MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

152 Comentários

Depois de várias rubricas com a apresentação de várias distribuições Linux, chegou a hora de conhecer melhor uma das distribuições mais populares da atualidade. Chama-se MX Linux e já ultrapassou distribuições como o Ubuntu, Mint, entre outras segundo o distrowatch.

Depois de uma breve apresentação, hoje vamos ensinar como instalar esta distribuição.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)


PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Para a instalação do MX Linux recorremos à tecnologia de virtualização, usando o Paralles Desktop no macOS (mas podem, obviamente usar outro como o VirtualBox ou o VMWare Player). Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM– 2048MB
  • Disco: 20 GB

Lets start…

Passo 0 – Início do processo de instalação…  Escolham a primeira opção.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

Passo 1 – Depois da distribuição arrancar em modo live, carreguem no ícone Installer.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

 

Passo 2 – Para começar devem definir qual o layout do teclado.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

Passo 3 – Em seguida escolham o disco e caso necessitem podem executar a ferramenta de particionamento. Se assim o desejarem, podem também cifrar a instalação.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

Passo 5 – A instalação vai começar! Podem escolher também nesta interface onde vão instalar o GRUB (ferramenta para escolherem o sistema operativo de arranque).

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

Passo 6 – Indiquem agora o nome para o computador, o domínio e o Workgroup.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

Passo 7 – Definimos agora o idioma para a Locale (variável do sistema para localização), formato da hora e o Timezone.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

Passo 8 – Na interface seguinte podem criar um utilizador para o sistema e definir também a password para o super utilizador root.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

E está feito. A instalação irá terminar com a instalação do GRUB na partição indicada. Depois de tudo instalado, reiniciem o sistema e arranquem com o MX 18.3 Continuum.

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (2)

E por hoje é tudo. Em próximos tutoriais iremos continuar a explorar esta distribuição e mostrar como realizar algumas configurações (ex. configurar a rede no sistema).

Leia também…

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (1)

Comentários

152

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Eu venho todos os dias ao Pplware e até nem comento nada, mas realmente, os títulos deste género dão mesmo para rir 😀

    1. Avatar de Lucia
      Lucia

      Eol também venio ‘qui para rir d’estes artigôs. San deveras komicos. Non hà cosa maiz engrașada q’uisto.
      Non cèi o cuanto tempo Pplware vaye continuar con’estes artigôs.

      1. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        Si, os artigos do pplware son moi divertidos cos títulos, pero isto xa ten tempo desde que o fan

    2. Avatar de Djalma paiva
      Djalma paiva

      Ideia de Pinto.

    3. Avatar de Jefferson
      Jefferson

      Eu dou risadas da BLUE screen do Windows 10 !!!!!!! Kkkk

  2. Avatar de Cortano
    Cortano

    E cá vamos nós novamente!! 😀
    LOL

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      opá Cortano, não é novamente, é… outra vez!!!! LOOOOOOOL

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        pois… outra vez arroz 😀

        1. Avatar de MACnista
          MACnista

          YAP aloz com fajão!!!!!!!!!

    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      Windows 1000x superior a essa tralha

    3. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, vocês são engraçados. Não gostam, mas andam cá sempre 😀 Só para dizer que desta rubrica serão uns 10 eh eh eh

      1. Avatar de Ed
        Ed

        As vezes nem compensa responder pessoas de pensamento pequenos e leigos, só e perca de tempo e aborrecimento, de pessoa que vivem presas, na sua prisão na ignorância kkkkkk continue fazendo seu trabalho

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não mudem o titulo para manterem as page views.
        Se mudam… apenas os brasileiros vão ver isso. 😉

        Eu estou só a garantir que as vossas receitas não baixam

          1. Avatar de DOMINGOS DOS SANTOS DA SILVA
            DOMINGOS DOS SANTOS DA SILVA

            Sou Fan do Linux, libera o download.

        1. Avatar de Fábio Moura
          Fábio Moura

          Ou calminha aí meu jovem.
          Com esta raiva toda parece até utilizador de Windows. O que tem a ver brasileiros???

      3. Avatar de ROZEMIR SOUZA
        ROZEMIR SOUZA

        Pedro Pão ajuda eu aí…. Onde posso baixar essa entro MX ???
        Se possível manda pra mim, as configurações de rede, blz… Fico agradecido pela cooperação…

  3. Avatar de Carlos Rino
    Carlos Rino

    Onde é que eu já ouvi isto?

