m.NIF – Numero de contribuinte sempre à mão…no Android

63 Comentários

O ano de 2013 começou com muitas novidades no sistema fiscal. A entrega de facturas resulta da entrada em vigor a 1 de Janeiro da obrigatoriedade de emissão de facturas, que permite aos contribuintes beneficiar de uma dedução à colecta do IRS de um montante correspondente a 5% do IVA suportado, com o limite global de 250 euro.

O governo insiste que os consumidores solicitem sempre facturas aos comerciantes, até porque desta forma estão a prestar um importante serviço a Portugal e a cumprir um dos mais importantes deveres de cidadania, no combate à evasão fiscal.

No acto da emissão da factura por parte dos comerciantes, o consumidor tem de fornecer sempre o seu respectivo numero de contribuinte. Para quem ainda não o decorou ou necessita de recorrer sempre ao cartão de cidadão ou a algum papel com tal apontamento…porque não registar essa informação no seu Android? Vamos conhecer o m.NIF.

contribuinte_00

O m.NIF é uma aplicação simples para apresentar os seus dados fiscais na emissão de uma factura. É uma alternativa vantajosa ao bloco de notas ou à lista de contactos, pois é de fácil e rápido acesso para mostrar a outra pessoa. A aplicação coloca os dados em tamanho grande de forma a ser facilmente legível.

fatura_00

Funcionalidades:
  • Apresentação do NIF em tamanho grande no pedido de uma factura ou outro serviço;
  • Gestão de vários números de contribuinte (NIF);
  • Validação online dos NIFs, com obtenção de dados registados.
  • Geração de QRCodes

contribuinte_01

O m.NIF foi desenvolvido por Ricardo Silva, o mesmo programador que desenvolveu a aplicação m.Portagem. O m.NIF  é uma aplicação útil mas que pode ainda integrar mais “serviços/funcionalidades”. Aproveitem e deixem as vossas sugestões.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.0+

Download:  m.NIF 

qr_m.nif

Partilhar:
Tags:

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    LOL, uma app para não ter de tirar o cartão de cidadão?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O smartphone anda sempre connosco…já o CC…

      1. Avatar de Miguel Casto
        Miguel Casto

        A cabeça também anda sempre… quer dizer, quase sempre.

      2. Avatar de Joaquim Silva
        Joaquim Silva

        Também deveria andar :p

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        “O smartphone anda sempre connosco…já o CC…”

        Se não anda devia andar.

      4. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        O CC é que devia andar sempre não o smartphone…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim sim…e depois tens um problema e ligas com o CC….tem chip, mas não dá para fazer chamadas 🙂

          1. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            Nesse caso também andas com 20 baterias num smartphone porque te arriscas a ficar sem CC e sem smartphone x)

          2. Avatar de Mauel Silva
            Mauel Silva

            Pois, pois, mas quando não havia smarphones (telemóveis) tudo sempre s arranjou. O que é certo se as novas tecnologias falham. É só men’s na idade das cavernas.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          lol quem é que anda sem o CC na carteira?..ha com cada um..

          1. Avatar de KnifeParty
            KnifeParty

            eu ando, só pego nos documentos se deles precisar

            e acho que é práctico, para tiver problemas de memória, ter essa informação no tlm

      5. Avatar de Nelson
        Nelson

        Realmente, sem grande utilidade.

        E quem não anda com o CC deveria.

        1. Avatar de Mauel Silva
          Mauel Silva

          Aliás como devem de saber é obrigatório andar com o cc.
          Existe muitas pessoas que têm cabeça mas raramente fazem uso dela.

    2. Avatar de tiago
      tiago

      Então se está com a carteira na mão, vai tirar o smartphone também…

      Bom para quem não tem carteira nem documentos…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Falam falam…mas ainda gostava de saber quantos têm o CC sempre à mão…decorar o numero é uma coisa, ter a carteira por perto, é outra.

        1. Avatar de tiago
          tiago

          Como a app é free leva um desconto vá…boa iniciativa

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, quem não anda deveria andar…mas se têm mais do que um contribuinte, talvez seja interessante.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Se vai pedir factura é porque vai pagar e se vai pagar é melhor ter a carteira por perto 😛 e tendo que tirar a carteira para tirar o dinheiro aproveita-se para ver o numero de contribuinte….mas ainda assim a app não deixa de ser útil por exemplo a nível profissional para gravar o NIF de outras pessoas que façam falta….

