MX Linux – A distribuição Linux que o fará abandonar o Windows?

81 Comentários

Para quem procura uma distribuição Linux leve, mas com bom suporte, a nossa sugestão vai para a distribuição MX Linux. A performance é simplesmente fantástica e toda a interface é muito bonita e muito bem organizada.

A versão atual da distribuição MX Linux é a 18.3 (lançada recentemente) e, incrivelmente, conseguiu chegar ao número um do TOP do distrowatch, ultrapassando distribuições como o Ubuntu, Mint, entre outras.

MX Linux - A distribuição Linux que o fará abandonar o Windows?


A atual versão da distribuição MX Linux é baseada no Debian 9.9 e vem com o leve e elegante ambiente gráfico Xfce. As características para o convencer a experimentar esta distribuição são muitas, das quais se destacam:

  • Bom  suporte para hardware
  • Já vem com as aplicações mais populares instaladas:
  • Bastante estável
  • Instalação simples
  • Excelente experiência de utilização

MX Linux - A distribuição Linux que o fará abandonar o Windows?

Conheça melhor a distribuição MX Linux em vídeo

Ao contrário de outras distribuições, esta ainda está disponível para arquiteturas a 32 e 64 bits. Para quem nunca experimentou esta distribuição, aqui está uma boa oportunidade de o fazer.

MX Linux

Leia também…

Porque hoje é dia da liberdade! TOP 5 distribuições Linux

Partilhar:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    A distribuição Linux que o fará abandonar o Windows?
    Só que não, é mais do mesmo, se fosse o Mint 19.1 até que poderia, um S.O simples, completo etc.
    Com certeza é mais um que terá problemas com alguns drivers como o OpenSuse, Distro linda, completa, mas não consegue encontrar os drives da minha HP 1102W, já os Ubuntus e derivados encontra tudo facilmente.
    Mas vou testar mesmo assim

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Um comentário despropositado, sem experimentar a distro, não havia necessidade…

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Exacto, tipico newbie. Já agora o SuSE não é para Lazy`s e nem é para os que gostam da papa feita, para esses existe o U… e derivados. Engraçado eu tenho uma impressora com 10 anos , a MP640 e nunca tive problemas com Suse/OpenSuse

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Ou seja falas mal mas ainda não testas-te! O que se passa com esta gente? Só negativismo…

      1. Avatar de Lucas
    3. Avatar de Jhow
      Jhow

      Releia o artigo antes de se posicionar amigão, aí a vergonha fica menor, é baseada em debian, vai encontrar o mesmo suporte que no Ubuntu

    4. Avatar de Wilian Alves
      Wilian Alves

      O Dio fez um vídeo sobre essa distro, você acertou em cheio.
      Eu sinceramente nem acho bonita.

    5. Avatar de Daniel
      Daniel

      Para quem se preocupa com design e gosta de ter tudo que é mais moderno, usar MX é o mesmo que usar Windows XP em 2019.

      🙂

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Pra quem só liga pra beleza, existe a distro Deepin.

    6. Avatar de Fernando Dantas
      Fernando Dantas

      Eu experimentei a distro e é muito mas muito rápida e muito estável. Já vem com muito software instalado e facilita a instalação de outros software como por exemplo o Google Chrome. Leve e funcional, a questão da beleza para mim, é uma questão de gosto, ou se gosta ou se odeia, simples.

    7. Avatar de izaqdur
      izaqdur

      E o tal do Cleomar?
      Deve tá destravando o Ruindows kkkkkkkkkkk

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Tenho instalada no meu computador Tecra de 32 bits, e até agora nada a dizer! Mesmo com dois GB de memória RAM, é bastante rápida. Com tudo o que é necessário para ver, ouvir e navegar na Internet… O que o comum utilizador do Windows faz!

    Mas… Não obstante, para mim, Arch rules!

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Claro que sim, ou Slackware rules! O resto é para meninis…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mas é uma distro de poucos devs e que está presa ao passado sendo baseada no Debian.

      É melhor Arch Linux, openSUSE Tumbleweed, Fedora.

      Quem gosta de passado é museu.

      E quem tem medo de usar distro bleeding edge por medo de “quebrar” porque continua usando ruindows 10 que segue o mesmo padrão? E pior? Só os preguiçosos querem tudo fácil e sem problemas.

      Problemas ajudam-te a crescer intelectualmente.

