Moonlight 1.0

6 Comentários

O Silverlight é uma tecnologia emergente da Microsoft, na área de conteúdos multimédia para Internet. Porém os utilizadores de distribuições de Linux, têm sido privados de usar essa tecnologia para aceder a determinados sites. Este aspecto parece ter os dias contados.

O Moonlight é a implementação de software livre, para os sistemas referidos do Silverlight. Este projecto advém do polémico acordo entre a Novell e a Microsoft que originou muitas críticas inflamadas da comunidade Linux. Deste “join effort” foi lançado recentemente a primeira versão estável. E como nós no Pplware queremos que os nossos leitores, do sistema operativo do Pinguim, não fiquem de mãos a abanar em nada que prejudique a sua experiência de navegação, deixamos aqui as instruções de como fazer a instalação no Ubuntu. Existe ainda suporte para todas as variantes de Linux da Novell, e Fedora.

Primeiro de tudo é necessário ir ao site oficial do Moonlight (referido no final do artigo). A instalação resume-se sobretudo a um extra do Firefox (versão 3.0 ou superior recomendada). Ora carregando no link de instalação, o Firefox irá alertar que preveniu que o plugin não fosse instalado. Isto acontece porque o site do Moonlight não é considerado uma fonte de extras fidedigna.

Carregando em permitir, o utilizador será apresentado com uma caixa de diálogo para instalar o plugin semelhante a tantas outras quando instala qualquer outra extensão.

Finalizado o processo de instalação, tem-se o plugin de Moonlight instalado, tem que se proceder à devida reinicialização do Firefox.

nada como testá-lo numa das Samples disponibilizadas no site do Silverlight, como por exemplo o jogo Sprawl.

Assim que se tenta carregar o Sprawl, o utilizador é avisado que para ter som e vídeo deve instalar os codecs disponibilizados pela Microsoft, dando a possibilidade de os instalar. Como eu acho que não vou apanhar nenhum trojan com isso (piada seca, eu sei) lá aceitei, e os drivers foram instalados.

Ah! Já estava a ver que faltava algum toque especial da Microsoft, a clássica caixa de diálogo EULA (End User Level Agreement). Vou aceitar mais uma vez, mas não façam como eu, leiam-na do início até ao fim.

Depois de instalados os codecs, o utilizador, pode interagir com a sua primeira aplicação aplicação Silverlight (ou Moonlight conforme preferiram).

Dos testes que fiz, este plugin apesar de uma versão estável parece estar muito “crú”, no que toca à compatibilidade total com todas as aplicações Web do Silverlight 1.0. Sim porque esta versão infelizmente ainda não suporta a versão 2.0 do Silverlight. De qualquer forma parece-me um bom esforço por parte da Microsoft e da Novell, em contribuir algo de significativo, e em forma de software livre para sistemas Operativos baseados em Unix, é um passo na direcção certa.

Contudo, e se a ideia é que este plugin tenha bastantes adeptos nestes sistemas operativos, ambas as empresas terão que fazer um pouco mais que isto, dado que apesar de o Flash Player da Adobe ser uma solução proprietária, o seu suporte para plataformas Unix melhorou bastante, ao longo do último ano com o lançamento da versão 10, e neste último ponto o suporte do Silverlight é ainda incompleto.

A aposta da Microsoft através do Silverlight (e consequentemente o Moonlight), de modo a competir no mercado de, conteúdos multimédia difundidos pela Internet, promete animar uma área nas tecnologias de comunicação que há anos é dominado pela a Adobe. E quanto a esta decisão é de saudar, dado que quando existe maior concorrência num mercado, origina maior inovação, e claro, quem acaba por ganhar é sempre o utilizador final.

Licença: GNU GPL
Sistema Operativo: GNU/Linux
Download: Moonlight 1.0 [0.9MB]
Homepage: Moonlight
Link: Teste Sprawl

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Brás

    O grande problema do Moonlight é que estará sempre dois ou três passos atrás do Silverlight.

    O esforço da Novell é notável, mas temo que o facto de se tratar de um projecto de software livre que não é produzido directamente pela Microsoft, acabará por tornar o Moonlight num “enteado”, pelo que a sua última versão corresponderá sempre à versão anterior do Silverlight (digo eu).

    Outro grande problema será a necessidade de utilizar codecs proprietários (Windows Media) para tirar todo o proveito do Moonlight. Assim, a parte do “software livre” fica logo inquinada.

  2. Avatar de Rui Oliveira

    Rui Brás

    Talvez tenhas razão, mas esta é apenas a primeira versão do moonlight vamos ver. Infelizmente dou-te razão com o Mono (implementação do .net em plataformas unix), tem sido assim.
    Embora lembre também que apesar de este ser um projecto desenvolvido por uma equipa da Novell, é o feito em estrita colaboração com a Microsoft.

    Mas talvez o facto de a Microsoft tentar competir num mercado em que entra em clara desvantagem em relação ao Flash, talvez faça mudar de ideias a empresa de Redmond ;), e esta se queira envolver mais neste projecto como faz noutros projectos como o Apache.

  3. Avatar de Rui Oliveira

    @Rui Brás

    Os codecs proprietários não tem problema nenhum, instalei-os porque quis e é a forma mais intuitiva (e pessoalmente nao tenho problemas com isso), é o mesmo que instalar o flash que tambem é proprietario.

    Se não quiseres existe uma implementação usando os drivers de som e audio do framework gstreamer, vê este link:

    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1045206&highlight=obama+moonlight

    tens é que adicionar mais repositórios ao Ubuntu.

  4. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    offtopic: já saiu nova build do windows live essencials.
    O messenger continua a suportar os actuais plus e a-patch

  5. Avatar de Pedro Raposo
    Pedro Raposo

    Todos os programadores de VB.net, C#, J#, C++ enfim do Framework da Microsoft, ficam sempre tristes de saber que as suas aplicações não vão correr noutros ambientes sem serem Windows. No entanto uma equipa de programadores desenvolveu o MONO (http://www.mono-project.com/Main_Page) que se encontra na versão 2.0. O MONO é um esforço para correr estás aplicações em qualquer plataforma, mas como aqui referido está sempre um paço atrás, e a maior dor de cabeça é sempre a compatibilidade pois nem tudo corre, certas bibliotecas não estão desenvolvidas ou incompletas etc. Mas não deixa de ser uma boa alternativa e livre.

  6. Avatar de Blizard

    Se não disponibilizam suporte a Silverlight…
    Não acedam a sites feitos em silverlight…
    Vão ver como rapidamente desaparece…
    o Flash está para durar…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/