NethServer 7.7: Esqueça o Windows Server, esta distro tem tudo

22 Comentários

Ao contrário do que acontecia há uns anos, as empresas têm vindo a adotar cada vez mais sistemas baseados em Linux. Até a própria Microsoft, com o serviço de Cloud Azure é fã do Linux.

Como sabemos, o GNU/Linux é extremamente flexível e muito usado para a implementação dos mais diversos serviços de rede… não esquecendo o preço. Para quem procura uma distribuição com vários serviços de rede prontos a funcionar tem de experimentar a distro NethServer.

NethServer 7.7: Esqueça o Windows Server, esta distro tem tudo


Chama-se NethServer e é uma distribuição baseada no fantástico CentOS. Esta distribuição Linux é extremamente modular, uma vez que disponibiliza os mais diversos serviços de rede. MailServer, WebServer, Groupware, Firewall, Web Filter, IPS/IDS, VPN, DNS, DHCP são alguns deles… que precisa mais?

sta nova versão do NethServer pode substituir por completo uma máquina com Windows Server que esteja a funcionar como controlador de domínio.

NethServer 7.7: Esqueça o Windows Server, esta distro tem tudo

Para simplificar toda a configuração e administração de serviços, o NethServer oferece uma interface web muito bem organizada e fluída, facilitando todo o trabalho do administrador. De referir que esta distribuição não traz, por omissão, ambiente gráfico de trabalho.

NethServer 7.7: Esqueça o Windows Server, esta distro tem tudo

Novidades do NethServer 7.7

  • Cockpit
  • Nova interface e estatísticas para VPNs
  • Nova interface para a firewall
  • Nova interface para o fail2ban e Web Proxy
  • Novo dashboard para o servidor de ficheiros, incluindo estatísticas de diretórios partilhados
  • Webtop 5.7.3
  • Mattermost 5.15 e NextCloud 16.0.5
  • Novo sistema de relatórios
  • Nova forma de gerir os backups
  • entre outras novidades

NethServer 7.7: Esqueça o Windows Server, esta distro tem tudo

Se procuram uma distro Linux com vários serviços de rede prontos a funcionar, testem a distro NethServer. Num próximo tutorial iremos mostrar como podem experimentar esta distribuição. Estejam atentos ao Pplware.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    “Esta nova versão do NethServer pode substituir por completo uma máquina com Windows Server que esteja a funcionar como controlador de domínio.” – Estamos a comparar o AD com o quê mesmo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Com o AD 😀 (Nós sabemos que não há nada tão completo como o AD da Microsoft… mas há cenários em que também não precisamos de tudo).

      1. Avatar de Nelson Lopes
        Nelson Lopes

        A própria AD é um LDAP melhorado, portanto antigo no mundo UNIX e presente em LINUX.

        1. Avatar de ze
          ze

          Pois, melhorado é a palavra chave, experimenta usar qualquer LDAP ou mesmo novell e comparar com AD.
          Está léguas à frente da concorrência e estimo que nunca seja apanhado.

  2. Avatar de andre
    andre

    Em portugal 99,9% das empresas são PME as quais têm em média 2,63 funcionários, por isso esta distribuição (ou semelhantes) é mais do que suficiente para a esmagadora maioria das empresas portuguesas…

    1. Avatar de Jorge Pinto
      Jorge Pinto

      O problema é que a maioria das aplicações utilizadas nessas PME são desenvolvidas para Windows.

      1. Avatar de andre
        andre

        E o que é que isso tem a ver com o servidor?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Instala um SQL Server no Nethserver ;)… Conheço, prefiro Zentyal… Mas as PME usam Primaveras e Sages e PHCs com BD SQL o que faz que mesmo que as PME apostem em Windows Server 😉

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Quem disse? Não digas disparates. Ainda esta semana desenvolvemos uma API para um CRM e software de contabilidade para uma PME com mais de 1000 colaboraradores e tinham tudo a trabalhar em cima de Linux. Não fales do que não sabes.

        2. Avatar de Jorge Pinto
          Jorge Pinto

          As tais PMEs de 2,63 funcionários, utilizam os servidores para instalar os softwares de faturação, contabilidade entre outros, praticamente todos desenvolvidos para a ambiente Windows. Não têm necessidade, de um servidor para gerir uma rede. O router da operadora serve perfeitamente, para as necessidades. É posso falar com conhecimento de mais de 20 anos a trabalhar para muitas PMEs. Não inventei nada, nem fui procurar nenhum estudo para justificar o que digo. É conhecimentos no terreno de muitos anjinhos. Linux é muito bonito, mas depois…

          1. Avatar de Jorge Pinto
            Jorge Pinto

            *queria dizer aninhos é não anjinhos, penso que deu para perceber

          2. Avatar de andre
            andre

            Vocês sabem que existe o SQL Server para linux, certo?

          3. Avatar de andre2
            andre2

            Vocês sabem que existe o SQL Server para Linux, certo?

  3. Avatar de Flavius
    Flavius

    Nas escolas se usam distros ? Não…
    Então quem teria tempo hoje em dia….o tempo corre rápido…em aprender e depois implementar…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não usam porque não querem. Na escola onde trabalhava não queriam o linux na sala de tic, mas depois de o instalado em todas as máquinas não se queixaram. Quando saí, fizeram o contrato com uma empresa e… la se foi o linux pro galheiro.

      Portanto ter ou não ter linux nas escolas tem a ver com as direções das mesmas

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Pois, tem a ver com $$$$$…

  4. Avatar de Visco
    Visco

    Pedro Pinto… não sería mais ético dizer “NethServer 7.7 uma alternativa mais light para quem não precisa de todas as funcionalidades do WinSvr” ?? em vez desse título?

  5. Avatar de Paulo Nunes
    Paulo Nunes

    Para fazer um LAMP basta-me um CentOS8…

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Aqui na empresa somos cerca de 150 colaboradores e só usamos Nethserver. 80% dos computadores correm Linux. É raro o mês que não somos contactados por um comercial a tentar vender software da Microsoft. Todos os meses é sorteado entre nós quem é que o vai despachare. Fazemos apostas de quanto tempo ele demora a despachá-lo, com argumentos dos valores e dores de cabeça que poupamos em termos servidores e workstation Linus e não MS.

  7. Avatar de Lúcio Belom
    Lúcio Belom

    Gente, pelo amor de deus. Acordem… Nego falando do título isso e aquilo, todo mundo já sabe que ainda não há nada para competir com o servido do AD. Mas o cenário em boa parte das empresas é propício a alternativas, nethserver é uma delas, discurso inútil de vocês, no final todos sabem que o que vai definir a escolha é dinheiro, recurso financeiro de quem está contratando determinado serviços. Uma rede com windows, cals e tudo mais é extremamente caro, e as vezes inda tem que sem pensar em contrato, pensem um pouco, certos comentários é foda, apontem prós e contras, mas não demerecam o post. Claro, pode ser contrário, é muito válido pensar um pouquinho pra falar as coisas, sistemas existem pras gente pensar no melhor cenário pra cada um deles.