O seu PC não aguenta com o Windows 10? Instale o Puppy Linux 9.5 “FossaPup”

47 Comentários

O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.

Recentemente foi lançado o Puppy Linux 9.5 “FossaPup”. Vamos conhecer as novidades.

O seu PC não aguenta com o Windows 10? Instale o Puppy Linux 9.5 "FossaPup"


O Puppy Linux é uma distribuição que foi desenvolvida por Barry Kauler em 2003. Esta distribuição corre em qualquer máquina e traz já um conjunto de aplicações instaladas e ferramentas de gestão do próprio sistema.

Esta distribuição está disponível para máquinas com arquitetura de 32 bits e 64 bits e ocupa apenas 330 MB, incluindo:

  • Gestor de janelas JWM
  • Gestor de ficheiros ROX
  • Browser Palemoon
  • Claws como cliente de e-mail
  • MPV media player
  • Abiword como ferramenta de edição de texto
  • Gnumeric (um estilo de Excel)

O seu PC não aguenta com o Windows 10? Instale o Puppy Linux 9.5 "FossaPup"

Novidades do Puppy Linux 9.5 “FossaPup”

Esta nova versão destaca-se por ter como base o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa). Tal significa que os utilizadores terão suporte durante 5 anos e poderão obter software do repositório oficial do Ubuntu. Mas há mais destaques:

  • Kernel 5.4.53
  • Rox-Filer
  • Joe’s Window Manager (JWM)
  • Hexchat
  • Palemoon Browser
  • Media Players MPV, Deadbeef & Gogglesmm 
  • Claws Email.
  • Quickpet
  • Osmo
  • Abiword
  • Samba
  • e muito mais…ver aqui!

O seu PC não aguenta com o Windows 10? Instale o Puppy Linux 9.5 "FossaPup"

Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB pode usar a ferramenta Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos ao desempenho do sistema que de facto impressiona.

Puppy Linux

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fogo Ardente
    Fogo Ardente

    Espetacular. Daqui a nada isto vai ficar cheio com comentários dos funcionários da MS que acham que não 😉

  2. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    um dos melhores o.s. para maquinas fracas.

  3. Avatar de eu
    eu

    Puppy Linux deve ser fofo.
    O OS do PAN certamente 🙂

  4. Avatar de Rei David
    Rei David

    Que pc não aguenta o windows 10? Hoje em dia qq pessoa tem 16gb de ram, 512ssd e um i5 ou ryzen 3600 a preco da chuva.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      16??? Era bom era. Tenho 8 e já vou com muita sorte…

      1. Avatar de Rei David
        Rei David

        A ram esta barata….compra mais um stick de 8 por 35 euros e ficas com 16.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          E ter o dinheiro nem toda as pessoas são ricas 😛

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Agora é que disseste tudo. Eu neste momento prefiro gastar os 35€ no imposto de circulação da minha viatura…

            Sim porque não é uma placa de memoria que me transporta para o emprego até porque quem pouco ganha tem de tentar gerir o melhor possível os ganhos mensais…

          2. Avatar de Elsa
            Elsa

            Epa n tem 35 euros de lado? Sinceramente nao e a ram que esta cara, sao voces que tem de fazer melhores opcoes de vida! Todos os anos ponho de lado 4000 euros para gastar em tecnologia fora o resto para a poupanca, ha quem gaste isso em cafes e tabaco.

          3. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
            O Monstro Precisa de Amigos

            Se eu tivesse 4000 mil euros para gastar todos os anos em tecnologia não divulgava essa informação, guardava-a só para mim, sob pena de poder estar a ofender alguém sem querer. Há pessoas que realmente não têm noção… Conseguem tudo facilmente, uma palavrinha aqui, uma cunhazita ali, um emprego à maneira acolá, e depois pensam que isso é assim que funciona com toda a gente.

          4. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
            O Monstro Precisa de Amigos

            *4 mil euros

    2. Avatar de anonimo
      anonimo

      Mais um infeliz vivendo num mundo de fantasia. Alguns infelizes nascidos em família abastada vivem num mundinho idealizado por suas mentes pueris e fazem questão de manifestar sua infantilidade, tão somente para demonstrar que têm dinheiro.
      tsc, tsc, tsc. Só faltou falar que é dono de pc´s com teras de ram e petas de rom, com fontes que extraem energia diretamente do sol. Perdoem-me, mas não deu pra aguentar.

