Vários Sistemas Operativos numa PENUSB

30 Comentários

O Multiboot numa Pen USB nunca foi tão fácil!

A criação de um sistema multiboot LiveUSB é sempre uma das questões colocadas por muitos utilizadores. A ideia consiste em ter mais do que um sistema operativo numa PenUSB e no boot poder escolher qual o sistema operativo a arrancar. O Multiboot  é uma aplicação gratuita, escrita em Bash/gtkdialog, que permite de forma simples criar um sistema de boot, com vários sistemas operativos.

multiboot

Requisitos

  • Dispositivo USB  de 1 GB  (de preferência com mais GB)
  • A BIOS deve suportar boot por dispositivos USB

A inclusão de novos sistemas operativos é realizada apenas com um drag and drop do ISO correspondente. A lista de distribuições suportadas podem ser consultadas aqui

multiboot_2

Para quem pretender correr o Multiboot no Ubuntu poderá fazê-lo através dos comandos (Download e correr script):

Como instalar no Ubuntu

wget http://liveusb.info/MultiBoot-v3/install-depot-multiboot.sh.tar.bz2

tar -xvf install-depot-multiboot.sh.tar.bz2

sudo ./install-depot-multiboot.sh

Homepage: MultiBoot LiveUSB, Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ajs
    ajs

    E nas BIOS sem suporte a boot por dispositivos USB?

    1. Avatar de Shote

      Há sempre a opção do liveCD

      1. Avatar de ajs
        ajs

        Obrigado, mas interessava-me mesmo era a opção por USB.

        1. Avatar de AirCrack

          Acho que se procurares e aprofundares esse tema… vais obter uma resposta que talvez já saibas qual é, não?
          Mas infelizmente a tecnologia avança… o povo avança e a nação cresce. 😀 (tecnologicamente falando!)

          1. Avatar de ITDept
            ITDept

            Por acaso há solução… um pouco parva, mas funciona.
            Já foi aqui falado no Pplware, um LiveCD que permite um boot posterior pela pen.
            Nunca experimentei, mas acredito que seja uma solução viável para esses casos.
            Até dizia o link, mas não tenho aqui a jeito, e é tarde para procurar, SORRY.

          2. Avatar de AirCrack

            Desconhecia, fantástico. Tem a explicação em baixo com o PLoP bootmanager. Nunca precisei… sempre a aprender!

        2. Avatar de Gato Preto
          Gato Preto

          PLoP boot manager é a solução!

          É um bootmanager que permite bootar por usb quando a bios não tem essa funcionalidade. Pode ser usado a partir de um cd, de uma disquete ou instalado no disco.

          Dá uma vista de olhos:
          http://www.plop.at/

          1. Avatar de Rui Costa

            Bootar??? Este pessoal está a ficar pior que os brasileiros, com a mania de aportuguesar estrangeirismos…. porra….

    2. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Ja tive o mesmo problema com um portatil velho e a unica maneira q arranjei d dar a volta foi este programa:
      http://www.plop.at/en/bootmngrusblog.html

      É tipo o grub (fica no boot antes do janelas) e tens a hipotese d escolher d onde keres fazer o boot.

  2. Avatar de André Ferraz
    André Ferraz

    Qualquer bios moderna ja permite efectuar o boot por pen, mas caso não esteja indicado ha outra forma de ‘dar a volta’ a questão… a bios tem que suportar o boot por cdrom, precisas de uma imagem do plop (http://www.plop.at/en/bootmanager.html) ao fazer o boot por cd-rom, vai aparecer um menu, com novas posibilidades para o boot, cdrom, partições nos discos, usb…
    Se o computador nao posuir portas usb 2.0, tens que ir a ‘setup’ e ‘force usb 1.1 detection’ depois vais conseguir fazer o boot por usb normalmente

  3. Avatar de AirCrack

    Mas que pérola, Amigo… excelente!

    Pergunta antecipada, antes de testar… será que se pode já aplicar numa PEN com Ubuntu (qq versão recente)?

    Alguém já testou? De repente claro…

  4. Avatar de DoContra
    DoContra

    Pedro Pinto,

    Compreendo a sua preferência pelo Linux distribuído pela Canonical. Não me leve a mal (eu próprio sou um fã de Ubuntu), mas acho que o multiboot é algo mais abrangente que poder escolher entre Ubuntu, Kubuntu ou Xubuntu no arranque de uma máquina.

    E creio que uma pen de 1Gb é insuficiente para se ter, realmente, multiboot. Não estou a ver, assim de repente, podermos ter 3 ou 4 SO diferentes (nem que sejam outras distros para além do Ubuntu/Kububtu/Xubuntu) numa pen com tão pouca capacidade.

