MeeGo 1.0 para netbooks – disponível

46 Comentários

O sistema operativo open source baseado em Linux de nome Meego, que terá com target os dispositivos móveis, netbooks, TVs, carros e outros  equipamentos, está disponível para download (neste momento apenas para a versão netbook).

O Meego é um sistema operativo open source que se baseia concretamente no Moblin (Intel) e Maemo (Nokia).

meego

A versão para netbooks está disponível em dois “sabores”:

  • Uma com o Google Chrome (código fechado)
  • outra com o Chromium (open source)

Para funções de media player, o Meego traz o banshee 1.0. No caso do VoIP e IM o MeeGo traz o telepathy.

meego_01Neste momento, apenas alguns equipamentos têm suporte para este sistema operativo. Segundo informa o blog oficial do projecto Meego, os equipamentos com suporte são:

  • Asus EeePC 901, 1000H, 1005HA, 1008HA, EeePC 1005PE, Eeetop ET1602
  • Dell mini10v, Inspiron Mini 1012
  • Acer Aspire One D250, AO532-21S, Revo GN40, Aspire 5740-6025
  • Lenovo S10
  • MSI U130, AE1900HP mini 210-1044
  • Toshiba NB302

meego_02

Novidades do MeeGo 1.0

  • Kernel baseado na versão 2.6.33
  • Universal Plug e Play (gUPnP)
  • QT 4.6
  • Conectividade de voz e dados através do Connman connection manager, Ofono telephony stack e BlueZ Bluetooth
  • Media frameworks
  • DeviceKit e udev para interacção com os periféricos
  • Nova geração de sistema de ficheiros BTRFS, como sistema de ficheiros por omissão

A instalação do Meego não está condicionada a apenas netbooks neste momento. Se possuir um desktop com os requisitos (ver aqui), poderá experimentar esta nova versão do Meego. Para quem quiser instalar o Meego, pode seguir o tutorial disponibilizado pela equipa de desenvolvimento no próprio site da Meego (aqui).

Deixem o vosso feedback.

Download: Meego netbook (c/ Chromium) [779 MB]
Download: Meego netbook (c/ google Chrome) [779 MB]
Homepage: Meego

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mmick
    mmick

    Parece engraçado mas de que serve se alguem tiver um XP ou 7 afinadinho? Para um SO livre um Ubuntu, etc parecem-me mais completos e versateis.

    Alguma ideia para que serve além de ultra simplicidade (talvez para pessoas mais velhas?)

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Talvez para pessoas que não estão com a mínima pachorra de foi o XP ou 7 afinadinho e só querem uma máquina que funcione.
      Acredita, há pessoas a quem não faz comichão alguma ter 10 toolbars no Internet Explorer, desde que tenham 5 cêntímetros para ver as suas páginas.
      A principal razão pela qual eu acho que as pessoas mais “incultas” na área da informática escolhem o Windows é por causa do MS Office. o Open Office é bem chato de se usar, depois de nos habituarmos ao Office 2007. Depois de usar o MSO 2007 durante tanto tempo, voltar a usar o 2003 é como passar do Windows 7 para o 95.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        *pachorra de por…

      2. Avatar de Claudio Novais

        Acho que tens toda a razão!

        Antes de mais sou um utilizador de Ubuntu incondicional e no entanto vais ver que a minha opinião sobre o Office inclina-se obviamente para o do Windows.

        Tens toda a razão ao dizer que depois de utilizar o 2007, é como ir de seven (que nunca usei mas já vi, lol) para um 95 ou 98. É o mesmo que ter todos os automatismos do Ubuntu e ir para windows instalar drivers, antivirus bblablabla.

        Sem dúvida que o 2007 está bem conseguido, tanto estruturalmente como funcionalmente. Ou seja, o OpenOffice, para além de ter de evoluir para uma interface mais simplificada, digo como do 2007 relativamente ao menus, também tem de evoluir para algo visualmente mais bonito e, principalmente, para algo melhor funcionalmente! Actualmente o OpenOffice não tem funcionalidades importantíssimas como verificação gramatical e um excel minimamente em condições.

        Relativamente às pessoas dos 5cm de vista para as páginas da Internet, sinceramente não compreendo o que lhes passa naquela cabeça. Dá-me pena ver tal coisa, e infelizmente essa coisa não é rara!! A única explicação que dou a isso é PREGUIÇA, mas não sei. Deviam experimentar um sistema como este do artigo, talvez mudassem de vida depois disto.

