mais – ver aqui

Menus locais integrados . Com esta funcionalidade, os utilizadores têm uma forma facilidade de navegar entre menus.

ub_1404_03

Para activar basta ir a System Settings > Apperance e depois no separador Behavior

ubu14_02

Unity Lock Screen – Agora basta carregar em Ctrl+L para um bloqueio rápido do sistema

ubu14_00

Janelas Border-less e cantos Anti-aliased

ubu14_03

Dash: Várias melhorias ao nível da Dash…está mais rápida e já não aparecem os resultados da Amazon

ubu14_04

Menus e Title bars podem agora dimensionados

ubu14_05

Suporte melhorado para placas de som

ubu14_06

Pesquisa Type-ahead no Nautilus volta a estar disponiível

ubu14_07

Smart Launcher pode agora ser dimensionado até 8px

ubu14_08

Ao nível do software há também a destacar a actualização de várias aplicações para as seguintes versões:

  • Firefox 28
  • Thunderbird 24.4
  • LibreOffice 4.2.3
  • Nautilus 3.10.
  • Gedit 3.10.4
  • Totem 3.10.1
  • Deja-Dup Backup Tool 30
  • Shotwell 0.18
  • Rhythmbox 3.0.2
  • Empathy 3.8.6
  • Transmission 2.82
  • Ubuntu Software Center 13.10
  • Unity 7.2.0 (+14.04.20140414.1)
  • GTK 3.10.8.

Nos último anos, o Ubuntu sempre foi alvo de várias criticas relativamente à performance isto por causa da interface unity. Hoje a interface está mais completa, mais funcional…e especialmente mais leve. Quem já tinha desistido do Ubuntu…é hora de dar uma segunda oportunidade.

O que acham do novo Ubuntu 14.04 LTS? …Irá conquistar de novos os utilizadores e em especial trazer os utilizadores do Windows XP para o mundo Linux?

Download: Ubuntu Desktop

Download: Ubuntu Server

    Comentários

    78

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Ajr
      Ajr

      Sistema empolgante e sensacional.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Agora sim…é o Ubuntu…rápido que nem uma bala 🙂
        mas…o Xubuntu tb está fabuloso.. 🙂

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Posso confirmar o que dizes… este post ta a ser escrito com a combinação sensacional Xubuntu 14.04 + Chromium… De notar k até omtem tanto o desktop como o laptop rodavam Ubuntu, mas… enjoei o Unity
          No laptop tenho Lubuntu (LXDE) e também nada a reclamar…

        2. Avatar de Wedson Souto
          Wedson Souto

          Estou usando o Ubuntu Gnome e está igualmente muito estável e muito rápido. Particularmente não gosto do Unity.

        3. Avatar de VC
          VC

          Pessoalmente optei por Xubuntu… Está com uma performance incrível e esta muito estável. Para quem gosta coloca uma Dick e fica perfeito 🙂 mais leve que unity e gnome e não fica nada atrás. Tenho quadcore com 8GB RAM que servia para o unity também voar mas a Dash não me serve para nada e acho o XFCE mt mais prático e rápido à semelhança do cinnamon, mas mais leve. Por ex o Thunar mais rápido, mais prático que o nautilus, etc

        4. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Ainda pode ficar um pouquinho mais rápido… em termos gráficos com mais uns pozinhos: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTY1NzA

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Estou a adorar este novo Ubuntu!
            Está fantástico, mas quero também testar o Xubuntu para ver qual fica como sistema principal!

        5. Avatar de lmx
          lmx

          realmente…o xubuntu está muito rápido e muito bom a nivel e configs…

          Noto nele ainda a falta de algumas excentricidades, mas esta muito bom…

          Adoro a velocidade desta distro…notei que eles estão a user de uma forma mais intensiva esta bd /var/lib/mlocate/mlocate.db…o que speeda muito a coisa…mas ainda não sei exactamente, em quê…

          As pesquisas por programas, usam esta funcionalidade, agora não sei exactamente como é que eles estão lançar os processos…eles estão a “cachar” muita coisa, dai o aumento brutal de velocidade, e ao mesmo tempo mantendo ficheiros de texto de configurações, etc…está muito fixe…

          Quem tiver muita ram , tem um sistema rapidissimo…quem tiver pouca, claro fica mais lento…

          Bem o Office a abrir…é uma bala :D…tive que me certificar varias vezes que era mesmo asim 😀

