O Ubuntu 10.04 perfeito

32 Comentários

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar programas, instalar updates, adicionar repositórios, são acções bastante comuns. Como forma de fazer essas mudanças de uma única vez, nada melhor que um script para personalizar o sistema operativo à nossa medida. Hoje apresentamos uma aplicação que tem como objectivo ajudar os utilizadores na personalização do sistema, após a sua instalação.

Ubuntu

Antes de passarmos ao script propriamente dito, apenas dar conta das ultimas novidades da distribuição Ubuntu Linux:

  • Anúncio por parte de Mark Shuttleworth da nova versão Ubuntu 10.10 que foi baptizada com o nome “Maverick Meerkat
  • Calendário da versão 10.10
    • Alpha 1 – 3 de Junho
    • Alpha 2 – 1 de Julho
    • Alpha 3 – 5 de Agosto
    • Alpha 4 – 2 de Setembro
    • Beta – 23 de Setembro
    • Release Candidate – 21 de Outubro
    • Ubuntu 10.10 – 28 de Outubro
  • Nova troca dos botões de controlo de janelas (fechar, minimizar e maximizar). Ainda não presente na versão beta 2 do Ubuntu.
  • Volta ao Google como motor de busca por omissão no browser que acompanha as distribuições.
  • Saída da versão beta 2 do Ubuntu 10.04 (download aqui)

A apenas 19 dias da chegada da versão final do Ubuntu 10.04, nada melhor que ter em mãos, as melhores ferramentas para personalizar de imediato o sistema operativo. Para tal efeito, apresentamos um script produzido por Alin Andrei, que tem as principais  características:

  • Interface gráfico, que permite ao utilizador interagir facilmente com as opções disponibilizadas (baseado no Zenity)
  • Inclui um repositório do Dropbox
  • Instalação de ferramentas de desenvolvimento
  • Adiciona o gnome-do
  • Adciona repositórios extra (Medibuntu, Getdeb, etc)
  • Instalação de codecs, e plugins (java, Flash) para os browsers
  • Instalação do GIMP
  • Instalação do VLC
  • Instalação do Thunderbird
  • Instalação do Chromium web browser
  • Instalação do google chrome
  • Instalação do Wine, MPlayer
  • Instalação do Pidgin IM
  • etc

Como instalar/correr?

O script não necessidade de nenhuma instalação especial. Apenas vamos instalar/actualizar o zenity pois a interface gráfica necessita do mesmo.

Passo 1 – Instalar pacote Zenity

sudo apt-get install zenity

Passo 2 – Fazer download do script

wget http://dl.dropbox.com/u/1113424/webupd8/ubuntu-10.04-script_v0.2

Passo 3 – Definir permissões de execução para o utilizador

chmod +x ubuntu-10.04-script_v0.2

Passo 4 – Correr o script

sudo ./ubuntu-10.04-script_v0.2

Agora basta seleccionar as acções pretendidas e carregar em OK.

Passo 1 – Tweaks, Fixes e repositóriosscript_Ubuntu_01

Passo 2 – Instalação de pacotes (software)

script_Ubuntu_02

Esta é sem duvida uma excelente aplicação, pois poupa-nos algum tempo na instalação de aplicações e personalização do sistema.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Reparei que numa das versões (não me lembro se é alpha ou beta 1) que os botões fechar, maximizar e minimizar tinham sido alterados para a esquerda… é possível voltar a coloca-los na direita?

    E já agora.. o que é um “Maverick Meerkat”?

    1. Avatar de luisousa

      Sim, podes traduzir como “Suricata Independente” ou “Suricata Rebelde”. =P

    2. Avatar de Bruno Filipe
      Bruno Filipe

      Quer dizer Suricata Dissidente
      Devo dizer que o nome está perfeito pois gosto muito do bichinho e quem sabe um pouco sobre ele sabe que eles vivem em comunidade e têm regras e hábitos que uma vez quebrados podem exclui-los do grupo.São animais muito inteligentes.

    3. Avatar de maurycio
      maurycio

      Este script pode colocar os botões à direita. Pode ser visto essa opção na screen: Passo 1 – Tweaks, Fixes e repositórios
      Cumprimentos

  2. Avatar de Ricardo Correia
    Ricardo Correia

    “Maverick Meerkat” é o nome do próximo ubuntu, o 10.10!

    Quanto a isso de colocar os botões na direita, sim é possível… sinceramente ainda não testei a beta do 10.04, apenas o vou instalar quando sair a versão final, mas segundo pessoas que já o instalaram isso é possível!

    1. Avatar de Bruno Filipe
      Bruno Filipe

      Com o ubuntu tweak podes por os botões onde quiseres na ordem que quiseres. é facilmente contornável.

  3. Avatar de kekes
    kekes

    Esta nova versão do Ubuntu está muito boa… Estou a usar agora a Beta 2 e tem muitos menos crahes que a versão 1 😉

    Anyway Pedro Pinto enviei-te uma coisa para o teu mail quando puderes dá uma vista de olhos 😉

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mas “crascha”?!?! 😛 lol… Só estou a brincar

  4. Avatar de Tony Silva

    Muito bom. Sou capaz de fazer um artigo disto no meu blog. Obrigado.

