Não gosta do Windows 10? Instale o Ubuntu 15.10 Wily Werewolf

121 Comentários

Ontem a Canonical lançou mais uma versão do Ubuntu. Ao contrário de outros tempos, as expectativas eram poucas e esta nova versão 15.10 não traz alterações significativas.

Segundo a nossa tradição, hoje mostramos os passos principais para instalar esta nova versão do Ubuntu 15.10 Wily Werewolf.

ub_12


Com mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo.

Download Ubuntu 15.10 Wily Werewolf

O Ubuntu 15.10 está disponível nas versões: desktop e server.

Preparação da Máquina Virtual

Para a instalação do Ubuntu 15.10 Wily Werewolf recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criou-se um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM – 2048 MB
  • Disco: 20 GB

Além disso foi também activada a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display (Esta opção é importante para que o Unity tenho uma performance melhorada).

virtualbox

PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Passo 1 – Escolher a opção “Instalar o Ubuntu”

ub_00

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

ub_02

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

ub_03

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

ub_04

Passo 5 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

ub_05

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

ub_06

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

ub_08

Depois de instalado é só reiniciar.

ub_09

Depois de reiniciar , basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 6.

ub_10

Agora é só usar e explorar!

ub_11

Partilhar:
Tags:

Comentários

121

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    ….ou então compre um Mac. Fica mais bem servido.

    1. Avatar de Jay
      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Anedota?

        1. Avatar de RA
          RA

          o que?! testar um sistema operativo linux???
          nao nao! siga antes COMPRAR um portatil/desktop da apple!!!! que fica muito mais em conta! 🙂

          quer fazer pao em casa? BOTA COMPRAR ANTES UMA PADARIA!

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            “Bota”, esse vocábulo não existe no dicionário, que eu saiba.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Bem servido com um mac? Só se tiver batatas fritas, mas passado uns tempos fico com fome novamente.

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Quem desdenha quer comprar.

        1. Avatar de rui
          rui

          Resposta típica de um puto que não tem mais nada que dizer. Ou então de uma pessoa com um QI muito baixo, e se virmos bem, a maioria dos defensores da Apple que vem aqui comentar alguém que não queira nada da marca tem exactamente essa mesma resposta. Isto quer dizer alguma coisa, acho eu. 🙂

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Se calhar às vezes as pessoas deveriam olhar-se mais vezes aos espelhos antes de criticar algo da outra… Tu deves ter o quê? 12° ano feito? Enquanto eu ando a tirar um mestrado integrado… Agora pensa.

    3. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Sim compra um mac e tira o El Crapitan e instala o Ubuntu 15.10 Wily Werewolf

      1. Avatar de yaclicka
        yaclicka

        Adorei. 100% 🙂

    4. Avatar de Assacrica
      Assacrica

      Só se for pelo hardware e mesmo assim ja existem várias alternativas mais baratas, de resto não se aproveita grande coisa.

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Parabéns! Sabes ver-te ao espelho.

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Esqueçam este, este comentário era para responder ao David.pt

      2. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Vê-se mesmo que nunca tiveste um.

    5. Avatar de david.pt
      david.pt

      Isto é daqueles comentários idiotas…

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Parabéns! Sabes ver-te ao espelho.

    6. Avatar de zeze camarinha
      zeze camarinha

      Não é “mais bem servido”.

      O correcto é “mais melhor bem servido”.

    7. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Já fiz… E tens razão 🙂 .

    8. Avatar de andre
      andre

      tenho um… não concordo. Em termos de produtividade, o windows continua a ser melhor. E não me venham dizer que o OS X é mais estável porque não é.

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        A nível de produtividade o Windows é melhor?! Mas isso é ironia ou…?

  2. Avatar de Jose M
    Jose M

    e adeus jogos, e adeus office e adeus qualquer programa que a minha empresa usa

    1. Avatar de Realista
      Realista

      adeus compatibilidade com hardware.

