O Ubuntu 10.04 perfeito remasterizado

25 Comentários

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar programas, instalar updates, adicionar repositórios, são acções bastante comuns. Como forma de fazer essas mudanças de uma única vez, nada melhor que um script para personalizar o sistema operativo à nossa medida.

Hoje apresentamos um novo script que tem como objectivo automatizar a instalação/modificação de algumas aplicações no Ubuntu 10.04.

pink-ubuntu-wallpaper

O autor disponibilizou recentemente o pacote (ubuntuperfeito-lucid-10.04.10_all.deb) que permite executar facilmente o script  Ubuntu perfeito.

Ubuntu_perfeito_00

Algumas características (segundo o autor)

  • Todas as actualizações posteriores ao lançamento do Ubuntu até a data 06/08/2010.
  • Aplicação parcial do Ubuntu Perfeito, sim, parcial. Resolvi deixar de fora alguns itens que considero que nem todos venham a utilizar, por exemplo, o VirtualBox. Apesar disso, o script Ubuntu Perfeito já vem instalado com ele, assim poderá acrescentar novos recursos.
  • Firefox já vem personalizado. Não se preocupe, não é nada extravagante, apenas o que eu considero ser um firefox ideal.
  • Tema padrão alternativo, escolhi outro tema, este é mais conservador e mantém os botões de minimizar/maximizar do lado direito como em edições anteriores, apesar disso você é livre para voltar ao tema original usando o próprio gestor de temas do Ubuntu ou usando o Menu de Serviços do Ubuntu Perfeito que além de voltar ao tema original, também pode aplicar o conjunto de outros temas que acompanham essa edição.
  • Syslinux actualizado para a versão 4.01. O Syslinux é o boot loader, ou carregador de sistema do Linux, a versão que acompanha o Ubuntu (todas as versões) é desactualizada e consegue ser mais antiga do que a usada no Debian e isso atrapalha a criação de LiveCDs ou LiveUSBs com certos programas, incluindo o RemasterSYS e Parted Magic que ora é bootável num computador e ora não é bootável em outro.
  • Edição 32 e 64 bits,
  • Bug do RemasterSYS não exibir o Windows no menu de inicialização (Grub) foi resolvido.

Ubuntu_perfeito

Nota: Para quem quiser proceder a configuração do script, pode recorrer à página do autor onde encontra toda a informação necessária para configurar e descarregar as aplicações mais comuns de uma só vez (Página disponível aqui). Para quem estava a pensar instalar o Ubuntu, pode sempre aproveitar os .iso disponibilizados pelo autor para as versões de 32 e 64 bits.

Artigos relacionados

Licença: GNU/Linux
Download: ubuntuperfeito-lucid-10.04.10_all.deb [83,25 KB]
Download: Ubuntu Perfeito 10.08 (64 bits) [1,7 GB]
Homepage: Ubuntu-Perfeito

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Costa

    não sou fã destes scripts que instalam carradas de software..

    1. Avatar de scheldon
      scheldon

      concordo.

    2. Avatar de ROFLE
      ROFLE

      Instala “carradas” porque és tótó. Não sabes o que são checklists?

  2. Avatar de ren
    ren

    mas … a versao 32 bits tem 83.25 Kb e a de 64 bits tem 1.7 GB ???

    nao ha aqui algo estranho???? 🙂

    De resto … acho que experimentar !!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Ren
      Não, a versão de 32 bits (iso) não está de momento disponível. O que vês em cima, é um pacote que podes instalar num Ubuntu 10.04 normal (sem remasterização)

  3. Avatar de DCA
    DCA

    Prefiro ter algum trabalho do que instalar estas “coisas”.
    Nunca se sabe o que poderá estar no meio desta personalização. Mas isto sou eu, que só confia nas fontes oficiais…

    1. Avatar de s-k
      s-k

      Também sou da mesma opinião.

      Por acaso à uns tempos atrás dei uma olhada nesse script!
      É seguro, mas é preciso ter cuidado!
      A própria conta do autor no sourceforge pode ser “hackeada” e o script alterado.

      Em máquinas com informação mais sensível é sempre aconselhável utilizar repositórios oficiais. E repositórios de empresas credíveis que utilizam assinatura no seus pacotes. (Google, Virtualbox, etc…)

      No Windows a situação é pior. Existe milhares de utilitários gratuitos “freeware”, onde não se tem a mínima ideia do que está dentro do seu interior. E o problema é que hoje a versão x é segura. Mas amanhã já não se sabe.

      Podem até achar que isto é paranóia. Mas é assim que começa muitos problemas de segurança.

