Mate 1.6 – Um passo de gigante, relativamente à versão 1.4

11 Comentários

Um dos melhores ambientes de gráficos de trabalho

Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta, por exemplo, do ambiente gráfico, então troca por outro que se adapte as suas necessidades ou que tenha melhor performance.

Depois de 8 meses de trabalho, a equipa responsável pelo ambiente gráfico de trabalho Mate anunciou o Mate 1.6. Hoje vamos conhecer as novidades desta versão e também aprender como instalar no Ubuntu.

mate_00

Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.  Segundo os responsáveis do Mate, esta versão é “Um passo de gigante, relativamente à versão 1.4”. Esta versão vem com muitas novidades, das quais se destacam o suporte para Systemd-logind , melhorias significativas no Caja (gestor de ficheiros) e muito mais.

mate_01

Melhorias no Caja (Gestor de ficheiros)

  • Suporte para nova especificação de thumbnailers
  • Nova frame para thumbnails
  • Melhorias significativas na sidebar
  • Suporte para o freedesktop.org
  • Wallpapers fica agora em cache para uma melhor gestão de memória

mate_04

MATE Control Center recebeu também algumas novidades, incluindo uma opção par activar o Marco compositing manager e várias opções para as janelas.

mate_05

Outras novidades

  • Suporte para o Systemd-logind
  • Melhorias no Mate Panel
  • Melhorias no Marco (Gestor de janelas)
  • Melhorias no Control Center
  • Melhorias no Atril (visualizador de documentos)
  • Melhorias na calculadora
  • Melhorias nos temas, ícones e sistema de notificações

Instalar o Mate 1.6 no Ubuntu

Para quem pretender instalar o Mate 1.6 no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos

sudo add-apt-repository "deb http://packages.mate-desktop.org/repo/ubuntu $(lsb_release -cs) main"
sudo add-apt-repository "deb http://repo.mate-desktop.org/ubuntu $(lsb_release -cs) main"
sudo add-apt-repository "deb http://mirror1.mate-desktop.org/ubuntu $(lsb_release -cs) main"
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-core mate-desktop-environment

Em seguida deve fazer logout e escolher o ambiente gráfico de trabalho Mate:

mate_06

 

Com base nos testes realizados, o Mate 1.6 aparenta oferecer melhor performance que o Mate 1.4. para quem quiser saber mais sobre esta versão, basta consultar aqui a página oficial. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Esse mate está disponivel para o ubuntu 12.04

  2. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Se for estável e sem bugs, vou finalmente ter um “Ubuntu em condiões!”

  3. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Testado e… não aprovado. “Passo de gigante”, a andar para trás.
    Meia hora de uso chegou:
    * Sistema mais lento no arranque
    * Controlo de brilho do ecrãn ficou no máximo sem possibilidade de controlar o mesmo
    * Rápido a visualizar os menus, mas lento a abrir os programas
    * Firefox ficou uma autêntica carroça
    * Não notei diferença alguma no uso de recursos do processador, apenas uma poupança de cerca 80MB de uso de memória, insignificante para uma computador actual
    * Por vezes surgem lags a abrir e fechar janelas

    Testado no Ubuntu 12.04 LTS 32 bits

    Como digo sempre, melhor que o Ubuntu normal, só mesmo Debian puro. Mate tem ainda um longo caminho à sua frente.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Se sabes como é Debian então não sei o que andas a fazer em terras Ubuntuanas 😉

      1. Avatar de Tiroliro
        Tiroliro

        Não uso Debian porque na sua versão 6 não consigo colocar o controlador gráfico a funcionar devidamente, após esgotadas todas as alternativas e imaginárias. Estou à espera que saia a última versão que deve estar para breve. Pode ser que fique com o problema solucionado. O Ubuntu é uma treta, mas funciona.

    2. Avatar de Road Runner
      Road Runner

      Experimenta o Cinnamon, já usei os dois e optei pelo Cinnamon!!!

  4. Avatar de cf
    cf

    meh.. xfce rulez! mas parece-me estar a melhorar, é sempre bom ter opcoes..

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Concordo.
      Exprimentem o Xfce: Rápido, consome poucos recursos e bastante personalizável.

  5. Avatar de Fernando Andrade
    Fernando Andrade

    instalei o gnome fallback no ubuntu, não preciso do mate, mas o meu mano usa Linux Mint com o Mate e no inicio teve queixas, mas depois ele disse que os problemas desapareceram…

  6. Avatar de clodoaldops
    clodoaldops

    Usar PPA é sempre por conta e risco do usuário.
    Eu uso Lubuntu no netbook e Mint-MATE no notebook

  7. Avatar de sideshow
    sideshow

    Alguém já consegui instalar o Mate dos repositórios oficiais no Ubuntu 14.04?