Nas4Free: A sua NAS doméstica a custo zero

56 Comentários

Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GBs, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, ter o seu próprio serviço.

Uma das mais populares soluções nesta área é o FreeNAS que já apresentámos aqui. Hoje damos a conhecer o projecto open-source Nas4Free.

Nas4Free_00

O projecto Nas4Free tem com principal objectivo criar uma NAS (Network-Attached Storage) com todos os serviços que o utilizador necessita. Assim como o  FreeNAS, o Nas4Free é uma excelente opção para quem pretender, por exemplo, montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros.

O interface é WebBased e bastante amigável.

Nas4Free_01

O Nas4Free possui algumas funcionalidades para streaming de vídeo e também vários serviços para partilha de informação, como por exemplo CIFS, FTP, SSH, etc.

Nas4Free_02

Principais funcionalidades:
  • Gestão de discos e volumes
  • Vários protocolos suportados
    • SMB/CIFS (Samba)
    • AFP (Netatalk)
    • NFS
    • FTP (ProFTPD
    • TFTP (tftp-hpa)
    • RSYNC (client/server)
    • Unison
    • SCP (SSH)
    • iSCSI target
  • Várias ferramentas de monitorização:
    • S.M.A.R.T (smartmontools)
    • E-mail alert
    • SNMP
    • Syslog
    • UPS (NUT)

O Nas4Free pode ser instalado em qualquer máquina podendo, assim, dar uso ao seu antigo computador que está encostado lá por casa.

De referir que o computador com o Nas4Free não necessita de teclado nem de monitor, uma vez que tudo é controlado remotamente via browser. O importante é mesmo ter discos rígidos com grandes capacidades de armazenamento.

Tem algumas NAS privada?

Licença: BSD
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Nas4Free

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas,

    Como funciona a nivel de rede? ou seja, que necessidades tem a nivel de configuração??

  2. Avatar de AVA
    AVA

    isto e mesmo para que pessoal, e que eu não percebo ainda muito sobre o assunto.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Basicamente o NAS é um dispositivo de armazenamento extra, imagina como se de um disco externo se tratasse, mas com muitas mais funcionalidades e controlo de utilizadores.

      1. Avatar de David
        David

        Bem explicado! E agora qual a diferença de um NAS e uma nuvem?

        1. Avatar de Luis lucco
          Luis lucco

          NAS é uma nuvem privada na qual todo controle fica em suas mãos

  3. Avatar de int3
    int3

    Em Portugal certeza que não é custo zero. se tivermos a gastar 100w 24/7 isso faz com que seja 2.4kWh por dia, em 1 mês dá 2.4×30=72kWh. Fazemos 0,17cent cada kWh isso dá 12€ por mês em energia. Quem pagar 2 em 2 meses dá 24€ por fatura a mais. Se o normal é pagarmos, deixa ver uma pessoa normal: 70€ isso vai aumentar-lhe para 94€, quase 100€.
    O custo “zero” é sarcasmo…

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a brincar verdade? Ou então não percebeste o significado de “gratuito” quando aplicado ao NAS!!!

      1. Avatar de int3
        int3

        só estava a dizer que nada é a custo zero. nem que me dessem um servidor de cloud. a gastar uns 400W não aceitava de certeza.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ó meu caro… nessa perspectiva… nada nesta vida é “de borla” 😉

          1. Avatar de Ruca
            Ruca

            Um computador velho com uma fonte de 400W ou 500W a 24/7 não é preciso fazer muitas contas para perceber que no final do mês fica logo a doer. No entanto concordo com o Cris, é melhor optar por produtos NAS dedicados ou discos como o My Cloud da WD ou o Central da Seagate

          2. Avatar de int3 - second mail
            int3 – second mail

            Sim, mas em termos de eficiência, sempre temos um raspberry pi 😀
            É isso que se tem de estudar, o tal “vale a pena?” ou “qual é a melhor opção?”. Simplesmente critiquei por causa disso. Se fosse um raspberry pi, o custo zero tolerava-se. Agora um PC velho, não tem eficiência nenhuma energética, gasta energia, as fontes não controlam bem a energia para servir 24/7 porque tu pagas a energia que injetas ao contrário (não te sei explicar o que é). Tudo conta 🙂

        2. Avatar de Miguel Neto
          Miguel Neto

          Meu caro, Experimenta usar algo como o raspberry ou equivalente, e diz-me quanto gastas ao final do mês.