  4. Avatar de goncalves
    goncalves

    isto é como as porcarias das milhares de versões do windows. Windows 7 extreme, windows xp ferrari isto, windows vista casa-de-banho daquilo. Bah, eu agora faço um windows com os meus programas, e toda a gente tem que gramar a pastilha. era o k faltava. nada como instalar tudo puro, e trabalhá-lo á maneira de cada um. o mesmo se passa no ubuntu, mais vale fazer meia duzia de comandos, e ficam os programas á nossa maneira

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Desisti recentemente do Ubuntu 10.04 (o qual levei muitas horas para instalar codecs, programas e configurar), muito instável no sistema de arquivos: isto é, corrompia-se com facilidade e frequentemente inicializava com fsck, inclusive prejudicando o Windows 7 (original) que estava noutra partição.

    Nesta mesma máquina não tive este problema com o 8.04 e o 9.10, mas não voltarei a usar os antigos

    Embora este pacote seja interessante, não vai ser ele que vai me mudar de idéia, voltei para o Windows

    Linux… até um dia… 🙁

    1. Avatar de s-k
      s-k

      Mas o fsck só verifica a partição onde está o Linux. Se não me falha a memória, no Ubuntu o fsck verifica a partição a cada 30 “montagens”.

      Será que o seu disco não está “perto do fim”???

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Verdade.

        E eu uso o Ubuntu num dos meus PCs e não tem nenhum problema.

        Cá para mim é o HD que está a ir a vida.

        Mais rápido dá cabo o Windows do HD do que o Ubuntu.

        1. Avatar de brunobola
          brunobola

          LOLOLOLOLOL….. GRUB….. ERROR 15….

    2. Avatar de Jo§e
      Jo§e

      Experimenta o Linux Mint, vale a pena.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      lamento o sucedido, mas esse tipo de experiencias ja eu me fartei de ter no windows, desde bluescreens, o pc a não arrancar, a arrancar e depois fazer freezze e ter que o desligar,podia continuar com a lista mas acho que voces conhecem bem os efeitos colaterais do windows, e também eu por isso deixei de o usar.
      mas quando preciso la vou eu usar um xp.
      Algumas das vezes devido a discos outras devido ao facto de o windows crashar muito.
      Mas eu arranjei uma alternativa e ganhei anos de vida com esta escolha.
      Desejo-lhe uma melhor sorte para a proxima.

      cmps

    4. Avatar de Mekateca
      Mekateca

      Somos 2.

      Com o window 7… abandonei o Ubuntu por enqunato!

  6. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    mas trata-se de um script ou de um ubuntu remasterizado, é que a ideia de um script e muito mais a frente.

    cmps

  7. Avatar de Notliz

    A culpa é sempre do sistema, ou de um update quem sabe. O que acho é que se você tem problemas com o seu SO, há uma grande change desse problema ter sido causado por você. Mesmo que você ache que “saiba” o que está fazendo, como parece ser o caso da maioria aqui.

    Um conselho: leia bastante, garanto que seus problemas com SO iram tornar-se cada vez mais escassos.

    Todo SO tem suas virtudes e seus defeitos, parem de ficar criticando esse ou aquele, escolham os seus e os estudem.

    É muito simples!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      tenho que concordar neste aspecto, mas como estudar algo que está protegido e sem forma de adaptar correctamente?
      ja tive situações de ter que instalar o xp e so a 3 vez é que correu bem pois das outras desde bluescreens até ao facto de não arrumar as cabeças do disco antes de desligar.
      E não estava a fazer nada de errado, pois é sempre next next, ou quase sempre, porque aconteceria?..não sei mas acontecia!!
      com as cabeças do disco ja me aconteceu no ubuntu em versões por volta das 7.04,7.10, e acabava sempre por reeinstalar e resolvia.
      o facto de fazer uma formatação a serio também ajuda, mas…são coisas estranhas.
      A conclusão a que cheguei?…escolhi a mais facil…deve ser problema da maquina!!

      cmps

  8. Avatar de Notliz

    Errata

    Um conselho: leia bastante, garanto que seus problemas com SO “irão” tornar-se cada vez mais escassos.

    Cumps

  9. Avatar de Alessandro Duarte
    Alessandro Duarte

    No site tem dois ficheiros com 1.7 Gb

    ubuntuperfeito-10.08-i686.iso
    e
    ubuntuperfeito-10.08-amd64.iso

    o que é o i686??? Corresponde ao x86 (32bits)?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      32 bits.

      Obrigado pela divulgação, parece que o autor ja disponibilizou a versão de 32 bits.

  10. Avatar de CLODOALDOPS
    CLODOALDOPS

    Dica excelente p/ quem tá começando!
    Usei na versão 9.04.
    Agora que “aprendi” a instalar as coisas , não uso mais esse script.
    mas é excelente p/ novatos!

  11. Avatar de Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Tentei instalar aqui pelo virtual box e aparece uma tela de login pedindo senha!! E eu nem instalei ainda..kkk

  12. Avatar de nilson lana machado

    Qualquer Gnu?Linux Livre é melhor do que os Rwindows..!!