  4. Avatar de Josué
    Josué

    Pedro Pinto e o seu running joke … “Este Linux é que é !!!”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fica sabendo que a minha distribuição de eleição é o CentOS 🙂 O resto é tudo “mais do mesmo”. O MX é o mais popular do distrowatch

      1. Avatar de Demis
        Demis

        Além disso, o CentOS é um dos melhores para ser um servidor de rede !

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Só pra servidor, pois é muito ultrapassada.

      2. Avatar de Dot
        Dot

        O resto é tudo mais do mesmo?
        Então e o que tem o centOS de diferenciador? Tem algum sistema de ficheiros diferente? Tem algum tipo de encriptação diferente? Tem algum tipo de raid diferente?
        Ou será algo mais top level, tipo, terá uma firewall diferente? Algum tipo de esquema de permissões diferente? O sistema de arranque é diferente? Utiliza algo diferente do systemd? Usa algum tipo de testou de software diferente? A configuração do sistema operativo é feita de alguma forma diferente?
        Como não uso nem conheço centOS, era sempre bom saber mais do assunto, e sendo a distribuição de eleição do Pedro, vou aprender algo certamente.

        1. Avatar de Zerodill
          Zerodill

          A diferença é. CENTOs é RedHat puro. Minha opniao… o resto é balela.

      3. Avatar de Dot
        Dot

        Então Pedro? Não sai nada daí?
        Ainda não percebi porque é centOS e o “resto”!!!
        Quais são então os elementos diferenciadores?

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    Nossa, esse vídeo destruiu o Windows 10… watch?v=MIQNr0mOCpg

  6. Avatar de LuisaTerminal
    LuisaTerminal

    Fanboys do Ruindows e macUS se doendo em 3, 2, 1….

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Agora em Português em 3,2,1…

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        És burro ou não percebestes a ironia por parte dele? Queres pagar de grammar nazi e passa por autista.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Burro és tu que usas a palavra autista e nem sequer sabes o que é e nem te dás ao trabalho de respeitar que o é.

          1. Avatar de Marcos
            Marcos

            Chegou o defensor do amiguinho… Notável a panelinha que há aqui neste site.
            Respeito com autistas? Você e seu amigo não merecem meu respeito.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Fanboiolas

      2. Avatar de TugaModerno
        TugaModerno

        Faltou espaço entre as vírgulas, a forma correta é: 3, 2, 1.
        Abraços!

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    O meu conky é melhor!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Dá aí umas dicas sff 😀

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Dá aí umas dicas sff 😀

      1. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Como é que eu faço para fazer input linhas code neste forum?

          1. Avatar de jaugusto
            jaugusto

            Ajustamentos:
            Line 35: nome da distro.
            Run ifconfig: nome da wifi: wlo1 – substituir consoante o caso.

  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    Para usar esta mixordia. Mais vale usar mesmo o Windows

  9. Avatar de Luisa
    Luisa

    Horrível esse sistema velho e preso ao passado é cousa pra quem não se atualiza e tem medo de novidades!!! Distro feia e superestimada, que usa bots pra manter o primeiro lugar na distrowatch tal qual o manjaro… e quem liga pra esse site irrelevante a nível mundial? Only linux users…
    Vamos aos fatos… Windows é muito mais completo e bonito que esse trapo de linux. MX Linux é só debian + xfce + firulas pra facilitar a fim de provar que linux é fácil SQN
    1000x Windows com seu belo blur, que roda todos os jogos sem precisar de wine e similares. Nada bateu o Windows. Nem o tal macOS… imagine esse Linux com 2% de usuários de desktop… Não faz nem cocegas, nem com o ChromeOS baseado no Gentoo conseguiram crescer, nem dando computador de graça com Linux instalado as pessoas NORMAIS querem, instalam Windows pirata porque no fundo sabem que Windows é superior.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O Android, a maioria dos servidores usam Linux, um beijo.

    2. Avatar de TugaModerno
      TugaModerno

      O que vocês ganham defendendo um sistema operacional? Não tem louça para lavar?