          Está tudo bastante mais acelerado…

          Eu não sei se alguma coisa tem a ver com uma funcionalidade…LTO…mas o linux diz que ela não deverá trazer grande speed…

    2. Avatar de DM
      DM

      Com os menus integrados, o aumento de performance anunciado, vou dar outra hipótese. Tenho usado o Ubuntu Gnome, e tenho estado satisfeito, se não considerar os crashs da tweak tool.
      Entre os dois, se já experimentaram, qual preferem? Não sou fã do unity, e foi uma das razões, além dos menus, que me levaram para o Gnome.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Eu também não sou fã do Unity…talvez porque no passado ela lento, tinha um aspecto pesado…mas desde que experimentei esta nova versão, tenho mudado de opinião.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Para ser sincero, estou tão habituado apenas a encostar o rato no canto superior esquerdo do gnome shell que quando experimentei o unity outra vez, estava sempre a por o rato la no canto para abrir o dash. acho que é apenas a coisa que sito mais falta no ubuntu 14.04. De resto está muito bom. Ainda uso o ubuntu gnome mas ja considero o ubuntu. vou deixar amadurecer mais um pouco até porque nao tenho por habito mudar logo ao fim de 2 dias. Mas recomendo!!!aconselho

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          O que gosto mais no novo Unity para alem da rapidez é o minimize on click!

        2. Avatar de R.'.K
          R.’.K

          Celso,

          dá para mudar essa função no unity, para arrastar o ponteiro do mouse no canto da tela e aparecer a barra lateral. Muda no aplicativo Unity-Tweak-Tool.

    3. Avatar de Bastos
      Bastos

      Não está a dar no VirtualBox 🙁

    4. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Eu detesto o gnome 3, e uso o unity faz um ano, acabei por habituar mas sem dúvida que gnome2 foi o melhor que já se fez.

      Já pensei voltar a experimentar o mate que até é oficial neste ubuntu.

      1. Avatar de Eleck
        Eleck

        mate é oficial neste ubuntu?? desde quando???

      2. Avatar de Fernando Corrêa

        Também prefiro muito mais o gnome2. Seus desenvolvedores poderiam ter aplicado melhorias mas sem mudar tão radicalmente o visual. Sem falar na flexibilidade de configuração, personalização e da curva de aprendizado muito menor do gnome2. A sensação ruim que tive com essa mudança, foi a mesma relatada por muitos dos usuários do janelas, quando este foi atualizado para o Vista. Na minha opinião; estão no mesmo caminho ruim da “mico$oft” e com o mesmo comportamento nocivo desta, empurrando garganta a baixo a mudança de seu produto.

    5. Avatar de Lucas
      Lucas

      Amigos, uma ajuda por favor.
      Instalei hoje o novo ubuntu 14.04 e está tudo funcionando bem. Mas não consigo mudar os botões de minimizar, maximizar e fechar para o lado DIREITO da janela.

      Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
      Já tentei pela unity-tweak-took e editor do dconf, mas nada, os botões não se movem.

      Muito obrigado.

      1. Avatar de Jose Palmeira
        Jose Palmeira

        Olá, Também testei, não encontrei a entrada no registro para alterar como fazia, já conseguiu???
        Obrigado!!!

      2. Avatar de João Damasceno
        João Damasceno

        Eu também estou lutando com isso desde ontem e… nada feito até agora!

      3. Avatar de Raul Barros
        Raul Barros

        Para quem ainda não conseguiu mudar a posição dos botões no ubuntu 14.04, tentem o seguinte:

        comando: dconf-editor

        Para mudar os botões de lugar, vá em “org -> gnome -> desktop -> wm -> preferences -> button-layout” e deixe assim:

        BOTÕES NA DIREITA
        menu:minimize,maximize,close.

        Ou na ordem que vcs preferirem.

        Funcionou aqui pra mim, espero que funcione ae pra vcs.
        Abraços.

        1. Avatar de Lademir
          Lademir

          Não funciona. O Ubuntu tem os botões na esquerda como padrão, logo, não é possível mudar.No Ubuntu vem na Central de programas o Dconf-editor.

          1. Avatar de Murilo
            Murilo

            Funcionou para mim, amigo.

            Basta substituir o texto da configuração pelo que o Raul forneceu.