      1. Avatar de pentestbox
        pentestbox

        Estamos em 2015 amigo, não em 1990

        1. Avatar de César
          César

          Tive de reinstalar o linux Mint umas 10 vezes até conseguir por tudo a funcionar de vez. Pessoalmente, eu gostei de fazer isso, mas duvido que pessoas que usam o pc para o word queiram fazer isso

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Gostei dessa definição! 🙂 Mas quem usa o pc para o word terá capacidade para distinguir o S.O. que utiliza?

          2. Avatar de Mota
            Mota

            usar o pc para o word? para isso ipad + keyboard, mais pequeno, mais bateria, mto mais barato que um pc.

          3. Avatar de Artur
            Artur

            Tens um Surface 3 que e já um pc e tem a portabilidade do ipad com teclado, tem caneta, e rigorosamente igual a um desktop… Advinha porque? Tem o Windows

          4. Avatar de Marco
            Marco

            tipico de utilizadores do windows: “Tive de reinstalar o linux Mint umas 10 vezes até conseguir por tudo a funcionar de vez.”

            Em linux instalas uma vez e depois tentas resolver os problemas sem reinstalar, podes andar a mexer nas configurações do sistema, instalar novos kernels, patchs no kernel.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Boa então o alsamixer já deve ser compatível.
          É que entretanto esqueci as linhas de código para se instalar as coisas…

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Compatível com o quê ao certo?

      2. Avatar de andre
        andre

        outro bronco…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Pois, para mim esse é um dos maiores entraves à utilização do ubuntu. Gosto muito do interface e a performance é muito boa quando comparada com o windows num pc com recursos mais fracos. Mas o facto de não conseguir usar o office é um grande problema e é o que me leva a não instalar esse SO.

      1. Avatar de formini
        formini

        Claro que se pode usar o Office se se instalar depois do Wine. Alias, o Wine cria uma interface igual ao Windows (C:). Tem algumas limitações, é verdade, mas que se podem ultrapassar com relativa facilidade.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          E consigo instalar o Office 2013 e corrê-lo sem qualquer problema? Eu tenho uma licença oficial do Office 2013 e preciso mesmo de o usar e as alternativas não dão para mim pois uso com muita frequência quer para o trabalho, quer para a Universidade.

          1. Avatar de formini
            formini

            Se com o Office 2007, corre lindamente (tenho-o instalado no Ubuntu 15.04), creio que com o Office 2013 não haverá grande diferença.
            Tenta.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Pois, vou instalar em dual-boot juntamente com o Windows 10

          3. Avatar de Afonso
            Afonso

            Tenho o Office 2007 a correr sem problemas no meu Ubuntu com o wine.
            Já o Office 2013 acho que não consegues por a correr mesmo. Mas agora com o 365 isso deixa de ser um entrave não é ;)?

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Eu tenho o Office 365 e na net não tenho as mesmas funcionalidades que tenho no programa, propriamente dito. Eu vou instalar como dual-boot, e na pior das hipoteses deixo lá o Windows nem que seja só para o Office

      2. Avatar de pentestbox
        pentestbox

        Tem o libreoffice q atende MTU bem, uso a anos e não tenho nem saudade do office

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Somos 2. E uso-o em OS X, Windows e Linux.

      3. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Todos linux que instalo vai sempre com o Office 2010. Install PlayOnLinux e todo processo é super simples. E não digas nada à Microsoft nem precisas registar o Office, está sempre funcional.

        1. Avatar de yaclicka
          yaclicka

          Tem menino que não sabe que calhau é igual a pedra. 🙂

    3. Avatar de NT
      NT

      Tem falta de alguns jogos (por exemplo Battlefield 4, adoro) mas a steam já tem muitos jogos para o linux. Office? 90% do que é feito no Office da microsoft podes fazer no libreoffice e/ou então podes optar por o office no browser, se tiveres conta microsoft (pode ser criada gratuitamente) tens lá o office. Quando aos programas que a tua empresa usa, quais são?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A minha empresa não tinha licença para o Office, então usava-se o LibreOffice, Openoffice, WPS… recentemente adquirimos maquinas novas com office e nem se compara!

