Microsoft já não é uma ameaça ao Linux

146 Comentários

Os últimos estudos apresentados pela IDC e Gartner, no que se refere às tendências tecnológicas, fazem transparecer uma Microsoft frágil, sem rumo definido e com várias batalhas perdidas para a Google, Apple e mundo Linux.

Segundo os estudos, a gigante que domina o segmento dos PC’s (segundo a IDC, a venda de tablets irá superar a venda de PCs até 2015) é agora o “elo” mais fraco e necessita urgentemente de reencontrar o caminho do sucesso com produtos inovadores, que vão ao encontro das tendências do mercado.

Neste cenário, Mark Shuttleworth, marcou o Bug nº1 como resolvido! Mas que raio de Bug é este?

bug_01

O segmento tecnológico é hoje fortemente dominado pelos dispositivos móveis (essencialmente tablets e smartphpones). A Microsoft tem lutado e tentado reconquistar o mercado mas, os resultados apresentados têm ficado aquém do esperado.

Passados cerca de 9 anos e depois de mais de 1833 comentários, o famoso Ubuntu bug #1 “Microsoft has a majority market share” – “a Microsoft possui a maior fatia do mercado de PCs” foi finalmente considerado com resolvido por Mark Shuttleworth.

bug_00

Mas porque só agora o “bug#1” foi resolvido ?

Para Mark Shuttleworth este era um bug que o Ubuntu e outros projectos tinham de resolver…e parece que o momento chegou, isto porque o mercado tecnológico é agora dominado por smartphones e tablets.

Declarações de Mark Shuttleworth aqui

“[…] O Android pode não ser a minha ou a sua primeira escolha no contacto com Linux, mas é sem dúvida uma plataforma de código aberto que oferece benefícios práticos e econômicos para a indústria e para os utilizadores. Portanto, temos tanto a concorrência e uma boa representação de código aberto, na computação pessoal.

Mesmo que tenhamos desempenhado apenas um pequeno papel nessa mudança, eu acho que é importante para nós reconhecermos que a mudança ocorreu. Assim, a partir da perspectiva do Ubuntu, este bug já foi dado como encerrado.

[…] Ao longo destas linhas, é bom refletir sobre o quanto tudo mudou desde 2004, e quão rápido essa mudança ocorreu. Para o projecto Ubuntu, o nosso objetivo continua a ser o de proporcionar experiências fantásticas: para os programadores, para as pessoas que constroem a infra-estrutura de produção, e para utilizadores finais em uma variedade de dispositivos. Estamos a fazer tudo isso num ambiente que muda completamente a cada década. Então, temos que estar dispostos a fazer grandes mudanças em nós mesmos – nos nossos processos, nas nossas práticas, nos nossos instrumentos, e nossos nossos relacionamentos. Alterar o status desse bug é apenas um pequeno passo/exemplo. “

Todos sabemos que hoje vivemos num mundo fortemente dominado pelos segmentos móveis e aí a Microsoft perdeu muito terreno para a concorrência, que alguns consideram irrecuperável. Por outro lado, apesar de “milhares de distribuições” o Linux tem crescido de forma sustentada e com suporte para as tecnologias mais actuais. Hoje o Android lidera isolado no segmento móvel… e sendo essa a tendência, poder-se-á dizer que hoje o segmento tecnológico é dominado por tecnologias open-source.

Será que esta foi uma batalha ganha pelo Linux…ou perdida pela Microsoft?

Comentários

146

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    quando dizem fixo querem dizer traduzir do ingles fixed?
    deviam por arranjado, consertado.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      aliás
      resolvido seria mesmo a melhor opçao

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Resolvido soaria melhor neste contexto.. estava a entender o post de maneira errada com o “fixo”..

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sugestão aceite. Ja alterei no artigo. Obrigado

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Acho que o mais correcto até seria.. bug resolvido.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        solved bug?

        cmps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Na verdade estamos a falar de um “bug” que não é propriamente um bug…foi uma forma de tratar um “desafio” do mundo open source 🙂

    3. Avatar de apinado
      apinado

      não, estão a falar dos dispositivos fixos vs dispositivos móveis ou PC vs smartphone ou tablet

  2. Avatar de DM
    DM

    Há com cada estudo… Não faz sentido.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estudos são estudos…e olha que este pessoal é raro errar

      1. Avatar de Faria
        Faria

        Raro errar??? Por favor diz-me um estudo que não erraram… principalmente a gartner…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Actualmente nem estudos são precisos para perceber que a Microsoft “acordou tarde” para os novos paradigmas da computação…basta ler umas coisas

      2. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        LOL

      3. Avatar de Malic X
        Malic X

        Errado. A Microsoft continua com um market share impressionante. Quanto ao ubuntu: continua um “bug” zinho. Pequenino que não chateia.

        Alias a MS só se preocupa coma Google por alguma razão.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não se diz ” Há com cada …. “, mas sim ” Há cada …. “

  3. Avatar de Joel
    Joel

    Eu antes perguntava: “O Linux já é uma ameaça à Microsoft?”.

    1. Avatar de Pato
      Pato

      Devias te informar melhor antes de fazer comentários desse género.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Nao andas a ler os estudos que têm aparecido 🙂 o mundo tecnológico mudou…muito

      1. Avatar de Faria
        Faria

        Sério…Este artigo é uma barbaridade, vocês realmente acham que os vossos leitores são tão tapados que não conseguem ver que todo este artigo é uma treta?

        Linux tem 1~2% de market share…. Windows tem os mesmos 90 e tal de à 10 anos atrás.
        Não, nada mudou. Linux continua para jovens que não tem mais nada que fazer na vida (que é bom para aprenderem), ou empresas que não conseguem comprar um SO de jeito.
        E não venham com tretas que muitas empresas estão a mudar para linux que isso é mentira, por cada empresa que muda para linux 20 novas instalam windows.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Estás desfasado da realidade….2 comentários…2 asneiras pegadas 🙂

          1. Avatar de quimkaos
            quimkaos

            pois… este site precisa mesmo de um sistema de “rating” de comentários…

          2. Avatar de Pedro Pinto

            eh eh eh, e vocês não apanham os mails que recebemos por e-mail 🙂 Qualquer dia precisamos de um psicólogo para nos acompanhar 😀

        2. Avatar de Rudi
          Rudi

          1~2% ? não sei onde isso acontece mas a realidade dos desktops já ultrapassou os 6% à muito tempo e está muito acima dos 60% nos servidores.

          A NASA mudou para LINUX, o Ministerio da Defesa Françes está a mudar para Linux, a Russia meteu Linux em tudo o que era publico, na Alemanha tens duas Cidades que só adoptam Linux, fora universidades pelo mundo inteiro, aviões, submarinos nucleares, hidroelectricas, centrais nucleares, enfim jovens que não tem nada para fazer da vida e como não conseguem instalar o Windows que é tão complicado, preferem instalar algo mais simples e sem tretas e muito mais fiavel.

          Esses 98% ou 94% que a Microsoft tanto se gaba é baseado em computadores vendidos com Windows, ora no mercado dos portateis onde é a possibilidade de comprar sem SO é diminuta, há quem compre e formate para meter o Linux.

          E se a austeridade assusta tanto os Portugueses podem ficar a saber que o Estado Portugues paga cerca de 200 Milhões de euros em Licenciamento todos os anos.

          Meu amigo além de Windows Fan boy, o Tio Gates meteu-te medo com papão do pinguim, experimenta e lê antes de fazeres comentários tristes.

