MX 16 – Uma distribuição Linux muito levezinha

14 Comentários

Como sabemos, no mundo Linux são milhares as distribuições que estão disponíveis! O Pplware tenta sempre dar cobertura às distribuições mais populares mas também às distribuições que têm características diferenciadoras.

Hoje vamos conhecer a MX 16, uma distribuição baseada no Debian e com características da antiX.

mx_00


Para quem procura uma distribuição Linux leve mas com bom suporte, a nossa sugestão de hoje vai para a nova versão da distribuição MX. Baseada no Debian 8.6 ‘Jessie’ e com algumas características da distro da antiX, o MX-16 (Metamorphosis)vem com interface Xfce 4.12.2,o que a torna uma distribuição muito elegante, com boa performance e muito funcional.

mx_01

Em termos de aplicações/ferramentas, esta distribuição vem com o seguinte:

  • Browser: Firefox 50.0.2
  • Vídeo Player: VLC 2.2.4
  • Music Manager/Player: Clementine 1.3.1
  • Email client: Thunderbird 45.5.1
  • Office suite: LibreOffice 5.2.2
  • Backup: LuckyBackup 0.4.8
  • Security: Passwords e Keys 3.14.0
  • Terminal: Xfce4 Terminal 0.6.2

Mas há outras ferramentas incluídas que podem ser consultadas aqui.

Destaque ainda para o facto desta distribuição ser muito simples de instalar e de ter uma versão live, para experimentar sem instalar.

mx_02

Se procura uma distribuição Linux bastante leve mas muito funcional então experimente a MX 16. A performance é simplesmente fantástica e toda a interface é muito bonita e eficiente. O Pplware tem outras sugestões de distribuições Linux igualmente leves mas muito completas. Pode ver essas distribuições aqui.

A distribuição MX 16 está disponível nas arquitecturas de 32 bits e 64 bits e tem suporte para sistemas UEFI.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Tem bom aspecto.
    Ao navegar pelo SF deparei-me com esta: https://sourceforge.net/projects/legacyoslinux

  2. Avatar de mark
    mark

    interessante essa distro. a barra lateral da para mover, para baixo?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      dá sim, é o ambiente xfce.

  3. Avatar de osvander
    osvander

    Se parece com o Ubuntu, com esta barra lateral

  4. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Uso faz tempo, Debian todo artilhado, MX Tools num clique e voilá tudo a funcionar, xfce desktop/ambiente trabalho dá para modificar todo ao meu gosto, para quem quer algo simples e solido sem bugices…

  5. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Estou a experimentar esta: https://budgie-remix.org/
    Para já numa máquina virtual com 512MB de RAM… Vou de seguida colocar num portátil antigo…
    Para já estou a gostar!

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Máquina antiga…puppy

  6. Avatar de Fido
    Fido

    Boa interface para ecrãs amoled

  7. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    “1,137MB”, muito levezinha?

    1. Avatar de Pedro Pinto
  8. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Fica aqui uma entrevista a um dos responsáveis pelo MX. Esta distro é uma cooperação entre anitx e mepis.
    http://www.dedoimedo.com/computers/interview-mx-team.html

  9. Avatar de Marcelo Caldeira
    Marcelo Caldeira

    Ele possui interface na língua portuguesa?

  10. Avatar de Jefferson Godoy
    Jefferson Godoy

    Como alterar o idioma para português?

  11. Avatar de Idê
    Idê

    Parabéns pelo seu site Pedro. Quando tenho dúvidas, logo penso nesse sítio. Uso o MX-16 só para acessar o banco, mas posso dizer que é bem estável e leve. Minha escolha por ele foi pelo fato de ser baseado em Debian. No dia-a-dia uso Linux Mint, minha distro preferida.