O PearOS Linux voltou! Faça já o download

42 Comentários

Em Janeiro de 2014 anunciamos aqui o fim de um dos projectos mais fantásticos do mundo Linux, o PearOS. Muito se especulou sobre o que realmente teria acontecia sendo que a informação mais convincente o facto desta distribuição ter sido adquirida por um gigante tecnológio…mas nada disso se confirmou.

Agora, passado mais de um ano e dez meses o PearOS Linux voltou!

pearos_02

O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se assemelhava muito à distribuição elementary OS era de oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.

Esta distribuição traz um conjunto de software já pré-instalado onde se destaca:

  • LibreOffice
  • Chromium
  • BleachBit
  • Spotify
  • Firefox
  • Gedit
  • Shotwell
  • Transmission
  • VLC

pearos_01

Segundo Rodrigo Marques, responsável pelo novo PearOS, esta distribuição não tem a mesma base das versões anteriores nem os programadores são os mesmos. No entanto esta nova versão tem a mesma qualidade, estabilidade e look and feel que era um ponto de referencia do “verdadeiro” PearOS.

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cc
    cc

    tem bom aspecto, pena é no site n haver mta informação sobre o que ele traz

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade. Também está a “renascer” agora.

      1. Avatar de Rodrigo Marques
        Rodrigo Marques

        Pedro ,

        É possivél testar a nova versão 15.04 , sobre o ubuntu vivid ? queria explicar na internet que esse projeto é para usuários , um desktop mais simples e prático.

        Marques

    2. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Claro que tem… Tipo, foi inspirado no OS X…

    3. Avatar de Savio Machado
      Savio Machado

      Opa! 🙂 quem ficou responsável por essa “nova distro” é Rodrigo Marques , que na verdade ele mesmo disse que é APENAS uma REMASTERIZAÇÃO do Ubuntu 14.04 com Themes By MacOS X ^^ pq ele gosta da aparência, apenas usou o remaster pra criar uma nova mídia de instalação e disponibilizou para os Amigos e afins! 🙂 Segue comentário do mesmo :

      “Obrigado pelo Artigo Dionatan,

      Essa distro foi feita para meu uso pessoal , em certo momento acabei publicando na internet para amigos , colegas e demais pessoas. Como podem ver eu deixei até o remaster instalado para que qualquer pessoa pegue e altere o sistema de acordo com suas necessidades.

      A idéia.

      Eu gostei muito da idéia de um linux com a praticidade e aparência do Mac , porém nem todo mundo tem condições financeiras para comprar um.

      Sistema.

      É um remaster sim e na minha visão existem vários sistemas assim na internet hoje em dia , e acho isso legal porque você tem como modular da sua forma. Exemplo: ( eu adoro a base do ubuntu e já não sou muito fã de sua aparêcia) , peguei e modifiquei de um jeito que me deixa bem confortavél .

      Obrigado a todos os comentários”

  2. Avatar de Rafael Paredes
    Rafael Paredes

    Pedro, esta distribuição é baseada em quê?!
    Vs. PinguyOS, que tem de melhor?

    1. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Debian Ubuntu .

      muito estável e de visual fantástico , muito semelhante ao OSX da Mac…..

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        OS X da Apple.

  3. Avatar de Mario Alberto
    Mario Alberto

    Rodrigo Marques adicionou uma imagem de um novo sistema operacional do computador de inspiração OS Pear no site da SourceForge DVD ISO Vivo, alegando que ele tem usado a coisa real até agora e que ele queria ter uma versão atualizada para seu uso pessoal.

    Então, ele tomou o conceito de distribuição Pear OS, um sistema operacional modificado Ubuntu 14.04.1 LTS (Trusty Tahr) com todos os tipos de temas desktop e ícone para fazer com que pareça um desktop Mac OS X, adicionou várias aplicações modernas, e publicou o resultado final sob o nome PearOS.

    Entre os aplicativos pré-instalados, podemos notar a suíte de escritório LibreOffice, navegador Chromium, BleachBit sistema mais limpo, Spotify cliente, navegador Mozilla Firefox, Gedit editor de texto, visualizador de Shotwell imagem e organizador, Transmissão torrente downloader, VLC Media Player, e vários dos aplicativos do GNOME Stack.