          1. Avatar de zeca
            zeca

            “…aviões, submarinos nucleares, hidroelectricas, centrais nucleares…” n usam linux comum, usam so’s em tempo real com o honeywell e riscos.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Os SO em tempo real nem sequer são linux!
            Há algumas soluções que tenta acoplar o linux por cima dum kernel real time, mas não têm tido muita adopção

          3. Avatar de MTX1980
            MTX1980

            Vivas,

            Eu sou um desses jovens que compra computadores com SO Windows instaladoe assim que chega a casa, passados alguns minutos, Linux a rolar.
            Tenho pena ainda no local do meu trabalho, só haver 4 computadores com linux, 3 de servidor e um deles para picar o pnto. O tecnico não me deixa alterar para linux, pois eu iria ser o unica user a usa-lo.

            Abraços

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Windows é para quem não teve o 9,5 para entrar na universidade…

        4. Avatar de Nuno
          Nuno

          Quando vi o teu comentário pensei logo na resposta, mas vi que o Rudi já tinha dito o que eu ia dizer.
          Como ele disse, a NASA mudou para o Linux, é verdade. E não é porque não têm dinheiro para comprar um SO de jeito, porque para a NASA a diferença de preços é indiferente. A razão da mudança foi para evitar certos erros graves que o Windows têm e a flexibilidade e segurança do sistema. A Estação Espacial Internacional fez a mesma coisa.

          Agora, antes de fazer esses comentários tristes de hater, fecha os joguinhos do Windows e vai ler artigos de tecnologia porque tens aí muitas fontes fidedignas.
          A ideia que me dás nesses comentários é que, ou ainda andas na secundária, ou então não tiveste nota para entrar na faculdade.

        5. Avatar de Gil
          Gil

          xD 1 ou 2% ahaha.. linux so não domina em portáteis e fixos pessoais. e preparem-se que ouvi dizer q ubuntu vai ser o SO oficial da china, cheira-me que os números vão crescer um bocadinho. alem do mais montes de países asiáticos vão migrar para linux depois de o suporte ao xp acabar (para o ano se n me engano). cada vez já mais marcas a fazer pcs com so linux de origem, alguma vez se via nas lojas isso? o paradigma não esta a mudar, o paradigma mudou e quem não acompanhar é como quem usa o msn, fica no passado.

        6. Avatar de Hugo DC
          Hugo DC

          Segundo a definição de “Personal Computer” do dicionário Merriam Webster:

          a general-purpose computer equipped with a microprocessor and designed to run especially commercial software (as a word processor or Internet browser) for an individual user

          Acho que os smartphones e tablets actuais caem nessa categoria. Numa altura em que havia muito menos aplicações à escolha e capacidade de processamento de 1/100 dos smartphones actuais já a definição se aplicava aos desktops existentes, eram PC’s (IBM Compatible, ou outros). O problema é que PC colou-se à parte de IBM Compatible e por cá ficou, mas PC é PC, e se tivermos em conta a definição, então sim, a MS ficou para trás, é actualmente o terceiro em termos de SO para PC. Se só tivermos em conta os desktops, laptops e todos os demais IBM Compatible, então não, a MS encontra-se à frente.

        7. Avatar de Luis
          Luis

          Aqui o Sr Faria está mesmo desatualizado…Updates dos últimos 3 anos disponiveis…

      2. Avatar de GM
        GM

        Se mudou. Temos montes de empresas a gastar dinheiro com tablets com limitações de 1GB de RAM, e smartphones que de smart não tem nada, é reinicia-los sempre. Depois é aplicar estes “monstros” da tecnologia a pessoas que nada percebem ou que passam a vida a parti-los…

        Eu cá mantenho-me num sistema Microsoft, não vejo necessidade de entrar num sistema que não conheço que em termos de velocidade é equivalente ao windows com um bom hardware. Isso de problemas de fiabilidade é peanuts, sem Firewall’s não á milagres. E se de facto começarem a entrar tanta gente assim no Linux, é uma questão de tempo até aparecerem bugs, viroses etc.

  4. Avatar de NT
    NT

    Bem… ainda não.

    Ganhou(Microsoft):
    Muitas pessoas usam o office, oficial ou pirata, pelo menos é o que vejo na realidade portuguesa, mesmo que sejam apresentados outros programas (LibreOffice, por exemplo). É isso que é o cavalo de batalha da microsoft.
    A microsoft ainda tem o mercado de jogos para PC (sim steam para mac e linux… mas meia dúzia de títulos…).
    Por fim temos muitos ‘programitas’ que só correm no Windows e não têm qualquer concorrente e/ou versão que se possa instalar em outras plataformas (Lembrei-me de um exemplo, o Software para programar as centralinas dos automóveis)

    Perdeu:
    Perdeu nos Servidores para os ‘Linuxes’ e ‘BSD’. E em especial o seu ‘querido’ Exchange que tem já alguns concorrentes de peso. (google)
    Perdeu os telemóveis/tablets para Android e Apple.

    De qualquer forma o Sr. Mark Shuttleworth tem a tendência para ‘dizer’ “coisas”, depois tenta explicar as “coisas”, depois vem o outro ‘manel’ da Canonical ‘dizer’ o que o Sr. Mark Shuttleworth estava a tentar explicar/transmitir.

    P.S. Apesar de não gostar o rumo da Canonical/Ubuntu teremos que lhes agradecer pelo boost/publicidade que têm dado ao mundo linux!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenho Mac à mais de 2 anos, tenho ofice instalado, mas fica por aqui. Não sinto falta alguma da MS…

      1. Avatar de Apple123
        Apple123

        Pedro, está na mesma situação que eu. Deixei de usar PCs há 2 anos, comprei um iPad (3ª geração) no seu lançamento e também comprei o iPhone 5 no lançamento. Até agora estou muito satisfeito com o ecossistema Apple e não penso em mudar, mas apoio muito as iniciativas open source e especialmente o Ubuntu!
        Bom trabalho, Canonical e Linux Foundation!

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Sim, mas o que usas para “trabalhar”?

          1. Avatar de Fernando Andrade
            Fernando Andrade

            não existe só o da MS para trabalhar 😉

            eu pessoalmente não uso nada da MS, minto, jogo AOE via wine com os meus amigos e como deves perceber aoe não é usado para trabalhar 😉

      2. Avatar de Jó Passos Dias Aguiar Mota
        Jó Passos Dias Aguiar Mota

        Sentes é falta de um corretor ortográfico.

      3. Avatar de NT
        NT

        Tens algumas funções do Office (para o pessoal da contabilidade/estatistica, sei que isso acontece) que não estão disponíveis no Excel para Mac.

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          Infelizmente a Microsoft removeu os add-ins do Excel para Mac nas versões mais recentes – antes essas funções estavam disponíveis. Mas quem precisar mesmo dessas funções há ferramentas para usar com o Excel feitas por terceiros – pagas – podiam era estar mais bem integradas!

    2. Avatar de VC
      VC

      Isso do Office é argumento fraco, tens Libre Office, ou entao corres o Office por wine…. A única coisa q o windows ainda é superior é so 1… tem mt mais jogos… embora já esta a mudar, pq mts jogos ja dao nativamente no Linux e outros correm perfeitamente por wine, quanto aos programas é o mesmo, por wine já corres uma percentagem mt mt grande.