    3. Avatar de Jefferson
      Jefferson

      Vá lavar louças

    4. Avatar de Jefferson
      Jefferson

      Mulher no volante, perigo constante… Com sistema operacional parece que também …. Windows superior kkkkkk. Lol

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu como usuário de Linux devo salientar que temos coisas muito melhores que esta distro…

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Né, existe coisas melhores…

  11. Avatar de Fulano
    Fulano

    Windows : O sistema que o vai fazer esquecer o Linux para sempre!

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Muito pelo contrário, foi ele que me fez usar Linux.
      Obrigado Microsoft!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Mas que troll! 😛

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Não é troll, é um fato!!

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Engraçado quando aparecem artigos a falar de Linux, os comentários são invadidos de brasileiros.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é engraçado, é uma realidade. Os nossos “irmãos” brasileiros usam bastante Linux. Em Portugal o cenário é diferente.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Tendo como base o Ubuntu, que é a distro mais popular. Consta Brasil como 6.8% e Portugal < 0.1%
        Isso apenas do Ubuntu… Já mostra o diferencial e o motivo de NÓS BRASILEIROS estarmos aqui comentando.
        Apesar de tudo falamos o mesmo idioma.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Sabes o que é pena, é que 99% dos comentários destes tão eufóricos utilizadores brasileiros não dizem nada de jeito.

          P.ex., num dos artigos anteriores sobre Linux coloquei uma dúvida. O que é que os brasileiros fizeram? Nada. Não ajudaram e ainda chamaram uns quantos de idiotas.

          Portanto, vir para aqui para dizer porras como “Linux é melhor” e bla bla, sem serem capaz sequer de justificar as afirmações, ou passaram o tempo a dizer “Windows é porcaria”, ou “os utilizadores são idiotas”, ou que a distro que vocês usam é que é boa e todas as outras são más, só demonstra o porquê do Linux não passar dos 3% de quota.

          Nota: Tenho sempre algumas distros instaladas em VM.

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            Mas nós gostamos que não passe de 3% da cota, se isso acontecesse e se igualasse ao Windows eu iria largar o Linux no mesmo momento, pois se tornaria mainstream e cheio de idiotas (vocês).
            Felizmente não posso falar por todos os brasileiros que aqui postam, mas vocês ‘tugas’ também não são santos, postam cada baboseira de vez ou outra que dá asco em ler. Isso quando não fogem do assunto por falta de argumentos, um exemplo disso é apela pra gramática ao invés do argumento. Quantas vezes já vi aqui notícias/artigos sobre um assunto X e vocês debatendo bobagens como “fato vs facto”, “correcto vs correto”. Isso é ridículo.

            Eu uso Linux justamente porque não gosto de coisas que não tenho acesso do que elas fazem pelas minhas costas, sou amante do software livre e gosto desse mundo. Windows vai contra minha filosofia e faz coisas que considero abomináveis como o excesso de bloatware, falta de opção para customização do desktop, um sistema horrível em design UI/UX, um sistema pesado para máquinas antigas, um sistema que precisa pagar para usar, um sistema de código fechado, um sistema que não respeita a vontade do usuário, que não deixa ele escolher quando ou se quer atualizar o sistema… Há tantos e tantos motivos que me fizeram preferir o Linux.

            Eu pouco me importo com números. Quantidade é diferente de qualidade. O que adianta ser popular e ser uma bosta? Tipo Windows, tipo Ubuntu?

          2. Avatar de TugaModerno
            TugaModerno

            Tanto Windows como Linux são um lixo.

          3. Avatar de Jefferson
            Jefferson

            Eu fiquei decepcionado com Portugal quando ai estive a morar e trabalhar. Esperava encontrar cenas muito mais avançadas em tecnologia que encontrei aí.
            Achei Portugal com desafios muito pequenos, sistemas mal desenhados e focados em problemas pequenos e de baixo desafio tecnologicos. Muito fanatismo a tecnologias fechadas e Norte Americanas como Dot Net e Windows… foi realmente uma decepção por minha parte. Tanto que voltei a São Paulo, cheio de Excelentes Startups, Excelente Salarios e voltadas a tecnologias de Ponta como Java 12, Erlang, Elixir “Brasileira”, Linux Robustos em toda parte, Go Lang, C++, etc…. Ai em Portugal so conheci gente preconceituosa, que acha que sabes de tudo e no final estavam a trabalhar com Asp.Net no Windows.. afffff

            O Pais Portugal é muito fixe no sentido historico, turismo, culinaria, etc… mas achei vocês Portugueses muito preconceituosos “mesmo eu tendo um educação excelente de familia” e o pais muito atrasado em Salarios e Tecnologia…. mas vocês sabem tudo não é mesmo? São melhores em tudo não é mesmo? Quem sou eu para dizer que Linux é superior ao Windows Server não!?