      1. Avatar de Monks
        Monks

        Eu acho que um SO que se preze deve oferecer tudo fácil e sem problemas. Você compraria um carro estragado pra você mesmo ficar consertando ele toda hora? Acho que não, né? Abraço.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não entendes, e se teu carro zero km der problema depois de um tempo? Como ficas? Mudas de carro automaticamente ou enfrentas o problema? Vais a fugir?

          1. Avatar de Márcio
            Márcio

            Pois, então… Se eu for comprar um carro zero km, eu quero ele sem problemas e pronto pra usar. Se eventualmente der problema, aí eu vou querer consertar.

  3. Avatar de scp
    scp

    Não… Mas fará abandonar a pplware com estes títulos

    1. Avatar de Hugo Monteiro
      Hugo Monteiro

      + 1

    2. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      +1

    3. Avatar de luis borges
      luis borges

      +1 (linux SysAdmin)

    4. Avatar de Tiago Morais
      Tiago Morais

      Faça favor. Decerto que não tem uma pistola apontada à sua cabeça para se manter leitor do pplware.
      Pode começar a ler a revista “Maria”, terá decerto conteúdos mais apropriados para si.

      O resto de uma boa tarde.

      1. Avatar de Renato Lanzieri
        Renato Lanzieri

        Primeira vez que vejo alguém usar a palavra “decerto”, e duas vezes kkk

        1. Avatar de Tiago Morais
          Tiago Morais

          Renato, está mal?

    5. Avatar de Wilian Alves
  4. Avatar de Joao
    Joao

    Será que não há nenhum distribuição linux que faça abandonar o OSX?

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Este tipo de posts não ajuda a ganhar adeptos… Porque razão não serve para abandonar o OSX em máquinas velhas?

    1. Avatar de tUfFaS
      tUfFaS

      porque já se sabe que são Apple fan boys xD

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mac velhos não tem mais atualização da Apple, logo é inteligente usar Linux pois o mesmo ainda recebem atualizações de segurança, de correção de bugs e de versões.

    3. Avatar de Mabuse
      Mabuse

      Eu uso o Mx 18 num Macmini de 2007. Super estável e rápido, tornou um mono, que nem o Lion corria decentemente, numa máquina perfeitamente eficiente! Pode não ser muito desafiante para os aficcionados em distros cutting edge, mas para uma utilização normal é altamente recomendado.

  6. Avatar de Christian
    Christian

    Qual a versão do DirectX?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Esquece lá o DirectX, o Vulkan veio para ficar.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Usa-se OpenGL e Vulkan.

      Boa sorte.

      DirectX é algo que se resume ao Windows.

  7. Avatar de Marcos
    Marcos

    Não é a número 1. É apenas a que teve maior índice de buscas no Distrowatch, o que não quer dizer que foi instalada e usada.

  8. Avatar de Djalma Paiva
    Djalma Paiva

    No Brasil o Windows é “gratuito”, então, apesar de seu kernel cheio de penduricalhos, continuo a usá-lo devido o DirectX.

    1. Avatar de Tony Sena
      Tony Sena

      Gratuito? Que Brasil é esse?

    2. Avatar de ADILSON BAPTISTA MOREIRA
      ADILSON BAPTISTA MOREIRA

      O cara crackeia o Windows e acha que ele é de graça kkkkkk

    3. Avatar de GILSON MARQUES
      GILSON MARQUES

      Estás falando besteira, querendo passar vergonha na cena? Que papo é esse de Windows gratuito aqui no Brasil? Então você não é um profissional de tecnologia e sim um cracker.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Foi gratuito por um período de 1 ano, quem atualizou do Windows 7 ou 8.1 durante esse tempo, de fato, não pagou pelo Windows 10.
      Mas você paga pelo Windows 10 com seus dados. Tudo que existe no seu computador é escaneado, todos os documentos, se tiveres senhas, tudo é enviado pros servidores da Microsoft onde a CIA, FBI tem acesso.

