MX Linux 19.1 – A distribuição Linux mais popular do momento

47 Comentários

Chama-se MX Linux e é a distribuição Linux mais popular do momento segundo o site DistroWatch. Esta distribuição ultrapassou outras bastante populares, como é o caso do Ubuntu ou Debian, e tem ganho várias novas funcionalidades.

Recentemente foi lançada a versão 19.1. Conheça já as novidades.

MX Linux 19.1 - A distribuição Linux mais popular do momento


Como sabemos, no mundo Linux são milhares as distribuições que estão disponíveis! O Pplware tenta sempre dar cobertura às distribuições mais populares, mas também às distribuições que têm características diferenciadoras.

Para quem procura uma distribuição Linux leve, mas com bom suporte, a nossa sugestão de hoje vai para a nova versão da distribuição MX Linux. Esta distribuição Linux continua a ser a mais popular segundo o site DistroWatch.

MX Linux 19.1 - A distribuição Linux mais popular do momento

Novidades do MX Linux 19.1

Esta nova versão traz algumas afinações comparativamente à versão 19, que foi lançada em outubro de 2019. Principais alterações/atualizações:

  • Xfce 4.14
  • GIMP 2.10.12
  • MESA 18.3.6 (19.2.1 ahs)
  • updated firmware
  • Kernel 4.19 kernel (5.4 ahs)
  • Firefox 73
  • VLC 3.0.8
  • Clementine 1.3.1
  • Thunderbird 68.4.0
  • LibreOffice 6.1.5

MX Linux 19.1 - A distribuição Linux mais popular do momento

A distribuição MX 19.1 está disponível nas arquiteturas de 32 bits e 64 bits e tem suporte para sistemas UEFI.

MX Linux 19.1

 

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Para alem dos informaticos, quem é que quer usar isto?
    macOS é muito mais simples e pratico.
    Obrigado

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Para alem de ser inseguro hoje em dia usar um sistema que não seja conhecido o auficiente. Vai haver menos code-review, menos apps boas, que depois coloca a nossa seguranca em causa.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Impressionante! Não somos todos iguais, de certeza que alguém gosta desta distribuição…
      Lá por você não gostar mais ninguém pode?

    3. Avatar de Lucia
      Lucia

      Os pobretes não tem como adquirir um macOS, por isso ficam todos loucos por tutoriais em Youtube de como fazer hackintosh (um crime contra à Apple).
      Falam que odeiam o Mac. Mas fazem de tudo para tê-lo as escondidas.
      Hahaha, é cômico!

      1. Avatar de William
        William

        Adorei o termo “pobretes”

        Usarei, hahahahaha

      2. Avatar de JCFB
        JCFB

        Fixe, mostra-me um desktop apple, wait não existe…
        >”Crime contra a apple” lulz
        Eu certamente não vou comprar um laptop nem um mac pro de 5000€ com hardware underpowered, por isso a unica alternativa é montar um pc decente e fazer hackintosh.

        1. Avatar de Lucia
          Lucia

          Os pobres fazem isso, só fizeste provar meu ponto. Hahahaha.
          Pra quem tem dinheiro de sobra e procura um bom suporte, nada melhor que a Apple.

          1. Avatar de JCFB
            JCFB

            AiAi, sem ofensa, mas a burrice de certas pessoas…
            Vais me dizer que estás disposto/a a pagar 5000€ por um computador com specs equivalentes a um de 1000?
            Por favor, nem tu vais gastar tanto dinheiro num computador

          2. Avatar de Lucia
            Lucia

            Pobre é assim, acha que todos são iguais a ele.
            Vida difícil, hein?

      3. Avatar de Roni
        Roni

        Lucia, esqueceu de acrescentar : os verdadeiros mac users não entram em notícias Linux para comentar.

    4. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu uso e não tenho problemas de malware e virus como o macOS

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        já agora a atualização do 19 para 19.1 ocorreu há 5 dias atrás.

      2. Avatar de Rafael Benevides
        Rafael Benevides

        Fia-te na virgem…

    5. Avatar de TK
      TK

      Deixa de ser ridículo , quanto custa um Mac ? Aqui é Brasil retardado, salário minimo mil e poucos reais. Deixa de ser idiota. Todo mundo sabe que Mac, quem usa é agencia de publicidade/desenho. O resto é para ostentar . Mac no quarto, geladeira vazia, e carteira também. Seu peba.