      2. Avatar de Tony Vicent
        Tony Vicent

        Pedro Pinto perfeito…no instante que leio esse artigo sobre “Linux”…estou procurando por linux .
        Algumas pessoas não gostam de linux por preguiça…querem um OS todo prontinho …linux é para a pessoa disposta a aprender algo a mais afinal temos que inseri algumas coisas por mãos próprias.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Vc é racista ou preconceituoso, sim ou claro?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Deve ser outro daqueles que implicam com a gramática

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Tu já aprendias era a construir frases.

          1. Avatar de Jefferson
            Jefferson

            Desculpe Cortano, mas você deve ser um daqueles portugueses de dar nojo no qual me fizeram abandonar Portugal.

            Existem outras lugares muito melhores…. Pode ter certeza disso.
            São Paulo vai muito bem obrigado, sem contar Holanda, Canada e outros lugares onde se tem melhor educação e menos ignorancia.

          2. Avatar de Jefferson
            Jefferson

            “Existem outrOs lugares muito melhores…”

            Caso você não saiba, nós sabemos escrever sim…

            Mas bem que poderia ser Inglês nativo ao invés de Portugues, já que é o idioma padrão do mundo.

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Jefferson: cresce

          4. Avatar de Luisa
            Luisa

            Nossa, Jefferson. Humilhou bem gostoso.

          5. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Luisa: humilhou?! AHAHAH
            Achas mesmo que eu me iria sentir humilhado por um comentário daqueles? LOL

            Olha, cresce também!!

            “Humilhou”?!? AHAHAH

          6. Avatar de Luisa
            Luisa

            Sim!!! Estou rindo muito aqui, loool (y)
            Obrigada por existir.

        2. Avatar de Lucas
          Lucas

          Isso é uma falácia, é algo típico de quem não tem argumentos e tenta humilhar ou distrair fugindo pela tangente.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Nada disso. Apenas acho curioso!

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Cuidado pois podem te denunciarem…

    3. Avatar de vidal
      vidal

      Ué, não entendi, algo conta os brasileiros?

  13. Avatar de Samuel
    Samuel

    O Windows depende e sempre dependerá do Linux. Todas as inovações do Windows vêm do Linux. Sem o Linux a Microsoft vai ter problemas por causa do monopólio dos PCs. Portanto o Windows nunca poderá substituir o Linux e nem nunca será superior ao Linux pois o Linux não tem limites com o Windows. Em resumo para mim o Windows é uma porcaria que não vale o DVD ou a Pen drive on está.

    1. Avatar de Robson
      Robson

      +1
      Disse tudo, podem fechar esse tópico, pois tudo foi respondido.
      Até Bill Gares concorda!

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Windows só faz sucesso no desktop.
      Linux faz sucesso em todo resto menos o desktop.
      Isso já diz muito.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      ” Todas as inovações do Windows vêm do Linux. ”
      Estás mesmo a acreditar no que dizes ou é só para trollar?

      Quanto ao resto que escreveste, não sei o que estás a fumar, mas é forte. Mete mais tabaco nisso.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Qual foi o primeiro OS a poder ser instalado através de uma Pen? Foi o Linux
        Qual foi o primeiro OS multi utilizador e multi tarefa? Foi o Linux
        Qual foi o primeiro OS a ter vários ambientes de trabalho? Foi o Linux
        Queres que continue??

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          1. OK
          2. Errado.
          3. Não sei

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            3. Errado também.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Sabes ao menos que o sistema Unix já fazia isso antes?(Menos o USB por razões óbvias)

          Não tinha a certeza do multidesktop, mas já confirmei que já existia ainda antes do Linux aparecer.