  4. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Ainda o tenho no portátil a funcionar, vou actualizar!

  5. Avatar de Alberto Vieira
    Alberto Vieira

    Quem é Rodrigo Marques? É português? Quem são os programadores? Quem trata da parte gráfica? pelo visto só estão usando o nome da distribuição “PearOS”. E baseado em que distribuição? se a maioria da equipa de desenvolvimento é portuguesa ou brasileira o “pplware” podia ajudar a criar uma distribuição sólida e de qualidade. pOS

    1. Avatar de CC
      CC

      acho que são brasileiros. pelo menos havia um link para um site .br

    2. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Baseado em Debian Ubuntu 14.04 . O ficheiro para download não especifica se é 32 ou 64 bits ……

  6. Avatar de david.pt
    david.pt

    Se usa Ubuntu é bom:)

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    eu vejo RED PEAR, não PearOS.

  8. Avatar de Nuno Açor
    Nuno Açor

    http://sourceforge.net/p/pearlinux/blog/
    Vejam isto. E ficamos a saber logo do que se trata.

  9. Avatar de Fabio Azevedo
    Fabio Azevedo

    E compatível com maioria dos programas usados em windows?

  10. Avatar de int3
    int3

    A empresa tinha sido vendida… só agora é que se manifestaram?

  11. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Talvez um artigo interessante seria uma comparação do PearOS com Elementary OS. E porque não com o verdadeiro Mac OS

  12. Avatar de Luís
    Luís

    Parece que é necessária mais informação ou então não porque o blog é claro… é um ubuntu “frutado” ao que parece…

  13. Avatar de eu
    eu

    Não vejo, sinceramente, grande diferença relativamente a outros Linuxes…

    Mais: Porque raio insistem no Gnome…?! Geez… E no bloatware! Primeira coisa após instalar PearOS: Uninstall 90% of software.

    É pena ver software promissor a descarrilar por autêntico desleixo dos seus criadores…

    1. Avatar de redefoca
      redefoca

      Não vejo alternativas no teu comentário. No fundo se fizer o que dizes fico sem nada porque não mostras alternativas.

      Em relação a este OS penso que o pplware cometeu o erro que muitos outros sites de não se informar corretamente. Pelos comentários parece que só tem a aparência do Mac osx.

      Li também pessoas que dizem aqui nos comentários não gostarem da aparencia do ubuntu. Para mim tem a melhor aparência. É claro que alterava algumas coisas mas no seu conjunto é o mais bonito dos ambientes verdadeiramente linux (sem imitações).

      Depois para quem vai mexer num mac nota algumas semelhanças que foi o meu caso.

  14. Avatar de Rodrigo Marques
    Rodrigo Marques

    Olá a todos ,
    primeiramente gostaria de agradecer a todos vocês e ao pplware pelo post e pelos comentários.

    Estou aqui para responder algumas perguntas a quais tenho visto , muitas dúvidas sobre o sistema e sobre a minha pessoa .

    Me chamo Rodrigo Marques , sou Brasileiro tenho 34 anos e sou Analista de sistemas no Rio de Janeiro.
    Fiz esse remaster para meu uso , já que minha opnião era que tinha grande deficiência boa parte das distribuições em suas interfaces para uso pessoal .
    Eu em minha casa usei o Pear OS durante muito tempo , adorava o seu estilo de interface e aparência , assim que acabou eu fui atualizando (Remaster) em cima do ubuntu para continuar a idéia de ter aquela aparência.
    Com isso tudo , eu vi pessoas próximas a mim que não gostavam de linux usando o remaster e utlilizam até hoje , como eu tinha amigos fora do meu estados resolvi por no Sourceforge para que os mesmo pegassem.
    Foi nesse momento que isso se expalhou. Gostaria muito de deixar aqui que o PearOS é apenas um nome , mais a idéia é livre , todas essas comunidades linux poderiam pegar essa idéia , criar e desenvolver em cima disso , o linux não nasceu assim?
    Eu não tenho desenvolvedores e nenhum tipo de ajuda , mais quem quiser ajudar a melhorar esse remaster , toda ajuda será bem vinda.