            1. Avatar de Lademir
              Lademir

              Murilo,
              Para mudar tive que instalar o Gnome classic e depois usar o Cairo Dock. Não sei como vocês conseguiram, pois há textos comentando porque o Ubuntu não permite que se mude pelo Dconf-editor.

        2. Avatar de Qaiq Alves

          Não funcionou. Curiosamente, quando coloco o que você ensinou como padrão ele volta para o original. Tem algum outro modo?

    6. Avatar de irlm
      irlm

      falta a opção do touchpad e mouse agora com rolamento de 2 dedos.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu tenho essa função, até veio por defeito.

    7. Avatar de Luis Carlos
      Luis Carlos

      Não é por nada mas a primeira coisa que ele faz é dar erros ao iniciar sessão. Já parece o windows vista..

      1. Avatar de R o B
        R o B

        No vista nem a sessão teias iniciado com esse erro. 😉

      2. Avatar de R o B
        R o B

        No vista nem a sessão terias iniciado com esse erro. 😉

        1. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Eu tenho o Vista Ultimate SP2 com todas as atualizações instaladas e mais alguns Ultimate Extras e não tenho nada que reclamar está rápido que nem uma bala no meu PC e performance no meu PC é excelente para jogos. Além de só consumir 450-500 MB de RAM. E é muito estável e nunca tive problemas. Não percebo que mal tem o Vista.

    8. Avatar de AlbertoB
      AlbertoB

      Viva!

      No artigo referem suporte para 5 anos.

      Não é durante 3?

      Cumps.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        O Ubuntu é 5, o Xubuntu e o Lubuntu são 3…

        1. Avatar de AlbertoB
          AlbertoB

          Ah, ok.

          🙂

    9. Avatar de jorjão
      jorjão

      Até o pessoal do omgubuntu.co.uk vai deixar o ubuntu, fartos dele.
      Leiam aqui http://www.omgubuntu.co.uk/2014/04/arch-shangri-la-ubuntu-power-users

      Por essas e por outras ao pessoal novo em linux aconselho Manjaro linux.

      1. Avatar de JP

        Primeiro aprende a ler, o omgubuntu não vai deixar o Ubuntu.

        Segundo, devias parar de recomendar o Manjaro para tudo e todos, pois ainda não é para todos, mas sim para os que sabem o que estão a fazer… Daqui a uns dias, quando começares a receber contastes actualizações de Kernel vais perceber o porque de eu dizer que não é para todos…

        1. Avatar de jorjão
          jorjão

          Eu não disse que o omgubuntu ia deixar o ubuntu mas sim o pessoal de lá, nomeadamente o autor do tópico, o que é diferente.
          Já recebi várias atualizações de kernel e não houve qualquer problema!!!!!!

      2. Avatar de Paulo Trindade
        Paulo Trindade

        Manjaro? Tenham dó. Eu até gosto do Manjaro mas está longe de ser um sistema ideal para iniciantes em linux. A ideia de rolling release mas quando te aparece uma actualização que berra o sistema todo já não é tão agradável.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          +1

          a vantagem do linux, é que oferece uma diversidade, sem paralello…

          E por isso existem muitas escolhas que dependendo do ambiente a que se destinam fazem mais sentido…

          Concordo que os Ambientes Debian Based, mint, [u|x|k|etc]buntu, são uma opção muito boa e facil de utilizar…e não é facil outra distro oferecer a mesma facilidade de utilização…

    10. Avatar de Morbidos
      Morbidos

      Desde já estou com 2 falhas que se calhar me podem ajudar:

      1º Tenho licença do eset estou com a ultima versão e arranca bem, mas se o fechar no X, deixo de conseguir fazer aparecer o gui dele novamente.
      Clico no icon ele pisca 2 ou 3 vezes e não faz nada.
      Deve ser falta de permissões de alguma coisa.
      2º Tenho notado que a imagem fica toda deformada em algumas situações, quando por exemplo abro o Terminal, a zona do terminal fica toda deformada como se a placa gráfica tivesse a dar o berro, mas se fizer por exemplo sudo apt-get update e mostra as letras e a medida que vai correndo a imagem deformada desaparece.

      Tentei fazer o update das drives intel pelo ppa que costumam referir e realmente ele encontrou uns updates que depois de instalar fez com que as definições de sistema (aquele icon que parece um roda dentada) desaparecessem .?????