    E isso para não falar da impossibilidade de correr o Microsoft Windows, por exemplo, a partir de uma pen. Ou o Apple OSX…

    Mas isso, sim, seria verdadeiro multiboot a partir de (e dentro de) uma pen.

    IMHO…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @DoContra
      Tudo bem.
      Bem, não tenho preferência pelo Ubuntu mas é nessa distro que faço os testes.
      Quanto à PEN com 1 GB tem toda a razão, no entanto existem pequenas distribuições que ocupam muito pouco (ex. Damn Small Linux)..mas ainda há mas pequeno.
      Quando ao multiboot + diferentes sistemas operativos (Microsoft, Linux, Apple), a ver aparece algo nos comentários. Eu desconheço.

      Cumps e obg pelo feedback
      PPinto

    2. Avatar de André Ferraz
      André Ferraz

      acho que existe uma forma de instalar o xp numa pen, o problema reside no facto que ao alternarmos entre máquinas, o mesmo deixa de funcionar…

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        O problema é esse. Não me interessa *instalar* o SO, mas corre-lo “puro e duro” a partir da pen! Tal qual um live cd mas com a hipótese de se poder gravar alterações / actualizações / personalizações na própria pen e não no HD do PC. Ou seja, desligando-se o PC e retirando-se a pen tudo ficará exactamente na mesma (como estava antes do boot) no HD.

        Linux (várias distros) sei que dá na boa; WinXP (ou outros) e MacOS é que não é possível. Ou é?…

        É essa a minha dúvida.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pelo que percebo o arranque do SO é sempre feito através do ISO, correcto? Neste caso estamos perante um “live cd” puro, que não guarda quaiqueres dados que tenham sido gerados/modificados durante a utilização do mesmo, ou de alguma forma estes dados são guardados?

    1. Avatar de Pedro Pisco
      Pedro Pisco

      @Ricardo

      Tratando-se de uma Pen USB, e desde que deixem espaço e que tenha a permissão de escrita, podem sempre guardar os dados na própria PEN.

      @Para quem pediu Windows

      Já li em alguns Blogues e Fóruns que há formas de arrancar SO de Windows (XP?) por Pen USB, talvez até aqui mesmo no pplware, mas agora não me lembro, é questão de procurar.
      O que pretendo dizer é que podem converter esses dados em ISO e copiar para o Multiboot, penso que poderá funcionar, ou então sempre podem utilizar o BartPE para isso.

      Cumprimentos,
      Pedro Pisco

  6. Avatar de Bruno Magalhaes
    Bruno Magalhaes

    Boas,

    Para windows não existe um software parecido? Obrigado

    1. Avatar de Ivixx
      Ivixx

      Existe uma maneira que eu conheço de carregares os sistemas operativos (um ou mais) tipo (xp, win 7, etc..) a partir da pen para o computador.. e penso que já foi comentado aqui np pplware.. (WINSETUPFROMUSB) o que vai acontecer é que este programa ao carregar os SO’s para a pen, irá criar tambem um boot que inicializará se a tua motherboard o permitir e depois só terás de escolher o S.Operativo a instalar.. funciona muito bem 😉

  7. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Seria interessante um programa do género que permitisse criar um multiboot com suporte para outras plataformas, isto é: windows xp e ubuntu por exemplo…

  8. Avatar de ruben
    ruben

    eu gosto destes posts mas ahco que podiam tambem postar alguns sobre outras distribuiçoes com o caixa magica/mandriva e outros

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Ruben,

      Sem dúvida que gostaríamos de dar realce a outras distribuições Linux, no entanto o tempo é escasso para andar a investir tempo noutras distribuições. No entanto deixo o repto, se alguém usar outras distribuições e pretender contribuir é só enviar para mim para eu publicar. A Caixa Mágica é sem duvida um projecto de louvar , pois é nacional. Bem, aceitam-se artigos sobre outras distros 🙂

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Pois… especialmente desde que também tem a opção Gnome. Nunca consegui gostar do KDE… 😉

  9. Avatar de Nasp

    Muito interessante, vou experimentar 🙂

  10. Avatar de João
    João

    Não haverá algo semelhante mas para correr em Windows?
    E já agora, será que dá para fazer com MacOs, Linux e Windows?

  11. Avatar de Hugo F.
    Hugo F.

    Após a chegada no Ubuntu 10.10 o MultiBoot-v3 passou a Multisystem.
    Para instalar no ubuntu 10.10:

    wget http://liveusb.info/multisystem/install-depot-multisystem.sh.tar.bz2

    tar -xvf install-depot-multisystem.sh.tar.bz2

    sudo ./install-depot-multisystem.sh