    Foi ai que tudo isso aconteceu ,

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Rodrigo,

      Muito Parabéns pelo projecto. Experimentei e gostei bastante. Tens todo o apoio do Pplware na divulgação.
      Um abraço de Portugal.

    2. Avatar de David
      David

      Ainda bem que está tudo esclarecido. Agradecia que explicassem na actualização do artigo o que é um remaster (já agora formas de o fazer) e se é ubuntu então actualiza como a versão baixada no site do ubuntu? Penso que são questões que precisam de ser esclarecidas e será ineressante abordar mais a área do “remaster” para aqueles que pensam fazer um layout diferente quem sabe aparecem mais 🙂

      Rodrigo publicas-te no pplware já todo o Portugal está informado. Obrigado.

      1. Avatar de Rodrigo Marques
        Rodrigo Marques

        Olá David , o remaster é praticamente um ubuntu com alterações , imagina que todo o sistema é o ubuntu com papéis de parede diferente , software , icones e algumas alterações que eu fiz. um exemplo .. o plugin do flash.

        Grande Abraço pra ti.

    3. Avatar de RJCA
      RJCA

      Funciona bem com “laptops” com chip SIS 671? Exceptuando PCLinuxOS mais nenhuma distro tem drivers originais para este este chip gráfico. Obrigado!

      1. Avatar de Isabel
        Isabel

        Tem sim! Chama-se Mageia. É a distro que tenho instalada num Fujitsu Esprimo v5535 que tem essa placa infame. Em alternativa, há também um hack para instalar os drivers da Mageia para essa placa noutras distros “ubuntu” 14.04 (ou baseadas). Procure no Google. Espero ter ajudado.

  15. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Boa Tarde Rodrigo,

    Já tive o prazer de experimentar este “relançamento” do PearOS e vejo com bom grado que estejam a pegar neste projecto.
    No entanto já me deparei com problemas de validação de passes, para instalação de outros sw, e para associação de outras contas.
    Onde posso ter acesso a mais info? Buglist, etc etc
    Cumprimentos

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pedro , no momento eu ainda estou fazendo o site , deseja me enviar por email ?

      1. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Sim claro, teria todo o gosto. Provavelmente é uma questão simples.

  16. Avatar de A.
    A.

    Vou experimentar… pessoal que sabe de programação não quer ajudar o Rodrigo, já que era muito bom que este projecto se credibilizasse…. Será que a equipa Caixa Mágica está por aqui ??

  17. Avatar de A.S.C.G
    A.S.C.G

    O Deepin OS é muito mais bonito e estável e agora já tem tradução para Português de Portugal embora pareça-me algo incompleta com alguns brasileirismos pelo meio, este Pear Linux é uma distribuição interessante que também é baseada em ubuntu mas que perde no aspecto funcional para o elementary OS e claro visualmente fica atrás do Deepin OS.

    1. Avatar de redefoca
      redefoca

      Este não é baseado em ubuntu. Como o autor explicou e se bem entendi é o ubuntu só que tem “papel de parede” do mac. Obrigado pelas sugestões. Também vou testar este do artigo já que é ubuntu interessa-me e está muito do bonito.

  18. Avatar de Rodrigo Marques
    Rodrigo Marques

    Vocês são incríveis , isso sim é uma comunidade que debate idéias com educação e dedicação , Portugal foi o país que mais apoiou e entendeu o real fundamento do projeto.

    Abraços!!

    Quem quiser ajudar a desenvolver esse visual da interface , estarei por aqui!

  19. Avatar de Lince
    Lince

    No link em baixo um projeto parecido, mas prefiro uma distro pronta a usar.
    http://www.noobslab.com/2015/05/mbuntu-y-macbuntu-transformation-pack.html

  20. Avatar de Mario
    Mario

    eu testei um outro que está no site , versão 15.. gostei do visual.

    1. Avatar de Rodrigo Marques
      Rodrigo Marques

      Oi Mario , poderia me dizer oque achou do sistema ? preciso de informações para continuar o trabalho.

      Abraços.

  21. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Obrigado, mas fico pelos meus Kubuntu / Pentoo

  22. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Boa tarde,
    Alguém me sabe Dizes se o download deste S.O e de 64 ou de 32.
    Obrigado