Manjaro 18.1.0 Juhraya: A distro Linux perfeita para o seu PC

20 Comentários

Como temos vindo a dar a conhecer ao longo dos anos, no segmento das distribuições Linux são várias as ofertas. Temos distribuições direcionadas para computadores mais antigos, distribuições mais completas e com ambientes gráficos elegantes, distribuições para servidores, etc.

Hoje revelamos as novidades da novo e fantástica distribuição Manjaro 18.1.0 Juhraya.

Manjaro 18.1.0 Juhraya: A distro Linux perfeita para o seu PC


O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Após 6 meses de desenvolvimento, os responsáveis pela distro Manjaro lançaram a versão 18.1.0 Juhraya. Esta nova versão traz um conjunto de melhorias, especialmente ao nível da produtividade e gestão de pacotes.

LibreOffice ou FreeOffice: O utilizador é que escolhe

Até agora o Manjaro vinha com o LibreOffice pré-instalado. Com a última versão o utilizador pode escolher se pretende o LibreOffice ou o FreeOffice.

O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas

FreeOffice e é uma suite de produtividade desenvolvida pela empresa alemã SoftMaker. Esta suite incluiu uma alternativa gratuita ao Word, Excel e Powerpoint e, além disso, todos os documentos criados nesta plataforma são agora compatíveis com o Office da Microsoft.

Manjaro 18.1.0 Juhraya: A distro Linux perfeita para o seu PC

Outras novidades

Além da novidade das suites de produtividade, o novo Manjaro 18.1.0 Juhraya traz suporte para os pacotes FlatPak e Snap. Para esse propósito está agora disponível a ferramenta gráfica “bauh” (conhecida como “fpakman”) para todos os utilizadores.

Atualmente a distribuição Linux Manjaro está disponível com os ambientes gráficos XFCE, KDE e GNOME. A versão com KDE vem com o novo tema “Matcha”.

A versão com KDE sofreu alterações em todo o sistema de mensagens. O Manjaro 18.1.0 Juhraya está disponível com o Xfce 4.14, KDE Plasma 5.16 e Gnome 3.32.

Manjaro 18.1.0 Juhraya

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Manjaro já criou uma empresa: Manjaro GmbH & Co. KG

    1. Avatar de Lucia
      Lucia

      Poucos falaram disso, agora deixou de ser uma distro qualquer pra ser algo ao nível duma Canonical.
      Esperemos que seja superior e não uma cópia!

  2. Avatar de JCFB
    JCFB

    meh prefiro o arch vanilla, o manjaro vem com muito lixo pre-instalado

    1. Avatar de Lucia
      Lucia

      Arch é muito manual, o Manjaro é feito pra ser user-friendly, por isso obviamente vai vir com coisas pré-instaladas a fim do usuário já ter um sistema pronto. Mas na impede você de criar sua própria versão com o Manjaro-Architect.

      1. Avatar de JCFB
        JCFB

        E é por isso que adoro o arch. Alem disso os repositórios do Manjaro são, em certa parte, uma trapalhada. Gosto do arch porque posso escolher o que pretendo instalar e sei que tenho sempre a versão mais recente dos pacotes pre compilada para mim. Claro que nao recomendo o arch a principiantes/noobs mas recomendo vivamente aos power users fãs de linux

        1. Avatar de Lucia
          Lucia

          Gosto do Manjaro justamente por analisarem os pacotes novos de 2 a 3 semanas antes de enviar pra todos, evitando assim muito bugs. No Arch a pessoa tem que ficar sempre de olho no sitio oficial do Arch em busca de pacotes problemáticos. Os devs do Manjaro já fazem isso por ti e eu prezo por um pouco mais de estabilidade, mesmo usando uma rolling release, por isso uso Manjaro.
          Eu prefiro mil vezes o Manjaro ao Arch, facilita muito minha vida em varios aspetos… Por exemplo, instalação de drivers, pacotes de idiomas complexos, kernel, tudo com GUI a um clique, enquanto no Arch tudo via terminal… Pamac ajuda muito tbm.
          Quem que pacotes a nível do Arch, que use Manjaro Unstable ou Arch mesmo… Eu prefiro ficar no ramo STABLE.

  3. Avatar de Dinis
    Dinis

    Uso o Manjaro Cinnamon e o Windows para jogos.

    1. Avatar de Emerson
      Emerson

      É fácil para instalar em modo dual-boot UEFI?

  4. Avatar de Fulano
    Fulano

    Manjaro 18.1.0 Juhraya: A distro Linux perfeita para substituir o seu horrivel MacOS/OSX

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Ha Ha Ha, se a inveja matasse!

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        hahaha… Se ser burro pagasse impostos!!!

  5. Avatar de Nuno Figueiredo
    Nuno Figueiredo

    Sou usuário do Mint, mas admito que fiquei curioso com o Manjaro. Eu sou fã do Gnome.

    1. Avatar de clayton m r
      clayton m r

      tbm uso o mint e fiquei curioso com esse manjaro.. só achei ele mto a cara do ubuntu.. pode ser que seja só na aparencia, mas nesse quesito o mint cinnamon, pra mim, ganha de todos! só sofro com meu trackpad nele..

    2. Avatar de clayton m r
      clayton m r

      tbm uso o mint e fiquei curioso com esse manjaro.. só achei ele mto a cara do ubuntu.. pode ser que seja só na aparencia, mas nesse quesito o mint cinnamon, pra mim, ganha de todos! só sofro com meu trackpad nele..

  6. Avatar de pirolito
    pirolito

    Boas. Ando há 2 anos para instalar uma distro Linux em dualboot com o Win10 num PC hp 64bits, que, embora seja desktop, creio ter uma Mboard de portátil com processador AMD [parece estar cada vez mais na moda estes PCs].
    Tenho feito o meu acesso à Net num velhinho Pentium4, a… 2,8GHz com o S.O. Linux Mint, mas no hp, com UEFI, estou tentado a instalar um Linux com rolling release.
    Pelo que tenho lido, nos PCs com UEFI (nomeadamente nos hp) cada distro Linux e/ou Windows que seja instalada cria mais um item na “lista de arranque” (não sei o termo) da UEFI, pelo que creio que seria melhor uma rolling release, em vez de distros semestrais que, na melhor hipótese, seriam LTS, para evitar instalações novas… e uma “lista de arranque” extensa, a qual parece poder dar problemas…
    Uma vez que a maioria da informação que tenho compilada está relacionada com as distros Ubuntu e ‘derivados’, como é o Mint, preferia tentar uma rolling release desta área, mas parece não haver muitas opções ‘credíveis’, pelo que estava a pensar tentar entre PCLinuxOS ou Manjaro.
    Que me aconselham? (Os meus conhecimentos de Linux serão apenas pouco mais do que básicos…)

    1. Avatar de osvander
      osvander

      Cara fiquei no PClinux uma década adoro ele, mas, manjaro é bom e muito pesado, só serve para pc de grande capacidade. E Deepin?

  7. Avatar de osvander
    osvander

    Sou usuário tambem do mint cinnamon num not antigo e no pc de maior porte linux deepin.
    E o ruindows 10 no super I7 (faculdade é f€%&a).