Sol – PC com Ubuntu a 260€ carregado a energia solar

43 Comentários

2h a carregar a bateria na totalidade; 10 horas de autonomia…com uma versão à prova de água

Apesar dos avanços tecnológicos, a autonomia dos dispositivos continua a ser uma área onde a investigação tenta encontrar novas formas de disponibilizar energia aos equipamentos. A mobilidade é um factor que dependente da autonomia e foi nesse sentido que a empresa Canadiana WeWi criou um PC, com o sistema operativo Linux/Ubuntu, e com um sistema de recarregamento da bateria baseado em painéis solares.

meet_sol

Sol foi o nome que a empresa Canadiana WeWi deu à sua inovação, um PC que aproveita a luz solar para carregar a bateria. Segundo informações, o carregamento da totalidade da bateria pode demorar cerca de 2h podendo esta ter uma autonomia na ordem das 10h.

met_01

Este equipamento foi desenvolvido especialmente para ser comercializado em países onde a electricidade ainda não seja um bem abundante, mas poderá ser também usado em campos militares, escuteiros e outros cenários. O  Sol traz um ecrã de 13,3” (1366 x 786 pixel WXGA), um CPU Intel Atom D2500 a 1,86 Ghz e está disponível com 2 GB ou 4 GB de RAM.

met_04

Ao nível de interfaces, podemos encontrar três portas USB 2.0, interface rádio 3G/4G, GPS, Wi-Fi e Bluetooth. O painel solar é destacável, o que facilita o transporte e respectivo uso do PC.

met_02

Resumo das especificações
  • Ecrã 13.3″ WXGA (1366×768)
  • CPU: Intel Atom D2500 1.86 GHz Dual Core
  • Disco: Seagate 2.5” SATA HDD 320GB
  • RAM: 2GB DDR3 SDRAM (4GB disponível também)
  • Placa gráfica:  Intel GMA3600 integrada
  • Bateria: Autonomia de 8 a 10 horas
  • Sistema Operativo: Ubuntu 12.10
  • Webcam: 3 Mpx
  • Interfaces:
    • USB 2.0
    • Áudio IN
    • HDMI
    • Ethernet
    • Cartão SD

Relativamente ao preço, sabe-se que o equipamento custará cerca de $350 para a versão standard e cerca de $400 euros para uma versão à prova de água.

Qual a vossa opinião sobre este projecto. O preço é o indicado tendo em conta as especificações

Homepage: Met Sol

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    Penso que é um ótimo projeto principalmente para os países que não têm muita acessibilidade à energia elétrica, como foi referenciado no tópico. Acho que se devia apostar mais no desenvolvimento e na criação de novas formas de energia.

    1. Avatar de David Santiago
      David Santiago

      Uma pessoa sem acesso a energia , nem tem dinheiro para comprar este pc , nao sabe onde comprar e mesmo que compre nao o sabe usar.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Um médico europeu sabe de certeza usar um computador e salvo raras excepções pode pagar este valor. Se estiver a prestar serviço, por exemplo, num país africano numa zona onde não haja energia permanentemente considerará muito util um portátil destes. Qualquer pessoa que faça parte de uma equipa de emergência e que esteja numa zona de catástrofe onde por vários dias ou mesmo semanas não existirá energia também gostará muito deste portátil. Ou eu tenho uma visão muito longa ou algumas pessoas têm uma visão muito curta.

        1. Avatar de José Andrade

          Estimado Rui Costa:
          O meu amigo está certíssimo.

        2. Avatar de armando
          armando

          exatamente, eu que trabalho com ong no chad e necessito de comunicar e de transferir documentos para lá, necessito de que lá, haja alguém com computador, energia e rede informática, por vezes não existe nada disso, mas muitas vezes existe pc (raspberry custa 36€), existe rede wireless próximo de hoteis, mas não existe energia elétrica ou só existe algumas horas por dia, ou ainda é cara.

        3. Avatar de armando
          armando

          exatamente, eu que trabalho com ong no chad e necessito de comunicar e de transferir documentos para lá, necessito de que lá, haja alguém com computador, energia e rede informática, por vezes não existe nada disso, mas muitas vezes existe pc (raspberry custa 36€), existe rede wireless próximo de hoteis, mas não existe energia elétrica ou só existe algumas horas por dia, ou ainda é cara.