        Por fezes precisava de alguns minutos para formatar documentos e no office é tudo rápido e fácil. E então coisas desformatadas? Receber documentos em Word abrir com esses programas e estar tudo fora do sítio…

        E abrir documentos com macros? Esquece.

        1. Avatar de pentestbox
          pentestbox

          O office e proprietário fechado, logo os arquivos .doc .docx são tbm não e fácil pró libreoffice deixar os mesmos formatados legal, mas isso não e problema no libreoffice e sim desses arquivos proprietários, as pessoas tem q aprender a usar o que e open-source e salvar os arquivos em odt isso sim.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Entretanto enviam-nos e disponibilizam-nos em .docx e quando querem abrir é em .docx não .odt!

        2. Avatar de Pedro Reinel
          Pedro Reinel

          Infelizmente a verdade é essa. Eu uso Libre porque o não temos o office mas vejo muita diferença…não se compara

    4. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Office? usas o 2010 via Wine ou POL OU deixaste de cenas e usas LibreOffice
      Jogos? Usas via Wine ou POL ou pagas a Steam e tens os teus joguinhos

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        A steam não se paga 😀 ela é gratuita jogos que lá estão é que se pagam :p

      2. Avatar de rui
        rui

        Claro que sim. Tens um pc ou portátil mais ou menos fraco, e vais usar wine. Cambada de trolls. Quando o QI é baixo, é este o resultado. Mas nem vale a pena discutir com vocês. Ganham-me em experiência (de burrice e carneirice, entenda-se). 🙂

        1. Avatar de Rui Castro
          Rui Castro

          O Wine não uma Virtualização. É bastante leve e tenho posto em maquinas fraquinhas e funciona tão rápido como a versão do Windows na mesma maquina. Somente o arranque a primeira vez é um pouco mais lento porque ainda está a carregar a parte do Wine mas depois é rapido. Se quiseres instalas o Preload e pões o Wine sempre no arranque.

    5. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não é bem assim, eu uso W10, mas já experimentei o Ubuntu, já tive Backtrack na altura que gostava de programar e testar vulnerabiliadades experimentei, Fedora entre outros e nunca tive problems (tirando backtrack) onde não experimentei, em instalar programas do Windows, lembro-me de correr CS:S, pela steam, lembro-me de ter o office a correr e tudo o que usei foi o Wine.. Por isso não digas que é adeus jogos, e adeus office.. É sim uma questão de se perder 5 minutos a mais a tratar da instalação

      1. Avatar de Realista
        Realista

        5 minutos… LOLOLOLOLOLOLOLOL

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O simples facto de colocar uma letra maiúscula no inicio da frase é um problema para mim em Linux, uma vez que não reconhece (a tempo) a tecla capslock e coloca-me sempre a primeira e segunda letra em maiúsculas…

          Tenta resolver isso em 5 minutos.

          1. Avatar de 4dm1n
            4dm1n

            Isso é do periférico entre a cadeira e o teclado… Linux seja que distro for, não é para qualquer um, é precisamente, para quem quer!

    6. Avatar de andre
      andre

      Jogos? O linux tem muitos jogos e é compatível com o Steam. Mas já agora, tens 12 anos?
      Office? Tens o OpenOffice e se fores Power User, instalas o wine e corres o MS Office.

      Pela tua resposta, já deu para perceber que ainda és muito verdinho…cresce e aparece…

  3. Avatar de Fox
    Fox

    Já instalei ontem 🙂

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Instalei na minha máquina real, não numa máquina virtual…

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Gostava de saber porquê?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Porque significa que não precisa de usar um pc…

        1. Avatar de O Movimento Livre
          O Movimento Livre

          Parece que a tua experiência Linux não te correu nada bem, Realista!

          1. Avatar de Marco
            Marco

            a do Realista só correu bem com o windows.

