Será que faz algum sentido? Microsoft lançou o seu antivírus para o Linux

49 Comentários

A aproximação da Microsoft ao Linux tem-se intensificado ao longo dos anos. Depois de décadas afastado e a combater este sistema, têm-se dedicado a trazer os seus produtos para estas plataformas e a integrá-los com a sua oferta.

O caso mais visível foi a presença do Linux no Windows 10, mas agora há outra novidade importante. As ferramentas de segurança da Microsoft chegaram agora ao Linux, para trazerem ainda mais segurança aos sistemas empresariais.

Microsoft Linux antivírus segurança ferramentas

Antivírus da Microsoft tem uma nova casa

Já se sabia que a Microsoft tinha em desenvolvimentos novos rumos para o seu antivírus e outras ferramentas de segurança. Os destinos óbvios pareciam ser os sistemas operativos móveis, dando assim mais segurança numa área em que nem sempre existe a proteção necessária.

Agora houve nova mudança, com a aproximação da Microsoft e das suas ferramentas de segurança ao Linux. É ainda só uma primeira versão de testes, mas consegue já mostrar as potencialidades que vai poder trazer para os ambientes empresariais. É este o seu foco e onde irá poder ser usado em todo o seu potencial.

Microsoft Linux antivírus segurança ferramentas

O Linux estará assim protegido de forma central

Não é, na verdade, o Windows Defender, o antivírus, mas sim a suite completa de segurança Microsoft Defender ATP. Requer uma licença válida e irá integrar-se com o dashboard de gestão centralizado. Ai poderá mostrar dados dos servidores Linux e das ameaças detetadas.

Do que a Microsoft descreve, irá poder ser usado nas principais distribuições Linux atualmente em utilização e será de simples instalação ou utilização. Pode ser invocado usando tecnologias tão distintas como Puppet, Ansible ou até bash. Assim, integra-se de forma completa.

Ainda mais segurança para estes sistemas operativos

Na sua base, conseguirá detetar alterações de comportamento nos sistemas operativos Linux, para descobrir problemas de segurança. Há ainda a análise de IA para avaliar estes comportamentos e mudanças anormais. Tudo isto poderá ser realizado na Cloud, para assim funcionar de forma distribuída.

Estas ferramentas de segurança estão já em testes no macOS, onde pretende garantir a deteção dos mesmos problemas. De seguida será o passo para o Android e o iOS, onde fará a integração completa. Depois de anos a combater o Linux, é agora a hora da Microsoft o abraçar de forma total.

Microsoft quer levar o seu antivírus para o iOS e Android

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    No mínimo irónico e uma grande estratégia de marketing (ainda que não tenha sido intencional).

  2. Avatar de Fulano
    Fulano

    E porque não? Linux, tal como qualquer outro sistema operativo está sujeito a ataques. Há malta que acha que há pequenos almoços grátis…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Quem não atualiza o seu sistema estará sempre sujeito a ataques. Mas o Linux é de longe o sistema mais dificil de hackear e o tempo de resposta para resolver problemas é rápida.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Linux por definição é mais seguro, atenção não estou a dizer invulnerável, mas a maneira como funciona, todo o software que se instala que seja dos repositórios não tem qualquer vírus. Fora teres de dar a pass sempre que modificas o sistema. E por ser um SO mais usado por quem sabe o que tá a fazer.

      1. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        Tão mas tu no windows também tens de meter a pass em tudo o que é alterações de sistema, a não ser que não tenhas as coisas bem configuradas, como por exemplo separar o utilizador Administrador do utilizador sem poderes administrativos. Já pensaste nisso?