          1. Avatar de Ruca
            Ruca

            Raspberry é porreiro, dá para fazer uns bons projectos e brincadeiras interessantes, mas para usar como servidor centralizado “bittorrent sync e owncloud”, it just don´t cut it

          2. Avatar de int3 - second mail
            int3 – second mail

            Eu tenho um raspb 😉 deve gastar uns 10W ? Até agora tenho sempre ligado e não notei diferenças na conta da luz Miguel Neto

          3. Avatar de VP
            VP

            Um raspberrypi consume 3.5W mais um disco externo a consumir 6W dá um custo mensal de 0.96€.
            Tendo em conta que o disco desliga-se quando não está a ser usado o custo na realidade vai ser menor.
            Obviamente que ainda temos de incluir o consumo do router, switch, ups….etc.

            Não deixa de ser espantoso este pequeno aparelho.

            Tenho um a trabalhar à um ano a fazer de media server, nas e torrents. 5 estrelas.

          4. Avatar de Luis
            Luis

            O problema de usar estes PC’s velhos com um destes SO’s, é mesmo o consumo de electricidade que faz com que o custo zero, ao fim de 1 ou 2 anos se torne mais caro que um NAS comprado novo e com N funionalidades que provavelmente este sistema não tem.

            Quanto ao Rasp, acho que é uma alternativa muito mais barata, embora haja sempre o investimento de 50/60€ no equipamento, + discos.

            Um NAS da synology (como exemplo) custam 150€/200€ + discos, mas depois tem um SO próprio com muitas funcionalidades, apps para iOS, Android, WP.

            O porreiro disto é haver escolha, mas na minha opinião usar um PC antigo como NAS é gastar dinheiro à toa.

        3. Avatar de An
          An

          tu na tua vida se um dia montares uma empresa ela nao pode ter custos absolutamente nenhuns, looool, por amor de deus!!!

        4. Avatar de David
          David

          Tens razão em fazer essas contas. Mas pode ser mais barato comparando o serviço profissional. Pelo menos o NAS conseguimos (software) gratuito é menos um custo, concordas? A segurança também pode ser um outro fator em ter em conta. Depois o futuro será sempre a energia solar e eólica. Vamos ter esperança.

      2. Avatar de Joao Campos
        Joao Campos

        Também concordo com o int3, o “custo zero” aqui não se pode aplicar.

        1. Avatar de Carlos C.
          Carlos C.

          pessoal, claro que o “custo zero” tem a ver com despesas de hardware, usando a maquina encostada sem uso, caso contrário teriam de comprar hardware, desse ponto de vista as “chamadas gratuitas” das operadoras também envolvem a compra do telemóvel, o carregamento da bateria, etc, percebo o vosso ponto de vista, mas para bom entendedor meia palavra basta, não queriam um título “Nas4Free: A sua NAS doméstica a custo zero excepto a electricidade”

    2. Avatar de Cris.
      Cris.

      Concordo, por isso optei por 1 NAS Synology que consome 24W. Na minha opinião recuperar um velho PC para NAS é um erro.

      1. Avatar de Ruca
        Ruca

        Olá Cris, estive a ver os produtos synology e são bastante interessantes. Já agora que modelo compraste? E que velocidades atinge em wireless?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Em WiFi depende da placa. O melhor é usar Lan que é gigabit, e aí tens as velocidades de disco no site da synology.

          1. Avatar de Ruca
            Ruca

            Eu ja tive um My Cloud da WD, mas devolvi-o pois mesmo ligado por lan ao router da meo na porta de gigabit tinha velocidades de 12mb/s. Mas o meu problema é que só uso o portátil…

      2. Avatar de Eleck
        Eleck

        Boas estive a ver os modelos desses gajos e te digo caro para o que faz, dizes que consome 24w mas também só levam 2 discos rigidos para levarem mais o preço começa a ser um disparate, mesmo com o preço da electrecidade assim como disse o int3 precisas de 5 anos para fazer o valor de uma nas destes gajos, porque convenhamos ninguem tem aí discos de 10 teras para a mao para colocar apenas dois discos, eu pessoalmente tenho cerca de 7 teras em discos mas tenho discos de 500 gigas la pelo meio isso nao serve

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Construir um NAS desta forma é o mesmo que usar uma lâmpada incandescente que está na arrumação em vez de investir em LED’s 😀

    4. Avatar de J
      J

      Eu também concordo com o Int3.

