Nginx Amplify: Estatísticas do seu servidor em menos de 1 minuto

3 Comentários

O Nginx é um servidor HTTP (Web) gratuito, open-source e com alto desempenho. O Nginx foi desenvolvido pelo programador russo Igor Sysoev em 2005 e tinha como principal objetivo ser um servidor estável, simples de configurar e que necessitasse de poucos recursos ao nível de hardware.

Hoje vamos ensinar a monitorizar o vosso servidor usando o serviço Amplify.


O Amplify é um conjunto de ferramentas que permitem monitorizar o Nginx. Com esta solução é possível avaliar o tempo de resposta do servidor, número de pedidos, utilização do CPU, erros, etc.

Como usar o Nginx Amplify

A primeira coisa que necessitam de fazer é criar uma conta aqui. Depois de criada a conta, o serviço disponibiliza os dados necessários para configurar do lado do servidor. Basicamente devem ligar-se ao servidor e fazer download do script que é apresentado no ponto 2.

Depois de tudo configurado, o nosso servidor passa a ser monitorizado por este serviço! Sim… São apenas necessários estes passos para termos o nosso servidor Web totalmente monitorizado e informação idêntica à apresentada nas seguintes imagens:

É verdade que este é um serviço que fora do controlo do administrador uma vez que é um SaaS (Software as a Service). No entanto, é uma solução rápida de implementar e que oferece uma apresentação bastante agradável. É possível configurar alertas e também proceder à análise de dados. Experimentem.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Borges
    Borges

    Boa. É alguém sabe se existe algo semelhante para Windows server ?

  2. Avatar de João Paulo Martins
    João Paulo Martins

    E ninguém se preocupou acerca da segurança disto? Um russo a fazer algo gratuito e ainda por cima a disponibilizar um SaaS sabe-se lá onde e com que finalidade, para monitorizar os nossos equipamentos? Anda tudo maluco ou já se confiam os nossos servidores a serviços que nem conhecemos de lado nenhum?