Ministério da Defesa da Índia vai trocar o Windows pelo Linux

21 Comentários

Por questões económicas, estratégicas e até políticas, alguns governos tentam deixar a sua dependência ao sistema operativo da Microsoft. Geralmente escolhem Linux. Contudo, são poucos os casos em que esta troca tem sucesso. Agora há mais um caso para acompanharmos. O Ministério da Defesa da Índia vai experimentar deixar o Windows e apostar no Maya, uma distribuição baseada no Ubuntu.

Linux Maya OS Windows Índia

Usar Linux como se fosse Windows

São bem conhecidos os casos do passado em que foi experimentado o abandono das soluções da Microsoft. Governos e entidades associadas optaram por mudar para o Linux por diversas razões, muitas vezes associadas aos custos das licenças.

Na maioria das vezes este passo não funciona e o processo de regresso às soluções Microsoft acaba por ser o caminho. Nem sempre é possível mudar a totalidade e é inevitável reverter para os serviços poderem continuar a funcionar.

Agora, e do que é revelado pelo Indian Express, o Ministério da Defesa da Índia está a desenvolver o Maya OS como substituto do Windows nos seus PCs. O Maya OS é baseado no Ubuntu, que por sua vez é baseado no Linux.

Linux Maya OS Windows Índia

A razão principal para esta mudança é a segurança. O Ministério da Defesa da Índia quer uma solução para estar imune a problemas cibernéticos que possam surgir, tal como já aconteceu no passado com situações graves a afetarem as suas estruturas.

Para além de uma interface e funcionalidades semelhantes às do Windows, o Maya OS tem outra vantagem. Tem presente um recurso chamado Chakravyuh, um software antivírus e anti-malware que cria uma camada virtual entre o utilizador e a Internet, impedindo que os hackers acedam a dados confidenciais.

O plano atual é substituir o Windows pelo novo sistema operativo nos PCs ligados à Internet nas agências do Bloco Sul do país até 15 de agosto. O sistema estará disponível para todas as outras regiões do Ministério da Defesa até o final de 2023.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andressa
    andressa

    Em tão pouco tempo assim? Ficar de olho pra ver.

  2. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Nova ficha, nova viagem…

  3. Avatar de João
    João

    Mais uns que se vão arrepender.
    Só a conversão dava para pagar uns anos de licenciamento MS.

  4. Avatar de Santos
    Santos

    Ha-de haver o dia em que a Microsoft vai perder o poder e dividi-lo com o Linux e Mac. Aliás a Microsoft ganhava se tivesse uma versão do office para Linux, mas é apenas um sonho.

    1. Avatar de João
      João

      Isso não acontecerá porque existem dezenas de distribuições Linux, e a MS não vai investir milhões para garantir a compatibilidade com todas elas. Mesmo no Mac, a utilização não é tão integrada como no Windows, mas funciona tudo

      1. Avatar de 100hora
        100hora

        Caro João não diga disparates, já lá vai o tempo em que isso era assim.
        Bastava esse lançamento existir em flatpak para chegar a todas as distros derivadas de várias distribuições Linux.

      2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Por exemplo, não estou a ver qual a distribuição do linux que não corre por exemplo o open office, ou o libre office. E penso mesmo que haja a possibilidade de poder ter a funcionar o msoffice no linux. O wine e com a instalação em flatpak, penso eu que resolve o assunto.

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Era so disponibilizar o codigo fonte e as distribuicoes compilavam-no. Ahaha so em sonhos a Microsoft iria fazer isso. Diz-se amiga do linux mas e so publicidade. Tambem amiga ou inimiga o linux segue imparavel.

    2. Avatar de eachtime
      eachtime

      O próprio Office a está a tornar uma web app como se vê pelo novo Outlook. Cada vez mais o Windows é um chromeOS pois todas as apps agora são web apps e como tal é independente ser Windows ou linux

  5. Avatar de Ruizinho Relvas
    Ruizinho Relvas

    Um SO de nerds, depois admiram se de serem totos

    1. Avatar de pois pois
      pois pois

      Bem que podes agradecer ao SO de nerds porque sem ele não escrevias esse comentário triste.

      1. Avatar de mikado
        mikado

        +1 e HEADSHOT

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A questão é: deram formação prolongada e intensiva no novo sistema operativo ou vão só meter aquilo à frente da pessoa e a mesma que se desenrasque? É que se for o segundo caso a coisa tenderá a correr mal como nos outros casos em que tentaram trocar de sistema operativo.

    Sem falar que um sistema operativo só é tão seguro quanto melhor configurado e mantido actualizado quanto possível, e isto sem falar em permissões e que o utilizador seja bem intencionado.

  7. Avatar de Joana Lemos
    Joana Lemos

    Já se sabia há muito que os EUA estavam a espiar entidades estatais e empresas, mas depois do Snowden falar publicamente disso, a situação tornou-se clara.

    É evidente que organismos de defesa, não podem estar dependentes de SO’s de terceiros, por motivos óbvios, qualquer país tem que ter o seu próprio SO, nem que seja apenas para o estado.

    A India já é a 5ª maior economia do mundo, em GDP, e 3ª em PPP, não faz sentido um país de 1.5 biliões, estarem dependentes de outros países, e correr enormes riscos com isso, no que toca a software, em especial para o estado e departamentos de defesa.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      A china também já está a efectuar a mudança para Linux

  8. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    Está incorreta a informação sobre insucesso na troca do Windows pelo Linux e também sobre a motivação ser o preço da licença. O caso é que a maioria das substituições feitas pelos governos tem motivação estratégica, relacionada à necessidade de eliminar a dependência de uma empresa estrangeira. E a maioria das reconversões ao Windows foi motivada por lobby e outras práticas desleais de mercado, das quais a Mictosoft é useira e veseira assim como fazem as outras “Big Techs”.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Por exemplo, um equipamento com o drdos deixar de funcionar, porque o utilizador instalou o msofice. E outras coisas “engraçadas”. É mais ou menos como a historia das fidelizações ao provedor de serviços de comunicações (internet/telemovel//telefone/televisão).

  9. Avatar de mikado
    mikado

    HEEEELLLLOOOO!!! È o Ministério da Defesa, o ministério da defesa americano já usa o Linux!!!

  10. Avatar de Tó Zé
    Tó Zé

    Baseado em Ubuntu que é baseado em Linux?? Não deveria ser: baseado em Ubuntu que é baseado no debian, estando todos assentes no kernel Linux?

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas atencao tambem a essas migracoes nao ao acto em si mas apenas pelo facto de as empresas saberem escolher a melhor distribuicao. Eu aconselharia o uso de distros sem systemd. Tambem ha distribuicoes linux que sao um autentico cancro. A do ubuntu por exemplo.

  12. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Não sou apologista do systemd em servidores. Nos desktop e portateis até aceito até certo ponto …