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        isso de arancares com uma aplicação uma vez…e depois não poderes arrancar com ela outra vez é estranho..

        deve ter ficado para trás o lock file….ou seja quando matas a app o lock file não foi removido…

        se isso se verifica entre reboots, quer dizer que o lockfile é criado numa partição em ram…muito provavelmente ev /run/lock verifica se está la o ficheiro de lock….veirfica também se uando fechas a app gráfica…se defacto a aplicação é mesmo fechada…porque não deve ser…

    11. Avatar de Desisti
      Desisti

      Sim isto é tudo muito bonito, sai uma nova versão fica tudo empolgado, mas eu já estive a passear o Linux no desktop durante alguns anos (Ubuntu, Linux Mint, OpenSUSE, Debian, Mageia, ElementaryOS, Fedora, Manjaro, Arch) e acabei por voltar ao Windows.

      O kernel Linux é excelente e muito versátil, mas a implementação no desktop é um fracasso e nunca passará dos 1% de adopção. Ainda assim, para usos secundários como aproveitar um PC jurássico torna-se bastante útil, mas para ser usado como SO principal, esqueçam lá isso.

      Razão?
      Sem software de jeito, pouco ou nada se faz no Linux a não ser brincar aos DE’s e despachar o básico do dia-a-dia.

      Acabava sempre por ser obrigado a voltar ao Windows por qualquer razão e decidi deixar de perder tempo nestas andanças. Assim como assim, as melhores aplicações open-source são normalmente multiplataforma e têm versões para Windows, de entre as quais uso Firefox, VLC, SMPlayer, Audacious, Inkscape, etc.

      No entanto, de entre todas as que experimentei, o Arch Linux (ou Manjaro) é claramente superior aos demais, muito à frente de tudo o resto em todos os aspectos.

      1. Avatar de NelsonN
        NelsonN

        Desculpa, mas estas errado, podes sempre criar uma maquina virtual para correr algum programa que não consigas instalar através do wine.

        Cumprimentos, NN.

      2. Avatar de molly-molly
        molly-molly

        Concordo contigo. Nada melhor que o Windows. Todos aqueles que dizem maravilhas do ubuntu, disto e daquilo têm Windows instalado e sempre usam mais Windows do que ubuntu, xubuntu e outras m**d*s.Se calhar é só papaias… nem sequer instalam ubuntu e continuam no Windows. Mesmo aqueles que instalam acabam por regressar ao Windows

        1. Avatar de lmx
          lmx

          não sejas aldrabão!!!

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Ganha mas é um pouco de juízo. Só porque tu gostas do Windows e não te vez a utiliza outro SO não quer dizer que o resto das pessoas partilhe da tua escolha.

      3. Avatar de não desistas man

        Apenas por curiosidade : Que coisas não consegue fazer com Linux ?
        Tenho imagens W7+Office 2010 e XP +Office 2003 para esses casos, terei todo o prazer em ceder (Virtual Box)

      4. Avatar de João Paulo

        Eu uso Ubuntu pra tudo e minha última instalação do zero foi há 4 anos, depois só atualizações. Meu último Windows deixei de usar na mesma época.
        Meus amigos que usam Windows vivem formatando e reinstalando tudo pelo menos uma vez por ano.
        Até minha namorada usa ubuntu há mais de 3 anos e nunca sentiu falta do Windows.

    12. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      User de ubuntu a alguns anos, não me consegui habituar ao unity, testei esta versão e realmente está bastante mais fluído parece que finalmente começaram a acertar com as coisas. Mas o Xubuntu, sim está algo de fabuloso.

    13. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Boas,

      Alguém está a ter problemas em instalar o teclado português? Eu já fui às preferências de idioma, instalei português (Portugal e Brasil); DESINSTALEI inglês; alterei (System Wide) as opções tanto nas preferências de idioma como no idioma do utilizador, etc… continuo a ter um ‘/’ em vez dum ‘-‘ quando estou a escrever (indícios de teclado EN).

      Se alguém souber como resolver, agradeço.

      1. Avatar de JP

        Esse era um Bug no Alpha, actualizaste ou instalaste de novo?

        A única maneira que descobri para resolver isso era mudar o teclado para Inglês e voltar a por no português… Mas quando reiniciar o PC tens que voltar a fazer o mesmo…Muito chato.

        Mas agora na versão final já não tenho esse Bug.

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        A mim aconteceu-me isso, mas mudei para inglês e voltei a por para pt e ficou bom.

      3. Avatar de VC
      4. Avatar de ubunt
        ubunt

        Boas,
        É bem simples resolver isso…
        Clic no icon Pt na barra superior e clicar de novo no Português..