    3. Avatar de Manel
      Manel

      De acordo nt, ainda não ganhou sequer a batalha..
      Mas as pessoas estão a demonstrar uma tendencia (a nivel particular) em ir para plataformas moveis, e ai qual MS.. qual que.. ai a Microsoft esta nos peanuts! (quota de mercado)
      Nos PCs a coisa tem evoluido, de tal forma que ja tens muita coisa em outras plataforma e plataformas mais abragentes..
      Nos servidores, ja ves muita coisa em sem ser MS; pois alem de serem mais baratos, permite fazer mais com menos.. tendencia dos mercados moveis pode vir a se provar em outros..
      Os programitas que so correm em MS, tem concorrencia ja em outras plataformas.. Podes mexer na centralina de um carro, recorrendo a aplicações de telemovel tipo o android.. 🙂
      Sempre é melhor que carregar o computador atras nas costas.

      Ps: sempre que as audiencias baixam vamos la falar de android, IApples e MS em fim de vida .. 😉

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Caro Manel, em servidores o Linux (qualquer distro) sempre ganhou relativamente à Microsoft. Aliás, pode-se dizer que mais de 90% da internet está alojada em servidores Linux.

        1. Avatar de Manel
          Manel

          Mais me ajudas!

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quanto à questão do Office, eu já me habituei a não usá-lo.
      Como agora tens cada vez mais aplicações na nuvem, há uma vasta coleção de aplicações na Internet que funcionam independentemente da plataforma.

      Eu não uso todas as funcionalidades do Office, portanto uso o Google Docs, que tem o que eu preciso e é simples e intuitivo de trabalhar. E além disso, tem suporte a múltipla edição por vários utilizadores simultaneamente e os documentos ficam todos armazenados online.

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Se bem percebi, a Microsoft já não é uma ameaça ao Linux, porque se vão vender mais tablets do que PCs e aí a Microsoft está a ficar para trás. Pelo título parecia que o Linux tinha passado a Microsoft em tudo o que mexe.

    Mas afinal o marketshare do Linux continua a ser:

    – nos PCs – menos de 2%, ao fim de 20 anos
    – nos tablets – 0%
    – nos smartphones – 0%

    “Ah e tal, o Android usa um kernel modificado do Linux, por isso conta”. Às tantas é uns distribuição Linux 😉
    “Ah, e tal, já distribuíram os primeiros smartphones com Ubuntu aos developers, por isso a coisa está aí a rebentar e vais ver”. Esperemos que sim, quanto mais diversidade houver melhor.

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Gostava que me explicassem, tu ou outra pessoa, como é calculado o marketshare do Linux, tendo em conta que não é comercializado, sendo obtido de diversas formas, assim como não é dependente de uma única identidade que possa contabilizar dispositivos onde tenha sido instalado.
      Já agora, por muito que doa, o Android é Linux, assim como o são os sistemas operativos da grande maioria de Smart TVs, routers, e de muitos outros dispositivos.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        O habitual é num conjunto diversificado de sites ver qual é o OS que está a ser utilizado quando se acede. Depois faz-se a percentagem para cada SO, o que dá o marketshare. Isso é fácil de verificar, como se pode ver: http://showip.net/

        Quanto ao Android ser Linux por usar um kernel altamente modificado, é destas coisas … quem professar a religião que acredite. A ligação ao kernel do Linux e às suas distrbuições foi-se à nascença.

        1. Avatar de Stranka
          Stranka

          Tenho quase a certeza que o android não é linux só porque o kernel foi altamente modificado, no fundo no fundo todos sabemos que é win32 ou entao ios/bsd. Agora mais a sério, a verdade é que as apps correm numa “maquina virtual” Java, mas isso nao faz com que o SO deixe de ser linux.

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            tudo depende do ponto de vista.
            O iOS e o Mac OSX tb têm o mesmo kernel, mas ninguém vai considerar o iOS como Mac. E porquê? Porque o kernel é só uma parte do sistema. Quase todas as aplicações do Android ou do iOS não correm directamente noutros sistemas com o mesmo kernel (mesmo que houvesse compilação)

    2. Avatar de VC
      VC

      Mais cedo é quem não quer ver lol…

    3. Avatar de faustino
      faustino

      Se fossem contabilizados todos equipamentos com kernel Linux e todos os com kernel MS, sou quase capaz de apostar a minha casa que o equipamentos Linux são em maior número que os MS.
      No entanto, não considero que a microsoft vá desaparecer, até porque o Linux é indiretamente uma galinha dos ovos de ouro da MS, através do licenciamento de patentes, que nunca utilizaram diretamente contra o kernel Linux em tribunal.
      É como no Android, a Apple já se atirou à Samsung mas não se atira ao Android( versão da Google sem mariquices), por que estes têm tido mais cautelas para não se por a jeito de um processo.
      Sim e para mim o Android não passa de uma distro Linux, altamente alterada e com grandes diferenças para as demais é certo, mas é uma distro Linux.

      1. Avatar de faustino
        faustino

        O terceiro parágrafo está incompleto no início.
        “A MS nunca se atirou diretamente ao kernel Linux, pelo menos em tribunal, é como no Android …”
        Desculpem lá a falha.

          1. Avatar de faustino
            faustino

            Faltou aquela parte da frase no início do terceiro parágrafo por falha minha. Não segui a regra lê antes de submeteres. 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Mas ja persegui empresas que usavam linux como OS nos seus equipamentos…

          A MS como queria que eles usassem o Fabuloso WIN CE 😀 processou-os…engraçado…a MS nunca ganhou um processo em tribunal dos muitos e muitos que ja lançou contra o mundo linux…

          Veio me a cabeça um dos ultimos, em que eles ameaçaram o TOmTOm(Empresa Europeia), que ou dexavam o linux, ou a MS acabava com eles…foi rididulo, o desfecho em tribunal , lol

          O que a MS dizia que era deles…Á anos que estava licenciado como software livre HAHAHAHA

          cmps

          1. Avatar de quimkaos
            quimkaos

            mas depois também é ridículo a tomtom não ter um cliente (tomtom home ou mytomtom) para linux…

          2. Avatar de lmx
            lmx

            sim é uma realidade, muitas vezes falada aqui neste sitio…

            Muitas empresas bebem know how to mundo linux/open sorce/…. mas depois criam aplicações de interface com os seus aplicativos apenas para windows…

            de facto é triste, mas penso que no futuro isso irá mudar…alias…ja esta a mudar, mas devagarinho.

            cmps

      2. Avatar de Faria
        Faria

        Bem que perdias a tua casa, mas várias vezes. 🙂

        1. Avatar de faustino
          faustino

          Será? Quantos routers usam kernel linux? Quantas smart tv’s? Quantos aparelhos de GPS? Quantos setop boxes?
          É que no outro dia em conversa com um colega apologista do windows descobrimos que tinha mais material base linux em casa do que windows 🙂 Dois PC’s windows contra 1 android, dois settop boxes com kernel Linux.
          Pelo que já li alguns dos receptores de tv digital terrestre utilizam versões muito básicas do kernel Linux, por isso, até podes ter razão mas eu não sei.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            e chaleiras com Linux tb contam?
            O linux é óptimo, mas não vamos cair no ridículo de tentar pôr tudo no mesmo saco qualquer coisa que tenha uma variante do kernel linux. Há que separar as águas, e nesta discussão o que é relevante são dispositivos capazes de realizar várias tarefas distintas recorrendo a programas.
            E se formos ainda mais honestos separamos em plataformas compatíveis – o Android como plataforma não é compatível com os restantes Linux

          2. Avatar de faustino
            faustino

            ok então também os supercomputadores top500 também não são linux porque correm versões “custom” e são feitos só para algumas coisas específicas, por isso também não devem contar.
            Acho que a confusão é pensar que para ser Linux tem que se ter um X a correr com um dos ambientes “normais”.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            bem… acho que não sabes o que são supercomputadores! Quase todos os supercomputadores são usados em mais do que uma área, correndo dezenas de programas diferentes, e tem capacidade para correr o que quer que seja – para o seu sistema. Uma box não foi feita para isso e é muito limitada naquilo que pode fazer.
            Acho que a tua confusão é achar que um kernel faz um sistema e uma plataforma única.