      1. Avatar de Fuma
        Fuma

        E daí? Não tenho nada a esconder sou uma pessoa comum. Não uso drogas ou faço tráfico de pessoas. Para eles sou mais um de milhares de pessoas sem utilidade

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Mas eu tenho coisas a esconder, tenho pesquisas de campo no computador, senhas, fotos intimas, e dados sensíveis. Não posso correr o risco de ter essas dados vazados. Se você cag* e anda pra sua privacidade o problema é todo seu. Podes não ter importância, mas eu tenho. E mesmo que não tivesse, privacidade é um direito e não uma exceção.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          A propósito, sugiro ler:
          https://www.privacytools.io/

          “Arguing that you don’t care about the right to privacy because you have nothing to hide is no different than saying you don’t care about free speech because you have nothing to say.”
          – Edward Snowden

      2. Avatar de José Antonio
        José Antonio

        Não se engane amigo. Todos os sistemas operacionais são descansados e monitorados. Basta ligar seu PC ou smartphone.

        1. Avatar de José Antonio
          José Antonio

          São escaneados

  9. Avatar de headbrother
    headbrother

    Muito sinseramente será que esses humanos não desistem dessa história, estou ouvindo essa estória a duas décadas e meia, então vamos combinar que o que vai acontecer é ao contrário o Windows vai se tornar Linux, está combinado assim. !
    Parem de viajar !

  10. Avatar de Danchini
    Danchini

    Teste a distro e comente

  11. Avatar de Tony Sena
    Tony Sena

    Irei testar esse.

  12. Avatar de fak
    fak

    nem vou testar, para mim tem de ter uma boa interface e facilidade de uso, e só de olhar para os screenshots do MX linux, na minha opinião claro está, o Solus continua a reinar.

    1. Avatar de arc
      arc

      Ora, ora…continuamos a ter artigos em formato “mini”, para uma Distribuição de Linux, que merece um bocadinho mais.

      NÃO, eu não uso MX Linux, mas sim Arch Linux, Manjaro Linux e Debian Linux, e em todas elas, o meu Ambiente Desktop Perfeito é o XFCE, excluindo os dias em que não necessito de perfumarias no meu Desktop e lá vem o i3 tomar o lugar do XFCE, mas isso são contas de outro rosário.

      É claro, que este XFCE moldado pelo MX Linux, certamente terá os seus encantos para muitos, mas também não deixa de ser verdade, que pode ser alterado para um XFCE, bastante mais apelativo. Assim, não impeditivo a utilização do MX Linux, por essa razão!

      E para ser “feio”, já temos i3, xmonad, awesome, bspwm e restantes Tilling Window Managers, sendo que a título de exemplo e para verem o que é mesmo “feio” numa qualquer Distribuição de Linux moderna, queiram se passear por:

      Qtile (http://www.qtile.org)
      spectrwm (https://github.com/conformal/spectrwm)
      Sway (https://swaywm.org/)
      Xmonad (https://xmonad.org/)

      É claro, que estes Windows Managers, não são para todos os users de uma Distribuição de Linux, porque são “feios”, no entanto, são para os outros que querem ou necessitam do máximo de rentabilidade em termos de workflow no Ambiente Desktop de uma Distribuiçao de Linux.

      (Era interessante, uma abordagem sumária, pelo menos a estes Window Managers)

      Eu até começo a pensar que o XFCE incluso no MX Linux, é bastante BONITO.

      Assim, uma das vantagens de uma Distribuição de Linux, é a capacidade de esta ser totalmente personalizável ao gosto de cada user.

      Por isso, penso que não faz muito sentido, afirmar que é feio, este XFCE apresentado pelo MX Linux.

      Pouco me importa, qual é o DE presente numa Distribuição de Linux, não é isso que vai contar para a forma como é apresentado o trabalho final!

      1. Avatar de Kos
        Kos

        Obrigado por apresentar sugestões de WM’s, vou dar uma olhada na distro da matéria mas com certeza vou testar esses windows managers também, atualmente uso XFCE no dia a dia e i3wm para trabalhar, então já vou dar uma olhada no Sway. Comentários assim são sempre úteis à comunidade.

      2. Avatar de Luisa
        Luisa

        Voltaste depois daquela humilhação?

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          hahauahah, é cada uma

      3. Avatar de Lucas
        Lucas

        Window Managers não são feios, são simples, minimalistas e direto ao ponto.
        Basta ver lá /unixporn do Reddit.
        Há pessoas que transformam um qtile, spectrwm, sway, xmond, bspwm, icewm, awesome, openbox em algo muito lindo.

    2. Avatar de arc
      arc

      @fak, o meu comentário, por engano foi para o teu post.

      Este é um comentário para o Geral.

