Microsoft dá mais um passo importante! O Edge está mesmo a chegar ao Linux

40 Comentários

Há alguns anos que a Microsoft mudou a sua abordagem face ao Linux e a outros sistemas. Resolveu criar pontes e integrar os que consegue no Windows 10 e em mais plataformas que tem disponíveis para os utilizadores. Esta é uma vantagem óbvia e de onde todos tiram benefícios.

Não é assim uma surpresa o que a gigante do software anunciou agora na sua conferência Ignite deste ano. No meio de muitas novidades e de muitas melhorias, surgiu finalmente o anúncio de que o Edge está mesmo a chegar ao Linux.

Edge Linux Microsoft browser plataformas

O Edge é já hoje um dos melhores browsers

Com o novo Edge a Microsoft quebrou algumas regras e resolveu adotar o Chromium, a solução da Google aberta a todos. A empresa quer assim focar-se em melhorar as muitas funcionalidades do seu browser e deixar para outros a manutenção desta solução.

Claro que está também a participar de forma ativa neste projeto e tem contribuído para a criação de novidades e de melhorias. Assim, ao mesmo tempo que melhora o Edge, está também a ajudar a criar um browser muito melhor e mais eficiente.

Microsoft quer a sua proposta em todas as plataformas

Quando apresentou o Edge, a Microsoft deixou sobretudo claro que o queria em todas as plataformas onde o Chrome está atualmente, com um foco natural no Windows 10. Claro que isso levantava o desafio de criar, pela primeira vez, um browser para o Linux.

Edge Linux Microsoft browser plataformas

Depois de muitos rumores de alguma informação oficial, surge agora um momento importante. A Microsoft revelou que será já em outubro que a primeira versão será disponibilizada aos utilizadores. Assim, dentro de alguns dias, vai finalmente ser possível usar o Edge no Linux.

Linux vai receber em breve esta novidade

Segundo o que a Microsoft anunciou, por agora será apenas uma versão Dev a ser disponibilizada para testes e para avaliação. Esta poderá ser descarregada diretamente do site dedicado ao Edge e depois instalada. Também irá estar disponível via gestores de pacotes nativos do Linux.

Claro que há mais algumas novidades dedicadas ao Edge, que a Microsoft revelou. A integração do leitor de PDFs será ainda maior e permitirá ao utilizador tirar notas e apontamentos neste browser. Esta novidade era esperada por muitos que querem assim ter acesso ao que a Microsoft preparou para o seu browser, independente da plataforma.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ninguém usa o Edge no windows quanto mais no Linux!

    1. Avatar de joana
      joana

      Ninguém que perceba minimamente do assunto e que não vá atrás das massas…

    2. Avatar de eu
      eu

      Eu uso o novo. Já o antigo não valia nada.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Bloatware disfarçado… mais vale usar o Edge.

      2. Avatar de Bagnara
        Bagnara

        eu o tenho instalado, tanto o beta qto o default.

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Completamente errado, o novo edge vai ser o novo standard para browsers.

    4. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      A ignorância e o altruísmo leva a afirmações deste tipo.

  2. Avatar de Open Source
    Open Source

    Na comunidade Linux este browser certamente que não ira ser usado por ninguém.
    Temos Firefox e o open source Chromium e também o ungoogled-chromium.

    É uma ação desesperada da parte da Microsoft…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu tenho o normalíssimo Google Chrome no Linux Mint Debian Edition (LMDE4)

      A Google fornece pacotes de instalação:

      .deb de 64 bits (Para Debian/Ubuntu)
      .rpm de 64 bits (Para Fedora/openSUSE)

      Tenho, neste momento, instalada no meu computador a Versão 85.0.4183.121 (Compilação oficial) (64 bits)

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Não tem nada a ver com desespero, quanto muito isto pode dar uma mãozinha aos linux em ambiente empresarial como desktop.
      Vai trazer compatibilidade para muitas apps, para 365, para sharepoint, e também vai ajudar naquelas questões de compatibilidade de alguns serviços.
      Microsoft tem sido das tecnologicas com maior crescimento em bolsa, número de clientes e revenue, desespero não existe no dicionário deles, faz parte da estratégia global do Satya Nadella de abrir a empresa ao mundo.

      1. Avatar de eu
        eu

        Ele não vai entender. O mundo open source não deixa ver com prespetiva.

        1. Avatar de Ola
          Ola

          Quem é o mundo open source? Tu? Nem todo o mundo open source está em forums, blogs ou o Youtube. Lá porque não é um produto útil para ti, não significa que não é util para ninguém.
          Com essa lógica furada, também se pode dizer que ninguém usa Linux. Porque o market share de desktop é esmagadoramente Windows.