        1. Avatar de Jos´e
          Jos´e

          S´o que no menu do meu Ubuntu aparece tudo escrito em lingua oriental (provavelmente chin^es).

      5. Avatar de Douglas Alvares

        Estou a ter o mesmo problema!

    14. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Alguém está tendo o defeito no LibreOffice Writer (Ubuntu 14.04) de não aparecer a parte superior da barra de ferramentas (Aquela que permite escolher entre várias opções e que fica na borda da janela)??
      O problema só ocorre no Writer, no Calc, Draw e Impress tudo funciona bem.
      Se alguém tiver a solução, avise…
      Obrigado

      1. Avatar de ubunt
        ubunt

        Boas, Marcelo!
        Isso foi a parte superior do libreoffice writer que ficou por debaixo da barra superior do ubuntu.
        Alt+F7 e usar as setas “baixo/cima” para mover a janela do writer.

        Espero ter ajudado,

        ubunt

        1. Avatar de MIchell
          MIchell

          Ajudou bastante…

        2. Avatar de Marcelo
          Marcelo

          Muito obrigado!

    15. Avatar de Jorge Pinto
      Jorge Pinto

      Viva, atualmento trabalho com o Windows 7 para fazer mapas de contabilidade dos meus clientes, mas dadas as noticias da falta de segurancao que existe atualmente, estava tentado em migrar para Linux.
      Sera que compensa?
      Obrigado.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        depende do software que estiveres disposto a usar…

        Se fores inflexivel e quiseres usar software Microsoft, podes usar o M$ office no wine…, mas se calhar mais vale ficar no windows…visto que tens preferência por ferramentas M$…

        Se gostares que usar ferramentas que te dão liberdade, que são livres, e sistemas operativos grátis…então aconselho-te a user linux…

        É tudo uma questão de principios, ideias, dinheiro que estas disposto a gastar para financiar determinada empresa, etc…

        A questão do compensa, que colocas, é dificil de responder…para mim compensa e muito, mas para ti pode não compensar…

        Tens que experimentar primeiro, e quando algum entrave surgir…não te deixes vencer pelo obstaculo…vais ver que acabarás por ultrapassa-lo e de futuro darás-te conta que é tudo uma questão de lógica e começaras a atrabalhar neste software , como noutro…com o tempo…trabalharás melhor que noutros SO’s…á medida que o teu conhecimento vai avançando…

        epá…experimenta 😉

        1. Avatar de Jorge Pinto
          Jorge Pinto

          Peco desculpa pela forma como formulei a pergunta. Referia-me unicamente a seguranca dos dados, pois o trabalho pode ser feito em qualquer folha de calculo. As duvidas surgiram quando discutia o assunto com um amigo que é utilizador de linux. Eu dizia que a microsoft dava garantias de seguranca e ele alegava que a microsoft facilitava o acesso a backdors do seus SO a determinadas instituicoes americanas. Eu disse como é que ele garantia, que por exemplo, a canonical nao fazia o mesmo. Foi a esse aspeto que me referia na pergunta.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            ha ok…

            Bem em relação á M$ não é preciso provar…é uma verdade universal de a muito com virus trojans, etc…

            Alias a própria M$ acede-te há maquina, sem tu poderes domonstrar sequer se concordas ou não…é uma ingerência brutal…

            Com certeza que NSA, etc podem utilizar este mecanismo…e tu não te podes defender…

            Em relação ao Ubuntu, o ubuntu não acede á tua maquina…

            tu pedes updates, configuras de x em x tempo…e até os podes desligar, depois…o ubuntu utiliza um sistema de gestão de pacotes que é o APT, por baixo…e toda a gente sabe que o APT não espia pessoas..ele é de código aberto e pode ser visto e é visto por muita gente…

            Aliás o linux, tem como base os valores humanos…e como tál, será muito mas muito mais dificil existirem ferramentas legais, a cometerem ilegalidades…

            Despois tu podes controlar…o que entre e sai da tua maquina…

            Por defeito a firewall nas maquinas linux, só deixa entrar respostas a pedidos feitos de dentro…o que quer dzer que para seres acedido do exterior…tens que ser tu a pedir 😉

            O que não é verdade no caso Microsoft…mas é um bom SO, o xp sp2 para mim foi o melhor SO de sempre da M$…eram muito raros os blue screens, e mas havia muitos problemas de boot…especialmente se a maquina era fechada á força, etc…bem estava longe de ser perfeito, mas para mim o melhor!

