Meo Cloud: Aprenda a instalar e a usar no Linux

34 Comentários

Como sabemos, a memória de armazenamento de um sistema está limitada a capacidade do cartão do disco. Nesse sentido, nada melhor que tirar proveito dos populares serviços de armazenamento na cloud para fazer backups, aceder a fotografias/musicas, gravar informação, etc.

Um dos melhores serviços de armazenamento na cloud é Meo Cloud, que além de suporte em português tem também suporte para Linux. Hoje vamos ensinar como podem instalar/configurar e usar o Meo Cloud.

meo_linux_04

O Meo Cloud é um dos serviços da cloud que mais tem crescido em termos de funcionalidades. Este serviço português, tem suporte para as principais plataformas móveis, para Desktops (Windows Mac e Linux) e ainda uma extensão para o Firefox. Seguro, Simples e Versátil, o Meo Cloud têm todas as característica para que seja o seu serviço de eleição na Cloud.

  • Armazenamento gratuito: 16 GB
  • Preço armazenamento extra: n/a
  • Clientes
    • Móveis: Sim (iOS, Android, Windows Phone)
    • Desktop: Sim (Windows, Mac OS X e Linux)
Como instalar o Meo Cloud no Linux?

A instalação do serviço Meo Cloud no Linux é muito simples e rápido. Apesar de ainda não ter interface gráfica, o cliente do Meo Cloud para Linux é rápido e estável. Para instarem o cliente do serviço no sistema  basta que usem o seguinte comando:

wget -qO- https://meocloud.pt/binaries/linux/repo/install_meocloud_deb.sh | sh

Como o comando anterior, além de ser descarregado o cliente do meocloud, este é também instalado de imediato.De referir que é necessário introduzir a password de root do sistema.

meo_linux_00

Em poucos minutos, o meocloud para Linux é instalado.

meo_cloud_02

Nota: De referir que o cliente está disponível para as arquitecturas: i386,amd64 e arm.

Como usar o Meo Cloud?

O cliente do MeoCloud para Linux oferece um vasto leque de funcionalidade. Para saberem todas as funcionalidades basta que executem o comando meocloud –h.

meo_cloud_03

Para executar o cliente, basta escreverem o comando meocloud start. Em seguida o utilizador deverá indicar qual o directório a associar ao MeoCloud, assim como o nome da máquina.

Por fim, para autorizar o serviço na máquina onde está a instalar o client, basta que aceda ao link fornecido…

meo_linux_02

…e inserir as credenciais de acesso ao serviço MeoCloud.

meo_linux_03

E está feito.  Como viram o processo é muito simples e dá bastante jeito. Pessoalmente penso que a interface gráfica dá jeito para quem estiver pouco habituado à linha de comandos…mas, a versão CLI serve na perfeição para usar o serviço no Linux.

Que funcionalidades gostariam de ver neste serviço nacional?

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JP

    Só para ter a certeza, em que ano é que estamos?

    1. Avatar de someone
      someone

      +1
      É realmente ridículo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não percebi. Qual o problema?

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Creio que se dirigiu para a falta de interface gráfica..

          1. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            O que existe agora está muito bem pensado, pois o que não faltam são máquinas Linux sem interface gráfica que assim podem tirar proveito do Meo Cloud.

            Não quer dizer que não pudesse haver uma interface gráfica de configuração/controlo destes deamons da CLI, mas isso já é outra história…

        2. Avatar de JP

          Pedro Pinto, sabes tão bem quanto eu que uma das principais razões de o Gnu/Linux não ter mais utilizadores do que tem é mesmo o Terminal.

          Logo, nos dias de hoje oferecer um serviço destes sem uma interface gráfica é gozar com a cara de quem usa Gnu/Linux a anos e não Windows…

          Para não dizer que esses senhores gostam de usar o “estamos a tratar disso”, pegar numa coisa que já existia e mudar o nome realmente demora meses… Ridículo.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Boas JP,

            Todos os projectos demoram o seu tempo. Certamente que em breve existirá uma interface gráfica. Não considero ridículo como referes…até porque, havendo alguém que gostaria de ter interface gráfica neste cliente, essa alguém começa logo pela equipa de desenvolvimento que assim não consegue competir, a esse nível, com outras ofertas do mercado. É esperar..