          4. Avatar de faustino
            faustino

            Então o Linux não é apenas um kernel?

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            hummm! consegues ter um OS só com o kernel?
            e qual é a lógica em comparar kernel com plataformas?

          6. Avatar de Hélder Lemos
            Hélder Lemos

            http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Mediaroom

            “According to research by the Multimedia Research Group, it is the global market leader in its sector.”

      3. Avatar de JP
        JP

        Nessa linha de pensamento, o MAcOS não passa de uma distro BSD… e o iOS não passa de uma distro MacOS X…

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          O Mac não tem o mesmo kernel do BSD, somente usa alguns componentes do FreeBSD para parte do kernel, e ao longo dos anos tem vindo a substituir muitas das coisas.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      A questão que está aqui a ser discutida é o “domínio” quase a 100% de uma empresa que agora necessita de liderar noutro segmento. É isso a que se refere o dito “Bug#1!

    5. Avatar de Hugo DC
      Hugo DC

      Esses menos de 2% em menos de 20 anos é enganador. Não esquecer que o mercado de PC’s teve uma contração de cerca de 11.2% no último ano. A MS perdeu, só no último ano, cerca de 11% de market share real (a contar com a contração). Esses 2% perdidos é somente relativo ao share de PC existentes, sem ter em contra a contração nas vendas.

  6. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Contínuo a usar Windows agora na versão trapalhada 8 por causa de não haver Lightroom e Photoshop para Linux, e não ter orçamento para o meu sonho Apple (em PC), photoshop ainda tem programas “equivalentes” mas se a Adobe se perceber dessa fatia de bolo e aproveitar e os fabricantes de gráficas fizerem as suas drives para Linux, será uma machadada na Microsoft… ter um sistema fiável seguro barato e funcional no mundo da fotografia e até a Apple perderia principalmente se grandes fabricantes instalassem Linux de fábrica, um Dell, um HP envy etc

    1. Avatar de quimkaos
      quimkaos

      quanto ao lightroom tens, entre outros, o darktable (http://www.darktable.org/) ou o RawTherapee (http://rawtherapee.com/).
      sofro do mesmo problema com o photoshop apesar de me ter indo adaptando ao gimp e outros programas (krita, mypanint…)
      Maior problema a nível gráfico será equivalentes a Freehand, Ilustrator, Indesign…

      1. Avatar de Fernando Andrade
        Fernando Andrade

        tens o inkscape também, contudo não conheço o indesign ou ilustrator a fundo para poder afirmar que o inkscape os substitui :/

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho que maior problema do linux é o facto das ferramentas de trabalho como “Office”, ERPs e os jogos não tem instalação para Linux ou não são tao bons.

    Instalei o linux À minha mae e pus o LibreOffice…é interessante mas não é tao bom…

    1. Avatar de VC
      VC

      Pedro um conselho, instala o Office normalmente por wine e funciona 🙂

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Eu tenho assim…mas duvido que em empresas isso fosse aceitável…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Quanto aos jogos…o Linux está iniciar nesse segmento, via Steam…e parece-me que bem e forte

  8. Avatar de Malicx

    Estupidez. Estes senhores da IDC são os mestres da asneira.

    Mas é bom para o ego dos geekd

  9. Avatar de JP (djlinux)

    Alguém me explica afinal o que conseguem fazer no Office da M$ que não consigam fazer o mesmo no Libre ou no Open?

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Produtividade, e além disso segurança nas formatações. Já usei Linux diariamente e exclusivamente durante anos, mas mas voltei ao Windows por dar menos dores de cabeça e o office… ai o office tanta falta me fazia, farto de me insultarem por estar tudo desformatado mesmo usando os formatos abertos…

      1. Avatar de faustino
        faustino

        Segurança nas formatações é formidável, quando muitas das vezes entre offices da MS, temos tantos problemas.
        Os formatos abertos sempre foram o patinho feio do office da Microsoft, até porque interoperabilidade não é coisa que lhes interesse, e é fácil entendermos lendo o teu comentário, se eles “soubessem” trabalhar com os formatos abertos ás tantas não terias voltado a eles.
        O que entendes por “Produtividade” é porque já fiz muitas vezes a experiência de tentar fazer ao mesmo tempo que um colega várias coisas normais, como escrever texto, formatar texto, páginas, etc., escrever fórmulas, numerar e todas as coisas mais corriqueiras e normalmente não perco tempo para eles até costumo ser mais rápido, especialmente nas fórmulas, (escrevo a fórmula como texto e só depois seleciono e clico no símbolo de fórmula para ele converter), se me falares de aplicar estilos bonitinhos a alguma coisa aí sim deves ser mais rápido porque já tens muitos mais predifinidos, agora tenta mudar coisas numeradas de sítio em word e eu em writer e normalmente eu sou mais rápido, a maior parte das pessoas que conheço acaba desistindo de utilizar a numeração automática em word.

        1. Avatar de Faria
          Faria

          Aposto o que quiseres que faço mais rápido no office…. Já agora isso da formula é igual no Office. 🙂

          1. Avatar de faustino
            faustino

            Não digo que não, não conheço isso das fórmulas no office, podes me indicar onde posso encontrar os comandos para ser mais rápido?

        2. Avatar de Stranka
          Stranka

          Pivot tables em Excel, ou indexes flutuantes em Word, so para enumerar 2, isso tudo dependo para o que usas as ferramentas, diz a um contabilista que se prese para usar o libre office, comeca logo a dizer-te “é pá falta isto, falta aquilo, falta o outro” ou entao sentas uma daquelas senhoras da qualidade e fazes o que ela te mandar no writter. No trabalho corriqueiro, como escrever uma carta de despedimento, ou fazer umas formulas os “open offices” deste mundo chegam mas para trabalho mais a serio ainda nao, mas eu tenho uma esperança que um dia chegam lá…

          1. Avatar de faustino
            faustino

            Pivot tables será o antigo data pilot https://help.libreoffice.org/Calc/Pivot_Table ?
            O que são os indexes flutuantes?
            Não estou a gozar, simplesmente como não são coisas que utilizo é que te estou a perguntar porque saber não ocupa lugar e escuso fazer figuras tristes.

          2. Avatar de POliveira
            POliveira

            @Stranka

            Para trabalho mais a sério, usam-se ferramentas mais a sério. Por exemplo LaTeX. E olha, não é que é open source também?!

    2. Avatar de faustino
      faustino

      Eu também já perguntei isso muitas vezes.

    3. Avatar de Januko
      Januko

      Macros (gravadas e editadas) que alternativas existem no mercado para as VBApps??