  4. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Embora seja apologista de software livre, penso que essa troca de Windows para Linux (ou Ubuntu, neste caso) não seja assim tão fácil para quem esteja habituado a trabalhar constantemente em interfaces gráficas, pois embora o Linux evoluiu na simplificação da utilização do SO, ainda existem problemas que só são resolvidos pelo Terminal (linha de comandos…) – felizmente, existe uma comunidade pronta a ajudar.
    A escolha cabe ao utilizador – espero que arrisquem num novo mundo e não pensem que só existem dois SOs (ou um, para alguns).

  5. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Acho piada a estes comentário 😀

    Office, eu uso o Libre Office! E sim é possivel usar o MS Office!

    Jogos! LOL!

    Eu jogo LOL, HOTS, Heartstone, CSGO, MC, STRIFE, PES2016

    1. Avatar de Mota
      Mota

      jogas the sims 4? fifa 2016? mass effect 3? gta v? entao cala te.

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Conseguiste por o LOL? Como fizeste? Foi pelo Wine ou PoL? Nunca consegui a 100% mas já foi há algum tempo que tentei também…

  6. Avatar de neok
    neok

    Não é que seja mau. Mas há alternativas mais leves e mais funcionais que o Ubuntu, e baseadas na mesma base, por ex. Mint, Xubuntu (que é o mesmo que o Ubuntu mas com interface diferente), entre outros.

  7. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Só tenho uma coisa a dizer.Estou ansioso por chegar a casa e instalar no meu desktop e portátil

  8. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Ja agora, eu uso Ubuntu GNOME em dual boot com windows. Queria deixar o windows apenas para os jogos, contudo sinto necessidade de usar o VStudio, existe algum IDE em c# que consiga fazer windows forms no linux?

      1. Avatar de Marco B.
  9. Avatar de Christophe Silva
    Christophe Silva

    Bom dia, pena é o rendimento dos drivers gráficos (no meu caso nvidia gt740m) estar longe do rendimento em ambiente Windows no que respeita a jogos.

    Abraço Pplware!

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Por isso que só só uso windows para jogos.
      Tenho dual-boot ubuntu – Windows 7 (jogo cstrike, fifa, pes, etç)
      Cstrike tb se joga bem em linux…

  10. Avatar de João
    João

    Tenho usado em casa o Ubuntu Gnome e funciona bem. Nada apontar.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    O wps office é muito mais muito similar ao office da microsoft.
    100% de compatibilidade com Docx e etc.
    Não custa centenas de euros. É só fazer o download e instalar.

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      O problema é que em Arch não conseguia arranjar os dicionários em Português – mas é uma boa alternativa.

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ubuntu?
    Prefiro o Linux Mint.

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Não sei porque razão, mas o MDM é lento para raio nas transições de imagens… Dizem que é bug, mas sei lá!

  13. Avatar de Castlead
    Castlead

    Usei linux durante alguns anos para o dia a dia e jogar, já usei várias distros, desintaslei por uma simples razão, stream da Xbox para o pc, e não tenho dual boot pq simplesmente não quero tar a mudar de SO sempre que me apetece fazer stream, e apenas uma questão de comodidade ate pq sempre adorei linux, e a cada ano que passa as distros linux estão cada vez mais fáceis de usar, longe vão os anos em que tudo tinha de ser instalado a unha e muitas vezes tinha que ser compilado no kernel.

  14. Avatar de formini
    formini

    Quem goste muito do ambiente gráfico do Windows 7,mas que queira mudar para um S.O. livre, pode sempre experimentar uma versão gratuita do Zorin. Base linux/ubuntu e ambiente Windows 7.
    Aqui: http://zorinos.com/