        3. Avatar de someone
          someone

          Tenho a certeza que sabe ao que me refiro, até o antigo PTcloud era mais completo

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Parece mais um artigo a fazer publicidade a MEO, do que uma explicação de como usar o serviço em si.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Jose

      A tua visão dos artigos é sempre desfasada…seja este ..sejam outros. Ninguem te obriga a usar nada!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pedro, o MeoCloud é um serviço que gostaria de ter como o principal em termos de cloudstoge, desligar- me do Dropbox, Copy,Skydrive, Box, Google Drive.

        Para mim o ideal seria ter o MEOCLOUD e o MEGA. O Mega já tenho em versão de conta paga, o MEOCLOUD , andam sempre a dizer que está quase o lançamento dos pacotes pagos e nada.
        O que esperar ou prever, consegues dizer?
        Eu penso que seria melhor gastar mos o nosso dinheiro aqui com o produto made in Portugal.
        Cmps

        1. Avatar de Renan Almeida
          Renan Almeida

          Rui,

          VocÇe menciona que usa o copy… talvez possa me ajudar.

          Eu venho experimentando um problema bem tenso com o Copy.com.

          Ocorre que na maioria das vezes, quando tento acessar o copy, ele dá um erro dizendo que não foi possível contactar o servidor e para eu tentar mais tarde. Não importa quantas vezes eu tente, isso sempre acontece (parece que não reconhece minha senha)…

          mas quando eu mando gerar uma nova senha e tento efetuar novamente o login, consigo me conectar tranquilamente.

          O mais estranho é que, antes de fazer a alteração da senha, consigo me logar pelo aplicativo… só não consigo me logar pelo site… sempre tenho que alterar a senha.

          vc tbm enfrenta esse problema?

    2. Avatar de Paulo Sabino
      Paulo Sabino

      Parabéns Pedro excelente como sempre, em relação ao comentário haja pachorra como ainda existem broncos que o fazem.

  3. Avatar de lmx
    lmx

    Umas das funcionalidades …e que estamos já há muito tempo há espera, é precisamente a interface gráfica…parece que se esqueceram de nós?! lol

    A interface já existiu na versão anterior, e estava bastante boa de facto…o problema dessa versão é que eles tinhas linkado uma glibc demasiado avançada…com esse problema resolvido(o debian stable estará na versão 2.15-xx salvo erro e a versão unstable na 2.17-97), penso que poderiam incluir a interface gráfica…

    Para reduzir o esforço podiam partilham montes de coisas numa shared librarie,,,que poderia servir para a aplicação cli e para a gráfica 🙁
    Já temos versão CLI, falta a interface gráfica :S

    Vá lá pt, não se esqueçam da malta do desktop…please..

  4. Avatar de sakura
    sakura

    o probema e o ace;o aos dados bd clientes
    portugal e o pais das cunhas……. e
    So confio na MS.
    de resto o servico e exelente. se mudaren a politaca de pivacidae e encriptarem por defeito…………..
    e falta de confianca para usar.

  5. Avatar de AS400
    AS400

    O cliente meo cloud para Android não permite guardar ficheiros seleccionados em cache no telemovel, obrigando o utilizador a fazer o download dos ficheiros sempre que queira aceder a um ficheiro.

    Se o fizesse estaria em paridade com o Dropbox.

  6. Avatar de navyseal
    navyseal

    Concordo que sem interface gráfica nos dias de hoje e vindo da empresa que vem não é sequer perdoavel, merece a critica.
    Podem é dizer publicamente que não faz parte dos planos oficiais da Meo o desenvolvimento para outros SO’s ou depreender que a sua equipa de desenvolvimento está atascada em tarefas e deram o jeitinho ou não têm competências para o fazer.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O pior é que eles já tiveram uma…e estava bastante boa até…

      A aplicação cli, é boa para servidores, mas para o desktop, é mais limitada…

  7. Avatar de Pedro Mateus

    Quem utilizar o Fedora, ou outras distribuições rpm, bast substituirem o primeiro comando por:

    wget -qO- https://meocloud.pt/binaries/linux/repo/install_meocloud_rpm.sh | sh

  8. Avatar de jorjão
    jorjão

    Realmente muito fraquinho.
    Deviam fazer algo como tem o dropbox.
    Enfim …

    1. Avatar de lmx
      lmx

      esta opção esta boa …mas para servidores 😉

      no entanto para desktops não é tão boa…

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    instalei no ubuntu 12.04 e tem interface gráfica

  10. Avatar de naoliveira

    Por acaso ando agora a ver a API do meocloud para fazer um script para enviar os meus backups para o meocloud sem utilizar espaço no meu disco, na minha opinião faz pouco sentido estar a ocupar esse espaço em todos os pc que tenho ligados à meocloud. Como só utilizo o meocloud para ter lá os backups encriptados sempre poupo o espaço no disco.