    4. Avatar de JP (djlinux)

      As diferenças são tantas que fiquei na mesma…Ok.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda não perceberam bem a profundidade da “guerra” entre sistemas operativos. Eu próprio uso o Linux em algumas situações, mas…. Pensem desta forma, numa escola que sistemas operativos são utilizados? Não preciso de fazer nenhum estudo, a esmagadora maioria utiliza o Windows. Numa empresa que sistemas operativos utilizam? Windows novamente. Esquecem-se que nenhuma empresa funciona sem programas de facturação, gestão/ERP, contabilidade (alguns programas têem 20 anos ou mais, feitos em cobol!!!!) o Linux é complexo e precisa sempre de alguém com muitos conhecimentos informáticos, e isso também custa dinheiro. Sou financeiro e gosto de gastar pouco dinheiro, mas, nos 100 computadores do nosso parque informático qual acham que SO temos instalado? E programa de produtividade? Pois é, Windows 7 x64 Pro com o office 2010, ou 2013. Esta é a realidade. Podem procurar nessas empresas pelo país a fora e pelas escolas e já comprovam. Só temos o Linux (ubuntu) instalado no servidor, mas as máquinas virtuais têem todas o Windows server 2008 R2 x64 e eu também utilizo o ubuntu numa máquina virtual.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Caro Rui, numa escola o SO utilizado é da M$ porque pura e simplesmente esta tem contratos avultados com o nosso estado despesista… e não é de agora. Nos Pc’s do Governo o Windows rula porque o estado tem interesses com os boys da M$…

      No Brasil houve uma reforma a pouco tempo em que foi renovada “a frota” de pc’s para linux, havendo uma grande poupança naquele país!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Completamente verdade.

        No nosso Pais, o Estado incentiva o uso de coisas que custam balurdios de dinheiros e são estrangeiras…

        Mas depois cortam nos salarios e despedem pessoas porque dizem que não teem dinheiro?

        Alguém explica a contradição???

        O que me parece a mim é que queremos ser um Pais que aparenta ser rico, mas esta mais falido que sei la o quê!!

        Toda a gente quer ter casas de 100 mil euros e mais e carros de pelo menos 25 mil euros…mas depois dizem a SegSocial, que não teem condições para pagar e pedem um subsidio, como se fossem pobres lol(Com patrimonios de mais de 125 mil euros…eles é que são pobres 😀 ).

        Voltando aqui ao assunto, axitem muitas empresas onde so se usa linux…na minha é assim…documentos finais,não são feitos em word!!!!!

        Isso é ser Amador, um documento final, não é editavel pelo que tem que ser usado outro formato!!

        Por ultimo..os nossos formatos são abertos, como alias ja foram aprovados pelo estado e como tal são legais…se são usados por outros ou não…isso não importa, se eles conseguirem ler…boa, se não conseguirem…para nós é igual,,,o documento foi entregue e ponto final!!

        Neste ramos de negocio podemos fazer isso, na maioria não, pois as pessoas precisam perceber primeiro para comprar depois…

        Não temos MSOfice, não temos windows,e não temos chatices…so o relogio de ponto é que a BD é em SQL Server…quando tiver tempo, salta de la…vou criar uma para o efeito..cada vez que penso que tenho uma maquina com windows dá-me azia.

        Mas acho que cada um deve usar aquilo que quiser.

        cmps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          …é tudo uma questão de habituação. Ha uns anos as app era 100% nativos…agora já estamos direccionados para a web…igual para windows, Linux…ou MacOS

          1. Avatar de lmx
            lmx

            sim é verdade Pedro, acaba por ser apenas uma questão de habituação, nos dias de hoje, temos uma liberdade de escolha muito grande, e essa liberdade pode-nos fazer poupar muito dinheiro, coisa que era dificil ou impossivel a 10-15 anos atrás…

            cmps

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Também, mas não só. Somos uma sociedade anónima que forma alunos com cursos profissionais e fazemos parte de uma associação de escolas profissionais que adquiriu 4.000 licenças/postos para o país. Entramos no acordo porque não encontrei nada mais barato. Imagina que eu tenho software gratuíto, todo ele (não existe, mas mesmo que existisse), que interessa eu estar a poupar a formar profissionais que depois quando vão trabalhar para uma empresa, deparam-se com software que nunca viram, ou que nenhuma empresa utiliza? A minha perspectiva é a de disponibilizar o ms office e Windows, conjuntamente com o Linux e o libre office, para os futuros profissionais saberem o que vão encontrar no mercado. E acho que é a postura correcta. Não me interessa formar profissionais com software gratuíto só para eu estar a poupar e ao mesmo tem defraudar a formação dos alunos. Só dois apartes, sabias que a grande maioria dos engenheiros informáticos (e nós temos 6 a baixo dos 40 anos), não sabe sequer configurar postos Linux? Quanto ao negócio chorudo como dizes com a MS, consegues arranjar algo com um custo anual por licença de 50€ que incluí todo o software da MS, como o Windows Xp, ou vista, ou 7 ou 8 em 32 ou 64 bits + todo o software da ms, incluindo office 2013, project, ms exchange, todos os SO para servidores incluindo o último Windows server 2013, sharepoint, CRM, etc, refiro todo o software que queiras para cada posto por 50 euros? E seguramente o estado consegue menos de 50€ porque são muitas mais licenças.

        1. Avatar de Luis Sousa
          Luis Sousa

          “eu estar a poupar a formar profissionais que depois quando vão trabalhar para uma empresa, deparam-se com software que nunca viram, ou que nenhuma empresa utiliza?”

          Nesse caso não formaste profissionais nenhuns. Treinaste uns macacos a fazerem determinada tarefa. Se não se conseguem adaptar a tecnologias diferentes, de profissionais têm pouco.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Nem vale grande esforço rebater uma asneira. Não sei se estudas, mas espero que nunca apanhes pela frente uma Escola/Universidade que te ensine através de programas gratuítos mas que não têem mercado em lado nenhum. Se não sabes, mas 1 dos requisitos dos cursos profissionais é a empregabilidade, felizmente não formamos para o desemprego.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Rui…

            Não é bem assim, não sei a noção que tens das coisas, mas existem muitos engenheiros(eu incluido), que trabalham com software livre…e APENAS com software livre…MAS posso ter no meu portatil e no meu desktop windows também…eu não vejo é necessidade nenhuma de o ter…

            Percebi a tua opinião, mas eu avalio a capacidade dos nossos profissionais pelo avontade que teem em trabalhar em sistemas técnicos como o linux, serem capazes de programar na plataforma, administrar a plataforma, etc…

            Se não forem capazes…teem que vir outros que o sejam, o mais certo é nem entrarem para a empresa…por isso te digo, o profissional deve escolher que ramo quer seguir…

            Pode ser um profissional, usando windows, ou pode ser um excelente profissional altamente qualificado, e nesse caso será uma mais valia o software livre…pois com ele consegues trazer mais valor acrescentado.

            Claro consoante uma situação ou a outra, o teu salario será diferente…se consegues gerar mais riqueza para a empresa, invez de gerar despesa com software, também tu deves ser recompensado por isso.

            Eu avalio a capacidade do pessoal pelo conhecimento que ostenta a nivel de sistemas operativos Linux e POSIX no nosso caso.

            Uma Empresa é diferente da outra, por isso acho que não deves generalizar…pois existem muias ofertas de emprego para trabalhar com software livre e AFINS…

            cmps

        2. Avatar de TuxPT

          Espero que ofereçam uma licença Windows + Office + todo o software necessário aos alunos para poderem estudar em casa.

          Caso contrário, é estar a obrigar o pessoal a piratear ou a gastar dinheiro em licenças desnecessárias.