        Abraços,
        Cláudio Novais.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    o xp para desktop e notebooks antigos tudo bem , mas para dispositivos moveis é para esquecer, este so é extremamente rapido, consome poucos recursos, e é linux based, eu acho que será a base de desenvolvimento futuro em ambientes moveis.
    Parece-me muito bom, no entanto devia estar disponivel um ambiente desktop menus etc.tão tipicos de um so a que estamos acostumados.

    cmps

  3. Avatar de mmick
    mmick

    OFFTOPIC:

    Importam-se de fazer um POST para este LINK
    http://aeiou.exameinformatica.pt/ipad-e-velcro-uma-uniao-feliz-video=f1006221

    Está demais LOLOL

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Esse vídeo tá mais passado que muitas meninas da vida. Já nem sei quantas vezes o vi.

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Mas está giro.

      Mas não vale um post.

    3. Avatar de BrunoG.
      BrunoG.

      acho que passou no porque hoje é sexta feira

  4. Avatar de S-K
    S-K

    Estou neste momento a instalar o Meego no VirtualBox. Não funcionou como “live”. Mas esta funcionando a opção de instalação. Estou admirado com o trabalho que foi feito, em tão pouco tempo. 😛

  5. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    estou abismado com este SO, muito completo, apesar de ter uma apresentação simples tem muitas coisas, além de muito leve, já existe comparações com o ubuntu e fedora em termos de perfomance e este ganha claramente,

    certamente vou testa-lo

  6. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    É nestas alturas que me começa a apetecer ter um netbook.
    Há uns tempos experimentei o Jolicloud e achei tão giro. Este MeeGo parece ter uma componente social mais acentuada, mas não deixa de me espicaçar o interesse.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Eu tenho um portátil de 12″ Core 2 Duo + Omnia HD i8910 mas sentia falta de algo pelo meio, basicamente um portátil ultra-leve. Entao comprei um Asus Eee 1005HA (usado como novo, garantia, Win7, Office 2007, bateria 68Wh que dá até 12h) por 150€ -é donde estou a escrever- e estou SUPER contente!
      É um N280 1.66GHz + gráfica Intel 950 + 1Gb RAM e consegue ler perfeitamente os meus videos MKV 720p (1080p só mesmo com uma gráfica Nvidia ou Broadcomm HD ou Atom N450 com overclocking até 2.4/2.6Ghz), Office, Web, Multimédia, e-book e joguitos, está impecável! Nem preciso de 2Gb RAM para nada, com o Windows 7 Home Premium (depois do boot, anti-virus e uns Widgets fico com uns 450Mb RAM livres)

      1. Avatar de mmick
        mmick

        PS: (imagem do desktop do meu netbook)

        http://img3.imageshack.us/i/mynetbook.jpg/

        1. Avatar de Vítor M.

          Lindo 😀 eu tirava os widgets do lado direito e metia-a esse .ifo na barra de tarefas, dava mais “visibilidade” ao wallpaper. 😉

          1. Avatar de mmick
            mmick

            ifo? nao entendi lol

          2. Avatar de Vítor M.

            🙂 objecto de informação.

            Estava a dizer que retirasses essa informação meteorológica do ecrã e a colocasses na barra de tarefas, aliviando o wallpaper.

          3. Avatar de mmick
            mmick

            e como consigo colocar esse Widget na barra de tarefas?

          4. Avatar de mmick
            mmick

            Nao entendi ViperBruno, todos (nao-ION) conseguem menos o Asus?

            PS: quando digo 1080p falo fluido, videos de 8-12Gb 🙂

          5. Avatar de Ivo
            Ivo

            Acho isso improvável! Um netbook não tem poder de processamento para videos 1080p, excepto os que têm chipset ION. Mesmo o ION sofre em alguns frames da série “The Pacific” em BlueRay!! Mas atenção, que só tenho experiência em ambiente Windows 7! Talvez um sistema operativo mais leve se comporte de maneira diferente.

          6. Avatar de mmick
            mmick

            Opa, até agora o Windows 7 a esse nível (performance) provou-me ser tao bom (ou melhor) que o XP. A nível gráfico o mais rápido possível em gráficas INTEL partilhadas é OVERLAY + desactivar o Aero (o MPClassic e o GOM fazem isso automaticamente em overlay) *ou* usar o CoreAVC (pago).
            Em todo o caso até agora em XP/W7 só consegui MKV 720p. Youtube HD + MKV 1080p têm falhas. No meu Core 2 Duo o Youtube HD/MKV 1080p de muito bitrate dao perfeito MAS usa bastante CPU (80-90% +-)

          7. Avatar de Miguel Amorim
            Miguel Amorim

            o maior problema do meego e nao suportar ntfs, alguem sabe dar a volta a isto?

          8. Avatar de Nitroflow
            Nitroflow

            Não existe suporte oficial para NTFS. Pode tentar no entanto fazer o download dos ficheiros necessários a partir daqui http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/fedora/releases/13/Fedora/i386/os/Packages/ começando pelo ntfs-3g e resolvendo as dependências necessárias a partir daí ou pode esperar que apareça algum repositório com esses ficheiros compilados para o meego.