      1. Avatar de Shynkendo
        Shynkendo

        Estes são os tais que nascem de c* virado para o seu

        1. Avatar de Shynkendo
          Shynkendo

          … CÉU

    3. Avatar de JOel
      JOel

      eU NAO TENHO. USO UM COM 2 GIGAS E DO ANO DE 1999. Nem todos são ricos comol vc

  5. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Pela imagem parece que está a correr no ecran de um telemovel

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Se correr numa pen é capaz de ter algum interesse (cheguei a usar SLAX numa pen e era o máximo).

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Corre num pen e ser por experiência própria que chega a fazer quase tudo o que se faz num Linux dito normal.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Fixolas… 😀

  7. Avatar de Tomaz Turbano
    Tomaz Turbano

    o linux mais feio do mundo kkkkkk. Pelo menos um Xubuntu dava pra ter usado né

  8. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Todas as máquinas em funcionamento atualmente correm o Win10.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sério?? Olha que não…

      1. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Olha que sim.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          o meu não corre e mesmo que corre-se eu não deixava o Linux 😛

          1. Avatar de meh
            meh

            tu realmente pensas que o linux é seguro? low level programming…

          2. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Instaleihá dias o Zorin mais recente num segundo PC que tenho e devo dizer que me surpreendeu mas no meu PC principal é Windows 10 mesmo e não troco…

  9. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    O seu PC não aguenta com o Windows 10? Talvez esteja na hora de largar esse mono de 1995 e comprar um novo.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      O Cetelem (tal como outras empresas similares) ajuda… 😉

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Consumismo, preguiça, desperdício… Para quem não quer saber nada novo, não tem imaginação e se contenta em ser um robô consumista a mercê da obsolescência programada, o descarte de um equipamento em perfeitas condições de funcionamento pode ser algo banal e o uso de um sistema novo pode ser um desafio intelectual intransponível. Felizmente nem todas as pessoas são assim.

      1. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        Já percebemos que o equipamento mais recente que deves ter dever ser um Pentium 4 primeira geração…

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Não, o equipamento mais recente que eu tive foi um MSX 1.0 com um floppy disk de 5 1/4 de polegada, rodando MSX Dos e Turbo Pascal 3.
          Porque velho é o seu PC.
          http://www.retrocomputaria.com.br

    3. Avatar de Corveiras
      Corveiras

      Isso para ti que andas a nadar em dinheiro ganho pelos papas, quem tem família, filhos na escola renda para pagar, água luz e televisão, alimentação e medicamentos, tentas fazer com os ordenados de merda deste país, falas de barriga cheia

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    E optimo para instalar no magalhaes por exemplo, da sempre para fazer umas coisinhas e ainda da para instalar joguinhos como o super tux e afins para os mais novos, esta bastante completo.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Será que o Warzone 2100 correr nesse sistema operativo?

  11. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Já usei o Puppy Linux em aplicações específicas, onde não precisava de um sistema mais completo. É um bom sistema que vale a pena conhecer

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Linux sera sempre adaptavel em pcs mais antigos. Windows 10 em pcs antigos ? Aposto o meu salario contra o vosso (o dos ricacos ) lol

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Gnumeric (um estilo de Excel) … dá qie pensar pplware …. vcs continuam top LOL

    1. Avatar de Vítor M.

      Vá, eu ajudo https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnumeric repara que não é um Excel, não é idêntico ao Excel, não é similar… é “um estilo de Excel”. Claro, para bom entendedor 😉 não é preciso dizer mais nada, verdade? 😉

      Abraço.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        spreadsheet program para vcs é um estilo de Excel. Clap Clap

        1. Avatar de Vítor M.

          Agora só com desenhos. Não te consigo ajudar mais.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        pela mesma ideia .. o lotus 123 tb é um estilo de Excel ne? LOl

      3. Avatar de jack madruga
        jack madruga

        Para isso seria necessário ser pelo menos entendedor!! Ler uma boa parte dos comentários dá para ter pena de alguns cérebros, se é que o teem. Muitas vezes o status que se quer ostentar não condiz com o real.

        1. Avatar de Vítor M.

          O Pedro pode ter compreensão diferente e não perceber logo o ponho de vista. Por isso até deixei outras ajudas. Vamos ver.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            é isso. a minha compreensão diz-me que o Gnumeric é uma spreadsheet. para vc’s … é um estilo de Excel … tá tudo dito né? lol clap clap pplware o mais giro é a teimosia e insistência …

          2. Avatar de Vítor M.

            Pois, não é só para o pplware, aliás, deixei um link, mas posso arranjar mais uns quantos. Mas visto que só o Pedro não vê, não há motivo para perder tempo.

  14. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    Puppy Shittux