Meizu PRO 5: O smartphone com cara de iPhone mas com Ubuntu

52 Comentários

A chinesa Meizu e a Canonical revelaram o novo Meizu PRO 5 com Ubuntu. A Canonical referiu que este será o smartphone com Ubuntu mais poderoso da actualidade e será assim o quinto dispositivo a ser lançado no segmento dos dispositivos móveis com o sistema operativo da empresa.

Vamos conhecer quais as características deste smartphone.

Meizu PRO 5: O smartphone com cara de iPhone mas com Ubuntu


O Meizu Pro 5, o sucessor do Meizu MX5, chegou ao mercado chinês a 12 de Outubro de 2015. Este smartphone tem um design bastante elegante, semelhante ao do iPhone 6 Plus e um conjunto de especificações bastante interessantes. O Meizu Pro 5 está disponível nas versões de 3 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM com 64 GB de armazenamento interno, o que dispensa a utilização de um cartão de armazenamento externo para a maioria dos utilizadores.

Meizu PRO 5: O smartphone com cara de iPhone mas com Ubuntu

Enquanto outros flagship deste ano usam SoC Qualcomm ou MediaTek, o Meizu Pro 5 vem com o processador Samsung Exynos 7420 Octa-core (Quad-core 1,5 GHz Cortex-A53 & Quad-core 2,1 GHz Cortex-A57) que vem com os equipamentos da linha S6 da Samsung, tem um ecrã de 5.7” AMOLED que oferece uma resolução máxima de 1920×1080 píxeis e a GPU é uma ARM Mali-T760.

Meizu PRO 5: O smartphone com cara de iPhone mas com Ubuntu

A câmara traseira é de 21 MP, com flash LED, foco automático e foco a laser. A câmara frontal é de 5 MP. O Meizu PRO 5 Ubuntu Edition vem ainda com sensor biométrico e uma bateria de 3050 MAh. Por enquanto o equipamento apenas estará disponível na China e na Europa.

Resumo das especificações

Meizu PRO 5: O smartphone com cara de iPhone mas com Ubuntu

Mais novidades sobre este equipamento serão conhecidas durante o Mobile World Congress 2016 que se realiza em Barcelona durante os dias 22 e 25 de Fevereiro.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não tem apps

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      isso é q me poe de pé pra tras

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tens antes Windows 10 Mobile 😀

        1. Avatar de 123456789
          123456789

          n me faças rir, aqilo tem poucas apps e tem, e é simplesmente feio, e tou farto da windows pra programar

          1. Avatar de Miguel Nóbrega
            Miguel Nóbrega

            ahah o UBuntu estás de pé atrás, o Windows 10 é horrivel. Essas prioridades… 😛 (O Windows tem muitas mais apps que Ubuntu)
            Gostos são gostos 🙂

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Feio?! LEL Só podes estar a gozar.

            Eu sem saber programar fui ao appstudio.windows.com e fiz a minha app… básica, mas fiz.

            Agora se tu sabes e não consegues explica muita coisa. 🙂

          3. Avatar de 123456789
            123456789

            Sem saber programar e fizeste uam app, lol isso tem algum jeito? ahahah

            “ha n sei como funciona o motor de combustão mas fiz um carro, deve ser seguro”

            facil != de bom (PS: em PROgrmação != isto é igual a que é igual a ! objeto.equal q é igual a diferente)

            Eu faço apps em android IOS e WindowsPhone

            a diferença é q pra android e IOS posso usar linguagens a serio, e seguras

          4. Avatar de 123456789
            123456789

            android it is….o WP nem lhe chega aos pés

          5. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Faz para iOS e porta para UWP então!

          6. Avatar de 123456789
            123456789

            E eu faço isso, com C++ tudo é possivel, mas sinceramente n vejo grandes vantagens no WP, ha cenas q infelizxmentrne n funcionam ainda, nomeadamente qnd qero usar animações javascript

            –>http://www.qt.io/developers/

            J q o motor web do WP é….deveras…………..como ei de dizelo……fraco

          7. Avatar de Miguel
            Miguel

            Posso fazer um carro sem ser com motor de combustão… ou não?
            Isso só prova que tens um argumento inválido.

          8. Avatar de 123456789
            123456789

            Não não podes fazer um carro sem motor de combustão…ou vais fazer electrico? conheces os principios de infucão electrica? não, logo n consegues fazer

            olha esses automatismos todos q a microsoft dá, pode parecer bonito, mas qnd a API falha, tudo explode, porq n conhecem as bases…e nem te deixavam criar um porq n tinhas nem metade dos conhecimentos de mecanica
            Não podes criar uma APP sem saber programar a serio, podes fazela com as apps da windows, mas n serão tao seguras nem tao bem feitas….

            Secalhar a tua APP ta feita com todos os atributos de boa programção, n sei, n a vi….

            mas no dia em q houver um hospital q diga “nova maqina permine amadores realizar crirurgias….” bem podem conseguir operar pra prefiro um cirurgião a serio

            alias a tua APP n dá pra exportar pra outris OS pois n? sabes porq? por causa desses automatismos….