    2. Avatar de Padiña
      Padiña

      Acho que ou não conheces bem o universo da informática. E isso impede-te de fazeres boas contas. Ou conheces e tens interesse (eventualmente financeiro) em manter as coisas como estão.
      O exemplo do que se passa nas escolas não colhe porque as decisões da escolha nunca são tomadas por profissionais esclarecidos das áreas da informática e da gestão. Preguiça e ignorância (e prosápia do conhecimento absoluto) são o que demais temos por aí…
      O ERP5 é uma licença GPL para plataforma GNU/Linux e Unix escrito em linguagem Python.
      O SQL-Ledger é outro ERP com licença GNU GPL.
      Para o Cobol há uma grande quantidade de compiladores a correr em GNU/Linux e Unix com licenças GNU GPL.
      Idem para programas de facturação.
      Se fizeres as contas, o que poupas em licenças pagas nas aplicações, que a empresa não tem que comprar, sobra para pagar a um par de profissionais, que para além de gerirem e adaptarem as aplicações, também ajudam a gestão da empresa a tomar as melhores decisões na organização e estruturação da rede informática. São tomadas decisões com conhecimento de causa. E são criados mais postos de trabalho sem aumento de encargos!
      Por isto a afirmação que fazes deve ser revista e recalculada, para bem da tua empresa.

      1. Avatar de Padiña
        Padiña

        Ups! O “ou” no primeiro período está a mais. Peço desculpa.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Vê a minha resposta em cima. Tu é que provavelmente nunca participaste em nenhuma decisão de compra de software. Mas lanço-te um repto de conseguires software mais barato sem ter de pagar 25.000€ ou mais por ano num especialista de Linux. O problema deste país é o de existirem muitos especialistas de sofá em tudo.

      3. Avatar de eduardo
        eduardo

        Tal como o Rui disse acima, numa escola não se pode limitar a comprar o software mais barato, tem que dar a possibilidade de ensinar aos alunos aquilo que pode vir a encontrar no futuro. Não quer dizer que não haja formas de poupar em certas coisas, mas medidas cegas e algo demagógicas normalmente dão asneira!

    3. Avatar de Rui Romano
      Rui Romano

      Caro Rui concordo em Parte contigo, mas não sendo eu defensor de nenhum sistema operativo, visto pensar que cada caso é um caso e cada um deve de pensar em como solucionará os problemas ou necessidades que possui deixa-me somente te lembrar que o Magalhães por exemplo foi um projecto com base em linux feito por portugueses para o nosso parque escolar e não só.
      No que toca ao resultado pratico isso já poderá ser discutido, mas que é Linux e programado em grande parte por um grupo portugues é.
      Projecto Caixa Mágica

  11. Avatar de andre
    andre

    O bug que o ubuntu tem que resolver e principal na minha openião é no mercado de jogos, se eles conseguirem atrair as principais produtoras de jogos para o seu OS aí sim pode até dominar o mercado dos pcs.

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      e a adobe :3

  12. Avatar de Jay
    Jay

    Sou só eu a ver uma conveniência no fecho deste “bug”?

    É que isto está a acontecer numa altura em que o Ubuntu está a tomar uma direcção controversa com a criação de pacotes de instalação próprios, servidores gráficos próprios (que poderão não funcionar com mais nenhum ambiente gráfico senão o Unity), a criação de uma plataforma com interface gráfica única (que outra empresa anda a fazer isto?), que cada vez mais toma decisão com base em interesses corporativos (Amazon, etc.) e cada vez menos no feedback da sua comunidade, etc.

    A mim parece-me que o Mark tomou esta (insignificante) decisão porque deixou de fazer sentido e porque temos a Canonical e o seu Ubuntu com uma filosofia cada vez mais parecida com a da Microsoft e o seu Windows.

    Até já li esta semana declarações dele a elogiar algumas das decisões da Microsoft em relação ao Windows 8.

    Coincidências? Em demasia para o meu gosto…

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      não percebo estes comentários cheios de medo, vai investigar o MIR e etc e vais ver que não são incompatíveis de todo, vê os hangouts, vê os artigos e deixa o medo em casa, e vais ter sempre opção por onde escolher…

  13. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Já é mais que tempo do Bill Gates voltar a tomar conta da MS. Só o facto dele voltar já seria o suficiente para entusiasmar muita gente.

    A MS precisava de romper com um passado recente onde perdia mercado em tablets, smartphones e coisas do género, adoptou um SO que permite “entrar” em tudo. Fez bem e o SO é muito bom mas o mundo mudou e a verdade é que um SO vive daquilo que nos permite fazer, instalar, etc. Por enquanto o Linux ainda não chegou ao ponto de ser tão abrangente como o Windows mas nos smartphones o Android permite tudo e mais alguma coisa o que dificulta a entrada do Windows.

    Ou seja parece-me que a tendência será nas coisas se equilibrarem. O Windows irá ganhar mercado nos smartphones e tablets (quem me dera ter o $ para gastar num surface) e vai perder nos PC’s/portáteis. Parece-me no entanto que a luta nos smartphones é a 3 (com a Apple ainda que seja só nos idevices) mas nos computadores a Apple não é tão abrangente o que a faz perder muito mercado.

    Por último, e numa questão diferente mas que muitos estão a trazer para a discussão.
    Eu cá ando a tentar trabalhar com o Libre Office, a sério que ando mas a coisa está difícil. Desde já algumas coisas que têm onde melhorar, a edição de imagens nos documentos é muito pouco intuitiva e ainda por cima não é fiável, é comum fechar um ficheiro editado e abri-lo com a edição diferente. Os erros, talvez isso se deva ao facto de o correr no Windows (???), são comuns, muitas vezes estou a trabalhar num documento e aquilo simplesmente fecha (ainda que faça sempre as actualizações). Existem também outro tipo de erros mais pequenos mas que acabam por estragar a experiência, lembro-me de há uns 2 ou 3 dias o Calc simplesmente não me deixar transportar o conteúdo de uma célula para outra, no MS Office basta “agarrar” na célula e transportá-la, não é que não seja perfeitamente contornável (copy-paste) mas são pequenas/grandes diferenças. Trabalhar com o Libre Office está longe de ser um martírio mas será sempre difícil para quem está habituado à “perfeição” do MS Office. Já agora, não me importava nada de ter o ribbon no Libre.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Também acho uma excelente proposta, mas acho que preferia o sony vaio duo de 11,6″ ao surface pro. Principalmente devido ao teclado. Já experimentei os dois.

  14. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Eu na minha opnião tanto o Linux como a Mac ainda tem muito a mudar para chegar ao Share da M$

    Como eu existem muitos programadores e programas que recorrem as ferramentas da Microsoft e afiliados, empresas também

    A maior parte das empresas usam software de gestão que só e feito para Windows

    O office e o VS são os grandes marcos da Microsoft e com eles a concorrência vai ter dificuldades em bater devido á sua constante evolução

    O office por mais que apareçam softwares parecidos nenhum é tão bom. Fixe fixe era a m$ libertar o office e o vs para outros sistemas, o IIS e o sqlserver com o profile eram também muito bem vindos.

    O próprio Windows é um os bastante intuitivo e nos dias de hoje nem é necessário procurar drivers para instalar alguma coisa, já o mesmo nao se consegue falar do Linux e Mac

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Concordo completamente. Todos temos a ganhar com mais concorrência e melhor software, mas de momento não existe nenhum SO polivalente como o Windows nem nenhum pacote de produtividade como o office, caso contrário, todas as marcas ofereciam software concorrente à MS. Quanto à Apple, é uma marca demasiado fechada, que praticamente não permite correr o OS num computador que não seja Apple.

    2. Avatar de faustino
      faustino

      Quanto ao windows não ser necessário procurar drivers para algo,… no 8 não sei mas ainda a semana passada um 7 não conseguiu ir buscar os drivers usb3, e no incompetente do Linux foi à primeira.

