Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy

20 Comentários

Aceder à rede Tor é hoje uma tarefa bastante simples. Para isso basta que usem o Tor Browser, que inclui nativamente todas as configurações necessárias.

No entanto, quem pretender usar outros browsers pode sempre configurar um proxy na própria máquina. Saiba como podem instalar o Privoxy e configura-lo para aceder à rede anónima.

Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy


Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossa privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade..

Para este tutorial vamos usar o Linux Kali como distribuição Linux. Para instalar o Tor e o Privoxy devem usar o seguinte comando:

sudo apt-get install tor privoxy

Depois de instalado, devem ir à configuração do Privoxy em /etc/privoxy/config e inserir a seguinte linha:

forward-socks5 / 127.0.0.1:9050 .

Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy

O próximo passo é iniciar o serviço tor e o privoxy

sudo service tor start
sudo service privoxy start

Como testar usando o Firefox?

Usando o browser Firefox, vamos agora dar indicações que as comunicações fluem via Proxy. Para isso vamos às Definições do Firefox e depois Preferences.

Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy

Em seguida, em Network Proxy escolham a opção Manual proxy configuration e definam:

  • HTTP Proxy: 127.0.0.1 8181
  • Socks Host (v5): 127.0.0.1 9050

Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy

Salvem a configuração e testem se está tudo operacional. Para isso basta que abram o browser novamente e acedam ao endereço https://check.torproject.org/. O resultado deverá ser idêntico ao seguinte.

Esconda-se na Internet! Use a rede TOR e o Privoxy

Configurar o Privoxy para a rede Tor é relativamente simples. Este proxy tem outras funcionalidades bastante interessantes que podem ser analisadas e testadas através do ficheiro de configuração (/etc/privoxy/config). Se têm um Linux aí por perto, experimentem.

Leia também…

Como usar o Tor Browser para navegar escondido na Internet

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    E a velocidade de ligação não diminui drasticamente? E como fazer para para desinstalar, se as coisas derem para o torto?

    1. Avatar de Rasta
      Rasta

      Derem para o torto como assim? Se fores apanhado a ver pornografia ilegal ou outras coisas ilegais?

      1. Avatar de digo eu
        digo eu

        Acho que o que ele quer dizer é se o browser ficar “sentado” ou quebrar uma data de sites. Se estiveres no Linux, para desinstalar só tem de ir a gestor de programas, escrever “privoxy” e quando aparecer, teclar em “remover” – e claro nas preference do browser desactivar a proxy para sock5. No Windows é desisnstalar como qualquer outro programa

  2. Avatar de SaitaM
    SaitaM

    Boas Tardes!

    Uma explicação de como usar no windows é que era.

    1. Avatar de Hugo Cunha
      Hugo Cunha

      Tor Browser

      1. Avatar de SaitaM
        SaitaM

        Isso também já eu sabia!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, é a forma mais simples e rápida

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    É possível instalar num raspberry e depois configurar um browser noutro PC para utilizar o raspberry como proxy?

  4. Avatar de Rui
    Rui

    A navegação fica encriptada ?

    1. Avatar de SnowdenCousin
      SnowdenCousin

      Se usares uma vpn como cryptostorm.is eles tem activado TOR+VPN, não precisas de preocupar se podes usar TOR ou não com outro aplicativo.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        fiquei a perceber o mesmo

  5. Avatar de Damned United
    Damned United

    E que fazer quando o sistema responde “o browser esta ligado a um servidor proxy que está a recusar ligações”? Ou melhor, porque aparece sucessivamente esta msg? falha no privoxy, falha na configuração, falha em …?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de validar a configuração. Os serviços estão em execução?

      1. Avatar de Damned United
        Damned United

        segundo o sudo service tor/privoxy status, o tor está “active (exited)” e o privoxy “active (running) para HTTP. será necessario mais alguma coisa tipo colocar a proxy também para ligações SSL?

      2. Avatar de Damned United
        Damned United

        Acho que percebi onde está o problema: não pode estar activada a opção “Activar DNS por HTTPS” que aqui o Pplware aconselhou activar para uma navegação “normal”. Desativei e agora funciona bem

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Pode não ser para o comum dos mortais, mas é uma configuração muito mais interessante ter o cliente Tor em execução num router com capacidade para tal (com OpenWrt, 8 MiB de flash e 128 MiB de RAM são suficientes), funcionando como proxy transparente numa rede wi-fi isolada (e/ou numa VLAN separada, para máquinas ligadas por cabo).

  7. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Oi… “configurar-lo”???!!!
    Ohh PP, isso é de alguma revisão do Aborto Ortográfico?

  8. Avatar de Nome
    Nome

    É má ideia navegar na internet através da rede Tor sem usar o Tor Browser, navegador que oferece muitas mais proteções para além de mudar o endereço IP…