      2. Avatar de Flavio
        Flavio

        o que??? lol

      3. Avatar de Chirucca
        Chirucca

        Errado. Por exemplo em Angola a falha de energia eletrica é uma constante, e essa falha de energia não escolhe as classes sociais. Uns podem ter geradores e outros não, mas a falha de energia na rede electrica é uma realidade.

      4. Avatar de samuel
        samuel

        Mas sempre ha pessoas em missoes nesses paises, não?

      5. Avatar de André Pereira
        André Pereira

        É verdade, nem todas as pessoas nesses países com esses problemas constantes de falhas de eletricidade têm oportunidade de obter uma máquina como esta. Mas por outro lado equipas que são necessárias para a sobrevivência dessas mesmas pessoas, como médicos, ou até mesmo a ONU que ajuda esses países, pode ser uma ferramenta bastante útil e necessária!

      6. Avatar de André Pereira
        André Pereira

        e se pensarmos bem, este produto até é bastante acessível ao nível de preço, para as pessoas que têm esse poder de comprar claro..

      7. Avatar de Alfie
        Alfie

        O mau da vida é quando não sabemos olhar para o lado. Ó David que tal parar para pensar?

  2. Avatar de mythic

    $400 por uma versao a prova de agua…bem fixe

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O equipamento é muito interessante e faz-me lembrar um Magalhães “artilhado”

  3. Avatar de NoBodyCares
    NoBodyCares

    $400 euros? É dólares ou euros?

    1. Avatar de Ricardo Sousa
      Ricardo Sousa

      $ é o simbolo dos dólares, supondo que seja dólares americanos, este “brinquedo” vai ficar por cerca de 300€ (euros)

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Dolares. Fiz a conversão e deu-me cerca de 260€

      1. Avatar de Bruno Santos
        Bruno Santos

        O prblema é que na maior parte dos casos um produto de 400$ chega cá a 400€ não há conversões. 😛

        1. Avatar de luis
          luis

          a única conversão é o $ para € lol

          1. Avatar de Poispa
            Poispa

            Comentario do ano =)

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            O problema é que o preço em $ não inclui um IVA de 23% como nós aqui temos… além do custo de exportação. Estamos sempre lixados.

  4. Avatar de Claudio catarino
    Claudio catarino

    Uii, muito bom para a epoca de crise 😛 😛 Faz lembrar alques notebooks que se vêm nos filmes de guerra 😛

  5. Avatar de Alberto
    Alberto

    E mesmo onde a electricidade abunda, não deixa de ser uma tecnologia interessante, embora encare isto mais como um “gadget” embutido do que propriamente algo inovador. É o que o Pedro indica em assemelhar-se a um Magalhães artilhado, é mais isso.

  6. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    realmente vale a pena o custo beneficio e o fator ecologico ainde se carrega por luz solar, em 2h c\ autonomoa de 10h de uso

  7. Avatar de Pedro Leonardo
    Pedro Leonardo

    Ponham uma bateria de telemóvel ao sol vão ver o que lhe acontece 😛

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      E o que é que isso tem agora a ver para o caso?

    2. Avatar de armando
      armando

      estamos a falar de bateria ou de painel solar? entenda-se.

  8. Avatar de fornost
    fornost

    não me parece saudável deixar um PC no sol (ou ficar utilizando ele debaixo do sol)… mas, no geral, parece um projeto interessante, principalmente pra quem trabalha em áreas remotas fazendo pesquisas etc.

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      podes por os painéis num sitio e estar noutro, aquilo traz uma extensão…

  9. Avatar de MigM.
    MigM.

    Isto no fundo são painéis solares com um sistema operativo.
    Parece uma boa ideia, mas para ser mais versátil e útil a todos se calhar podiam “inventar’ um sistema de carregamento solar com baterias que pudessem servir a outros equipamentos.
    Quanto ao carregar em 2 horas… só se for num dia como o de hoje.
    Uma ideia interessante ao nível do conceito mas precisa de evoluir para algo útil a todos.

  10. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Conceito estranho, alguem deixa o smatphone, tablet ou PC à chapa do sol????

    1. Avatar de armando
      armando

      o sol não é apenas luz incidente, mas tb luz difusa, mas é claro que se não estiver ao sol diretamente, não carrega em 2 horas.

