MX Linux 23 “Libretto”: A distribuição Linux mais popular da atualidade

27 Comentários

Chama-se MX Linux e é a distribuição Linux mais popular do momento segundo o site DistroWatch. Esta distribuição ultrapassou outras bastante populares, como é o caso do Ubuntu ou Debian. Conheçam as novidades da versão 23.

MX Linux 23 "Libretto": A distribuição Linux mais popular da atualidade


Como sabemos, no mundo Linux são milhares as distribuições que estão disponíveis! O Pplware tenta sempre dar cobertura às distribuições mais populares, mas também às distribuições que têm características diferenciadoras.

Para quem procura uma distribuição Linux leve, mas com bom suporte, a nossa sugestão de hoje vai para a nova versão da distribuição MX Linux. Esta distribuição Linux continua a ser a mais popular segundo o site DistroWatch.

MX Linux 23 "Libretto": A distribuição Linux mais popular da atualidade

Novidades do MX Linux 23

As principais alterações/atualizações desta distribuição são as seguintes:

  • Baseada no Debian
  • Disponível com os ambientes gráficos XFCE, KDE Plasma e Fluxbox
    • XFCE 4.18
    • Plasma 5.27
    • Fluxbox 1.3.7
  • Melhorias no instalador
  • UFW firewall vem ativa por omissão
  • Nova app “User Installed Packages”
  • Nala é o backend para o MX-Updates
  • Novas ferramentas
  • Veja mais aqui

MX Linux 23 "Libretto" : A distribuição Linux mais popular da atualidade

A distribuição MX 23 está disponível nas arquiteturas de 32 bits e 64 bits e tem suporte para sistemas UEFI.

MX Linux/botao]

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose
    jose

    deve ser cara a licença

  2. Avatar de mikado
    mikado

    Para mim é a melhor distro superior ao Mint pois a versão ahs faz toda a diferença.

  3. Avatar de Zé

    Um dia destes experimento que o Ubuntu andar a ficar um pouco reles.

  4. Avatar de dbfz5
    dbfz5

    Prefiro Ubuntu.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ainda prefiro o Mint 🙂

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      quais as vantagens dum sobre o outro, em traços gerais?

      1. Avatar de mikado
        mikado

        O Mint é baseado em Ubuntu que por sua vez é baseado em Debian enquanto o MX Linux é baseado em Debian. As grandes vantagens do MX são ter a versão Advance Hardware Support, só depender do Debian para estar atualizado e ter o kernel mais recente em relação ao Mint.

        1. Avatar de Joaquim Afonso
          Joaquim Afonso

          obrigado

  6. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Já experimentei muitas, mas ainda prefiro o SuSE/openSuSe, pus o SuSe atrás porque já vão mais de 25 anos.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Eu comecei precisamente com o OpenSuSE e ainda era membro ativo na comunidade que havia em PT. Depois passei para o Slackware e ultimamente ando no Ubuntu. Utilizo-o porque a paciência para configurar a distro já não é o que era, e aqui é tudo mais simples.

      O OpenSuSE anda novamente a piscar o olho, mas enquanto tiver o Ubuntu a funcionar sem problemas não penso em mudar.

  7. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Só uso o Zorin

  8. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    viva, ando a ver muito sobre estes sistemas linux no entanto a minha duvida é tudo que fazes no pc windows consegue-se fazer num destes sistemas operativos linux? jogar e usar os programas?

    1. Avatar de mikado
      mikado

      Podes jogar e usar programas. Se queres jogar os jogos famosos precisas da aplicação Steam ou do Wine mas há jogos multi-plataformas como Albion Online, 0ad, Open Arena, Warzone 2100.

  9. Avatar de Manuel Buiça
    Manuel Buiça

    A distro mais popular é assim que meio mundo engana outro meio. No site Distrowatch é sim a mais popular, mas sinceramente eu que uso Linux para lá de 10 anos acho a distribuição horrivél visualmente. Para não falar no sistema de pagamentos que o Distrowatch tem, o que levanta muitas questões quanto à veracidade do ranking. Outra questão é que basta uma pesquisa no YouTube para se perceber que nenhum criador de conteúdos relacionados a Linux usa esse FrankenDebian. O background das pessoas por de trás do projeto não é lá católico, dai a minha suspeita e não só minha que o ranking é manipulado. Para quem tem curiosidade de experimentar Linux na minha opinião o melhor caminho a seguir é Linux Mint, Pop-OS ou Ubuntu. Mas se usarem Windows também é certo na mesma. O sistema operativo deve suprir as necessidades do utilizador, se assim não for troca-se.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Ou mesmo o Debian

  10. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    MX nunca experimentei. Ando mais nos Mint e Ubuntu Cinnamon…

  11. Avatar de Nélio Rodrigues Sousa
    Nélio Rodrigues Sousa

    MX Linux 23 dos piores que já usei!! Não me agradou e presumo que não é verdade, que seja o mais utilizado duvidando do indicado pela Distrowatch.
    Já testei e testo, todos os distritos Linux que posso. Em produção continuo com Debian e num portátil, para quando necessário utilizar fora da residência, ou pelos restantes familiares, Linux o Mit (aconselho a quem vai iniciar-se no Linux, ou para quem quer tudo de forma simples e acessível) ambos espetaculares, desisti do Ubuntu definitivamente, prefiro o POP OS. Neste momento estou a “brincar” com “Debian GNU/Linux trixie/sid”

  12. Avatar de ze
    ze

    Melhor Distro para inicicantes ou não é o ZORIN OS
    Estavel e simples de usar….

    1. Avatar de Tonho
      Tonho

      Eu, como não percebo nada disto, vi que o Zorin é muito parecido ao Windows (na maneira de trabalhar) e quis experimentar. Instalei ontem o Zorin OS 16.3 Pro e estou a gostar muito. Faço tudo o que fazia no Windows. Havia um pequeno problema com os tipos de letra do Libre Office, instalei as que faltavam e está tudo a funcionar corretamente. Era para instalar o Win 11 mas já não instalo. Fico com o Win 10 e o Zorin sendo este com o qual trabalho.

      1. Avatar de Filos
    2. Avatar de Filos
  13. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Mint e Peppermint, as minhas preferidas e melhores na minha opinião, tb uso o puppy Linux que é verdadeiramente leve e rápido, o que há de melhor no linux

  14. Avatar de Filos
    Filos

    Uso Ubuntu (versão LTS) e Tails

  15. Avatar de Bzidroglio
    Bzidroglio

    Para mim, que já experimentei várias e pouco ou nada percebo, uso há anos e em vários PC’s o KDE Neon. Muito bom!

  16. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Eu já usei muito o linux em portateis, na decada de 2000. Na altura tinha um portátil gaming um Asus de 17″, e testei quase todas as distro que havia para conseguir ultrapassar um problema de reconhecimento de algum hardware. Curiosamente só o Ubuntu é que funcionava bem. Entre os jogos que gostava, foi o Simcity que mais joguei. Ía até um café e estava lá até ficar sem bateria. Agora é raro usar o Linux, mas tenho sempre uma distro numa máquina virtual criada em VMware. Num servidor Fujitsu com cerca de 10 anos, depois de testar a linha do Redhat e Debian, também a única que reconheceu o sistema de Raid foi o ubuntu, mais uma vez.