        1. Avatar de Klaus
          Klaus

          Por padrão, a instalação de 99% dos Windows não existe separação de usuário comum/padrão e administrador, usa-se uma só conta com poderes administrativos, sem necessidade de senha alguma. Por isso torna-se mais suscetível a pragas, além de outros milhares de fatores.
          Nenhuma distro destinada a usuários leigos loga-se como root, visto o risco que é. Até o Kali que fazia isso, não faz mais e é um distro para segurança, pentesting, etc…

          1. Avatar de TwoEyez
            TwoEyez

            Concordo contigo, mas não é o sistema que é mau mas sim as boas praticas de segurança que não estão a ser usadas. Não quero com isto estar a dizer que o linux é mau ou o windows apenas que as configurações existem para ser usadas.

  3. Avatar de eu
    eu

    Sabem quando é que o Linux vai passar a ser considerado inseguro ?
    Sabem ?
    É simples !
    Quando passar a ser usado por um número não insignificante de utilizadores, principalmente o mercado dos end-users e não dos experts, que é o maior e dominado por Windows.
    No entanto creio que ao contrário de outras teorias, aqui não é “quando” mas “se”.

    1. Avatar de desinformado
      desinformado

      Ri-me…

      P.S.: Concordo com o facto de passar a ser menos seguro quando tiver mais pessoas a usar, pois o problema da segurança na maioria das vezes está entre o teclado e a cadeira.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        O nick assentou que nem uma luva.

        O problema está de facto entre a cadeira e o teclado, mas o que ele queria dizer é que quando passar a ser mais amplamente usado, quem quiser hackear, infectar etc, irá investir mais tempo nisso e irá encontrar muito mais falhas, possivelmente mais falhas que as existentes no Windows ou Mac.

        1. Avatar de eu
          eu

          Alguém que entendeu 🙂

        2. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          A questão é que o Linux está presente em tantas mais coisas e pessoas que o Windows, que acho discutível se não é já mais vantajoso encontrar vulnerabilidades no kernel em si do que no Windows. Linux não se baseia à sua versão de desktop para utilizadores. Digam-me, sendo um hacker de intenções maliciosas, qual preferiam, ter acesso a milhões de computadores pessoais ou milhões de servidores, smartphones, boxes, TVs, dispositivos IoT, super computadores e até carros?

        3. Avatar de Klaus
          Klaus

          Dificilmente encontrará mais falhas já que o código está aí pra todos… E diferente do Windows, para tudo precisa senha no Linux. Não é tudo aberto. Um vírus sem permissão de root não poderá fazer um estrago a nível gigantesco como faria se fosse no Windows. Além disso, muitos pacotes são instalados via sandbox. Se houver vírus não afeta todo sistema.
          Antivirus no Linux não faz sentido algum, não é a toa que ninguém usa.

    2. Avatar de NL
      NL

      Basta pesquisar para mudar de opinião.
      Começa por dar uma vista de olhos na lista CVE

  4. Avatar de Ze Carlos N
    Ze Carlos N

    Normal. Com a cloud, IoT, cloud computing etc, ou se da as maos ao Linux ou fica-se para tras.

    Curioso para ver em 5 ou 10 anos o windows nao sera uma especie de RedHat.

    1. Avatar de Faisca
      Faisca

      Quando há uns anos atrás a Microsoft cuspia e chamava de cancro ao Linux… convém não esquecer!

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Há quantos anos? Isso foi praticamente quase no século passado

  5. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    faz sim. efeito guarda-chuva, tal como as vacinas os linux podem interceptar e impedir a dissiminação de programas maliciosos para outras plataformas

  6. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    é bom para eles, assim ficam a saber o que as pessoas têm nas máquinas Linux

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não faz sentido nenhum ter um antivírus no Linux e eu sei do que falo já o uso a mais de 11 anos. Nunca precisei nem se quer é viável ter uma suite pois o Linux corre de forma totalmente diferente do Windows. A única coisa necessária é algum conhecimento por parte de certos utilizadores.