      1. Avatar de SP
        SP

        @arc.
        Se calhar tu és o men que me podes ajudar.
        Tenho um portátil com Windows 10 instalado a correr num SSD. E instalei uma distro Linux chamada Deepin, versão 10.15. Só que tive a brilhante ideia de instalar na mesma partição do Windows. Ou melhor esqueci-me de criar uma partição para o Linux e enquanto estava no processo de instalação lembrei-me da trampa que tinha feito, e o que receava aconteceu. O Windows não inicia. Eu quero que se lixe o Windows, formato a máquina e está feito. Só que o problema é que tenho documentos importantíssimos de trabalho que estava na partição do Windows. Não consegui de forma nenhuma aceder aos ficheiros pretendidos para resgata-los. Já tentei reparar o Windows com as ferramentas nativas, com uma pen drive de instalação, através do cmd, tirei o SSD fora e liguei a outra máquina, mas não aparece nada. Já usei software específico para extrair e nada. Procurei em fóruns Linux como desinstalar o Deepin através do terminal e nada. Há uma ferramenta avançada no boot do Deepin que resolveria a situação, mas não sei mexer naquilo. Se me desses uma ajudinha até te pago um jantar cá no norte. É que estou mesmo lixado com a cena. Documentos que preciso mesmo.
        Já agora a melhor distro para substituir quase o Windows. Quase, pois o office não dá hipótese. Acho o Deepin bonito, mas não me convenceu muito. Ja ando há dias nisto e não resolvo nada. Agora até tenho trabalhado com Linux a tempo inteiro. Não tenho outro remédio. Consigo fazer o mesmo, mas falta o office.

        1. Avatar de arc
          arc

          @SP, vamos a ver, se consigamos resolver o problema.

          ==========ITENS NECESSÁRIOS==========

          1. Pen USB, no mínimo com mais de 4GB de espaço total, que vai conter a imagem .iso da Distribuição de Linux.

          1.1 Talvez por ser mais intuitivo para este exemplo, vou optar pelo Linux Mint 19.1, escolha outra Distribuição de Linux.

          2. Outra Pen USB ou um HD externo ou um HD interno, para a realização do Backup.

          ==========GRAVAR IMAGEM .iso==========

          Escolha qual o programa da sua preferência para a gravação da imagem .iso do Linux Mint 19.1

          ==========RECUPERAÇÃO DE FICHEIROS==========

          1. Ligue a Pen USB ou outra qualquer drive externa, a qual vai receber o backup.

          2. boot pela Pen USB, a qual contém o Linux Mint 19.1 e esperar o termino do boot.

          3. Em lugar de instalar o Linux Mint 19.1, fique em Live Mode.

          4. No Ambiente de Trabalho, 2 clique em Home.

          5. No lado esquerdo do Gestor de Ficheiros, verifique Devices e escolha o local onde se encontra o MS Windows10, qualquer coisa como:

          50 GB Volume (isto é um exemplo fictício)

          6. Se der um 2 clique neste device, neste momento, está certamente a ver a totalidade de ficheiros que se encontram no MS Windows10.

          7. Agora vou pressupor que os seus documentos IMPORTANTES, se encontram alocados no directório Meus Documentos do MS Windows10.

          8. Voltando a esse device, o referido em 6., executar um clique 2 em Users.

          9. Dentro de Users, pesquisar pelo seu User, para este exemplo vou utilizar, como user=arc

          10. Neste momento, deve estar a visionar tudo o que se encontra no user=arc, ou seja:

          Desktop= Área de trabalho
          Documents= Meus Documentos
          Downloads= Transferências
          etc., etc.

          11. Selecionar tudo o que deseja copiar e escolher a opção Sendo to, escolhendo o local para onde deseja que seja realizado o envio, ou seja, para a Pen USB que vai receber o BACKUP ou para o HD externo, ou até mesmo para um cloud.

          ==========FINAL==========

          Agora, tudo o que é necessário é reinstalar o MS Windows10 e de imediato copiar a totalidade dos ficheiros para os mesmos locais do MS Windows, ou instalar a sua Distribuição de Linux Favorita e copiar o BACKUP para um diretório de nome Backup Win10 (escolha outro nome) e todos os seus documentos do MS Windows, estão disponíveis para si, na sua Distribuição de Linux Favorita!!

          NOTA: existem outros métodos, mas penso que este seja o mais simples para o fim em vista.

          Resolvido!

          PS: caso a sua opção seja instalar conjuntamente o MS Windows10 com a sua Distribuição de Linux Favorita, instale sempre em primeiro lugar o MS Windows e num outro HD ou SSD, a sua Distribuição de Linux Favorita.