    6. Avatar de vc
      vc

      Uso macOS no trabalho devido ao desenvolvimento, mas não gosto. Por muito que use, não acho prático a interface do sistema e em personalização então muito menos, é aquilo e ponto!

      Em relação ao Linux, é um mundo à parte… obviamente tem que se ter conhecimento para tirar proveito do sistema, por algum motivo todas as empresas o usam quando querem criar “algo”, porque podes por o linux a dar em tudo o que quiseres devido à liberdade que o sistema para isso, exemplos: super computadores obviamente, 70 a 80 da internet roda em servidores Linux, sistemas operativos móveis, SmartWatchs, a ISS, raspberys, comboios de alta velocidade controlador, Misseis e Armas, Networking, carros inteligentes….. etc,etc,etc…

      Não vamos comparar o que não pode ser comparado!

      Para os utilizadores normal, usem Windows e/ou Mac.

      Nem é pretendido que esses utilizadores migrem para o Linux, assim o sistema continua sem “automatismos” que só pesam no sistema e que numa consola se faz tudo de forma facil…

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Só um aviso aos desavisados…

    Está em 1° lugar no Distrowatch não quer dizer que seja mais usada.
    A distros mais usadas provavelmente são Ubuntu, Fedora e Debian. Não tem como saber ao certo, talvez apenas do Ubuntu para quem aceitou participar da telemetria, caso contrário…
    MX Linux nada mais é que um Debian modificado com Xfce e algumas ferramentas facilitadoras.
    Há um tempo atrás, surgiu um boato (nunca foi provado) que tanto o Manjaro quanto o MX estavam utilizando bots para manter a popularidade no DISTROWATCH.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      O Ubuntu também é um Debian modificado. Quanto ao MX Linux usar bots não sei mas sei que o Ubuntu andou a usa-los.

      1. Avatar de William
        William

        Hoje em dia o Ubuntu é tão diferente do Debian e tem mudado tantas as coisas que é visto como uma “distro” independente.
        Cada vez mais tem substituído APT pelo SNAP. Talvez um dia, o APT suma por completo.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          O Ubuntu nunca será independente pois usa apps .deb no máximo será autónomo.

          1. Avatar de William
            William

            Do jeito que as coisas estão, talvez um dia nem isso!

  3. Avatar de gui
    gui

    De qualquer forma, MX e MINT, são as distribuições melhores em estabilidade, usabilidade e conteúdo.

    1. Avatar de William
      William

      Zorin OS também.

  4. Avatar de JCFB
    JCFB

    Só distros baseadas em debian.
    Prefiro arch

  5. Avatar de Mário J.
    Mário J.

    Olá!
    Parece ser bom.
    Mas continuo a achar que linux é para quem trabalha com informática.
    Se não utilizasse o win, nem nada do género, e sim uma instalação directa, como acontece no windows. E se não utilizasse linhas de código, para instalar nada, o linux seria para todos e não para quem trabalha com informática.
    Depois, na lista do que este linux tem pré-instalado, tem o gimp, que não utilizo. Utilizo photoshop.
    E tem o libreoffice, que também não utilizo. Utilizo, o que para mim é o melhor de todos os office, o WPS.
    Em suma.
    Eu, que de informática não percebo nadinha, não me iria safar no linux!

    1. Avatar de João
      João

      Boas
      O linux faz instalação direta, a única coisa que é precisa é ir avançando os passos no “next”!
      Tem também uma loja de aplicações tipo Play Store, onde se pode instalar qualquer aplicação que precises, exceto Adobe. Contudo, podes usar o wine para conseguires utilizar programas do windows, como Photoshop e Illustrator ou podes usar VirtualBox com o Windows.
      Se quiseres, não precisas de utilizar um único comando no terminal, pode ser tudo por interface gráfica. Podes ainda desinstalar o gimp se quiseres.
      Podes também instalar o WPS, funciona na perfeição. Recomendo dares uma vista de olhos no Linux Mint, penso que iria ser boa para iniciares no linux. Eu ainda não tenho formação nesta área, e uso linux há 4 anos! Já passei por Ubuntu, Mint, Arch, Fedora, Debian, Elementary e muitos outros.
      O que é preciso é vontade de aprender, o que para o Mint não é preciso quase nada!

    2. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      O Linux nos últimos anos evoluiu muito. Um usuário leigo já não precisa escrever nenhuma linha de código para utilizar o sistema.

