Manjaro Linux 0.8.13 disponível com KDE e xFCE

20 Comentários

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro  e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

Recentemente a equipa de desenvolvimento desta distribuição lançou o Manjaro Linux 0.8.13.

majaro_01


Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux.  Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico:

  • XfCE
  • KDE
  • OpenBox – ainda não disponível

majaro_02

Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.

majaro_03

Depois de vários meses de trabalho Philip Müller anunciou as novidades do Manjaro Linux 0.8.13 das quais se destacam:

  • Xfce 4.12
  • Plasma 5.3.1
  • KDE Apps 15.04.1
  • Melhorias gerais ao nível de todos os ambientes gráficos
  • Melhorias ao nível do sistema de gestão de discos em RAID
  • Entre outras – ver aqui

manjaro_06

Como sabemos o Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração…mas devido a sua complexidade (para iniciantes)..apareceu o Manjaro Linux .

O Manjaro Linux 0.8.13 é o testemunho e reflexo de uma dedicação incrível e entusiasta de cada membro da equipa responsável por este projecto.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Estou a testar a versão KDE num SSD e até agora está muito bom…

  2. Avatar de portaro
    portaro

    tb tem versão fluxbox

  3. Avatar de Weverton
    Weverton

    Poderias colocar uns screenshots da edição KDE?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      tenho de fazer download. Mas experimente o XFCE…está fabuloso 🙂

  4. Avatar de Kitgard
    Kitgard

    É o meu sistema de eleição. Já não tenho pachorra para PPAs, etc.etc. Em vez de um, tenho 3 Manjaros em 3 discos. Manjaro KDE, Manjaro XFCE e Manjaro 0.8.13 KDE Plasma 5. Ainda resta um disco com o Ubuntu 15.04 🙂

  5. Avatar de Rogério
    Rogério

    A versão Openbox por enquanto não foi lançada… uso o Manjaro há alguns anos, em várias máquinas e em xfce, kde mate openbox lxde, nunca me deixou ficar mal!
    Cumprimentos a todos os utilixadores do pplware

    1. Avatar de Shynkendo
      Shynkendo

      Boas, em 2013 era ainda versão Beta….

  6. Avatar de MusclePharm
    MusclePharm

    Aconselho a todos…
    Sempre fui utilizador do Windows, e sempre tive curiosidade em usar GNU/Linux, experimentei das mais diversas distribuiçoes, Mint (a minha segunda preferida), Ubuntu e derivados, Fedora, OpenSUSE, Linux Caixa Mágica, Chakra, Puppy, Zorin, deepin (pior que usei até hoje… lento e cheio de bugs), elementary OS (sei que aqui no pplware é uma das preferidas, no entanto, a nivel de produção e dia a dia, não acho assim tão agradável). Enfim, já usei muitas distribuições durante os anos, e nenhuma me conseguiu “prender”, sempre voltei ao Windows. Com o Manjaro, me senti verdadeiramente em casa pela primeira vez, e posso vos dizer que não tenho vontade de voltar ao Windows.

    Existe muita discussão em relação ao ambiente XFCE ser “desatualizado”. A meu ver, e de muita gente, este é sem duvida o melhor ambiente gráfico disponibilizado para Linux. É o único que faz tudo bem! Consegue ser dos mais leves e esteticamente bonito ao mesmo tempo, e é tem muito por onde personalizar. E é por isso que,, é o ambiente principal do Manjaro.

    Como se dizia antigamente, Manjaro rulezz!

  7. Avatar de BOLD
    BOLD

    Sou apaixonado pelo manjaro com xfce, na verdade, so por ter suporte padrao ao xfce, ela já me conquistou, alem de ser rolling distro, vem com as ultimas versões dos softwares. Pacman têm se mostrado muito facil e incrivel.

    Este ano ja passei por varias distro, linux mint 17.1 mate e xfce, wattOs, lxle, peppermint, elementary os freya. e todos os baseado em 14.04 resultaram em problemas de montagem em disco, problemas graficos, congelamento, simplesmente todas deram problemas a cada 5 dias experimentava um erro novo e era obrigado a formatar, mesmo quando mal havia atualizado o sistema, ainda mais na criptografia de disco, ao que parece ah um bug nessa versao do ubuntu.
    Com o manjaro esta a funcionar tudo perfeitamente.

    És uma grande distro. e pelo andar das coisas, tera um forte crescimento nos próximo tempos, estão até a falar que és a nova linux mint, e realmente tenho que concordar!

    Apenas um amante do xfce!

  8. Avatar de Xico
    Xico

    Magnífica distribuição! Muito estável e actualizada. Desde que a experientei larguei o ubuntu. Tem uma ferramenta chamada “Manjaro settings” que nos ajuda a actualizar drivers e kernels. E tb tem o “Pamac” onde podemos instalar praticamente tudo em termos de software sem recorrer a browsers e pesquisas demoradas. Quem experimentar vai gostar de certeza. -Eu uso a versão Gnome…

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vou dar uma nova oportunidade ao Manjaro. No inicio do ano experimentei, em KDE, ainda era o 4.xx e altamente modificado. Não gostei…

    1. Avatar de Xico
      Xico

      As versões da comunidade são bem mais limpas… Como no meu caso que uso Gnome

  10. Avatar de Informatica
    Informatica

    Vou instalar agora numa máquina virtual para testar.

  11. Avatar de killwill
    killwill

    Estou usando o Manjaro 0.9.0 KDE como distro principal há alguns meses e está fantástico. No meu placar o Debian está perdendo de goleada para o Arch:)

  12. Avatar de Alex Faria
    Alex Faria

    Boa tarde Pedro, belo site.Descobri seu site por acaso há uns dois anos, desde então vejo-o todos os dia procurando por novos assuntos, mais por linux. Usei o ubuntu por muito tempo, antigamente era excelente, uso o mint em um hd, mas o manjaro é de longe a distro mais estável, tenho outro hd com o manjaro xfce, um note com manjaro kde, um asus e nele foi a única que não o deixou lento! Reconhece as minha placas nvidia sem ter que procurar, é personalizável, muito atrativo e eficiente. Chegou no meu pc pra ficar. Arch é ótimo!

  13. Avatar de Alex Faria
    Alex Faria

    Ah, desculpe pelo erro aí, seria todos os dias! Valeu.

  14. Avatar de Alex Faria
    Alex Faria

    Mageia 5 disponível! https://www.mageia.org/pt/5/
    Também uma bela distro!

  15. Avatar de Pessoa
    Pessoa

    Tenho o Manjaro há bastante tempo, versão KDE e estou satisfeito mas gostaria de saber como passo para a versão plasma, só para experimentar.
    Alguém me pode explicar, por favor?
    Obrigado

    1. Avatar de irlm
      irlm

      fonte: https://manjaro.github.io/Manjaro-KDE-Next-2015.08-released/

      distro excelente, estável, rápida(isto com SSD)

  16. Avatar de Pessoa
    Pessoa

    Tenho o Manjaro há bastante tempo, versão KDE e estou satisfeito mas gostaria de saber como passo para a versão plasma, só para experimentar.
    Alguém me pode explicar, por favor?
    Obrigado