  15. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Apesar de preferir as versões LTS, eu sempre testo essas versões de 6 em 6 meses, acho que ano que vem que o Ubuntu realmente vai mudar a interface , la pra versão 16.10, na minha opinião como um usuário de anos de windows, uma vez que descobre o Linux, e passa a usar o sistema com frequência, não se quer mais outra coisa, hoje em dia uso muito pouco Windows, tenho o Windows 7 em dual Boot com o Ubuntu 15.10, e o Ubuntu é muito mais rápido, uso o Windows 10 mais pra jogar mesmo, apesar de que a Steam esta fazendo o Linux crescer muito, temos Steam OS, chegara a Steam Machine, so não estou jogando no linux, pq uso placa da AMD, e por enquanto não fica legal no linux, mais a propria AMD parere que vai criar novos drivers para linux, e também chegara a API Vulkan, tudo isso pra fortalecer ainda mais o mundo linux, agora em pleno 2015 não digam que não existe jogos pra linux, e so entrar na steam e ver os games para linux, pode não ter aquele jogo em específico, mas dizer que não existem jogos é uma mentira, e quanto a office , a maioria dos usuarios de linux não precisam dele, usam libreoffice que atende bem e não custa $$$, mas se preferirem tem o Wine/Payonlinux para quem ainda estiver dependente desses softwares que rodam no windows, eu ja não uso mais nenhum.

  16. Avatar de El Capitain
    El Capitain

    Isto é tudo muito bonito, mas a maioria do pessoal que aqui comenta tem conhecimentos que a maioria do pessoal não tem… Vai-se lendo coisas como wine, c#,… que poucos profissionais, que não sejam informáticos, conhecem!
    Como é que é depois? Paga-se a um engenheiro só para tratar das configurações e por o Linux a funcionar correctamente, ou leva-se a uma loja e paga-se o preço do Windows + Office só para o por a funcionar.
    Se mesmo com o Windows e com o MacOS X, as pessoas tem dificuldades, imagine-e com o Linux.
    Quando os miúdos que entram agora para o 1º ciclo, que terão programação, começarem a entrar no mercado de trabalho pode-se começar a falar nisso, antes, é uma utopia,
    Agora, substituir Office, Photoshop, etc, por programas gratuitos, é uma solução mais útil. Não tem todas as funcionalidades, mas pouca gente usa essas que faltam e, se a empresa optar por por esses programas, todos usam o mesmo, não há problemas de formatação. Em casa, poucos tem esses problemas, porque não são usadas essas coisas avançadas.

    1. Avatar de pentestbox
      pentestbox

      O que acontece é que os usuários de windows conhecem os software pra ele, photoshop, corel, Office,etc… e os usuários de linux conhecem os softwares pra linux Wine,Blender,Libreoffice, Gimp , então o que acontece é que cada usuário conhece os softwares do SO que utiliza, claro que no caso de Corel, Office, esses são softwares mais conhecidos o que não significa que são os melhores, mas um usuário comum, com pouco conhecimento que usa windows e consegue se virar, aprencer a usar Corel,Office, basta querer aprender a usar LibreOffice, Wine,etc… e tudo questão de querer aprender, se a pessoa colocar no google “Como rodar programas de windows no linux” logo vai aparecer o wine, e tutoriais ensinado a usar , o problema, é que infelizmente a maioria dos usuarios de Windows, não querem se dar o trabalho de aprende a usar um novo SO, aprender a usar outras ferramentas, ou seja fica no comodismo das coisas.

    2. Avatar de Paulo Horacio
      Paulo Horacio

      eL cAPITAIN eu conheço o wine desde pequenino!

      1. Avatar de El Capitain
        El Capitain

        Claro que conhece, como a maioria dos que aqui comentam. Eu não conheço, mas já ouvi falar… Mas a maioria do pessoal, não. E, o Wine, é só parte da questão…
        Porque mudar para Linux, para depois correr os programas do windows, não me parece a melhor opção, porque apesar de tudo, comprar o Windows, ainda é o mais barato… O que fica caro, são os programas comerciais que correm no Windows.
        Por isso, ao mudar para linux, muda-se para todas as alternativas livres que ele possui!