  6. Avatar de Fernando Neto
    Fernando Neto

    Quem trabalha com informática adora o Windows, afinal é o seu ganha-pão

  7. Avatar de Roberto Carlos
    Roberto Carlos

    melhor? uma distro com apps completamente desatualizadas + Kernel velho. Um distro Arch based + AUR (tipo Manjaro Linux )é the best. instalas as ultimas releases e mais um monte de software sem esperar pela compilação da distro.
    Funciona nos portateis novos, detecta o rato bluetooth, docks, impressoras, dois ecrãs, sem ter de andar a sofre e procurar ajuda na internet.

    1. Avatar de Lucia
      Lucia

      Quem gosta de viver ao passado usa Linux

      1. Avatar de João
        João

        Não sei porquê! Diz-me uma coisa em que o windows seja melhor que o Linux?
        Suporte? Nem por sombras! Segurança? De certeza que não…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Ignora, não faz ideia do que está a dizer.

          1. Avatar de Lucia
            Lucia

            Sei mais que você.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Deve-se ignorar os que nada sabem sobre o Linux

          3. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Esse perfil “Lucia” é troll.
            Sugiro não alimentar seu ego fragilizado.

        2. Avatar de Rafael Benevides
          Rafael Benevides

          Suporte, sim! Ou alguém trabalha de graça?

      2. Avatar de Jorge Almeida
        Jorge Almeida

        Que resposta tão bem fundamentada… Baseia-se em quê para dizer isso? Olhe, eu gosto de viver no presente e uso Linux. Sabe porquê? Porque posso. A liberdade é uma coisa fantástica, sabe? Os SO Linux são sistemas seguros, fiáveis, fáceis de usar, e que, para o meu trabalho, são aqueles que me oferecem mais vantagens. São sistemas que têm um desenvolvimento extremamente ativo por pessoas empenhadas em entregar um sistema livre, não recebendo nada em troca. Portanto, quando lhe apetecer criticar, lembre-se uma atitude mais produtiva seria contribuir, de forma a melhorar aquilo que acha que está mal.

        1. Avatar de Lucia
          Lucia

          Por que a maioria das distros Linux são Ubuntu-based e Debian-based e como sabemos estas distros não são reconhecidas por ter acesso a tudo de mais novo. Ubuntu até tenta forçando snaps em vocês como solução mágica.
          A única distro que é realmente atualizada são: Arch Linux, openSUSE Tumbleweed, Debian SID (não Stable), Solus e Fedora. Além de outras “obscuras”. De resto, a maioria dos leigos vivem numa Ubuntu ou Debian-based, morrem de medo de distros rolling e vivem sim no passado tendo que ter um gostinho do futuro migrando pra versões não-LTS ou usando snaps/flatpaks.
          Acha mesmo que não conheço Linux?

          1. Avatar de Jorge Almeida
            Jorge Almeida

            Usar uma dessas distros implica que algum do software não está na última versão. E então? Cada distro tem o seu propósito e cada utilizador tem as suas preferências. Pessoalmente não uso snaps, mas uso bastantes Flatpaks, são uma solução tecnicamente muito boa, que cumpre muito bem o seu objetivo.
            Mas já agora gostaria de saber porque não gosta destas soluções.

          2. Avatar de Roni
            Roni

            Seguindo esse seu raciocínio, então quem usa Windows 10 Insider Preview está bem adiantado dos demais users de Windows 10.

    2. Avatar de Quim
      Quim

      Que distro recomendas? Actual, com muitos developers a corrigir codigo, leve, minimalista, para um pc em casa?
      Obrigado

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        A distro Kali mas não chames a policia… LOL!! Ainda me rio dessa noticia.

      2. Avatar de Jorge Almeida
        Jorge Almeida

        Arch, ou se quiser algo mais fácil de instalar, Fedora. Ambas têm pacotes atualizados. Arch é rolling release e Fedora tem lançamentos de novas versões a cada 6 meses. O Fedora Workstation vem com a DE GNOME (eu gosto, é a que uso) mas se preferir, têm várias edições diferentes disponíveis com outras DE.

        1. Avatar de Jorge Almeida
          Jorge Almeida

          Ah, tem também o OpenSUSE Tumbleweed.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguns comentários não têm ponta por onde se pegue! Tenho o mx linux desde a versão 18.1.
    Ainda estou no mx 18.3 e para já não vou mudar. Posso informar que praticamente não utilizo o terminal, já usei porque quis mas dá para usar perfeitamente sem o terminal. FYI