          E não venhas com a conversa que como Linux é Unix based, portanto, já tinha.
          Relembro que OS da Apple é Unix based e apareceu antes.
          E podíamos falar da xerox tb…

          1. Avatar de Samuel
            Samuel

            1. Apple OS é de 2001. O Linux é de 1991. São 10 anos de diferença.
            2. Multi workspace ou multi virtual desktop apareceram em 1990 no Unix ou seja multi ambientes de trabalho.
            3. Eu estava a falar de instalação e nisso o Linux foi o primeiro

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            1. So podes estar a brincar. Ouviste ao menos falar do Linda ou dos mackintosh?
            Já agora, acho que o Linux só recebeu o seu primeiro GUI na segunda metade de 90s

            2. Estás a dar-me razão.

            3. Já não sei do que estás a falar

  14. Avatar de Leandro de Paula
    Leandro de Paula

    O Linux é tão bom, que até a Microsoft tem uma campanha chamada de We love Linux ou I love Linux, quem é usuário do Windows 10 pode usar algumas versões Linux dentro do Windows, sendo assim o Linux tem alguma importância não acham ?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      O Linux tem tanta importância como tem o MacOs, como tem FreeBSD, Solaris, Unix, Windows, etc.
      Se não consegues perceber que sem alternativas e “concorrência” não há inovação, mais vale voltares para o teu buraco.

    2. Avatar de Insonias73
      Insonias73

      Não significa que a Microsoft admita que o Linux é melhor. Apenas oferece o livre arbitrio a todos os seus utilizadores, seguindo uma política de cordialidade…
      Como aficionado por testar todos win e alguns linux, desde 1994 (por ai), tanto em varios pc, como varios portateis, eu, na minha modesta opiniao, opto pelo win. Prefiro o win7, embora esteja a usar a uns 3 anos, um com o win10 e outro com win7 (este ultimo uso pouco).
      Obviamente, respeito todas as opções de cada um e que tenham boas utilizações.
      Erros faz parte de tudo, nada é e será infalivel.
      Cumps. a todos.

    3. Avatar de Juninho
      Juninho

      Linux é para um nicho extremamente pano de usuários. Linux só presta para programadores. Linux não presta para o usuário comum, e é completamente irrelevante para os gamers.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Não vale a pena responder a quem não sabe nada sobre o Linux.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Amigo, a Microsoft só está sugando a alma do Linux pelo fato do mesmo ser grátis… Lembre-se do adotar, estender e extinguir.
      Confiar numa empresa com a Microsoft, que esconde seu código, esconde seu jogo e passa de santinha é doentio.

  15. Avatar de Robson
    Robson

    Eu uso Linux Debian, mas esse MX Linux aí tá mais para Lixo. Windows é melhor, porém o Debian 10 é superior que qualquer outro Linux e Windows. Nem vou questionar sobre segurança pois o pior de todos os Linux, em segurança, é melhor que qualquer versão do Ruindows.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Lembre-se que essa distro nada mais é que Debian com Xfce.

      1. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        +1

      2. Avatar de Luisa
        Luisa

        E mais algumas ferramentas facilitadores. De resto nada de novo e mais do mesmo.

  16. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O linux é so publicidade enganosa, se fosse assim tao bom como dizem, ja muitos anos que o Windows tinha morrido.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Geralmente o que é bom só é usado por uma minoria. A maioria prefere o Lixo.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sabes que usando os argumentos da comunidade Linux, estás a dizer que Linux é lixo.
        Ou só usam os argumentos de que Android é linux quando vos interessa?

        1. Avatar de Insonias73
          Insonias73

          Posso estar equivocado, mas o linux penso que nasceu do SO Unix, numa altura em que foi apresentado ao mundo, o MS-Dos e logo de seguida o primeiro windows para os primeiros computadores pessoais, literamente.
          Uma vez que, ate então, unix era apenas empresarial ( peço desculpa se estou equivocado)

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Sim, tal como o OS da Apple.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Muito pelo contrário. Por isso que Android é o lixo que é… Por causa da Google e de seus serviços, sem contar nos blobs. Android puro, aka AOSP é usado por poucas pessoas.
          Tudo o que é popular tende a ser ruim… Nem sempre é factível, mas na maioria dos casos é sim.
          Eu uso AOSP e não Android. 🙂

          1. Avatar de Luis
            Luis

            A Google apenas pegou o AOSP, modificou, colocou seus lixos e chamou de Android. O povo que é paga-pau da Google foi atrás…