    3. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Vê-se que não instalas computadores com Linux…é só instalar e os drivers estão todos instalados. Se preferires os da nvidia ou ati, alteras com um clique…

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    O sr. Shutleworth é doido, e não está a ver bem a coisa.
    A Microsoft é muito mais que o Windows, tem uma quantidade enorme de produtos e, ao contrário da Canonical que ainda está para apresentar lucros ou até mesmo da Apple que tem lucros enormes basicamente só com dois produtos, ter quase uma dúzia de áreas de negócio que geram lucros de mais de mil milhões de dólares.
    Aliás, a divisão responsável pelo Windows nem é a que mais lucros apresenta.
    E se não tem ainda uma presença forte nos smartphones e nos tablets, atenção que a palavra chave é “ainda”.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      é um ainda com quase 10 anos!
      Quanto à Apple, esta opera em muitas mais áreas do que pensas e com lucros. Mac, iPhone, iPad, iPod, software, lojas de conteúdos, lojas de aplicações, lojas físicas, e tb está no ramo de publicidade

    2. Avatar de JP (djlinux)

      Devias te informar um pouco mais antes de fazeres um comentário desses… A Canonical não é apenas Ubuntu Desktop e Servior…

  16. Avatar de NiluS
    NiluS

    O Linux sempre dominou o mercado dos servidores e vai continuar a dominar, no mercado doméstico o Windows continua a ser a preferência das pessoas, em especial da malta que gosta de jogar não os estou a ver a mudar para Ubuntu assim tão cedo primeiro a indústria tem que se virar para ai e o suporte nas gráficas tem que melhorar muito.
    Vi aqui bastantes comentários sobre LibreOffice vs Office a focarem em diversas questões mas acho que se esqueceram de uma muito importante, os utilizadores. Posso estar a errar mas a provavelmente a maioria dos leitores pplware são jovens e com bastantes conhecimentos de informática ou mesmo conhecimentos avançados e que cresceram ao mesmo tempo da evolução informática. Determinadas tarefas parecem-nos simples ou mesmo banais, mas ponham uma pessoa com 40 ou 50 anos, em que a maioria tem conhecimentos básicos de informática, a trabalhar noutra coisa que não o Office e depois venham cá falar como é.
    Agora como já foi referido a Microsoft está a perder a batalha móvel e isso é um facto, mas os PC no mercado empresarial vão estar presentes durante muitos anos e aí a Microsoft continua a reinar e vai continuar.
    Na minha opinião, o Office é sem dúvida nenhuma a melhor ferramenta do género, mas outros já melhoraram muito nos últimos anos e espero que continuem porque só assim passarão a ser vistos com outros olhos e nós consumidores ganharemos com isso
    O Visual Estúdio é melhor ferramenta de desenvolvimento que o Xcode ou Eclipse ou Netbeans, permite um nível de produtividade muito elevado.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A minha mãe tem 70 anos, e farta-se de divertir no Linux…
      “diz que é basico”…se ela diz…eu até fico contente, é motivo de orgulho para mim 😀

      Se ela me disse-se que so conseguia em windows…dava me uma coisa má lol 😀

      qualquer individuo com 40-50 anos tem que dar clickes de rato e escrever num teclado, e isso tanto faz em windows como em linux…talvez mais facilmente em linux até…

      O Windows pelo que vejo por ai esta a ficar abixanado…

      cmps

    2. Avatar de TuxPT

      Quer 40 ou 50 quer 4 ou 5… Tanto faz. As coisas são simples para todos, não é por ser diferente que deixa de ser simples.

      O meu puto mais novo tem 4, repito, *quatro* anos, e mexe no Xubuntu como gente grande. Abre o Chrome, vai à net, procura jogos, joga, desliga, liga e não se atrapalha. Ah… e como é óbvio, não sabe ler.

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu tenho mac a 8 anos e volto para pc, mas o ms vai morrer vai so ficar cos os jogos da x box

  18. Avatar de CAP
    CAP

    Perguntas:
    – Em que dia é que os fabricantes de hardware vão ter drivers para todas as distribuiçoes de linux existentes?

    – Porque que coisas simples como instalar a Dropbox em Ubuntu é uma maravilha mas em openSuse já é uma trabalheira? Ou até porque que tenho que instalar manualmente uma data de pacotes para por algo a funcionar?

    – Existe algo IDE para Linux melhor que o Visual Studio?

    1. Avatar de Luis Sousa
      Luis Sousa

      eclipse! 😉

    2. Avatar de faustino
      faustino

      se estiverem no kernel qualquer uma pode ter o problema é que no kernel toda a gente pode ver os segredos deles, assim como as asneiras, porque desconfio que existe por aí muito driver de péssima qualidade.

      1. Avatar de TuxPT

        Haver há… Mas felizmente esses não entram para o kernel. Dou-te só um exemplo:
        https://plus.google.com/u/0/111049168280159033135/posts/QBa5tAKBXkU

        A inclusão de drivers no kernel não é só “toma lá e agora aguenta-te”. Aquilo tem de estar 100% ou não entra!

    3. Avatar de lmx
      lmx

      A distruibuição que usas é da tua responsabilidade, assim como M$ windows…

      Usas aquilo que mais queres, ou gostas , ou te obrigam…é igual para todos, o linux da-te é uma escolha e uma liberdade sem precedentes…

      O conceito de drivers que existe para linux é muito mais inteligente que o conceito de drivers para windows…

      Vou te dar um exemplo…
      imagina a empresa a que fabrica um periferico que tem determinado hardware/firmaware…
      agora imagina a empresa b, que embora seja diferente utiliza o mesmo hardware/firmware…

      No linux funciona…no windows…tens que instalar 2 drivers…ridiculo portanto…

      Claro que se tiveres o azar de não apanhares drivers para linux, ou da tua distro não ter…ai a coisa fica complicada, mas regra geral…safo-me sempre é so ligar e andar, não instalo drivers nem nada…

      Em relação ao Vosual Studio…não percebi a pergunta, porque eu acho o visual Studio muito fraquinho…

      No entanto o VS para .Net é bom , pois comparando com linux…ninguém usa…mas para c/c++ leva 10 a zero de qualquer bom IDE como qt creator, code::blocks,e outros mais…

      Depende sempre, se quiseres programar em ambiente .net tens Mono(Presente envenenado), mono não deve ser entendido como apenas uma implementação de .Net para Linux, mas sim uma linguagem, em que a mesma é um luxo comparativamente com as da M$.

      Se for para programar noutra coisa qualquer, existirão ide’s genericos tipo VS, mas um IDE generico nunca é tão bom como um IDE focado em 1/2 linguagens…

      Se for para c/c++/python/bash/etc, sim tens IDE’s que dão 10 a zero ao VS, se for para .net deve ser ela por ela, e talvez menos um pouco, aqui falo so pelo que ouço e leio(a opção aqui é muito restricta).

      É sempre uma questão do que queres fazer…

      cmps

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se o linux quer ganhe ou não…eu nunca mais peço para seguir o post por e-mail…

  20. Avatar de RJ45
    RJ45

    O Linux nunca foi uma ameaça para a Microsoft, pois já há muito tempo que a Microsoft também pertence ao mundo Linux através da RedHat. O lema foi “se não os consegues vencer junta-te a eles”. É preciso ter memória…

    1. Avatar de Terran
      Terran

      Como é que é? Explica lá isso sff 😀

      1. Avatar de RJ45
        RJ45

        O que é preciso explicar, a Microsoft é o maior acionista da RedHat. O kernel dos sistemas operativos da Microsoft têm por base o kernel do linux desenvolvido pela RedHat.