          1. Avatar de Pedro Antunes
            Pedro Antunes

            Vejo utilidade para quem tem de saber vários NIFs, que se usados esporádicamente pode não ser muito fácil de decorar…

          2. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Exacto. Então além de tirar a carteira vou tirar o telemóvel também porque às vezes o CC fica meio colado na carteira e é chato descola-lo.
            Mas não entendo porquê uma aplicação específica para números de contribuinte. Se calhar é porque não uso a validação de NIFs e QR codes…

        3. Avatar de Invision
          Invision

          lol, acho que muita gente, assim como eu, anda todos os dias(fora de casa) com a carteira (e o CC) consigo. Eu só me devo ter esquecido uma vez da carteira em casa nos ultimos 2 anos…para mim esta app é totalmente inutil, mas pronto, com certeza que será útil a alguém=p

    3. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa noite ,

      Desculpa lá já percebeste que podes ter vários NIFs na APP , por exemplo da tua esposa dos teus filhos da tua empresa etc , comentário despropositado para uma excelente aplicação e útil , bom post e APP já cá canta .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  2. Avatar de Miguel Casto
    Miguel Casto

    Acho mais fácil e rápido tê-lo na cabeça.

  3. Avatar de João Luís

    Eu uso o CardMobili. Tem também NIF, além de muitos outros.

  4. Avatar de António
    António

    Já testei e até está engraçada, mas penso que a validação online é desnecessária, visto que apenas valida empresas.

    Já agora deixo aqui, o link http://www.xiplace.com/#!pea-fatura/ce2g para o site de outra app identica para iOS e Android. Esta é desenvolvida pela empresa onde trabalho.

    Cumps.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Idêntico mas assim consigo para o IOS. Obrigado 🙂

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Prefiro o peça fatura, é mais completo, gera outros tipos de códigos de barras, e não tem publicidade.
      Obrigado pela dica! 🙂

      1. Avatar de João Gonçalves
        João Gonçalves

        Eu já instalei mas prefiro o m.NIF 🙂

        Esse está limitado a 1 NIF, a interface é mais feia e o nome “Peça Fatura” loool

        O mnif é mais simples e fácil de usar. A publicidade não chateia e é preciso suportar os developers não? Não custa nada.
        Para que queres aqueles códigos de barra se não dão para usar?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Se posso usar uma app sem publicidade, não vou usar uma com publicidade, para suportar os developers compro a app 😉

          Aqueles códigos podes usar em qualquer lugar que leiam códigos de barras, como em farmácias por exemplo.

          Quanto à interface, gostos não se discutem..

          Eu tenho as duas instaladas, assim tenho o melhor de ambas 😉

          1. Avatar de João Gonçalves
            João Gonçalves

            Mas esse código de barra da para ler na farmácia? Certeza?

            Já agora qual deles porque nem sei qual usar…

    3. Avatar de António
      António

      Obrigado. Se tiverem sugestões/criticas não exitem, no site também temos um formulário de suporte.

  5. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    A versão IOS e Windows Phone em breve sai.

    Já existe uma Demo App para Windows 8, mas não é o SO target principal e que irá ter mais utilização.

    A validação serve pois quando é empresas o nome que colocas pode não ser o mais correto para a fatura, logo a validação online diz-te o nome e morada corretos.

  6. Avatar de Zé

    E é preciso uma app só para isto? Porque não usar o bloco de notas.

    Há uns tempos decidi quis decorar o meu número do BI. coloquei-o no homescreen do meu android usando o minimalistic text. Ficou bonito e foi eficaz, após pouco tempo já o sabia.

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Se quiseres usar o bloco de notas, podes usar, ou até a lista de contactos.

      Agora se tiveres num local, com muito barulho, não te vão ouvir. Ou se tiveres na fila de um posto de combustível do Jumbo e queres dizer o NIF, o microfone que eles tem é tão fraco que não ouvem e passar o CC que mal se ve os números… Usas o m.NIF e mostras

      Já tive vários casos comigo e de pessoas amigas que deu-lhe bue de jeito, foi muito mais rápido mostrar o NIF 🙂

  7. Avatar de Setoff
    Setoff

    Boa Tarde,

    Só um pequeno a parte, ao gerar os códigos de barras qual a sua utilidade??? pois os leitores de códigos de barras não os conseguem ler…

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      No caso do m.NIF, só gera código QRCodes se quiseres passar a outro colega com smartphone.

      Código de barras não faz sentido pela razão que acabas-te de dizer.

  8. Avatar de António Batista
    António Batista

    Só deixa ter 2 NIF…. ou tem que se pagar… logo não é freeware !!!

    Funcionalidades:
    Apresentação do NIF em tamanho grande no pedido de uma factura ou outro serviço;
    Gestão de vários números de contribuinte (NIF); – esta informção está incorreta ou incompleta…. mais de 2 tem que se pagar !

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Corrigido 🙂

      1. Avatar de António Batista
        António Batista

        Boas Ricardo !

        Parabéns pela app, está simples, rápida e eficaz !

        Já atualizei e continua a só dar 2 NIF, é o suposto na versão free ?

        Já agora ao atualizar perdi os 2 NIF que tinha guardados 🙁 !