      2. Avatar de Insonias73
        Insonias73

        Sarcasmo perfeito, para bom entendedor,…

    2. Avatar de Demis
      Demis

      Creio que o caso aqui não é um ou o outro deixar de existir. Que os dois, ou mais SO continuem existindo e oferecendo opções para nós e criando discussões como essas!
      Eu por exemplo, vi aqui nesses blog um comentário sobre Zorin OS. Tirei o Windows 7 e estou experimentando essa distro Linux. Se mais tarde não gostar, vou instalar uma outra, e uma outra, e uma outra… com Windows não tenho essa liberdade. LONGA VIDA AO LINUX!!

      1. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        Como está sendo utilizar o Zorin OS?

    3. Avatar de Victor
      Victor

      Lol Jorge Gomes, és mesmo ignorante ou tás a fingir??

  17. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Eu uso Mac, e todas as distribuiçoes estao mais para o lixo que outra coisa, vejam so a maioria das pessoas mesmo sendo gratis quase niguém lhe pega.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se os PCs viessem com linux pré instalado tu ias ver que ia pegar. O androide também não ia pegar.

      1. Avatar de Erick
        Erick

        O Android tem uma gama de apps iguais e quem sabe maior que os do iOS.. já o Linux não chega nem de longe pro do Windows.. eu sentiria muita falta dos jogos da Steam e da Uplay.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Você sabe que Android é Linux, certo?

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Android é um linux estragado, que nem o Ubuntu.

        2. Avatar de Petrus
          Petrus

          Você sabe que Android é Linux, certo? Você deveria estudar um pouco porque sua vida depende de Linux e você nem sabia. Você não teria feito esse comentário se não fosse Linux, já que a internet roda em Linux. Você tem um celular Android? Como eu disse antes, o seu celular Android é um sistema Linux. Você anda de carro? Sabia que os carros usam Linux também? Os sistemas dos hospitais, governos, as bolsas de valores etc. O mundo tecnológico é regido por Linux, desde um simples microondas até a NASA. O ÚNICO segmento do mundo tecnológico que o Linux não possui domínio absoluto é de Computadores de Mesa/Notebooks. Sobre os jogos, a biblioteca de jogos está aumentando cada vez mais porque a própria Valve (dona da Steam) está apoiando os sistemas operacionais Linux para computadores de mesa/notebooks. “Mas não tem jogo!”. Vou citar alguns jogos que estou jogando/joguei no Manjaro (LINUX): The Witcher 3, GTA 5, Skyrim, Sekiro, Dishonored, Hitman 2, Prey, Batman Arkham Origins, Cuphead, Outlast, Outlast 2, A Plague Tale: Innocence, NieR:Automata, DOOM, Wolfenstein, Fallout: New Vegas, Fallout 4. Eu também joguei Assassins Creed Unity pela Uplay, já que a Ubisoft estava dando o jogo de graça a um tempo atrás. Então, repito, procure estudar.

          1. Avatar de Samuel
            Samuel

            Eu joguei no mint: AOE+expansão, AOE 2 + expansão, CS:Czero, Pharaoh, Rome: total war, NFS underground 2 isto tudo mais alguns devido aos specs do meu portátil.

  18. Avatar de Marcos
    Marcos

    TODA SEMANA uma distro Linux que vai fazer as pessoas esquecerem do Windows 10
    O CEO da Microsoft deve estar sem dormir de tanta preocupação.
    Bhahaha

  19. Avatar de Demis
    Demis

    O que não acho legal é deixar comentários criticando o Pedro Melo. Acho que ele é um profissional assim como todos nós que merece respeito. Se quisermos defender determinado sistema, então que façamos como ele: vamos criar um blog e publicar artigos defendendo o que quiser!

    1. Avatar de Demis
      Demis

      Pedro Pinto, quero dizer…

  20. Avatar de Adan
    Adan

    Tá loko? E onde ficam Mint, Elementar, Deepin kkkk

  21. Avatar de LUIZ HENRIQUE CARDOSO DE DEUS
    LUIZ HENRIQUE CARDOSO DE DEUS

    Irei testar pois o Win 10 é horrível.

