Nokuntu – Ligue o seu Nokia ao Ubuntu

10 Comentários

O “PC Suite” para Ubuntu

Nos dias de hoje existem aplicações para quase tudo e para quase todos os sistemas operativos. Para quem possui um telemóvel Nokia certamente já ouviu falar do Ovi Suite ou PC Suite que permitem realizar diversas  operações através do nosso computador com Windows como por exemplo sincronizar ficheiros, backup/restore de informação, ligar o computador à Internet através do telefones entre outras.

Para Ubuntu vamos conhecer o fantástico Nokuntu.

Nokuntu_000

O Nokuntu é uma aplicação ao estilo do PC Suite (que está disponível apenas para Windows) e que permite gerir de forma simples o nosso telemóvel Nokia a partir do nosso Ubuntu.

Nokuntu_01

Fonte imagem: Nokuntu

Principais funcionalidade do Nokuntu:

  • Backups de SMSs
  • Envio de SMS através do PC
  • Gestão de ficheiros do telemóvel (envio de ficheiros via Bluetooth, wireless, etc)
  • Permite a partilha da rede do PC via bluetooth
  • Sincronização com o Evolution
  • Permite usar o telefone como Webcam
  • Permite usar o telefone como modem
  • Funciona com o Gnome
  • Disponibiliza um interface bastante intuito, e em alguns aspectos bastante semelhante ao Windows Nokia PC Suite

Nokuntu_02Fonte imagem: Nokuntu

Como instalar o Nokuntu no Ubuntu?

Para instalar o Nokuntu no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:matiaspar/nokuntu
sudo apt-get update
sudo apt-get install nokuntusp

ou através do ficheiro .deb (aqui)

O Nokuntu é sem duvida uma boa noticia para os utilizadores do Debian/Ubuntu que possuam telefones/smartphones Nokia.

Licença: GPL

Sistemas Operativos: Linux/Ubuntu

Download: nokuntusp_0.5.1-1_all.deb [261KB]

Homepage: Nokuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Navyseal

    “O Nokuntu é uma aplicação ao estilo do PC Suite, que está disponível apenas para Windows, e que permite gerir de forma simples o nosso telemóvel Nokia a partir do nosso Ubuntu.”

    Nokuntu está disponível apenas para windows e que pode correr no Ubuntu? lol

    É o que se interpreta nessa frase.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Eu percebi… mas de facto poderia estar mais “lógica” a frase.

    2. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Exacto. Ao início achei que fosse gafe dado que no início referia que o Nokuntu era para linux, mas depois li uma segunda vez e fiquei a entender o que queriam dizer.

  2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Já devia ter saído à coisa de 5 anos atrás, e deveria ser a Nokia a cria-lo.

    1. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Nem mais. Tenho sobrevivido à base de ObexTool desde que migrei para linux.

      A Nokia tem terminais de bastante qualidade, mas em termos de atualizações do sistema operativo dos mesmos e respetivo software de conectividade tem um suporte extremamente deficiente.

  3. Avatar de João Reis
    João Reis

    Conhecem alguma suite destas mas para telemóveis Sony Ericsson???
    Se sim poderiam-me indicar? É que sempre que preciso tenho de ir ao M$ Windows e isso é mesmo muito chato…
    Cumps

  4. Avatar de Eduardo Silva

    “O Nokuntu é uma aplicação ao estilo do PC Suite, que está disponível apenas para Windows,”, sendo que a interpretação que fazemos é que o PCSuite é que é apenas para Windows. Nokuntu é para Ubuntu, ou seja Nokia + Ubuntu.

  5. Avatar de Franklin Frutuoso
    Franklin Frutuoso

    É com muita pena que verifico que hoje em dia GNU/Linux é quase sinónimo de Ubuntu. Porque é que o developer não desenvolveu uma aplicação para GNU/Linux ao invés de Ubuntu exclusivamente? Há mais vida para além do Ubuntu. Atenção que eu não estou a falar mal do Ubuntu, eu próprio já utilizei esta distribuição. Mas recentemente tenho vindo a ficar desiludido com as direcções e decisões que esta distribuição tem vindo a tomar. Desde que soube que a Unity vai ser a shell gráfica por defeito no 11.11 sem opção de alterar para a antiga, decidi definitivamente abandonar o Ubuntu e a Canonical. Além disso os releases de 6 em 6 meses começavam a irritar, o ter que instalar tudo novamente,etc… O Crunchbang ganhou um novo fã. Debian all the way

  6. Avatar de José Tavares
    José Tavares

    Essa aplicação não funciona no caixa Mágica? Pelo que li acho que não, mas não existe uma semelhante que funcione no Caixa Mágica?

  7. Avatar de James
    James

    Pena que não funciona.