      2. Avatar de Carlos Marques
        Carlos Marques

        Já não é possível comprar a aplicação? Não a encontro na playstore…

  9. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Eu por acaso uso outra solução: Já a muito tempo que sei o meu nif de cor….

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Tu e todas aquelas pessoas que o ouvem quando o dizes em voz alta.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    A única vantagem de sacar esta aplicação é ajudar os programadores portugueses, porque não vejo utilidade nenhuma, visto todas as pessoas andarem com o CC na carteira, e se é para guardar números no telemóvel, a aplicação de notas faz o mesmo, e é igualmente simples, alias ate gosto mais das notas padrão do android 4.0.4 que desta app mas pronto.

    Falta criatividade, é esse o problema.

  11. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    O pessoal aqui está a dizer que é uma aplicação sem qualquer utilidade. Para mim também não lhe dou uso, porque sei o meu NIF.

    Mas se calhar, é mais rápido mostrar o NIF pela App do Android do que ter que tirar o cartão do cidadão de dentro da carteira. E se for de dentro de uma mala de uma senhora, bem…deve de demorar uma eternidade. Encontra-se lá com cada coisa.

    Nem todas os programas são úteis a todos.

    Boa iniciativa Ricardo Silva.

  12. Avatar de Pedregulho
    Pedregulho

    Óptimo.
    Assim quando for beber uma bica já posso começar a reduzir o IRS.

  13. Avatar de Miguel Neto
    Miguel Neto

    Olá.

    Penso que a aplicação em si está de ser modo bem construída e o seu desenvolvedor tem esse mérito. No entanto, visto que os comerciantes têm de comprar/adaptar as duas máquinas, porque não adptá-las de forma a que leia o cartão de cidadão e evitar que marque o NIF à mão. Trabalhei com o cartão de cidadão já algumas vezes, e não vejo dificuldades em fazer uma aplicação para ler o NIF.

    Cumprimentos.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Boa tarde

    Uma “pequena” correcção.

    Não é o contribuinte que tem de pedir a factura, é a empresa que é obrigada a emitir a mesma. A opção será sempre entre ter ou não ter o NIF, sendo que se o NIF estiver na factura é mais fácil a integração na AT

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, sabemos que é assim…mas, a empresa se não passar….

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boa aplicação!

    Relembro aos mais esquecidos que existem muitas pessoas que não tem CC.

    Eu ainda tenho o “velhinho” BI!!!

    1. Avatar de nilton
      nilton

      já somos 2, o meu ainda dura até 2014 lool

  16. Avatar de hug
    hug

    As empresas também têm NIF, não são só os particulares. Se trabalhares em uma empresa e quiseres pedir fatura não tens CC da empresa ;P

    Boa iniciativa.
    Devia existir para ios

  17. Avatar de Rui
    Rui

    É uma ideia interessante, na minha opinião deveria ter código de acesso devido à importância dos dados.
    Alguém conhece uma aplicação , que coloque o Android em modo ‘casa’, quer dizer com um clique ter a opção de desligar o tarifário de dados simultaneamente ligar o wireless e desligar a protecção de acesso ao smartphone por código quando em stand by e definir uma opção de som e volume de chamada?
    Cumprimentos

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ola, obrigado pela dica, ele liga o wireless e desliga o código do teclado mas não desliga o tráfego de fados do cartão via operador.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      eu sou “outro” Rui, mas também quero 🙂

  18. Avatar de Chirucca
    Chirucca

    é mais fácil memorizar! São tantos algarismos quanto o algarismo do numero de telefone! e se ficar sem bateria? aplicação inutil

    1. Avatar de Francisco Catarino
      Francisco Catarino

      Se ficares sem bateria, não podes usar aplicação nenhuma. Assim todas as aplicações são inúteis…

  19. Avatar de Francisco Catarino
    Francisco Catarino

    É uma aplicação prática, assim evito de andar a mostrar essa informação através do bloco de notas.

    O NIF sabemos de cór, mas o da empresa ,o nome exacto e morada já é um bocado…

    Só acho lamentável as críticas negativas pouco ou nada contrutivas

    proponho a seguinte funcionalidade:

    Adição resumida de facturas, so com 4 campos:
    Descrição
    Valor total
    percentagem de Iva
    Data

    E na pagina principal tínhamos o total que irias receber de IRS.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bem pensado…

      Visto do nível de programação, seria mais fácil não termos que inserir os dados mas sim a aplicação fazer a integração com o site do e-fatura, porque aí já vai ter que estar obrigatoriamente a informação das facturas que pedimos para esse contribuinte. Seria uma boa “futura implementação”.

      P.S: Só acho piada que a maioria está-se sempre a queixar que deviam haver mais apps free, mas depois quando elas aparecem dizem que não serve.

  20. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Que aconteceu à aplicação? Já não existe na store…