      O consumo de energia é algo a ter em conta quando se equaciona ter uma NAS. Os equipamentos específicos para o efeito costumam ter isso em conta, pois são equipamentos que são desenhados para estarem muitas horas ligadas (senão mesmo 24/7).

  4. Avatar de Joao Henriques
    Joao Henriques

    uma pergunta rapida, ainda que pouco relacionada com o nas4free: um nas funciona com os routers vodafone/meo/etc ou terá que existir um router autónomo?

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    o lixado disto é configurar o sistema. ja instalei o Freenas e estava a dar e derepente deixava de dar sem eu perceber porque….

    1. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Eu tb usei freenas em tempos..a configuração é simples..quando funciona…e qd berra…berra mesmo..

      Experimentei este nas4free e olha, 6 estrelas 🙂
      Super simples de configurar e…FUNCIONA!!!

  6. Avatar de Andre Alves
    Andre Alves

    Boa tarde,

    Apos analise ao artigo, é claro que o nas4free é uma versão semelhante a outras tantas disponíveis na Internet.
    freenas, openmediavault, etc

    Em resposta ao int3, ao dizer que com custo 0, é comparando para marcas como a Qnap que tem as mesmas soluções e o seu respetivo software a preços astronómicos quando comparando com estes SW livres.

    Claro que a Qnap tem Hardware mais compacto, mas nos dias de hoje também o podemos fazer com a escolha certa.

    Um Sw muito bom destes que tenho usado e com uma interface mais amigável que os restantes é mesmo o openmediavault.

    É possível configurar os mesmos serviços mencionados e outros mais.

    Em resposta ao João Henriques, estes Sw funcionam em qualquer rede e com qualquer router.

    Uma certeza tenho, um pc com openmediavault é 4x mais rápido que uma Qnap com sistema de raid 0.

    Mais barato e mais efiquaz estes SW para uso domestico ou mesmo empresarial!

    1. Avatar de Joao Henriques
      Joao Henriques

      obrigado!

    2. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      +1 openmediavault 😉

  7. Avatar de PaivaX
    PaivaX

    É Uma boa solução, mas quem tem ou já utilizou um sistema da QNAP, nunca mais quer outra coisa.
    Vejam no youtube NAS QNAP e deliciem-se…
    Tenho ha algum tempo, e é TOP.

    É claro que não é para todos os bolsos…

    1. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      Para os bolsos mais vazios, openmediavault.
      QNAP é bom.

    2. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Os Synology são melhores.

    3. Avatar de Andre Alves
      Andre Alves

      Boa tarde PaivaX,

      Posso dizer que já usei e continua a usar sistema Qnap, e posso dizer que troquei!

      A qnap é muito boa a nível de SW e com muitas opções, mas apresenta uma pequeno problema na transferência de ficheiros.
      é muito lenta 🙁 ( cerca de 34 / 45 megabits/s contra os 130mb/s de uma openmediavault com V4.

      Posso dizer que tive a fazer testes e foram estes os resultados com discos em sistema raid 0 e 1.

      Se o tempo me premitir, vou deixar um tutorial a configurar uma Qnap e uma openmeidavault e respectivos testes!

  8. Avatar de Android
    Android

    O meu Nas é um Hp Microserver Nl40 com 8 Gigas e 4 discos de 2 terabytes.

    1. Avatar de dC
      dC

      tenho também um HP MicroServer proliant n36l com freeNAS! e não tenho queixas!!
      4x2TB em raid-z1
      Comparativo deste com o FreeNAS? grandes diferenças?
      o sistema de ficheiros é o mesmo certo? devo poder então criar uma boot USB com o NAS4Free e importar o volume do FreeNAS não?

      1. Avatar de dC
        dC

        também trabalho com um QNAP 🙂 TS-412

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    http://xpenology.com/forum/

    ate a pouco usava o UNRAID agora mudei para Hp Micro server
    com DSM 🙂

  10. Avatar de Rui Nogueira
    Rui Nogueira

    Boa noite,
    gostaria que tivessem feito um comparativo entre as potencialidades do freeNAS e as soluções comerciais (Synology, QNAP e Western Digital). Embora não se trate de uma comparação justa, nem ponto comparativo relativamente ao hardware devido à sua diversidade, acho que seria interessante avaliar as funcionalidades na óptica do utilizador: APP’s para dispositivos moveis, aplicações suportadas (transmission, XMBC, PLex, MySql, subversions, etc), compatibilidade com por exemplo o chromecast, disponibilidade de conteúdos na internet, ligação a uma TV através de HDMI, etc. Sem esquecer a dificuldade de instalação configuração, e tempo de manutenção.