  5. Avatar de jpng81
    jpng81

    Pelo que estou a ver os botões vão ficar do lado esquerdo…. mas então para que é que serve o lado direito ???? ainda não aparece lá nada pelo que já li na net parece que vão aparecer novas opções para redes sociais do lado direito em vez do “fechar,minimiza e expandir”….

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Sou “Ubuntista” com muito gosto. Ando a utilizar os Alphas, etc e tal desde a segunda versão numa máquina velha. Aliás estou a usar agora e até ao momento tudo ok. Estou a gostar. Espero que isto seja uma lufada de ar fresco.

    Quanto ao post em si. É uma excelente ideia para manter algumas coisas por defeito. Há programas que nem quero ver na minha máquina mas mesmo assim é uma optima ideia experimentar.

  7. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    Muito Útil, Obrigado…

  8. Avatar de João Pinto

    Para ajustes pós instalação aconselho o Ubuntu Tweak: http://ubuntu-tweak.com/

    1. Avatar de Cosme Benito

      O Ubuntu Tweak parece imensamente melhor que esta aplicação.

  9. Avatar de jorjão
    jorjão

    Excelente script que depois tem interface gráfica que permite escolher o que instalar e não instala tudo por defeito.

  10. Avatar de Greenplastic
    Greenplastic

    Olhem lá rapaziada, ha possibilidade de instalar o Ubuntu Studio com o wubi ?

    Necessitava mesmo.

  11. Avatar de igama

    No inicio não achei piada nenhuma aos botões do lado esquerdo ( fechar, minimizar…) mas até percebo a ideia e em 2 dias apanhei logo o jeito :p

  12. Avatar de Amadorjp

    Bom script. Ajuda para quem gosta de configurar tudo num instante.

  13. Avatar de Glauco

    https://sourceforge.net/projects/ubuntu-perfeito/files/

    O script acima, é muito mais completo, e está quase se tornando “padrão” aqui no Brasil, é difícil alguém que instale o GNU/Linux e não utilize o script criado pelo Hamacker.

    Instala temas, incluindo o tema MAC/OS X, adicione dicionários ao OpenOffice, Instala repositórios do Google, programas de edição de vídeo, de legenda, e muito mais!
    Com certeza, bem mais completo que esse disponível aqui.

    Para maiores informações, viste: http://hamacker.wordpress.com/2010/02/26/ubuntu-perfeito-nova-atualizacao/

  14. Avatar de escriba666
    escriba666

    prefiro o velho e confiável Debian

  15. Avatar de HMartinho
    HMartinho

    curti a ideia do script, eu fiz (quase) tudo isso depois de instalar o ubuntu-tweak, permite a adição de uma catrefada de software e respectivos repos e permite o acesso de uma forma intuitiva a várias opções da interface gráfica, nomeadamente da recorrente questão da colocação à esquerda ou à direita dos botões.
    http://ubuntu-tweak.com/
    a ultima versão (0.5.3 creio) funciona na beta 2 do lucid.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hi Andrew,

      Congratulation for your blog. I see that you translate script to Ubuntu 10.04 Lucid Lynx.

      Nice work.

      Pedro Pinto

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Olha o pplware…. a gerar trafico o sufuciente no site do “SR” que criou o script para ele notar a nossa existencia 🙂
        Way to go 🙂

  16. Avatar de ANONIMO
    ANONIMO

    Grato. muito bom este post.

  17. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    A única razão para ainda não ter mudado definitivamente para o Linux, seja ele qual for. É o facto de não suportar Delphi, e não estou para instalar o VirtualBox só para correr a aplicação.

    Lazarus está fora de questão, pois ainda é muito verde e não serve para o que quero. Tenho pena de não puder mudar para Ubuntu 64bits.
    Todos os programas que uso no XP encontro no Ubuntu, mas sem Delphi, não mudo. E não estou para ter DualBoot só por causa de um programa.

    Se eles arranjarem o Lazarus óptimo! 🙂

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Dual boot????

      Virtual box e já está
      (eu ainda sou viciado no COREL DRAW (principalmente COREL TRACE)

      http://www.virtualbox.org

      1. Avatar de NazgulTuga
        NazgulTuga

        Pois, mas eu não quero ter virtualbox instalado só para usar um “simples” programa.

        Porque para isso, continuaria com o XP instalado. E como para o meu portátil, não existem drivers para windows de 64 bits, o ubunto era única solução para um melhor processamento.

        Mas, usar virtualbox, usaria-o apenas para umas 3 ou 4 aplicações.
        Será que valeria a pena?
        É que depois nem podia jogar CS, nem Unreal Tournament, ou usar o SubMagic, ou o FormatFactory, Foobar…
        Vendo a lista de aplicações, mais me valia ficar pelo windows… 🙂

  18. Avatar de bastard
    bastard

    Sendo que está perfeito, quer dizer que está concluído e nunca mais virá uma nova versão ? Perfeito… 😛