        1. Avatar de pentestbox
          pentestbox

          Exato, eu dificilmente uso wine, somente pra rodar alguns games que ainda não tem pra linux, mas como o passar do tempo do jeito que as coisas estão evoluindo pro linux, acredito que a Adobe vai lançar seus produtos pra linux, os games AAA vão aparecer pra linux, o linux nunca vai ganhar o windows na quantidade de usuários em Desktop, mas acredito que vai abocanhar uma fatia boa de usuários daqui a alguns anos, graças a Steam o linux esta crescendo rápido, e talves apareçam mais sites de noticias/artigos de linux no futuro o que ira trazer mais usuários, a Api Vulkan tbm esta chegando por ai, nos softwares em geral eu ja usei varios softwares de windows e de linux, eu encontrei no linux softwares ate de melhor qualidade do que muitos que existem no windows, eu acredito que o linux está bem servido de softwares, wine mesmo so usando aqui pra games que na tem pro pinguim, mas acho q daqui a alguns anos não vou precisar mais do wine.

    3. Avatar de joao almeida
      joao almeida

      pagar a um engenheiro???a comunidade linux é grande, e há sempre alguem que ajuda GRATUITAMENTE, esse é um dos principais elementos do linux, um por todos e todos por um, não sou letrado, mas o que me cativa no universo linux, é mesmo ser eu a resolver as dificuldades, acabo sempre por resolver os problemas e fico cada vez mais a conhecer o sistema que tenho nas maquinas, tenho win 10 e ubuntu 15.10 numa maquina win 7 e ubuntu 15.10 noutra e só ubuntu numa outra, muito raramente uso o win, claro que há sempre quem prefira outros sistemas, mas como eu costumo dizer, é como aquelas pessoas que têm um IPhone e só usam para fazer chamadas, o que fazem com qualquer telemóvel de 20 euros, admito que mac é bom, o meu cunhado tem, mas usa para fazer o mesmo que eu faço com o meu eeepc ou com o meu ynsis… com win ou ubuntu, só mais uma coisa…formatei o portatil instalei o win 10 e ubuntu, criei 3 partições no disco, uma para win outra para ubuntu e outra para guardar as minhas coisas (sou apologista de não guardar nada nas partições de sistema, se o sistema “morrer” não perdemos nada), então 30 Gb para win, ficaram 6 Gb de espaço livre, 25 Gb para ubuntu, ficaram 19 Gb de espaço livre. viva o LINUX

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    JOGOS!? poupa nas licenças MS windows e office e compra uma consola!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Consola para jogar?
      Deves gostar mesmo de jogar deves…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        tens razão: as consolas devem ser para outra coisa qq que não me lembro! daah!

        Que tu jogues só em PC…

        1. Avatar de Rui Carriço

          Já não jogo em PC há mais de uma década, não volto atrás.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            graficos da ps4 sao anedoticos junto do meu pc com a 980gtx da nvidia. Jogo tudo em 4k, mas isso sou eu que sou exigente. para angry birds o ipad chega

          2. Avatar de rui
            rui

            E os preços dos jogos também são anedóticos junto de saldos steam e noutros sites por fora que dão no mesmo.

  18. Avatar de Rui Carriço

    Não gosta do seu mercedes? Compre um Lada!

  19. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    E que tal, não gosta do OSX, instale o ubuntu…
    Cada vez melhor isto

  20. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    VM é fácil, instalem isto com partições dual boot w10 por exemplo para aprender alguma coisa.

  21. Avatar de NT
    NT

    https://www.youtube.com/watch?v=btAaUZIhV6c

    Este vídeo é a prova que normalmente o povinho come o que lhe metem na mesa e que afinal o linux não é tão mau como o pintam.

  22. Avatar de Osvander
    Osvander

    Nem um nem outro, meu SO é PCLINUXOS é uma distro excelente!!

  23. Avatar de sck0bie
    sck0bie

    Tenho um pc com 2 GB de ram.
    Devo instalar a versão 32 ou 64 bits deste ubuntu?