            Portar C++ e java (que é mais dificil que visualBasica ou C#) pra android IOS e WP, é possicel

            Mas com o appstudio.windows.com não

            ISSO é programação a macaco, se n sabem fazer programas basicos e saltam logo pra APPs pra touch? q é isso? é n ser realista, nem entender porq a pessoas e esrtudar por mais de 3 anos programação…..

          9. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            123456789 não me estava a referir ao Window Phone.
            Estou a referir-me a Universal Windows Platform.
            Estou a referir-me a, de uma vez só, fazeres/portares uma app para PC, híbrido, tablet e telemóvel.
            Estou a referir-me a uma userbase de mais de 200 milhões de utilizadores que só continua a crescer.
            Window Phone é do ano passado!

          10. Avatar de 123456789
            123456789

            Ricardo Raimundo, percebo o q qeres dizer

            mas aqilo ctn a ter falas no q toca a boas praticas…dai muita coisa importante n pode ser feita nem em C# (que esta muito bom sim, mas é preciso tem alguma atenção porq pode facilitar a programação em empresas mas ha coisas a evitar e muitos pouco fazem) nem em VB

            E essa ferramente mostrouse facilitar muito ,

            mas mais uma coisa: isso são apps q funcionam tanto em Windows, tanto em tablet tanto em tlm…

            isso a unica coisa q faz é usar as msm libraria e classes, e depois compila na forma correta desde ARM até 64bits de PC

            MAASS. eu evito isso porq n tem o msm desempenho, e tb n gosto muito dessas apps pra ser sincero

            e n são universais pra ubuntuTouch/Linux, MAC/IOS…..

            logo n gasto muito tmp nisso, é uma boa ideia…..mas programas a serios n dá

          11. Avatar de 123456789
            123456789

            Já agora eu sou engenheiro informatico, formado no porto com mestrado

            Trabalho como consultor….e fico desiludido com o q algumas empresas fazem, por exemplo, em geral plaraformas/API q permitem programar pra windows e LINUX, são:

            – As mais rapidas (porq usam libraria linux)
            – Acessiceis de usar (influencia windows)
            – Seguras (novamente linux)
            – Com um grande suporte de extensoes/plugins
            – Com gestao de classes boa pra empresa (a parte de windows mexe bem nisso)

            Por isso, qnd são dois OS distintos a meter se ao barulho ja reparei q a qualidade é muito maior

            embora q digo q a UWP facilita….ela n tem em conta alguns dos aspectos q referia antes

            funciona…sim….mas n usaria, e empresas q ja vi usarem, eu disse pra qeimarem o servidor ahahaha

          12. Avatar de Mário
            Mário

            Isso quer dizer que o Angry Birds para IOS e Android é programação a sério e no WP é a brincar??????

  2. Avatar de neapo
    neapo

    Tenho o MX5 e posso dizer-vos que é um máquinão!

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      e o facto de ter so um butao principal n te chateia um bocado?

      1. Avatar de neapo
        neapo

        nadinha, bastante mais prático até, pois faz tudo só com esse botão. O telemóvel apesar de ser 5.5 é mais pequeno que o iphone 6 plus.

      2. Avatar de maa
        maa

        Eu tenho o m2 note e o facto do unico botão não chateia nada. É questão de habito mesmo.

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Que maquinão! Com Ubuntum ainda melhor!
    Preços e onde comprar? 😀

  4. Avatar de 123456789
    123456789

    è q n percebo a insistencia da meizu de um unico botão na frente, é q retira tanto poder ao telemovel

    tipo gosto do butao mecanico, tal como a samsung…mas o simbolo return, que smp exite no android da tanto jeito….

    por exemplo no IOS, se o programador se esqecer de criar o butao <–Voltar a tras

    como é q se volta atras? n ha teclas pra isso….sem falar de q ocupa espaço esse "voltar a tras"

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Com os Meizu, o botão home tem várias funções.

      Bloquear o ecrã com um long press.
      Voltar atrás com um toque leve.
      Voltar ao home com um press.

      1. Avatar de 123456789
        123456789

        isso é programavel em qualquer ROM, msm com apps secundárias

        O cianoggem dá me essa opção nos 3 butoes maravilhosos

    2. Avatar de neapo
      neapo

      Tens toques programáveis no ecrã, só precisas desse botão para retroceder basicamente, o resto fazes tudo no ecrã.

      1. Avatar de 123456789
        123456789

        Mas precisas do butão retroceder!!!!!!!!!

    3. Avatar de JoMa
      JoMa

      Eu tenho o M2 Note e, se ha coisa que eu acho piada, é precisamente o facto de ter apenas um botão que acumula 4 funções. E, ja agora, para quem não conhece, para aceder à lista de aplicações abertas, basta deslizar um dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã. Mais minimalista? Mmmmm…… quiçá só a Blackberry com os últimos aparelhos.