    1. Avatar de eu
      eu

      E quem é que te disse a ti que este antivirus (ou qualquer outro) são pensados para power users ?
      Até o Windows sem antivirus mas atualizado nas mãos do utilizador certo, pode ser seguro.
      Se tiver desligado da Internet então e não aceitar periféricos, pode-se dizer que é à prova de virus a 100%.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Antes de mais, sou Linux user ainda do tempo do Mandrake (provavelmente a maioria nem se lembra de tal distro), e lá por nunca teres tido problemas nao significa que nao tenhas tido o teu sistema infectado, apenas estava lá e tu nao sabias.

      É a mesma coisa que alguém afirmar que nao tem qualquer tipo de doenca, pode ter, nao se manifestou e por consequencia nao sabe.

      1. Avatar de eu
        eu

        Mandrake. Belos tempos de adolescência 🙂

  8. Avatar de Thiago Salvatico
    Thiago Salvatico

    Agora sim o Linux irá ter brechas não só para luz da NSA. Será um campo onde a NSA não penetra tão fácil, e com a Micro$oft, esse trabalho será mais facilitado e a ganhar umas moedinhas. Pagar para ter brechas. Não irá tardar para que surjam notícias de que encontraram bugs na ferramenta.

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Acho vos tão engraçados, a maior parte dos servidores de bancos e instituições são equipados com Linux unix etc e sofrem hacks, não ha sistema perfeito.

      1. Avatar de NL
        NL

        A maioria dos grandes servidores usam sistemas operativos próprios, apesar de muitos são fortemente baseados em linux, quase nenhum é sequer Unix porque não obedecem ao Single UNIX Specification

    2. Avatar de NL
      NL

      Não tem Brechas?
      Vê as CVE do Linux…

      1. Avatar de Thiago
        Thiago

        Eu disse NÃO ter brechas???? Onde escrevi que o Linux é 100% perfeito? Escrevi que a NSA não penetra TÃO fácil. Isso quer dizer que não há brechas? Quanta asneira!

  9. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Com senha root, para fazer qualquer alteração no sistema, coisa que o Windows não tem, actualizações da dos utilizadores e correções quase imediatamente, coisa que o Windows tem, a única coisa que o Windows tem é antivírus, é como por a raposa a guardar o galinheiro.

    1. Avatar de NL
      NL

      De que serve a senha root quando tens o sudo? Nada

      1. Avatar de Klaus
        Klaus

        E para executar via sudo tens de ter, adivinha, a senha root. 🙂

      2. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        O sudo permite que um grupo de usuários registrado no arquivo sudoers possa executar comandos exclusivos do root, mediante digitação de sua própria senha. Trata-se de um sistema de delegação de permissões, definida pelo root através da edição do referido arquivo, onde estão quais usuários podem utilizar o sudo e o que eles podem fazer usando essa ferramenta.
        O sudo bem configurado é uma ferramenta de administração que não afeta em nada a segurança do sistema. Claro que se algum doidivanas resolver dar permissão completa de sudo a todos os usuários estará destruindo a segurança do sistema, mas isso é uma deturpação da ferramenta, que não foi feita com esse intuito. E cá entre nós, se for assim fica mais fácil já divulgar a senha de root de uma vez.

  10. Avatar de Bob
    Bob

    É infeliz a quantidade de pessoas mal informadas…. os comentários de pessoas que continuam a afirmar que os sistemas Linux são 100%, só revela a falta de experiência na área.
    Assumir que por 1 computador não ter problemas de segurança, é idêntico a um ecosistema de sistemas de milhares ou milhões de máquinas, é muito diferente.
    Convém lembrar que uma solução de ATP (advanced Threat Protection), para os endpoints, é mais uma barreira de segurança.
    Tal como ter um óptimo sistema de UTM entre o endpoint e o acesso a todo o tráfego WAN.
    Os ataques são aos milhares por dia…. as falhas de sistemas usados por milhões de pessoas e brechas de segurança, também são noticias semanais!

    Todos os sistemas são vulneráveis. Ponto final.
    Usem com cautela, e adoptem as medidas de segurança que podem.