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      32 bits

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Com 2gb eu ia mais para o Lubuntu LTS. Lubuntu no arranque está em 120 Mb. Ubuntu vai ocupar um pouco mais

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Um pouco mais de 700mb, o ubuntu no arranque

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Boas pessoal

    Digam-me uma coisa:
    Fui sempre utilizador de windows, mas agora queria experimentar linux.
    Normalmente no windows tenho sempre um antivirus a correr em background, com o linux tambem é preciso? já agora se poderem dar nomes agradeço.

    1. Avatar de yaclicka
      yaclicka

      100% Não penses nas dificuldades que vão surgir de forma ansiosa, com tranquilidade sem pressa e procura resolver, não resolves num minuto, resolve numa hora, num dia, mas resolve. Quando a habituares a tua mente a esta tipologia, vais ganhar muita auto-estima. É de uma grandeza se reconhecer que se quer aprender, ter conhecimento de determinado assunto, sem ser poliglota como alguns se descrevem acima….. 🙂

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não é preciso. Não existe sistema 100% seguro e Linux não foge a isso. No Linux, os problemas acontecem geralmente mais com o uso ruim do sistema por parte do usuário. Então fique tranquilo, no Linux não precisa de antivírus.

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Não é necessário antivírus, embora existam alguns. Eu uso Linux há 8 anos, sem dual boot e como único sistema há 5 anos e o conselho que lhe dou instale e todas as duvidas que surgirem procure fóruns e com o google (um bom amigo), que são ajudas preciosas. Aconselho a instalar/ativar uma firewall.

  25. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    O Burg ainda nao foi actualizado pois nao?

  26. Avatar de Lima
    Lima

    No dia em que Linux correr o meu software de audio sem problemas mudo, até lá…. Não passa de um SO limitado por esse “pequeno detalhe”

  27. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Todo o Mac deveria trazer de oferta um loiro ou uma loira consoante o gosto de cada um. Isto foi uma pequena brincadeira, sem querer oferta ninguém, mas deu-me vontade de querer mostrar que nem sempre o meu melhor rotulo contêm o melhor produto, ou que nem sempre o melhor produto nas mãos erradas é representado da melhor forma. 🙂

  28. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Todo o Mac deveria trazer de oferta um loiro ou uma loira consoante o gosto de cada um. Isto foi uma pequena brincadeira, sem querer ofender ninguém, mas deu-me vontade de querer mostrar que nem sempre o meu melhor rotulo contêm o melhor produto, ou que nem sempre o melhor produto nas mãos erradas é representado da melhor forma. 🙂 O comentário acima contêm erros ortográficos devido à falta de um sistema Windows ou Mac …… 🙂

    1. Avatar de joao almeida
      joao almeida

      Os erros ortográficos não são culpa dos SO mas sim dos utilizadores…LOLOL

  29. Avatar de Rafael
    Rafael

    Apesar de estar realmente estável esta distro, ainda come muita memória… Ao subir o sistema, sem nada aberto, ele consome mais de 700mb. Enquanto que por comparação, o Elementary faz 300/400 mb ao ligar o sistema.

  30. Avatar de Reis
    Reis

    Ubuntu foi o grande culpado de descobrir o linux. Há 8 anos pedi um live cd no site Ubunt, de certeza que existe por aqui quem se lembre e era gratuito. E só tenho a agradecer, embora ache que o Linux Mint seja mais completo e out-of-he-box.
    Atualmente e depois de algumas distros, as principais e as derivadas rendi-me a duas, Pclinuxos no portátil da Maria e da filha e no meu o meu amor Arch linux. Mas obrigado Ubuntu por fazeres com que largasse o Windows, sim porque nos tres aparelhos cá em casa só roda linux, nao existe dual boot.

  31. Avatar de Junior
    Junior

    Sou usuário do windows 10 e gostaria de saber se seria recomendável a troca para esta versão do ubuntu ou para alguma outra mais estável ? (antes que esqueça… sou BR, por isso alguma diferença na escrita)

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Eu sugeria Linux Mint 17.3 Cinnamon (é baseado em Ubuntu)