Mageia 5.0 – A distro Linux que teve inspiração no Mandriva

10 Comentários

O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Depois de um ano de desenvolvimentos, Rémi Verschelde anunciou recentemente o Mageia 5.0 que se destaca por trazer já suporte para sistemas com UEFI.

Vamos conhecer as outras novidades.

mageia_04


Nos últimos anos, o ranking das distribuições Linux tem sido liderado pelo popular Ubuntu. Na verdade, o Ubuntu veio dar “uma nova vida” ao Linux para utilização doméstica e também empresarial e são muitas as distribuições que têm derivado da distro da Canonical.

No TOP 10 do site distrowatch encontra-mos na sétima posição o Mageia que representa o resultado do empenho e humildade de uma comunidade, mantido por uma organização sem fins lucrativos, que tem trazido até ao utilizador final o melhor do mundo Linux.

mageia_05

Principais novidades do Mageia 5.0

  • Low-level: Kernel 3.19.8, X.org 1.16.4
  • Toolkits: Qt 5.4.0, GTK+ 3.14.8
  • Ambientes gráficos de trabalho: KDE 4.14.3, GNOME 3.14, Cinnamon 2.4.5, MATE 1.8.0, XFCE 4.12, LXQt 0.9.0, Plasma 5.1.2
  • Aplicações: LibreOffice 4.4.2.2, Firefox ESR 31.7.0
  • Suporte para sistemas UEFI

mageia_06

O Mageia é uma distribuição Linux que temos acompanhado quase desde o seu inicio e a evolução tem sido fantástica. A versão 5 está disponível com vários ambientes gráficos de trabalho.´Experimentem.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Nunca o consegui instalar…. Azar do caraças….

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Muito boa distro! Uso o ambiente GNOME.

  3. Avatar de Adriano Yashida
    Adriano Yashida

    Mageia…….- tanta Frescura no lançamento da versão 5 que acabei desistindo e instalando o Fedora 22 – E não me arrependo…

  4. Avatar de Jakuti
    Jakuti

    Utilizo este SO desde o seu nascimento como Mandrake, depois Mandriva e Mageia. Actualmente utilizo o 4.
    Venha daí o 5.
    Utilizo com KDE.
    Depois de muitos Linux based testados continuo a preferir esta distro!

  5. Avatar de octavio
    octavio

    Já testei várias distribuições de Linux, mas preferi sempre a Mandriva, agora utilizo a Mageia 4.

  6. Avatar de André
    André

    Quando o Mageia saiu mudei-me de armas e bagagens para lá (e ainda levei comigo algumas pessoas). O problema foi que, numa distribuição feita pela comunidade e que se diz “begginer-friendly”, a comunidade tem um nível de hostilidade muito elevado, por causa do pessoal que veio do mandriva e está mais interessado em fazer frente à mandriva (não sei como está agora (que já não há mandriva) visto que abandonei o mageia pouco antes de sair o 3, embora o meu pai ainda o use no portátil)

  7. Avatar de Rui
    Rui

    É “encontramos” e não “encontra-mos”. 😉

  8. Avatar de Alucard
    Alucard

    Recomendam a implementação Gnome do Mageia? Sempre tive a ideia que Mandriva valia a pena pelo KDE apenas.

  9. Avatar de nuno alturas
    nuno alturas

    boas!alguem me pode dizer como instalar mageia a partir do pen usb
    no mageia 4 atraves do rufus nao tive problema nenhum mas o mageia 5 nao esta a funcionar….
    alguem me pode ajudar