          9. Avatar de vip3runo
            vip3runo

            O contrario, tirando os ION da nvidia, apenas dos asus existentes, o 11xx series e que consegue rodar bem 1080p.

          10. Avatar de vip3runo
            vip3runo

            Respondi-te mais abaixo.

      2. Avatar de Rúben M.

        esse netbook suporta 1080p eu tenho 1 desde outubro, e com xp, experimenta wm e corre 1080p tens é de ter os codecs necessarios e veras que o cpu nao vai a 100% de uso para o correr em fullscreen

        1. Avatar de mmick
          mmick

          A que codecs e “wm” te referes? Windows Media Player? E que codecs?

          Eu uso o GOM Player em “overlay” (desliga o Aero) + ffdshow XXL (optimizado para Core 2 Duo, Atom, etc) ou o CoreAVC. Com isto consigo PERFEITO:

          – MKV (h264 com DTS) 720p
          – WMV 1440×1080

          MKV 1080p (h264 e DTS) neste portátil (com os programas que referi) é impossível…e no meu Core 2 Duo 1.8GHz + Intel x3100 eleva o processador 50-70% (ficheiros 8Gb) e 70-90% (ficheiros de 12-20Gb).

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Toda a gente aqui no pplware consegue 1080p em netbooks, é engraçado que o unico asus que consegue (sem ser o ION) é o 1100xx series.

            Quando dizer 1080p devem de estar a falar nisto:

            http://www.youtube.com/watch?v=85W1UdgUsMU

          2. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            quando dizem*

  7. Avatar de Vítor Silva

    Excelente sistema operativo para netbooks, já usava o moblin, mas agora o meego trás algumas novidades. Recomendo a instalação.

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Por acaso este sistema operativo trabalha com a antena Kanguru? É que até estava interessado em ter um SO destes no meu netbook, mas se não reconhece a antena, já não me interessa!

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        O Kanguru foi escrito em Debian? Se sim pode ser que tenhas sorte

      2. Avatar de Nitroflow
        Nitroflow

        Qual é a marca/modelo do modem? Já experimentei dois modems da Huawei: um de um kit da Vodafone e o outro de um kit TMN e ambos funcionaram logo no meu portátil que corre Mandriva 2010.

        Mas podes experimentar fácilmente. Faz o download da imagem e segue as instruções para criares uma pen de arranque que te dá a opção de experimentar sem instalar no netbook http://meego.com/devices/netbook/installing-meego-your-netbook

  8. Avatar de mooshmassacre

    sera que funciona no lugar do windows mobile ?

  9. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Já usei o Moblin durante uns meses no meu Aspire One, depois fiz uma pausa com Ubuntu e agora vou voltar à carga com o MeeGo. É realmente muito rápido e atraente. Vou instalar.

  10. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Vou experimentar no magalhaes do meu sobrinho este fim de semana

  11. Avatar de Rúben M.

    Deves estar a pensar m youtube 108p viperbruno isso claro que não corre no meu…

    http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx alquem que teste u video 1080p sff

    1. Avatar de vip3runo
      vip3runo

      Em Portugues SFF!

  12. Avatar de André do Carmo
    André do Carmo

    olá,

    instalei…mas não corre! meto o dados de utilizador e password e não avança, ecran fica preto, quando reinicio fica azul do meego e nada acontece!

    tenho um asus 1105 ha…please advise!!!

  13. Avatar de Merlin
    Merlin

    “I counted just over 5 seconds from my BIOS screen” (http://openattitude.com/2010/05/27/a-quick-tour-of-meego-1-0-for-netbooks/)

    5 segundos?!?!?!?! Now, that’s nice =D! Somando isso ao facto do MeeGo ser RPM, ser baseado em QT e ter origem na Nokia e na Intel… fez-me ficar com vontade de fazer um Test-Drive 😀

  14. Avatar de João Simão
    João Simão

    Alguma forma de live usb para testar o SO?

  15. Avatar de A.Santos
    A.Santos

    Boa noite, ja tentei instalar este soft. mas nao consigo, o meu pc é um Asus eeepc 904HD, faço o boot, começa a instalar e depois chega a uma parte que diz a copiar ficheiros para a memoria e para e nao sai daí.
    Será que alguem me pode ajudar? ficava muito grato.
    Obrigado

  16. Avatar de Paulo Morais

    Olá a todos,

    Já baixei este arquivo e tive boa impressão. Rodou bem, é bonito, leve!

    Um abraço

  17. Avatar de Anderson
    Anderson

    Rodou no meu core 2 duo.