LXQt 0.8.0 – A nova geração do ambiente gráfico LXDE

10 Comentários

Depois de 5 meses de desenvolvimento, o LXQt 0.8.0 está agora disponível. Esta nova versão da nova geração do ambiente gráfico LXDE traz interessantes novidades, incluindo o suporte para Qt5, dois novos temas e também novas ferramentas de administração.

qt_00


O projecto LXQt resulta da “mistura” dos projectos LXDE-Qt e Razor-qt, dois ambiente gráficos bastante leves mas muito funcionais. Lançado recentemente, o ambiente gráfico LXQt 0.8.0 pode ser instalado instalado em qualquer Linux e traz um conjunto de novidades das quais se destacam:

  • Total suporte para QT5
  • Novo componente: lxqt-admin, que traz um conjunto de ferramentas de gestão
  • Novo tema: Plasma Next, baseado no KDE Plasma
  • Novo tema: Dark Alpha
  • Melhorias significativas para suportar vários ecrãs
  • Melhorias significativas ao nível do PCmanfm
  • Melhorias ao nível da performance
  • Várias correcções

qt_01

Como instalar o LXQt 0.8.0 no Ubuntu e derivados?

Para instalar o LXQt 0.8.0 no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:lubuntu-dev/lubuntu-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install lxqt-metapackage lxqt-session lxsession

Depois de instalado, basta fazer logout e depois escolher no Unity Greeter a sessão LXQt.

qt_02

Caso não gostem, podem sempre remover usando o comando

sudo apt-get remove lxqt-metapackage lxqt-session lxsession && sudo apt-get autoremove

Via webupd8.org

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Como instalo o ambiente LX Games? Já tentei pesquisar mas não encontro.. tenho de instalar primeiro o ambiente Lubuntu?

    Cumprimentos

  2. Avatar de andre
    andre

    Tem GUI para configurar uma rede proxy? Adoro a simplicidade e leveza do LXDE mas até agora tenho usado sempre o Cinnamon no meu portátil da universidade porque o LXDE não tem GUI para configurar o proxy, obrigando a mudar as definições individualmente para cada programa…

    1. Avatar de sunnywinter
      sunnywinter

      O OpenSuse tem uma forma grafica de configurar a Proxy atraves do Yast. Aqui, mesmo o LXQt não fornecendo a GUI o Suse fornece

  3. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Posso instalar no Linux mint 17 qiana?

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Obrigado Pedro.
        Vou experimentar
        Bom fim de semana

  4. Avatar de lmx
    lmx

    boas..

    esta parece-me ser uma versão em qt que pode agradar a muitos(a mim agrada-me, embora ainda lhe faltem muitas ferramentas).
    Normalmente KDE organiza os seus desktops de uma forma que eu não gosto e o menu iniciar…não me safo com aquilo…

    Esta versão, usa um conceito mais ao estilo do gnome, mas em vez de ser gtk, é qt, penso que irá agradar a muitos.

    No entanto as dependências em qt são um caos…para correr app’s em qt, é preciso instalar este mundo e o outro de dependencias, porque existe uma dependência brutal de muita mas muita coisa mesmo, e muitas das vezes esses pacotes nem seriam precisos, se as libs estivessem bem organizadas, embora tenha melhorado nas ultimas versões, ainda existe muito trabalho a fazer…

    Neste aspecto GTK,embora não sendo a solução completa, está muito melhor, sendo que as dependências estão muito melhor organizadas.

    Mas gosto de ver este projecto em qt, pois era o que faltava.
    Em gtk ja temos o xfce, como desktop mais leve.

    cmps

  5. Avatar de gajo
    gajo

    No Debian e no LMDE não funkou !

  6. Avatar de RJCA
    RJCA

    A avaliar pela imagem inicial deste tópico parece que finalmente o LXDE começa a ter uma apresentação em condições…

    Assim já brinco… 😉