  11. Avatar de miguel
    miguel

    para mim é mais uma treta, só vejo o beneficio de a prova de agua, sem duvida muito bom, eu pagava sem duvida mais 50 € extra por um pc a prova de agua (deviam implementar mais essa tecnologia, como a Sony nos telemóveis achei genial)
    ha e a autonomia dessa maquina é exelete..

    hoje em dia existe “malas” relativamente pequenas 60×50 que são painéis solares com um inversor e ficha, aquilo até é relativamente pequeno mas já consegue mandar os 100W a 230V.
    e isso sim acho util serve para um leque muito maior de coisas.
    agora ter um pinel solar só para o pc acho ridículo, peço desculpa mas acho é. quem não dispõem de electricidade para um pc ficava bem mais servido com um apetrecho que eu referi
    ..

    isto parece aquele gadget que referiram para carregar telemóveis na janela(embora esta noticia seja bem melhor e interesante)

    1. Avatar de armando
      armando

      e para que é o inversor? a alimentação de um portátil é de cerca de 18V DC, logo corrente contínua, logo retificada pela caixinha que está a meio do cabo.

  12. Avatar de Mafc
    Mafc

    Para isso carregar bem, tem de ter mesmo uns quantos paineís solares.

    Para quem disse para experimentar meter o telemóvel ao sol a ver o que acontece, a Samsung já teve alguns terminais com painel solar na tampa traseira. O problema é que ao fim de uma hora de carregamento solar, a bateria aumenta no máximo uma meia-hora em standby.

    1. Avatar de armando
      armando

      isso depende muito do rendimento do painel solar, em regra é muito baixo, 15%, mas desconhecemos o rendimento deste.

  13. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    A nivel de hardware (specs) não é nada de extraordinário, dai o preço não ser elevado… Este portátil faz-me lembrar os que são utilizados pelos militares norte americanos, não me recordo ao certo se são da marca IBM ou da Dell mas que têm uma grande capacidade de resistencia… Não creio que estes suportem um H2 a passar por cima mas sendo o modelo melhor à prova de água é fantastico e não creio que se parta com uma queda… a juntar a isso ter energia solar associado é fantastico… se o preço de $400 for convertido para euros +23% o portatil rondara os 369€, isto se outras taxas (desconheço as mesmas).. contudo nem que fosse por 500€ acho que não se arranjara pelo menos um portatil assim à prova de água e c/ possibilidade de carregar a energia solar e ainda por cima com autonomia de 10h.. ficarei atento a este equipamento.

  14. Avatar de Igor Matias

    Boas a todos.

    Alguém sabe ao certo se será capaz de suportar alguma versão de MAC OS X ou Windows?
    “Just asking!”.

    Parabéns pelo site já gora.

  15. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Se não houver sol como é que vai recarregar o pc

    1. Avatar de armando
      armando

      essa é a pergunta que não lembra a ninguém!

  16. Avatar de Frederick
    Frederick

    Onde posso comprar em lx

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Por enquanto ainda não foi lançado tens que eperar

  17. Avatar de Patricio Ribeiro
    Patricio Ribeiro

    É uma boa solução.
    Provavelmente quem a inventou, passa a vida como nós a trabalhar em Africa, onde tudo é difícil…
    Claro que o computador não pode estar ao sol, tem que ter um cabo com 4 mt para alimentar a bateria que tem que ser especial, para durar alguns anos. Na época da chuvas nos trópicos, terá que carregar durante as 10 e as 15 horas
    Andar com o computador, na canoa a apanhar água salgada, apanhar chuva torrencial, sem ter sitio para o guardar, onde o carregar?
    Faz parte do nosso trabalho, a instalação de fotovoltaicos nos lugares de difíceis acessos.
    Ver nesta época das chuvas torrenciais nos trópicos, onde se encontram investigadores Portugueses, contar a desova das “tartarugas verdes” nas ilhas mais afastadas como no ilhéu do Poilão, ou as investigadoras que andam nos matos de Cantanhez, a fazer trabalhos sobre “chipanzés”.
    Ou alguns professores e enfermeiros, que só tem energia a muitas horas de viagem a pés, de canoa ou bicicleta, não é facil arranjar energia em Africa.
    Também queríamos saber onde comprar ?