        1. Avatar de TuxPT

          LOOOOOL 🙂

          Esta piada foi engraçada 🙂

  21. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Alguém se anda a esforçar muito para afundar a microsoft.

    Desde a saída do windows 8, que foi um dos melhores windows já lançados, toda a gente apontou armas a microsoft na derradeira tentativa de acabar com o resto.

    Eu sei que o ser humano não gosta de mudanças, mas a microsoft mudou o menu iniciar para melhor ” que é isso que o metro é, um upgrade do menu iniciar” e toda a gente se começou a chorar, e a mudar para linux o que e um sistema operativo completamente diferente.

    Eu já fui activista de linux, eu andava de cd e autocolantes do ubuntu na mala da escola e convencia montes de gente a tentar o ubuntu, quando linux ainda nem era uma “moda”, e fiz isso ate que o opensoure, se tornou uma marca comercial usada pelos gigantes.

    Mas onde eu quero chegar com isto tudo e que não, linux não ganhou nem batalha nem guerra nenhuma.

    Estamos apenas no inicio de uma grande mudança qual a microsoft foi a ultima a adaptar-se mas entrou no mercado bem forte e com bons produtos e o windows não e o único trunfo da microsoft.

    Pensei aquilo que pensarem, chamem-me aquilo que quiserem, mas entre pago ou “free” prefiro pagar por algo que eu sei o que estou a pagar.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Finalmente… com agrado vejo o progresso da Ms tanto como windows phone como no windows 8. Tentei por varias vezes migrar de SO pela desportiva pelo que a unica coisa que resultou foi a perda da informação dos discos e uma pen inutilizada e quando pedi por ajuda nem um feedback. na ms pago e sei o que esperar.

      Mas podem ficar com o mercado todo para vocês que a ms vai estar tranquila, e já agora vejam as publicidades da ms e vejam a diferença.

  22. Avatar de sakura
    sakura

    Hmm… http://www.windowsazure.com/pt-br/home/features/overview/ + 1 cliente no dispositivo móvel, pc, caixa mb, tv. Será como pagar a conta do telemóvel.
    A M$ já sabe isso a muito tempo.
    Imagine que não pode fazer o download do office, ou photo..?

  23. Avatar de coisinho
    coisinho

    Eu estive de férias na polónia, e na residencial onde fiquei, achei engraçado que na salinha de convivio, eles tinham la 3 pcs pra uso livre, com net.
    1 tinha Ubuntu, outro OpenSuse e outro fedora.
    Foi uma maneira barata (custo zero) que arranjaram pra disponibilizar pc+net aos hospedes, e sem ter problemas com virus e outros malwares.
    sem palavra pass de root, dificilmente o pessoal dá cabo do sistema, pelo menos com malíçia. achei mt interessante, fiquei com boa impressão da residencial

  24. Avatar de Diogo Pocinho
    Diogo Pocinho

    Se algumas pessoas pesquisassem um pouco antes de escrever de certeza que não diziam metade das coisa que disseram…
    Vamos lá perceber uma coisa, no segmento de servers digam o que disserem, o Linux domina em larga escala e basta fazer uma pequena pesquisa na Internet.
    Agora se vamos para os Desktops, lógico que a Micr$oft continua a ter grande cota de mercado e vai continuar a ter, enquanto os pc’s vierem com Windows instalado de origem!!!

  25. Avatar de Filipe
    Filipe

    À sensivelmente 10 anos que num cliente andamos a fazer estudos para passar de Windows para Linux.

    O Cliente paga em média 170.000€/ano à MS para licenciamento.

    Os Users utilizam maioritáriamente ERP (SAP), E-Mail e Excel.

    Colocamos alguns key users (veja-se users avançados) com máquinas linux para avaliar a possibilidade e fazemos contas.

    No final, tendo em conta a produtividade obtida com linux em advanced user VS produtividade obtida com windows em normal/basic user, assim como os custos de implementação e manutenção mais elevados em linux, aumentava o custo anual da empresa em cerca de 54%.

    O cliente continua satisfeitissimo com MS e paga anualmente um balurdio de licenciamento pois fica mais barato…

    Conclusão:
    Eu (nós) com conhecimentos técnicos ou users muito avançados, desde que não seja para utilizações muito especificas, usamos linux porque é excelente e nos dá toda a liberdade. Para trabalhar a sério e optimizar os recursos a MS continua e continuará a ser a melhor solução…

    1. Avatar de TuxPT

      Porque é que os custos de manutenção são mais elevados?!

      1. Avatar de Januko
        Januko

        Na MS existem muitas ferramentas de gestão e deploy que simplificam a gestão do parque, como por ex WDS, WSUS, Etc. Com apenas 1 técnico conseguimos gerir 800 PCs, em Linux, necessitava cerca de 1 técnico para cada 100 PCs (remote sites, filiais etc). MS 2 system eng gerem 80 servers, linux necessitava de + 3 eng. SAP devlopment necessitava de eng mais dispendiosos… Etc. Poupava-se no SW mas aumentava-se nos RH de forma exponêncial…

        1. Avatar de TuxPT

          Para os primeiros 2, o que não falta aí são ferramentas de gestão de parques informáticos…. 😉
          – bcfg2
          – puppet
          – possivelmente mais (^^^ form de cabeça)

          O primeiro até é gratis, e o segundo tem versão enterprise paga. Portanto, podias continuar com os mesmos engenheiros, não precisavas de mais.
          Em relação ao SAP, só porque a base em *nix já são mais caros?! SAP é igual em todo o lado… digo eu. Daí aquilo ser uma plataforma de desenvolvimento.

    2. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      54%? Desculpa, mas não acredito!! Tenho participado em imensas migrações totais e/ou parciais e nunca me deparei esses números. Mesmo quando estamos a falar de empresas com “necessidades” especiais de software Windows-only, os custos foram sempre menores, sendo que muitas vezes se pode reaproveitar muito do hardware que era considerado obsoleto para uma actualização Windows 7/Office 2013, sem perdas ao nível de rendimento ou uptime/disponibilidade.

      1. Avatar de Januko
        Januko

        Conforme resposta ao TuxPT, acresce ainda a (im)produtividade de cerca de 800 users, extração de dados por ODBC, macros, usabilidade… Basta acrescentares 1 minuto por dia a mais em cada user para fazeres o mesmo e custa-te a módica quantia de cerca de 35.000€/ano! 1 minuto a mais…

        1. Avatar de TuxPT

          Sim, mas esse “(im)produtividade” e consequente custo de “1 minuto” duraria 1 semana… e não 1 ano. Lá estamos nós com a resistencia à mudança.

          A mudança é complicada? É. Mas se é para melhor, pk não faze-la?

  26. Avatar de Pagar para encher o cú a gulosos???
    Pagar para encher o cú a gulosos???

    Utilizo os dois OS, e continuo a afirmar que o linux ainda está bastante distante do Windows, pela forma em que se utiliza.
    Um exemplo: no Windows themos os “Setup.exe” e ferramentas como o “WInrar”. Coisas que facilitam e de que maneira a instalação de software. No Linux, isso por vezes obriga a inserir codigos sempre que se quer instalar algo… Eu que o diga que passei o FDS a instalar o Ubuntu num Ibook…..

    1. Avatar de TuxPT

      Sim… O que o Linux tem falta mesmo são Gestores de pacotes e ferramentas de compactação de arquivos. Deve haver uns milhares valentes deles, mas mesmo assim devem ser poucos.