NOVIDADE: Raspberry Pi ganha ecrã de 7” touch que custa 45€

34 Comentários

O Raspberry PI é um projecto de sucesso nas mais diversas áreas. Este mini PC tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc etc.

Recentemente a Raspberry Pi Foundation lançou um novo componente para este equipamento. Vamos conhecer o ecrã de 7”.

rpi_01


Depois de ser anunciado há cerca de um ano, a fundação Raspberry PI lançou finalmente um ecrã de 7” que oferece uma resolução de 800×480 e que custa $60 (cerca de 45€ com conversão directa)..

Principais Características

  • 800×480 WXGA
  • 7 polegadas
  • Capacitive touch
  • Dimensões: 194mm x 110 mm x 20 mm
  • Consumo: 2,25 watts

rpi_00

 

Ecrã de 7” para Raspberry PI em acção

De acordo com a Fundação Raspberry PI, os drivers para suporte a este componente já foram incluídos na última actualização do Raspbian.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Com 7″ bem que poderia ser Full HD ou no minimo HD…
    Assim vai ter uma resolução mesmo ranhosa!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      é preciso poder de processamento e náo te custava 45€. Isto é um ecran para embebidos.

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        embebido ou embutido? 😀

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          em Portugal dizemos embebido.

          1. Avatar de Alexandre Josué
            Alexandre Josué

            completamente o oposto ahah

      2. Avatar de Paulo Pires
        Paulo Pires

        lol e o Raspberry Pi não tem poder de processamento para Full HD? No meu até vejo filmes me 3D Full HD sem um único problema.

        1. Avatar de Cristiano
          Cristiano

          O que sacas da net não conta!

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Ele fala do ecrã e não do RPi

    2. Avatar de Xico Fininho
      Xico Fininho

      Hugo, penso que o objetivo do tablet é servir de comando e ser barato, não é propriamente para ver filmes

      1. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        “tablet” ?

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Também desanimei ao ver a resolução.

  2. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Realmente..por este preço..com esta resolução compro um tablet bem melhor..porque sinceramente não vejo utilidade nisto..só se for por curiosidade e brincadeira..por que de resto…reforço..compro um tablet..
    Se isto tivesse sido lançado à uns anos atrás..

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Ora nem mais: a partir de 60/70€ ja se arranjam Tablets 1024×600 com specs superiores ao RPI 2, e por um pouco mais até com saída hdmi, e usam Android que tem uma variedade gigante de Apps incluindo office, etc.

      Eu honestamente exceptuando malta que goste de electrotecnia e quer fazer umas coisas com ele, o RPI perde interesse para o resto: até uma simples caixa/pen Android mais ou menos do mesmo preço tem specs superiores,muitas vezes comando, e o Android é de longe muito mais versátil e suportado.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Uma vantagem do RPi: muda-lhe o cartão e tens um computador com funções e configurações bastante distintas. Cada cartão SD / Micro SD pode equivaler a praticamente qualquer coisa.

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        O RPi tem HDMI…

    2. Avatar de Le Tufa
      Le Tufa

      para quem não percebe nada do assunto realmente pode não parecer nada de especial…

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Poder de processamento tem ele quanto basta, penso eu, dado que a saída hdmi oferece full hd.
    A possível necessidade de maior resolução não tem nada a ver com a visualização de filmes se é o que parece ser conveniente, mas sim a quantidade de informação que poderá ser mostrada sem a necessidade de andar a usar os varrimentos horizontais e verticais do mostrador que o software possa oferecer.
    Mesmo quanto ao preço acho demasiado alto tendo em conta que o fabrico deste tipo de materiais já não compensa a oferta para preços inflacionados. Mas pronto. Só compra quem pode.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      é o preço normal destes displays nos embebidos

  4. Avatar de Eurico Martins
    Eurico Martins

    Boa tarde sabe me dizer onde posso adquirir um para testes?

  5. Avatar de jafOsteS! :D
    jafOsteS! 😀

    Amazon prepara tablet de $50

    E estes querem vender apenas o ecrã por esse preço.

  6. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    acho que eles se preocuparam mais com o preço e com o consumo energetico.

  7. Avatar de Carlos antunes
    Carlos antunes

    Certamente que os responsáveis da Fundação Raspberry PI avaliaram todos os aspectos técnicos e económicos ao avançarem com este tipo de ecrã.
    Acho alguns comentários aqui colocados despropositados, falar por falar ….

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Não há aspectos técnicos: a potência gráfica do RPI chega (e sobra…) e o resto do trabalho é feito pelo controlador Touch do ecrã. Ao RPI só chegam os dados em forma de pontos/vectores, e se chips MUITO ultrapassados aguentavam bem 1280×800, o RPI passa com distinção.

      O aspecto é económico e querem ganhar muito dinheiro com ele. Um ecrã destes importado do fabricante chinês sai-te em quantidades de 1000 (que é o que faz este vendedor) praí a uns 6 ou 7 dólares…com transporte.

  8. Avatar de Telmo
    Telmo

    Acho uma boa aposta para quem quer usar para sistemas de controlo, bem ao jeito da domótica “caseira” e até mesmo sistemas embebidos.
    Cada vez mais as empresas apostam nestas plataformas devido ao baixo custo e consumos reduzidos.
    Em casa tenho dois e um deles está a servir de suporte a um mini sistema de domótica, isto pode ser um bom upgrade 🙂

  9. Avatar de Martins
    Martins

    E a alimentação será efectuada pelo RasPI? ou será uma alimentação autónoma?
    Tenho um ecrã de um portátil, que desmontei, a funcionar correctamente, necessito de uma fonte de alimentação e adaptador para VGA, alguém sabe onde consigo um a preço acessivel?

  10. Avatar de André Alves

    O raspberry pi não foi criado para ter o kodi
    Foi criado para robótica, automação, etc… Isso explica ter só 480p

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      +1

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Já o usaste com o Kodi? Ver filmes e séries 1080p sem um único soluço é o que acontece num RPi a correr como Media Center. Portanto isso *não* é explicação.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        +1 Openelec

  11. Avatar de Neopunk
    Neopunk

    No ebay encontram-se ecrãs de 9″ 1024*600 a este preço. Não sei qual a pancada da malta com o Raspberry, existem N alternativas bem melhores que esta.

    Como ando num projeto de montar uma Máquina Arcade, cheguei à conclusão que um MiniPC Intel ou USB Stick acabam por ser uma muito melhor resposta e além disso não tenho que andar a fazer Legos.