    4. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Só há uma coisa que escapa mais que isso, quando metem de facto os 3 botões mas em vez de porem o que puxa as opções da App em que estás poem aquele botão dedicado a abrir as aplicações recentes. Isso meus amigos, isso, ainda está por explicar…. Pessoas que andaram na escola pelo menos até à quarta classe a fazer uma destas.

  5. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Interessante!
    Não deve ser muito barato!
    Mas e as apps?
    Existe ubuntu SDK para developers, ou algo do género? 🙂
    Está aqui uma coisa bastante interessante!

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      Exite, conheces o QT? basicamente o ubuntu pegou nisso e pos suprte pra javascript, c, c++, phython (fekizmente oo java ta qietinho aahahah, senao ficava muito mais pesado)

      1. Avatar de 123456789
        123456789

        UMA PERGUNTA:

        ha algum tlm no mercado q dê pra fazer dualboot, entre android e ubuntu? aí comprava

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Mas ACHO que podes criar o teu smartphone com dual boot.

          http://www.makeuseof.com/tag/dual-boot-android-ubuntu/

          Dá uma vista de olhos!

          1. Avatar de 123456789
            123456789

            thanks “sem numeros”, tava a pensar arranjar um bq, q suporte ubuntu e fazer dualboot, vou ver se é possivel

          2. Avatar de 123456789
            123456789

            o ubuntu ao q parece q msm qnd tem varios processos ele ctn a tratar a bateria muito bem

        2. Avatar de João
          João

          O novo Fairphone 2 que vem com Android, irá dar para instalar, não o Android, mas o Sailfish. Agora julgo que não será com dual boot. https://www.fairphone.com/2015/10/22/jolla-community-working-on-sailfish-os-for-the-fairphone-2/

        3. Avatar de António
          António

          Há. O Nexus 5 através da MultiRom.
          Eu usava em dual boot

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Obrigado “nove números” 😉
        Quando perguntei, era para saber se havia um SDK específico para o ubuntu mobile, tipo o Xcode para iOS por exemplo!
        Vou já investigar!
        Abraço!
        😀

      3. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        QT ou Qt? Há diferenças. Se for o Qt, porque penso que o Quick Time de sdk não tem nada, o suporte para C e C++ já existe, bem como bindings para python (javascript não posso falar que não conheço). Tem sim coisas como emuladores, packaging e cross build que não estão por defeito no Qt Creator

        1. Avatar de 123456789
          123456789

          Qt de C++

          http://www.qt.io/developers/

          tou a falar do Qt Creator, funciona muito bem, programa e funciona na maior parte dos OS tanto PC tanto phone

  6. Avatar de Joaquim Leitão
    Joaquim Leitão

    onde poderei comprar?
    Obrigado

  7. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Chinês no thanks

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      donde achas q vem tudo -_-, ate apsoto q n consideras a tua samsung ou apple n chinesas

      o processador e ram vem todas dos msm sitios, AKK asia

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Entao tens de deitar fora os teus devices todos, tablets, telemoveis, etc. (incluindo a tão famosa Apple)

  8. Avatar de cavaco
    cavaco

    boa tarde. gostava que me esclarecessem,por favor,se e’,possivel usar uma das entradas para 2 cartoes de telefone ( dual sim ) para usar um micro sd.
    0 meu telefone e’ um xiaomi mi4i dual sim,e não tem expanssao~de memoria. O brigado por vossa gentileza.

    1. Avatar de maa
      maa

      No meizu vem com dual sim mas um lugar dos sim é para usar para o cartao de memoria(eu uso) caso só haja um sim!

  9. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Show, um Smartphone que parece ser muito bom, com hardware excelente, e sendo linux Ubuntu melhro ainda, a questão de falam que não tem app mas temos que ver que a canonical vai convergir o seu ubuntu no smartphone com o desktop e com isso o ubuntu de smartphone podera usar a central de programas do de desktop, a verdade é que sera um sistema único, torço muito pela canonical e pelo ubuntu, e o todo o poder do Opensource nos Smartphones, seria muito bom poder ter um smartphone desses, acredito que será um sistema sem muitas firulas, como é o caso de quem usa IOS ficar preso ao Itunes pra musicas, fora outras coisas que prendem os usuários e no Android ser um sistema que com o tempo apresenta um pouco de lentidão, espero que o ubuntu não prenda o usuário igual o IOS e não fique lento com o tempo igual o Android, e a questão de segurança também tem sempre que ser levada a serio.

  10. Avatar de Benchmark do Surface Book
    Benchmark do Surface Book

    Ubuntu? Quem diabos vai pagar trocentos dólares em um smartphone com Ubuntu? kek

    1. Avatar de N. Carvalho
      N. Carvalho

      Eu e mais alguns. aaauuuuuuu

    2. Avatar de António
      António

      Eu já paguei :/
      Agora tenho o OP2. Mas espero um dia ter um destes 😀

  11. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    XAMARIN! 😀