          Desta forma, vai ser o GRUB2 a fazer a gestão do boot como penso que deve saber. Existe uma razão para este procedimento ser desta forma, mas penso que isso já sabe.

          Qual a razão de eu apelidar de Distribuição de Linux Favorita?

          Simplesmente, porque é a sua Distribuição de Linux (não a minha, a do zé ou a do manel), a qual se encontra mais familiarizado, aonde se sente melhor a resolver os seus possíveis problemas e certamente é essa que lhe vai dar um melhor entendimento/conhecimento, de como são os truques e macetes a serem resolvidos.

          Se alguém o criticar por utilizar a sua Distribuição de Linux Favorita, só existe um remédio…solte uma grande gargalhada e siga a todo o vapor, com a sua Distribuição de Linux Favorita.

          Por último, o Pplware tem um fórum, esta dúvida, poderia ter sido colocada lá…

          Divirta-se.

          1. Avatar de SP
            SP

            Muito obrigado @arc.
            Vou segui os passos a ver se resolvo.
            Ainda darei feedback.
            Grande abraço.

          2. Avatar de arc
            arc

            @SP. para nao sobrecarregar mais o tema, coloca as duvidas pelo Forum do Pplware.

            Abraço

  13. Avatar de Bill Gates
    Bill Gates

    Difícil abandonar o Windows, apesar dos apesares ele ainda vai demorar a ser substituído por uma distro Linux.

  14. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Pergunta adicional offtopic: que Android 6 ou 7 ou 8 conhecem que corra em x86 a partir duma pen usb (sem instalar num SSD) ou que corra em Windows a uma boa velocidade? (Eu já experimentei várias mas são muito pesadas, Android 4 Ou 5 e com muita publicidade)

  15. Avatar de Sam
    Sam

    Acho que isso só vai acontecer, quando o Linux tiver compatibilidade total com a linguagem C++ no sistema, para a instalação do Office da microboft e os pacotes ruindows installer. Acho que por uma questão de patentes isso ainda não acontece…. Mas, enfim…. Não é a primeira vez que leio ou ouço isso…. O Linux que vai te fazer bla, bla, bla…..

  16. Avatar de Monks
    Monks

    O Mint me fez abandonar o Windows e o Mint vai me fazer voltar ao Windows, hahahaha. O negócio não reconhece HD externo e pendrives de jeito nenhum!! Pra que isso aconteça, tenho que iniciar o PC com os dispositivos já conectados às portas USB, caso contrário, não são reconhecidos. E não é hardware, pois quando eu usava Windows na mesma máquina, nunca tive problema.

    1. Avatar de Wilian Alves
      Wilian Alves

      Cara deve ter ocorrido algum erro simples, porquê uso o Mint há anos, desde a versão 15 e uso nunca me aconteceu nem nos meus computadores, nem do PCs de quem instalei. Em nenhuma das versões do Mint, nem de outro Linux que eu tenha testado.

      1. Avatar de Monks
        Monks

        Pois é… Tenho vontade de reinstalar ele do zero pra ver o que acontece.

    2. Avatar de Cesar
      Cesar

      Estranho, pois quando tinha instalado reconhecia

  17. Avatar de Fernandoe Ferreira
    Fernandoe Ferreira

    Alguém tem algum Linux actualizado a correr em Raspberry com o Netflix a funcionar? Obrg.

  18. Avatar de Volney
    Volney

    O Windows só será substituído um dia, que quando: Os mantenedores Linux conseguirem convencer os fabricantes a adotarem oficialmente suporte aos vários driver e aplicações que rodam no Windows, até lá, só sonhando tá o Linux substitui o Windows.

  19. Avatar de Emmanuelly
    Emmanuelly

    Só vou começar a usar Linux depois que rodar qualquer jogo sem precisar do wine

  20. Avatar de Igor
    Igor

    A única coisa que ainda não me fez portar para o Linux, é o baixo suporte ainda dos principais jogos e drivers de vídeo tanto AMD quanto Nvidia…se todos os jogos que uso hoje tivessem para Linux, com certeza já estava utilizando em minh máquina.

