MobaLiveCD – Sistemas operativos a correr no Windows

21 Comentários

Corra LiveCDs e ISOs directamente no Windows

Como todos sabemos são muitas as distribuição baseadas em Linux que estão disponível pela Internet fora. Pessoalmente gosto de testar as distribuições que considero interessantes e nesse campo a virtualização e a possibilidade de criar LiveCDs/USBs vieram dar uma excelente ajuda.

Recentemente descobri uma autentica pérola que permite de uma maneira muito rápida correr um LiveCD e ISOs directamente a partir do Windows. Vamos conhecer o projecto MobaLiveCD.

moba_00

O MobaLiveCD é um projecto baseado no excelente emulador Quemu, que permite de forma muito rápida e simples testar qualquer distribuição LiveCD directamente no Windows.

Como usar o MobaLiveCD ?

Depois de descarregar o MobaLiveCD, devemos executá-lo com privilégios de Administrador. No caso de possuirmos a distribuição num ISO, podemos de imediato correr a mesma carregando em Run the Live CD e indicamos o caminho onde temos a distribuição em .iso.

Principais funcionalidades do MobaLiveCD
  • Não é necessário gravar CDs/DVDs
  • Interface bem organizada e muito simples de usar
  • Possibilidade de associar o MobaLiveCD aos ficheiros .iso e executar os mesmos apenas com 1 click.
  • Possibilidade de correr .iso directamente ou a partir de bootable USBs
  • Não necessita de instalação (portable)
  • Ocupa apenas 1.6 MB

moba_01

De seguida, indicamos se pretendemos ou não criar um disco virtual para a máquina virtual que vai ser criada.
 mob_02
Caso a resposta anterior tenha sido Yes, a aplicação questiona-nos do nome e local onde armazenar o disco virtual.
 moba_04
Se tudo estiver correctamente configurado, o vosso sistema arrancará de imediato dentro do próprio Windows.
moba_05

O MobaLiveCD é um projecto bastante interessante, que aproveita as funcionalidades da virtualização e assim disponibiliza um método simples de experimentar rapidamente uma distribuição LiveCD. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback!
Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows
Download: MobaLiveCD_v2.1
Homepage: MobaLiveCD

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    Só uma curiosidade, será que os processadores não HT, têm tanto poder de virtualização do que aqueles que são?

    Parece-me muito interessante.

    Dá para correr este virtualizador numa pen em qualquer PC, com ou sem permissões de Administrador ou é preciso obrigatoriamente permissões de Administrador?

    Levava 10 estrelas se desse para correr em qualquer máquina com ou sem permissões de Administrador.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      “ó uma curiosidade, será que os processadores não HT, têm tanto poder de virtualização do que aqueles que são?”

      Não, claro, porque 1 core com HyperThreading é quase como se tivesse 2 cores.

      Mas o que faz mesmo diferença é o suporte a virtualização por hardware.

  2. Avatar de Emprego

    Parece interessante este software. Tenho de experimentar.

  3. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Em termos de hardware, o programa utiliza o do PC ou virtualiza?

    1. Avatar de manu
      manu

      Deve ser virtualizado. mas para mim isto é do melhor. Tenho um disco externo cheio de ferramentas de boot(hirens, etc) e tenho sempre de reiniciar um portátil para ver se está tudo direito. Com isto já não preciso, eu conseguia correr no virtualbox mas era lento a arrancar. Vou testar e depois digo algo. Obrigado Pedro … És o maior :p

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Como é que metes as ferramentas de boot a correr todas do disco externo?

        1. Avatar de manu
          manu

          grub4dos

          tens de ir colocando as entradas no grub4dos e syslinux. Tenho 2 partições no disco, ou seja, uma para dados e uma mais pequena para estas coisas.

          Neste momento tenho:

          -Hirens extended
          -Windows xp (instalação)
          -Windows 7 (instalação)
          -Seven PE
          -Ultimate Boot CD
          -Backtrack 5 (Live CD e Instalação)
          -Ubuntu (Live CD e instalação)
          -ophcrack
          -6 CD de antivirus(kaspersky, avg, etc)

      2. Avatar de cfernandes
        cfernandes

        acho que é mais lento que o virtualbox

  4. Avatar de Diogo Canais
    Diogo Canais

    A mim deu-me 2 erros,um a dizer que ocorreu um erro ao copiar o ficheiro kqemu.sys e em baixo diz que nao é possivel copiar o ficheiro para o directorio de destino, e depois é outro com o nome kqemu.inf, que fiz o mesmo…

    isto acontece tanto guardando o disco virtual como nao…

    help ?

  5. Avatar de Diogo Canais
    Diogo Canais

    ja consegui, esqueçam, tinha que executar como admin o MobaLiveCD

  6. Avatar de Miguel Ferreira

    Eu já usei no passado o qemu sem ser como administrador e correu tudo bem…

  7. Avatar de tiago
    tiago

    Quando instalo ele pede um sitio para guardar, e eu escolho o local e ele da um erro de kyquemu.sys. Qual e a solução para o erro?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Executar o MobaLiveCD_v2.1.exe com privilégios de administrador

  8. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Ando à procura disto à imenso tempo. Queria ter uma opção para correr aqui no trabalho sem mexer no sistema que tenho… assim é ouro sobre azul 😉

  9. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Post muito bonito mas é para quem sabe…
    o que é um live CD?
    como fazer um live cd?
    que sistemas operativos suporta este software?

    Cumps,
    Paulo Carvalho

    1. Avatar de manu
      manu

      Por exemplo o ubuntu(linux) é live CD. Um live CD é um sistema operativo que corre a partir do CD sem necessidade de instalar. Só não podes guardar as alterações que fizeste mas para navegar na net ou fazer coisas básicas como escrever um texto ou gravas um CD é espetacular.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Já agora, podes sempre ter uma distribuição Linux numa PenUSB e assim criar um “Live USB”. Aí ja podes guardar as alterações, bastando para isso definires que vais usar memoria persistente na própria Pen.

        Dá uma vista de olhos aqui
        https://pplware.sitedev.pt/linux/vamos-meter-o-ubuntu-11-04-dentro-de-uma-penusb/

    2. Avatar de manu
      manu

      Podes fazer um live CD de vários sistemas operativos mas geralmente as distribuições Linux já são live CD, mas é possível fazer um live CD de XP ou 7(também chamados windows Portable Edition (PE)), embora sejam versões com pouca coisa e muito alterada ao gosto de quem as faz.

      Mas o melhor era fazeres download do ubuntu e gravares o iso para CD, depois colocas no pc e arrancas pelo CD(por defeito os pc arrancam pelo cd) e verás o que é um live CD

  10. Avatar de shind
    shind

    Testei com duas distros linux e não deu nas duas. Pára no loading da própria distro… Solução? :/

  11. Avatar de Joel
    Joel

    Impecável, rapidissimo e muito simples…

  12. Avatar de Gt
    Gt

    Excelente dica!!!