            Aqui aindas tinhas segurança no sentido que tu decidias o que querias fazer…no windows 8 pagas o SO…mas ele na pratica não te pertence…quem o controla é uma empresa…e isso faz toda a diferença…alias no windows, nunca ninguém pode controlar o seu SO, mas podia-se fazer muita coisa no passado…

            já no linux, a liberdade é uma coisa fantastica, tu és dono do teu SO, apesar de sabermos que existem binaryblobs…para controlo do firmware..a pouco e pouco também está a mudar esta politica…

            É uma realidade que o unix,linux, bsd, etc oferecem mais segurança aos seus utilizadores, oferecem-lhes liberdade, e transparencia, pois o seu código é “um livro aberto”…além do mais é patrimonio da Humanidade…

            Mas claro cada um usa aquilo que mais gosta/quer/(é obrigado…na maioria das vezes)…

            O estado ou organismos ligados ao estado, educação, etc, nunca deveriam promover um SO proprietario e de um Pais que se sabe espia as pessoas e que é pago, e não oferece liberdade a ninguém…porque isso obriga a que as pessoas tenham que financiar com os seus impostos estas empresas, e vai contra a noção de democracia…porque é um sistema ditatorial…

            1. Avatar de Jorge Pinto
              Jorge Pinto

              Lmx, obrigado(a) pela explicacao. Fiquem esclarecido, e apesar de já saber de algumas coisas que escreves-te, outras foram totalmente novas para mim. Uma coisa posso garantir, vou de certeza preparar uma maquina com o ubuntu para comecar a utilizar com teste inicial.
              Obrigado

            2. Avatar de lmx
              lmx

              hehhe,

              de nada Jorge 😉

              Usa aquilo que mais gostares, e testa, avalia, a utilidade desse software nas tuas necessidades, se achares que pode ser uma alternativa,será certamente muito bom.

            3. Avatar de Jorge Pinto
              Jorge Pinto

              Já agora, qual a distro linux para instalar numa máquina P4 com 512MB memoria onde consiga instalar o MS Office?
              Obrigado

    16. Avatar de sideshow
      sideshow

      Alguém já consegui instalar o Mate?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu, mas apenas para testar.
        Este Unity está fantástico!

        1. Avatar de sideshow
          sideshow

          Podes-me dizer como que eu nao consigo…

    17. Avatar de bbbenjy

      Gosto muito de Unity !!
      Cairo-dock (Unity layout) + Xubuntu – Muito bom !!

    18. Avatar de Zefra
      Zefra

      Desisti do Ubuntu com o Unity. Uma das maquinas que tinha deixou de funcionar e agora só mesmo com uma virtual machine para fazer rodar algo leve como o lubuntu

    19. Avatar de Joao
      Joao

      o meu ta lento, tenho um i3 8gb de ram e ta uma tartaruga

    20. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      Boa tarde a todos…comprei um HP620 para os meus pais coloquei recentemente ubuntu 14.. é um pc que serve basicamente para mails e alguma navegação na internet, coisas básicas dizendo assim, e tenho reparado numa coisa, o pc em meia hora de navegação aquece um pouco, eu digo isto pk o pc ja teve elementary e aquecia mto menos, eu gostaria de saber se ha alguma coisa que melhore esse “problema”.

      cumps,
      Paulo Rodrigues

    21. Avatar de luciano
      luciano

      Muito bom, so estou com um problema ao minimizar um programa ele some.
      Ja tentei alt+tab e ele nao esta la.
      ALGUEM TEM UMA SOLUCAO.

    22. Avatar de eliane caponi
      eliane caponi

      Instalei ubuntu 14.4 LTS 932bits). Ficou lento, mas está funcionando. O problema ocorre com o libreoffice, meu é a versão 4.2. Já instalei as extensões Vero, goGrOO e o dicionário de sinônimos mas não tem jeito, na barra inferior aparece o idioma português(brasileiro), mas não tem correção de crase, de concordância verbal, nada. Já tive as outras versões do ubuntu e do libreoffice, e todas funcionavam o corretor ortográfico e de sintaxe. O mesmo libreoffice no Windows faz tudo certinho. Penso que o problema está entre o ubuntu 14.4 e o libreoffice. me ajudem por favor.