  21. Avatar de Antonio Cesar Pereira de Lucena
    Antonio Cesar Pereira de Lucena

    Com certeza qualquer distro Linux é bem vinda. Mas o Windows é o Windows e apesar de eu não ter uma grande formação, mas o auto ditatismo me ajudou bastante ao lindoa dos meus 43 anos que venho acompanhando desde ao DOS ao mais atual. O Windows apesar da quantidade de utilitários pagos sempre vai ser o Desktop PC preferencial. Difícilnente alguém que tenha um Mac ou Lixux não tenha uma VM só para rodar o Windows. Mas quero aqui deixar que gosto, uso cada uma delas e admiro e tenho um grande respeito por todos que se dedica em melhorias. Abraço! Lembre! sudo su root “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

  22. Avatar de vitor
    vitor

    Não sou um “expert” nem uma amostra de tal pois sou um utilizador e mais nada . Mas para abraçar o colocar LinuX no meu computador, só quando a adobe colocar o seu CC em linux.
    Aí sim, existiria milhares de “users” em todo o mundo a mudar de sistema operativo. Pelo menos para o experimentar.

  23. Avatar de Eu
    Eu

    Porque raio fazem sempre analogias do Linux ao Windows?
    O que é que o cú tem a ver com as calças?
    Quem usa Windows vai trocar por Linux! Acham mesmo que é assim que a coisa funciona?

    Já agora, porque não falam do Mac?

  24. Avatar de osvander
    osvander

    ATENÇÃO COMUNIDADE LINUX E ADMINISTRADORES DE SEGURANÇA:
    É raro sabermos que o Linux é o principal alvo de um malware, mas agora isso já é uma realidade. O malware utiliza os códigos famosos do worm Mirai e do rootkit Azazel, e ao que tudo indica foi criado no mês passado, (maio 2019).
    Inteligente e difícil de ser identificado, o HiddenWasp é tido como sofisticado, e o seu foco é ter controle total sobre o hospedeiro, e ainda pior, mesmo que ele seja removido o cracker ainda continua com acesso a máquina infectada ou desinfectada.
    A sofisticação é tamanha, que o novo malware para Linux conta com um script de instalação, um trojan e um rootkit, tudo isso em um único pacote. A descoberta foi feita e ainda continua em estudo pelos pesquisadores da Intezer.
    Nas pesquisas, os especialistas descobriram que o malware pode ter sido criado por chineses. E que o ataque começa com a criação de uma conta sftp, o que garante que mesmo que o sistema fique limpo, os crackers continuam com acesso remoto.
    No momento, não está claro como os sistemas estão sendo infectados com o malware, levando à entender de que o HiddenWasp pode ser um ataque secundário em sistemas que já foram comprometidos de alguma outra forma.
    Analisamos todos os componentes do HiddenWasp explicando como os implantes de rootkit e trojan funcionam paralelamente uns aos outros para reforçar a persistência no sistema.
    Nós também descobrimos como os diferentes componentes do HiddenWasp adaptaram pedaços de código de vários projetos de código aberto. No entanto, esses implantes conseguiram permanecer indetectáveis.
    O malware do Linux pode introduzir novos desafios para a comunidade de segurança que ainda não vimos em outras plataformas. O fato de esse malware conseguir ficar fora do radar deve ser um alerta para a indústria de segurança alocar maiores esforços ou recursos para detectar essas ameaças.
    Os malwares Linux continuarão a se tornar mais complexos ao longo do tempo e, atualmente, até ameaças comuns não têm altas taxas de detecção, enquanto ameaças mais sofisticadas têm uma visibilidade ainda menor.
    Por hora essas são as informações divulgadas, as análises vão continuar, especialmente para descobrir quais são as aplicações que podem sofrer alterações no código visando uma implantação mais eficiente do novo malware para Linux.
    O perfil do alvo do malware ainda não foi revelado, não é sabido se desktop, servidores e outros perfis de uso do Linux. Mas, é bom ficar atento ao sistema, especialmente as fontes de softwares desconhecidas, evite dores de cabeça.

    1. Avatar de arc
      arc

      Nem mais, sendo que até ao momento, a única forma de se descobrir se o sistema se encontra infectado, é realizar a pesquisa pelos ficheiros ld.so

      Assim, se depois de a pesquisa ser dada por terminada, existir uma qualquer string /etc.ld.so.preload, existe de imediato COMPROMETIMENTO de TODO o SISTEMA.

      Quer isto dizer, que este Trojan, vai de forma imediata corrigir toda e qualquer instancia vinda do ld.so, impondo o mecanismo LD_PRELOAD a partir de locais arbritários.