  11. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Boas pessoal é possivel depois instalar um plex no servidor para ver os conteudos nos meus devices?!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      claro que podes alias aconcelho a instalar o XBMC nos dispositivos e que existem por ai uns plugins k fazem coisas bem giras eh eh

  12. Avatar de Seemog
    Seemog

    Uso nas4free desde que surgiu (antes era freeNas, depois separaram-se) e só tenho bem a dizer.
    Em relação ao consumo eléctrico, tenho-o instalafo num Hp microserver (outra pequena maravilha) e com 2x3Tb WD Red, nem 20watts gasta.
    Aconselho vivamente

    1. Avatar de Luis
      Luis

      E quanto é que custa um desses hp’s? qual é o modelo? qual é a fonte de alimentação?

  13. Avatar de Redin

    Não condeno de forma alguma iniciativas deste tipo e até já tive uma “paixoneta” por estes brinquedos, mas houve duas coisas que me fizeram voltar atras e lá tive de regressar ao velhinho windows server.
    Foi justamente o sistema operativo que nao pesco nada de sistemas diferentes ao windows e outra que me assustou muito mais.
    O tipo de sistemas tal como a synology usam raid numa controladora propria e como tal, uma avaria nessa controladora vai obrigar a comprar um sistema igual para que os discos voltem a poder serem usados.
    O freeNas ou mesmo o nas4free penso que podem usar um raid por software e nesse sentido, qualquer avaria nos mesmos termos, os discos podem ser lidos voltando a usar mesmo versoes diferentes.
    Apesar de um Raid 1 com controladora própria ser espelhado, não são legíveis por um vulgar sistema porq

    1. Avatar de Redin

      Opps, dei Enter sem querer e além de não ter completado o raciocínio, os erros foram juntos…
      🙁

      1. Avatar de Redin

        Agradeço que o moderador apague este comment e os meus anteriores ligado a este. Obrigado.

  14. Avatar de Redin

    Não condeno de forma alguma iniciativas deste tipo e até já tive uma “paixoneta” por estes brinquedos, mas houve duas coisas que me fizeram voltar atrás e lá tive de regressar ao velhinho windows server.
    Foi justamente o sistema operativo que não pesco nada de sistemas diferentes ao windows e outra que me assustou muito mais, foi o tipo de sistemas tal como a Synology que usam Raid numa controladora própria e como tal, uma avaria nessa controladora vai obrigar a comprar um sistema igual para que os discos voltem a poder serem usados.
    O freeNas ou mesmo o Nas4free penso que podem usar um Raid por software e nesse sentido, qualquer avaria nos mesmos termos, os discos podem ser lidos voltando a usar mesmo versões diferentes.
    Apesar de um Raid 1 com controladora própria ser espelhado, não são legíveis por um vulgar sistema porque a matriz criada para o efeito não pode ser lida como disco externo e destacado.
    Se eu estiver enganado, que me corrigiam por favor. Obrigado.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      http://xpenology.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=3052

      ve bem neste forum e ja vez que td e possivel

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    Viva, o que difere em termos deste para o FreeNas? O FreeNas não faz o mesmo?

    1. Avatar de Andre Alves
      Andre Alves

      O freenas nem sempre é compatível com muitas das placas de rede que vem na Mb, e gera problemas de velocidade.

      ate hoje o openmediavault foi o melhor em termos de velocidade de leitura e escrita

  16. Avatar de Deus
    Deus

    Para já isso ainda é muito caro para mim 😀
    Mas sabem se dá para configurar dois discos que temos no nosso pc (não o que tem o SO) em raid1?

  17. Avatar de Julio
    Julio

    Boas.
    Montei o Nas4free 9…
    Uso na intranet com programas em VB6, openofice, etc. que corro a partir de pc´s da rede.
    O Nas4free está ligado ao router.
    Gostaria de fazer o mesmo a partir de casa.
    Podem dar uma dicas, como ligar da mesma forma a partir da internet.
    Obrigado
    Júlio