      2. Avatar de Eduardo Silva
        Eduardo Silva

        Só acredito na abertura deles quando lançarem o Office em Linux. Uso o Libre Office em casa e na Universidade no Linux, mas no trabalho uso o Office no Windows 10 e reconheço que é melhor, não me importando de comprar uma licença caso houvesse para Linux.

    3. Avatar de Xixas
      Xixas

      O Code também nos ia, e agora é utilizado por todos.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Pessoalmente uso o firefox porque permite-me ter tudo sincronizado entre o meu portátil com linux/windows, PC da empresa, assim como o meu telefone.

    Se o Edge permitir ter tudo sincronizado então se calhar é uma ferramenta a ter em conta. No entanto não esquecer que fixe fixe era o Office para Linux.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens o FreeOffice ( https://www.freeoffice.com/en/ ), que é esteticamente igual aos programas do Office e é compativel com as extensões docx, xlsx e pptx . Lê, guarda nestes formatos e é grátis.

      O browser Google Chrome, disponivel no Linux (Debian, Ubuntu, Fedora e OpenSuse), permite a sincronização

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Miguel, és tu?

    2. Avatar de Xixas
      Xixas

      Também permite.

    3. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Então recomendo que lhe deias uma hipótese, nem imaginas o nível de sincronismo que é possível ter no ecossistema microsoft. Muitos falam na google, mas a microsoft está muito à frente (é líder)
      podes interligar e sincronizar tudo (e-mail, documentos, calendário, trabalho, etc) entre desktops, telemóveis (sim, android também), xbox, IoT, e muito, muito mais…
      Já agora, o centro disto tudo é o OneDrive, cumprimentos

      1. Avatar de TásCovidado
        TásCovidado

        Asdrúbal: Essa interligação e sincronismo do ecossistema Microsoft é superior ao que consegues com o Nextcloud? Que diferenças e/ou vantagens notas entre a solução Microsoft e a solução Nextcloud?
        Obrigado.

  4. Avatar de PM =Monhé
    PM =Monhé

    ainda bem que nao uso Linux

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Para mim nem Chrome, nem Edge. Só Firefox ou outros que existem no GPSy.

    1. Avatar de eu
      eu

      Netscape > Internet Explorer > Firefox > Google Chrome > Google Chrome + Novo Edge

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      È mais rapido do que os outros no meu Linux.

  6. Avatar de Dinis
    Dinis

    O que todos queremos saber é se vamos ter Netflix a 4k no edge do Linux.

  7. Avatar de eu
    eu

    Netscape > Internet Explorer > Firefox > Google Chrome > Google Chrome + Novo Edge

  8. Avatar de eu
    eu

    O Firefox foi um browser muito bom, leve, sensação de segurança e o primeiro verdadeiramente multiplaforma mas deixou-se levar pela sombra do Google Chrome e ficou pesado.
    O Edge foi uma desgraça completa.
    O novo baseada no motor do Chrome, é uma distru do Google Chrome da MS, sem o blootware da Google o que o torna mais leve.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Cada usa o que quer. Gostos não se discutem 😛

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Pois não, criticam-se! 😉

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Usem brave, de nada.
    Em baixo deixo o link para quem estiver com preguiça de ir procurar.
    shorturl.at/rEU25

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      enganei me no link.
      Aqui esta
      https://brave.com/adi927

    2. Avatar de JCFB
      JCFB

      Eu agradeço que não usem brave.
      Por favor não cliquem no link, de nada.
      Porque haveria de usar um fork do chromium com lixo de cryptocurrency incluído.

  11. Avatar de jorge
    jorge

    O edge e o Windows sao os prgamas para os aposentados, e para aquelas pessoas que que so usam um pc para redes sociais, nunca usei browsers da MS, ou usava netscape hoje firefox ou google, hoje uso safari porque é o que me é aconselhavel.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O Linux ainda é mais óptimo para essas coisas… porque não dá chatices e os aposentados não conseguem fazer asneira. Também só o fazem se forem administradores…

  12. Avatar de informado
    informado

    Palemoon para linux e para windows >>>> https://www.palemoon.org/ . É o que uso há anos. Não falha

  13. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    A política dos 3E’s da M$ sempre em acção “adoptar, estender e extinguir” (Embrace, extend, and extinguish) contiua ativa. Vejam este vídeo, para quem quiser jogar em Linux no futuro: https://www.youtube.com/watch?v=W7qI6kR2Ua4