    1. Avatar de Zé Ruela
      Zé Ruela

      Ora nem mais ! Apenas idiotas sem experiência alguma na área ou informáticos de esquina vem pregar que o Linux não tem problemas de segurança. Sim o Linux é um sistema de uma forma geral superior ao Windows. É um facto que actualmente tem menos falhas de segurança ou vulnerabilidades mas tudo isso apenas por uma razão ! Market Share …

  11. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Todo sistema tem suas vulnerabilidades. Os sistemas operativos Linux, apesar de serem robustos e mais seguros que muitos outros sistemas, também estão sujeitos ao ataque de malwares. Porém a instalação de um programa antivírus não é uma abordagem correta para aumentar a segurança do sistema. Na verdade a emenda sai pior que o soneto e o próprio antivírus torna-se parte do problema em vez de apresentar uma solução.
    Manter o sistema atualizado, separar as permissões, manter a senha de root segura, observar comportamentos inconsistentes do sistema e obter programas apenas de origem segura são exemplos de abordagens adequadas.
    Um antivírus seria apenas um consumo desnecessário de recursos e uma porta a mais para a entrada de malwares. Além disso os antivírus dão uma falsa sensação de proteção. Confiando-se na sua eficácia (que é extremamente questionável), deixa-se de observar as ações acima citadas, entre outras, que tem eficácia real para a proteção do sistema.
    Já usei antivírus no Linux, mas somente para recuperar partições Windows em computadores com dual boot.

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Enfim um comentário complementar ao que escrevi. clap..clap..clap..clap! Diferente de outros asnos que não sabem nem compreender uma frase. Isso porque escrevi que o linux é mais difícil de a NSA penetrar. Todos já nascem sabendo que NENHUM sistema é 100% seguro. Isso é óbvio em qualquer lugar. Até os humanos não são imunes. Estou parvo dessas antas.

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Sei muito bem o motivo…. obter dados.

    1. Avatar de eu
  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    É agora que o linux se torna em mais uma das ferramentas para roubar dados usada pela microsoft, se deixei de usar windows 10 por alguma coisa foi, e venhem eles agora desenvolver um antivirus para linux, ha ha, boa sorte a tentar forçar a instalação do antivirus também

    1. Avatar de eu
      eu

      Então é melhor deixares de usar tudo e meteres-te numa caixa.
      Pela via das dúvidas debaixo do nível do mar.

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Claro que existe vírus para Linux, normalmente são falhas de segurança no software e não no próprio OS.
    O pior que existe para Linux são os rootkits.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Este antivírus não é para o Linux em sim, mas sim para proteger os clientes windows, é que a Microsoft aos poucos tá a mudar os servidores deles para Linux. O Windows server é cada vez usado mais por pessoas singulares que empresas lá fora. Cá em Portugal a conversa é outra infelizmente. Preferem ter os sistemas desactualizados. Eu trabalhei na Barraqueiro transportes(não recomendo), e os PCs são quase todos com Windows xp em 2020. Menos da Engenharia.

  16. Avatar de nop90
    nop90

    Vou já colocar um software da Microsoft que requer acesso root no meu Linux e sem poder ver o seu código, sim, sim, sim, claro. Que piada.

  17. Avatar de sakura
    sakura

    Não estou a ver a MS a instalar
    ClamAV,
    ClamTk,
    ChkrootKit,
    RootKit Hunter,
    Comodo,
    Sophos,
    BitDefender,
    F-PROT,
    na sua Azure, que é 100% gnu/linux.

  18. Avatar de informado
    informado

    Só rir. Uso o linux há muitos anos nunca tive um único anti-vírus instalado. Que palhaçada a Microsoft. Não consegue proteger-se e quer proteger outros . ahahahaah

  19. Avatar de Klaus
    Klaus

    A Microsoft só quer instalar-se no Linux, via “Antivírus” para obter mais dados dos usuários, muitos desses usuários ex-usuários de Windows. Ou seja, fugiu do Windows 10 e de sua telemetria? Pois é, ela pode te pegar se instalar o Windows Defender e Edge!