  22. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Utilizo um sistema GNU/Linux todos os dias como um simples utilizador , e digo estes títulos só servem para denegrir os sistemas GNU/Linux.
    Para quem queria saber verdadeiramente novidades positivas no mundo passe pelo blog OMGubuntu.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Ubuntu é o lixo do mundo Linux. Aquilo é um antro de sem-vergonhice.

  23. Avatar de Erick
    Erick

    Se 100% dos jogos da Steam e da Uplay rodarem no Linux.. eu pensaria no caso.. como não.. então esquece…

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Alguns Linux trazem o Steam!!! Se não tiver basta instalar 🙂

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Já usaste o Steam Play (Proton)?

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        @Luiz, boa tarde!
        Estou aqui lendo este fórum justamente para saber se alguém aqui iria falar de jogos, como você mencionou o Steam Play, sim, eu já testei e tenho problemas, tanto que infelizmente tenho que deixar em DUALBOOT para continuar utilizando o ruindows, sem falar que o FPS no Windows é 50% maior que no Linux, o que me deixou intrigado já que o Linux é em partes “mais leve”. Atualmente estou tentando me adaptar melhor ao Deepin Linux. Estou começando a acreditar também na hipótese da Intel estar meio que me “barrando” em algumas coisas e principalmente nos drivers para Linux já que meu processador é o Pentium G4560 de 7a Geração. Não sei ao certo como se faz para os drivers ONBOARD no Linux, mas venho tendo bastante dificuldade infelizmente.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Não sou o Luis, mas te dou uma dica. Deepin não serve pra jogar. Ele é baseado no Debian Stable, ou seja tem pacotes muito velhos e isso inclui drivers, mesmo na versão 10. Então, nem adianta ativar os blackports que o problema persistirá.
          O ideal é você usar uma rolling release. Manjaro foi uma das distros que mais tiveram pontos na ProtonDB e LutrisDB, passou até mesmo o Ubuntu (que só tem fama).
          Para jogar no Linux: Lutris, Wine, Proton, DXVK e Steam Play são os segredos.

          Linux ajuda máquinas antigas, mas não faz milagre. Opte também por um SSD e use ative o TRIM!

          Se o problema for a aparência do Deepin e por isso você gosta dele, use o Manjaro Deepin e problema resolvido. Manjaro facilita em trazer os drivers mais recentes se você usa Intel, AMD ou NVIDIA. O Ubuntu ainda tá atradado nisso. O Debian é melhor nem comentar, ele visa estabilidade num modo extremista e é usado mais pra servidores que para desktop doméstico.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            corrigindo: backports*

        2. Avatar de Victor
          Victor

          Marcos, se queres jogar no Linux Manjaro é o caminho.

  24. Avatar de Cabasso
    Cabasso

    É só indignados. Se não gostam de peixe, comam carne. Enquanto houver liberdade de escolha, serei eu quem escolhe o SO dos meus computadores. Só vejo por aqui comentários de extremistas. Bebam um cházinho que ajuda a acalmar.

  25. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Linux dificilmente vai ser um bom sistema operativo, o grande problema dele, é que eles não inventaram nada, é o que diz o Mark Shuttleworth.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Esse Mark Shuttleworth devia ir informar-se sobre o que a sua empresa criou. O CEO da Canonical não sabe nada sobre a sua própria empresa.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        A Canonical é a Microsoft do mundo Linux. Resumindo: Lixo.
        Levar em conta o que este c* lambido pensa é coisa pra louco. Tem é que ignorar, tá falindo a empresinha dele. Botou um monte de usuário pra fora com as cagadas continuas que estão fazendo:
        – Remoção do Unity Desktop
        – Adicionar link da Amazon e enviar telemetria
        – Adicionar telemetria à la Microsoft
        – Remover os ícones do desktop e depois criar uma extensão lixosa pra substituir ainda em alpha
        – Tentar tirar as libs de 32-bits
        – Desistir do Ubuntu Phone
        – Ignorar os usuários e focar somente em IoT e servidores à la Microsoft

        Só preguiçoso e mal informado usa Ubuntu hoje em dia.

        1. Avatar de TugaModerno
          TugaModerno

          É notável que não existe sistema perfeito.