  11. Avatar de CMtomic
    CMtomic

    Instalei no Ubuntu 12.04 e tem interface gráfica .

  12. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Gosto muito da Meo Cloud, mas em termos de espaço há serviços melhores. A melhor cloud para mim é o Copy. Empresa conhecida (Barracuda), encripta os dados tanto na transmissão como no armazenamento, clientes para todas as plataformas, sem limite no tamanho dos ficheiros a transmitir, parece lento a sincronizar mas, quando colocamos ficheiros maiores, ele ajusta a velocidade e sincroniza com uma rapidez estonteante, oferece logo 15GB, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. Ah… os vossos amigos ganham também os mesmos 5 GB de bónus! É por ai outros que oferecem mais espaço, mas têm sempre um qualquer defeito, ou recorrem a servidores de terceiros, ou colocam limites ao tamanho dos ficheiros, ou colocam limitem ao volume de tráfego, ou são lentos, ou não tem aplicativos para todas as plataformas… O Copy é perfeito! Experimentem e usem o meu link! Ganham logo mais 5Gb de bónus: https://copy.com?r=8kJ3RF

  13. Avatar de Nuno Dionisio
    Nuno Dionisio

    Olá.

    Ao executar no Raspberry Pi, com Raspbian, recebo a seguinte mensagem (pouco esclarecedora):

    Failed to start MEO Cloud.
    Unable to connect to deamon.
    Please try again and if it still does not work, stop meocloud and start it again.

    Escusado será dizer que já tentei fazer meocloud stop e depois meocloud start, mas nada feito…

    Alguma ideia?

    Obrigado desde já.

  14. Avatar de Modesto
    Modesto

    Instalei a meocloud versão não gráfica no terminal (ainda tinha ubuntu 13.10).

    Atualizei o Ubuntu para o 14.04 LTS e agora não consigo que a meo cloud funcione.

    Há alguma forma de desinstalar/reativar a meocloud no terminal?

    Obrigado
    Modesto

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom dia! Também pode ser instalado da seguinte maneira:
    https://meocloud.pt/downloads
    download para Linux
    executar
    vai abrir a apps directory do Ubuntu
    escolher a opção easy
    autenticar
    Já está, espero ter ajudado.
    Nota: Só é pena o MEOMUSIC ainda não dar devido ao silverlight.

  16. Avatar de billgaitas
    billgaitas

    Para quem quiser usar GUI, se tiver instalado o meocloud fazer: sudo apt-get purge meocloud
    Baixar o deb daqui: https://meocloud.pt/downloads e instalar.

  17. Avatar de Cristina
    Cristina

    Bom dia,
    há actualização para este artigo?

    1. Avatar de Vítor M.

      O serviço da MEO está a ser descontinuado.

      1. Avatar de Cristina
        Cristina

        Boa noite
        O serviço Cloud? 🙁
        Mais alguma coisa? Acabei de mudar os emails para lá e ia fazer o mesmo com os blogs… de-google > nacionalizar.

        1. Avatar de Vítor M.

          A CRsitina falou no Meo Cloud certo?

          Recebi esta informação há um dia ou dois:

          Olá,

          Resolução por ausência de acesso e utilização à sua conta MEO Cloud
          Verificámos que a sua conta não foi acedida e/ou utilizada nos últimos 180 dias. Por esse motivo vimos proceder à resolução contratual, de acordo com as condições do serviço: ponto i., nº2 da condição XIII dos Termos e Condições. Caso volte a aceder e/ou utilizar a sua conta no prazo de 8 dias contados da data de envio desta comunicação, a resolução contratual será anulada e os seus dados manter-se-ão disponíveis. Caso não aceda e/ou utilize o MEO Cloud no prazo previsto anteriormente, a sua conta e os respetivos conteúdos serão eliminados assim que a resolução produzir efeitos.

          O serviço MEO Cloud vai ser descontinuado
          Mesmo que opte por voltar a aceder à sua conta, informamos desde já que o serviço MEO Cloud será descontinuado brevemente, o que comunicaremos oportunamente.