Moonlight 1.0.1

11 Comentários

O Silverlight é uma tecnologia emergente da Microsoft, na área de conteúdos multimédia para Internet. Porém os utilizadores de distribuições de Linux, têm sido privados de usar essa tecnologia para aceder a determinados sites. Este aspecto parece ter os dias contados.

O Moonlight é a implementação de software livre, para os sistemas referidos do Silverlight. Este projecto advém do polémico acordo entre a Novell e a Microsoft que originou muitas críticas inflamadas da comunidade Linux. Deste “join effort” foi lançado recentemente a primeira versão estável. E como nós no Pplware queremos que os nossos leitores, do sistema operativo do Pinguim, não fiquem de mãos a abanar em nada que prejudique a sua experiência de navegação, deixamos aqui as instruções de como fazer a instalação no Ubuntu. Existe ainda suporte para todas as variantes de Linux da Novell, e Fedora.

Primeiro de tudo é necessário ir ao site oficial do Moonlight (referido no final do artigo). A instalação resume-se sobretudo a um extra do Firefox (versão 3.0 ou superior recomendada). Ora carregando no link de instalação, o Firefox irá alertar que preveniu que o plugin não fosse instalado. Isto acontece porque o site do Moonlight não é considerado uma fonte de extras fidedigna.

Carregando em permitir, o utilizador será apresentado com uma caixa de diálogo para instalar o plugin semelhante a tantas outras quando instala qualquer outra extensão.

Finalizado o processo de instalação, tem-se o plugin de Moonlight instalado, tem que se proceder à devida reinicialização do Firefox.

nada como testá-lo numa das Samples disponibilizadas no site do Silverlight, como por exemplo o jogo Sprawl.

Assim que se tenta carregar o Sprawl, o utilizador é avisado que para ter som e vídeo deve instalar os codecs disponibilizados pela Microsoft, dando a possibilidade de os instalar. Como eu acho que não vou apanhar nenhum trojan com isso (piada seca, eu sei) lá aceitei, e os drivers foram instalados.

Ah! Já estava a ver que faltava algum toque especial da Microsoft, a clássica caixa de diálogo EULA (End User Level Agreement). Vou aceitar mais uma vez, mas não façam como eu, leiam-na do início até ao fim.

Depois de instalados os codecs, o utilizador, pode interagir com a sua primeira aplicação aplicação Silverlight (ou Moonlight conforme preferiram).

Dos testes que fiz, este plugin apesar de uma versão estável parece estar muito “crú”, no que toca à compatibilidade total com todas as aplicações Web do Silverlight 1.0. Sim porque esta versão infelizmente ainda não suporta a versão 2.0 do Silverlight. De qualquer forma parece-me um bom esforço por parte da Microsoft e da Novell, em contribuir algo de significativo, e em forma de software livre para sistemas Operativos baseados em Unix, é um passo na direcção certa.

Contudo, e se a ideia é que este plugin tenha bastantes adeptos nestes sistemas operativos, ambas as empresas terão que fazer um pouco mais que isto, dado que apesar de o Flash Player da Adobe ser uma solução proprietária, o seu suporte para plataformas Unix melhorou bastante, ao longo do último ano com o lançamento da versão 10, e neste último ponto o suporte do Silverlight é ainda incompleto.

A aposta da Microsoft através do Silverlight (e consequentemente o Moonlight), de modo a competir no mercado de, conteúdos multimédia difundidos pela Internet, promete animar uma área nas tecnologias de comunicação que há anos é dominado pela a Adobe. E quanto a esta decisão é de saudar, dado que quando existe maior concorrência num mercado, origina maior inovação, e claro, quem acaba por ganhar é sempre o utilizador final.

Alterações na versão podem ser vistas aqui.

Licença: GNU GPL
Sistema Operativo: GNU/Linux
Download: Moonlight 1.0.1 32bits [914.77KB]
Download: Moonlight 1.0.1 64bits [933.75KB]
Homepage: Moonlight
Link: Teste Sprawl

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Deixo aqui um link para quem se quiser informar mais sobre o assunto do moonlight/silverlight:

    http://www.webkitchen.be/2008/07/17/silverlight-the-good-the-bad-and-the-ugly/

    _____
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de Nuno Neves

    Porque retiraram as imagens do google reader? para eu ter de clicar e ir ao site? estou a receber feeds só com texto… que foleiro…

  3. Avatar de Vítor M.

    Nuno Neves calma. Tivemos um pequeno problema e estamos a tentar resolver em tempo útil… a malta stressa logo!!!!!!!

  4. Avatar de RF
    RF

    Inevitavel!
    Gostava de ver um artigo sobre a guerra Flash / Silverlight.
    Os artigos que apanho parece que são todos escritos por alguém de uma das empresas.

  5. Avatar de Rui Oliveira

    @RF
    “Os artigos que apanho parece que são todos escritos por alguém de uma das empresas.”

    Se vires bem o que escrevi, assinalo para min o que são as falhas, e aspectos positivos do Moonlight 😉 . A minha análise é isenta. 🙂

    Claro que se te referires a não veres isso em comparativos na net é normal. Cada uma das empresas diz sempre que uma tecnologia é melhor que a outra… Agora é óbvio que o Flash leva por enquanto vantagem à partida, por ser o mais difundido, o que tem mais ferramentas de desenvolvimento, e o que nos diferentes sistemas operativos tem melhor performance. Quanto ao Silverlight não posso falar porque não uso, mas o Moonlight que é baseado no Silverlight tem uma coisa boa, é Open Source.