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O Linux tem todos os defeitos que o Windows tem, em alguns pontos menos outros mais, mas pelo Linux não ser um sistema comercial , utilizo em máquinas bem limitadas e consigo mexer tranquilo, máquinas que travam se usar o XP , então a obsolescência programada utilizando um software se for para continuar com aquele velho pc para fazer tarefas corriqueiras coloque um Linux e mexa aprenda dele , vc pode se surpreender, mas deixar o Windows não ainda não está nesse nível, mas espero que chegue com certeza

  27. Avatar de Helysmar
    Helysmar

    Ótimo tópico.
    Bom saber que o Linux continua em progresso.
    Eu gosto dessa plataforma quase não a uso devido a galera daqui de casa que usam mais o Windows devido a diversidade de softwares e jogos.
    Mais parabéns pela matéria.

  28. Avatar de Tony Vicent
    Tony Vicent

    Talvez os desafetos do linux não são ignorantes,linux é para quem tem pretensão de programar ou apenas ter algo diferenciado… difícil é ter um OS sem um rastro de linux o muitos desafetos desconhecem.

  29. Avatar de Itallo
    Itallo

    Gente… De fato o windows é 1000x melhor que o linux para o usuário comum, pelo menos por enquanto. O linux por ser open source e exigir um conhecimento técnico superior, visa atender ao público mais informatizado, principalmente quem trabalha com infra ou é developer.

    Linux > Windows : backend
    Windows > Linux : frontend

    rsrs

  30. Avatar de Fernando Marques Martini
    Fernando Marques Martini

    OK bacana! preferi o Zorin OS

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Zorin OS é uma excelente alternativa a quem acabou de sair do Windows, é uma interface bem familiar além de ter excelentes ferramentas já incluso.

  31. Avatar de Anderson
    Anderson

    MX já salvou várias vezes !!!

  32. Avatar de Al3xandre
    Al3xandre

    Eu uso Linux faz tempo e estou feliz. Não sou gamer para usar o M$ Unidos. Cada um escolhe o que achar melhor para sí e ponto.

  33. Avatar de Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso

    Essa Distro é boa para netbook fraco, tipo aqueles Intel Atom com 2Gb de RAM?

  34. Avatar de Tfc
    Tfc

    Sou tuga defendo Linux desde os primórdios conheço desde primeiro Windows e o primeiro Linux passei por todos Windows e a maioria linuxs agora digo com voto na matéria Windows Fodase lixo ok vale mais o velho Linux que o Windows 10 em qualquer uma dissuasão versões até morrer Linux terá meu apoio

  35. Avatar de Wellington Cesar
    Wellington Cesar

    Sou fã do Linux e trabalho com L.E agora na versão 6. Vou pesquisar um pouco mais sobre essa customização para testá-la. Os recursos oferecidos sempre de forma gratuita para o Linux são de longe melhores que para o Windows.

  36. Avatar de Wellington Cesar
    Wellington Cesar

    Sou fã do Linux e trabalho com L.E agora na versão 6. Vou pesquisar um pouco mais sobre essa customização para testá-la. Os recursos oferecidos sempre de forma gratuita para o Linux são de longe melhores que para o Windows.

  37. Avatar de José Campos
    José Campos

    Estou muito ansioso em conhecer o Linux. Tenho 78 anos, sou engenheiro de voo (aeronáutica) e só tenho tido
    muitos problemas com o Windows. Espero poder utilizar com alegria e satisfação o Linux.
    Obrigado

    1. Avatar de Fábio Moura
      Fábio Moura

      Bom dia José. Linux realmente é outro mundo, porém não tão diferente assim. Eu recomendaria você o LINUX MINT, no meu ver é o que proporciona uma melhor adaptação para migração entre as plataformas. Como engenheiro acredito que o ambiente CINNAMON vai te trazer experiências bem prazerosas. https://www.linuxmint.com/

  38. Avatar de Ezequiel
    Ezequiel

    Eu uso o MX há dois anos e garanto com todos os termos que esta distro é perfeita para o uso em desktop.
    Bem intuita e moderna! Tenho mais de 15 anos no Linux; usei: Ubuntu, Mint, Debian, Manjaro, Satux, Antigo Kurumin, Xubuntu, Antigo Mandriva e entre outros tantos…mas o MX Linux, comporta uma grande comunidade online, com bons requisitos em documentação, instalaçao nativa GCC para compilação C, repositórios do debian, atualizações pertinentes, Flatpak etc.