Mover botões maximizar/minimizar/fechar no Ubuntu 10.10

32 Comentários

Aproveitando a dúvida do nosso utilizador shenmue sobre como mover os botões maximizar/minimizar/fechar para o lado direito no Ubuntu, decidimos fazer um pequeno How To quer servirá tanto para a versão Beta como próximas versões (esta dica funciona também no Ubuntu Lucid).

Ubuntu_000

Para mover os botões maximizar/minimizar/fechar para o lado direito no Ubuntu devem seguir os seguintes passos:

Vamos começar por carregar nas teclas Alt-F2 e depois escrever o comando gconf-editor

Ubuntu_00

Depois expandir apps –> metacity –> general e carregar com o botão do lado direito em cima de button_layout para escolher a opção Edit Key

Ubuntu_01

Em seguida mudamos o value para  menu:minimize,maximize,close

Ubuntu_02

Carregamos em OK e a alteração é feita de imediato.

Ubuntu_03

Esta é uma dica importante para quem ainda não se habituou ao “restyling” do layout no Ubuntu e certamente para os utilizadores que usam tanto Windows e Linux como é o meu caso (no Linux os ícones estão do lado esquerdo, no Windows do lado direito). Esperamos ter ajudado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Boa explicação, até para os menos rotinados nestas andanças do Ubuntu.
    Se instalarem a aplicação Ubuntu Tweak, poderão fazer essa alteração bem como muitas outras.

    Cump’s

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Pode não funcionar na versão BETA :b

      Não sei porque nunca testei, mas assim tambem aprendem algo, pode-se mudar de tudo ali.

      1. Avatar de André Meireles

        No meu Ubuntu nem foi preciso o Tweak, bastou alterar para o tema que tinha os botões daquele lado!

        Mas esta é uma boa alternativa, para manter o mesmo tema…;)

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Este artigo foi realizada com base no Ubuntu beta 10.10, logo funciona. Abraço

  2. Avatar de Ezequiel (Brasil)
    Ezequiel (Brasil)

    Botões das janelas à direita no Ubuntu 10.04. Digite no terminal:

    gconftool-2 –type string –set /apps/metacity/general/button_layout “menu:minimize,maximize,close”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      excelente dica ! Obrigado Exequiel

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Apenas uma nota: o ‘type’ e ‘set’ usam duplo – mas infelizmente e’ sempre retirado. Alguem sabe como resolver isso nos comentarios?

      Outra forma para quem nao gosta de escrever muito:

      gconftool-2 -t string -s /apps/metacity/general/button_layout ‘menu:minimize,maximize,close’

      Excelente dica, Pedro Pinto!

      Fiquem Bem!

  3. Avatar de Nuno Catarino

    Há um scriptzinho em http://launchpad.net/mwbuttons/trunk/v0.2/+download/mwbuttons capaz de simplificar ainda mais o processo.

    Basicamente:

    wget http://launchpad.net/mwbuttons/trunk/v0.2/+download/mwbuttons
    chmod +x mwbuttons
    ./mwbuttons

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de fernando
      fernando

      gostei desse ai.

  4. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    O que é que a nova versão do Ubunto vai trazer de novo?

    Depois de ter o sistema operativo a funcionar mesmo a meu gosto valerá a pena começar tudo de novo?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Para isso que existe LTS, ninguém te obriga a instalar o 10.10 :b

  5. Avatar de João Dias
    João Dias

    eu acho que agora já me habituei. ao início era estranho mas acho que lá acabei por me conformar.

  6. Avatar de Almeno Rocha

    Eu depois da actualização ainda não consegui fazer login, apenas na consola… 🙁

  7. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Epá o meu nome devia aparecer neste artigo uma vez que respondi ao shenmue na altura e em 5 ou 6 linhas compactei tudo o que é dito neste artigo inteiro. 😛

  8. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Afinal passou, my bad. Peço imensa desculpa. *vénia*

  9. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    ja agora ninguém tem encontrado paragens neste ultimo kernel ****.25 salvo erro ou 35?
    no 10.04.

    cmps

  10. Avatar de jpng81
    jpng81

    Moveram os botoes na versao 10.04 para esquerda e disseram que era para futuramente aparecerem novas funcionalidades do lado direito, mas pelo que tenho visto nos screenshots da 10.10, tou a ver que não irá aparecerer nada :S Tou a ver que a mudança para a esquerda foi só para ficar mais parecido com um MAC. Ao menos que façam igual e melhorem :S

  11. Avatar de Pedro Pinto

    Novidades: consegui instalar o Vbox-Utils e em seguida instalei o
    virtualbox-ose-guest-x11 para resolver o problema da resolução:

    sudo apt-get install virtualbox-ose-guest-x11

  12. Avatar de ruben
    ruben

    pra quando uma review ao Caixa Magica 14? Eu já tinha feito esta pergunta há algum tempo mas ainda não vi a review devem estar sem tempo.

    1. Avatar de ruben
      ruben

      esqueça é review a versão 15 e não a 14

    2. Avatar de ruben
      ruben

      alguma novidade? vao fazer a review da versao 15?

  13. Avatar de phixie
    phixie

    Andava há meses a tentar convencer-me que me ia habituar aos botões do lado direito mas desisti… aproveitei a “embalagem” para mudar… :S

    1. Avatar de phixie
      phixie

      (troqueime!, queria dizer que me ia habituar aos botões do lado ESQUERDO)

  14. Avatar de R. Campachi

    Basta:
    :minimize,maximize,close

    1. Avatar de R. Campachi

      Ah! Excelente dica. Já havia me esquecido.

  15. Avatar de Benneh Carvalho

    Para aqueles que desejarem retornar os botões para o lado esquerdo é só mudar o value para:
    minimize,maximize,close:menu

    Só isso.

    []’s

  16. Avatar de Helio Souto
    Helio Souto

    Caro Pedro Pinto,

    Você é um cabra muito bom e sua dica é simplesmente excelente.
    Procedi os passos no ubuntu do linux no PC V.10.10.
    Abs.
    Hélio Souto

  17. Avatar de Diego Petrov

    Ae amigo obrigado pela dica!

  18. Avatar de João Fernandes
    João Fernandes

    Para que utiliza o Ubuntu-Tweak tem lá uma opção para isso. 😉
    Cumps…

  19. Avatar de Lobo
    Lobo

    Uffa!! que alívio! finalmente botões no lado correcto das janelas!

    Obg pela dica