      Aqui…tudo na Paz

  25. Avatar de Lucas
    Lucas

    Eu uso o Linux à 6/7 anos. E desde o dia 1 que disse para mim: vou ser power user em Linux! E passado este tempo fiz uma evolução consistente. Faço coisas em Linux que bem em sonhos faria no Windows. Mas a mjnha mudança para linux foi principalmente pelo mindset, pela liberdade, free software e tudo o mais.
    Agora nesta altura do campeonato não entendo porque é que não se muda massivamente para linux, organismos governamentais e tudo. É gratuito, é customizavel, ajuda-te a entender realmente como funciona um SO, sem qualquer restrição; e neste momento fazes tudo em linux que fazes em windows. As pessoas dizem “à mas o office do Windows é muito melhor!”, e aí eu pergunto: mas tu usas o office para quê? Tarefas hiper super mega metafísicas? Então se não porque é que não usam a suite libreoffice? Mas não se sacrifica a ligeira melhoria de um office por todo um sistema operativo mais flexível e poderoso e com muito mais potencialidade porquê? Nesta altura aparece o gammer a dizer: e jogos e jogos? Eu respondo: aí têm razão, mas o pc é para trabalhar e não há jogo mais divertido que programar e resolver problemas. Mas mesmo assim para perder tempo o linux tb tem jogos…Agora com a guerra da huawei
    é que vai abrir hipótese ao linux, é verem os chineses a desenvolverem encima de software livre um outro mega SO. Sim porque falando de asia os Indianos usam muito mas mesmo muito linux! E das faculdafes indianas saem os melhores programadores de software, está relacionado? Muito possivelmente… O futuro a muito curto prazo é Linux, e quem tiver boa formação em Linux vai ter trabalho onde quiser… Bye!

    1. Avatar de Mabuse
      Mabuse

      “As pessoas dizem “à mas o office do Windows é muito melhor!”, e aí eu pergunto: mas tu usas o office para quê? Tarefas hiper super mega metafísicas?” – só quem não usa o Office na plenitude para trabalhar é que acha que o LibreOffice é uma alternativa viável.
      Lá porque te divertes a demorar 1hora a configurar coisas que deviam funcionar em segundos não implica que toda a gente se divirta como tu.

    2. Avatar de Ulysses
      Ulysses

      Se o linux fosse algo que as massas adotasse daí cara ele viraria um windows. O android é uma variante do linux a bem dizer e todo mundo prefere no lugar do windows phone. Mas se tu prestar atenção é cheio de defeito. O MacOs, o IOS é tudo variante do Unix só que proprietário.
      No futuro todos aplicativos vão rodar online e o sistema operacional vai ser algo quase desnecessário se é linux, windows, mac.

  26. Avatar de Ulysses
    Ulysses

    Sempre usei linux desde slackware quando tudo era configurado na unha desde o kernel. Depois usei kurumirim, mandrake, mandriva, debian, ubuntu. Ainda não testei o Mx linux e nem o Mint.
    Mas também uso o Windows.
    Por exemplo o Windows 10 é um ótimo sistema operacional é difícil alguém leigo querer trocar ele se a bem dizer tudo roda redondo nele.
    Sim o Linux hoje em dia não é igual antigamente hoje em dia vem com quase tudo que alguém que é leigo precisa para rodar o básico. Mas ainda assim exige algumas configurações para rodar uma nuvem que no windows é dois clique. Para eu rodar o jogo tipo among us tive que dar uma pedalada no ubuntu no windows é dois clique.
    O pacote office é o preferido da maioria das pessoas até dá hoje em dia para rodar o office 365 online no linux. Talvez no futuro todos aplicativos fiquem online e não mais físico a não ser se for um app grande. Mas mesmo assim atualmente a preferência é que rode fisicamente no sistema operacional.
    Então na minha opinião o Linux é um ótimo sistema operacional mas mudar a mentalidade das pessoas é difícil. Seria o mesmo que tu querer fazer as pessoas parar de usar android ou IOS nos celulares por um windows phone muito difícil acontecer. O mesmo acontece com o linux hoje em dia qualquer leigo saberia usá-lo mas mesmo assim preferem o windows porque já acostumaram com ele. Porque eles já pensam e se eu precisar de instalar algo novo e não rodar no linux, o cara não vai querer esquentar cabeça com tutorial mesmo que fosse alguns simples comandos. Ele quer dar dois cliques e next next finish.