  6. Avatar de kardos

    1º- EULA=End User License Agreement

    2º- O Moonlight está abrangido pela GNU LGPL v2 (Lesser General Public License), uma versão um tanto ou quanto mais restritiva que a GPL.

    3º- NÃO NÃO NÃO NÃO! O Silverlight é coisa do demónio! A Microsoft está a tentar reinventar a roda. As principais “vantagens” do Silverlight já estão previstas nos standards da web há bastante tempo. Só é preciso é qe os respeitem!

    O Silverlight está mal feito, é pesado a nível de recursos e de tamanho,para além do facto de ser feito de raiz para o Windows e “remendado” para os restantes S.O.s.

    O Moonlight é ainda mais lento e carece de suporte, foi apenas feito para tentar calar os utilizadores de Linux.

    Quando dou com um site qe usa esta tecnologia, a única coisa qe faço é fechar a página e ir procurar o qe pretendo a outro lado. Quando tenho mesmo qe aceder a esse site uso o Firefox a correr em Wine, é mais rápido que usar o Moonlight. E a seguir mando um e-mail ao administrador do site a dizer qe está a causar dores de cabeça a muita gente.

  7. Avatar de Rui Oliveira

    @kardos

    Absolutamente errado neste ponto:

    “2º- O Moonlight está abrangido pela GNU LGPL v2 (Lesser General Public License), uma versão um tanto ou quanto mais restritiva que a GPL.”

    Não é mais restritiva,pelo contrário é mais permissiva , a LGPL permite que o codigo open source, seja usado juntamente com codigo proprietario. a GPL permite que codigo de software livre, apenas possa ser integrado com mais código que tem que ser disponibilizado livremente. Por isso a GPL é a mais restritiva licença das duas

    Quanto à falta de qualidade do Silverlight não me prenuncio porque não tenho acesso ao código para falar, tu tens? Bem me parecia que não 😉 (Silverlight é closed source != Moonlight é Open Source). E o flash player é leve? Já tentaste usar flash player numa máquina antiga? Eu já 🙂 e posso-te dizer que é lento.

    Quanto À EULA é uma realidade SE quiseres usar estes codecs da microsoft, existem implementações do moonlight usando os codecs do projecto gstreamer.

  8. Avatar de Spulva
    Spulva

    O flash e bastante pesaod, demasiado ate, nao me posso pronunciar muito sobre o silverlight pois poucos sao os sites que o usam, nao da para ter uma ideia muito propria, mas e bom saber que esta a ser desenvolvida este plugin para linux, é que era algo que faltava na internet um formato concorrente, pois existem muitas lacunas no flash que nao permitem que os videos por streaming sejam mais pequenos, e masi qualidade, assim sao obrigados a evoluir se querem…

  9. Avatar de kardos

    @Rui Oliveira

    Pois é, tens razão, a LGPL é menos restritiva que a GPL, em todo o caso, o Moonlight continua a ser abrangido pela LGPL e não pela GPL, tal como é feita referência no artigo. 🙂

    Quanto á sua qualidade, não preciso de ter acesso ao código para me aperceber que é lento e pesado. Mas já programaste em em XAML e em ActionScript? Já reparaste no lixo qe é preciso escrever para renderizar qualquer coisa para o Moonlight, enquanto em Flash são precisas apenas algumas linhas.
    Faz-me lembrar o código das páginas web feitas no Word 😀

    Com isto tudo não quero defender o Flash, pois concordo contigo, é pesado apesar da Adobe ter aumentado o suporte a sistemas Linux.

    Já é bastante mau estarmos todos dependentes do Flash (apesar de existirem alternativas abertas, como o gnash e o swfdec), não vamos ficar dependentes de mais um plugin. (Já é suficientemente chato, formatar um pc com windows e ter que instalar Firefox+Java+Flash+VLC)

  10. Avatar de J.C
    J.C

    @kardos: estas a comparar XAML com ActionScript…? ActionScript é como o proprio nome indica uma linguagem de programação script. O Xaml é uma linguagem declarativa não é script. Depois podes programar em varias linguagens em conjunto com o XAML. São coisas diferentes. Depois dizes que estamos muito dependentes do flash e que nao queres ficar dependente de outro? Mas tás no gozo ou és mesmo confuso por natureza? Haver alternativa é BOM. A concorrência é BOA. E o que a MS fez, com muita coragem diga.se porque toda a gente olha para a adobe como sendo a referencia a muitos anos, foi trazer alternativas não só para windows mas também colaborar com terceiros em projectos opensource para que a mesma esteja disponivel em outros OS.

    A MS quando começa a entrar no opensource parece que a malta fica com a visão turva. Quando não entra é porque é a MS. Preso por ter cão ou por ter gato. O melhor é comprar um piriquito nao?

    Já agora para os mais distraidos…. o silverlight está cá à um par de dias. O Flash já vai na versão 10 ou lá o que é. Esperem mais 2 ou 3 anos e depois vamos ver como estamos em termos de adopção quer do silverlight quer do flash 😉