Lubuntu 14.04 – A distro Linux perfeita para ressuscitar PCs

61 Comentários

O Lubuntu é a distribuição perfeita para computadores com baixo poder computacional. Esta distribuição vem com o ambiente gráfico de trabalho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment que é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os requisitos para gestão de qualquer PC.

A par do lançamento do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr, foram também disponibilizadas outras distribuições variantes do sistema da Canonical. Depois de conhecermos as novidades do Xubuntu 14.04, hoje vamos conhecer as novidades do Lubuntu 14.04 Trusty Tahr.

lub_00

O novo Lubuntu 14.04 é uma distribuição para quem procura um sistema operativo leve, completo e muito funcional. Tal como o  Xubuntu 14.04 Trusty Tahr, esta é uma versão LTS (Long Term Support) que terá suporte por 3 anos.

lub_06

pcmanfm

O Pcmanfm é o gestor de ficheiros do Lubuntu que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm
foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao popular Nautilus. Esta nova versão do Lubuntu traz um Pcmanfm com algumas novidades, das quais se destacam:

  • Definições das pastas
  • Edição de menu
  • Melhoramentos ao nível da acessibilidade
  • Tooltips
  • Novo separador para os resultados das pesquisas
  • Nova toolbar configurável

lub_01

Visualização em duplo painel

lub_02

…veja aqui todas as novidades do novo PCManFM.

Melhorias significativas ao nível de artwork

Esta nova versão inclui novos ícones, actualização de temas, etc.

lub_03

Novos ícones

lub_04

Nova interface para lxsession-default-apps

lub_05

O Lubuntu continua a servir rigorosamente os seus princípios: uma distribuição muito leve mas com todas as ferramentas/aplicações que necessitamos. Como requisitos mínimos de referir que esta distribuição apenas necessita de um Pentium II ou Celeron com 128 de RAM. Para quem tem uma máquina velhinha, la perdida pelo sótão ou garagem…é hora de lhe dar uma nova vida. Experimentem.

Download

Homepage: Lubuntu

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    DISTRO

  2. Avatar de Graziano
    Graziano

    Confirmo é tudo verdade. Agora vale mesmo a pena mudar para Linux.

    1. Avatar de nathan branco caracho
      nathan branco caracho

      Vale ou não a pena depende muito de voce, eu estou migrando para o linux, naverdade a familia ubuntu, porque estou estudando desenvolvimento de softwares e sofria muito para instalar o ambiente em meu computador sempre dava algum erro de registro e coisas afins, alem do uso de memória ram que batia facil os 2gb com eclipse ee, o apache, postgree e um navegador aberto, migrei para o lubuntu numa vm em um pendrive e por incrivel que pareça fica muito mais rapido e hoje uso o eclipse ee, o apache, postgree e um navegador aberto e mais o gimp eo inkspace quando preciso de mecher em algun layout. Tenta baixa a iso e instala numa vm se gostar otimo faz um dual boot se não pra que mexer em time que esta ganhando.

  3. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Eu tenho versão 13…como maçarico nestes meandros, para actualizar para esta nova versão perco o que tinha da anterior ou não há problemas?

    O Lubuntu é o que tenho num pré-histórico Pentium III, 1GHz , 512 SDRAM…

    Um dos únicos problemas é que acho que aparência é um bocado “baça” como até se pode ver por estas imagens que colocaram…já tentei mudar, não consigo uma clareza de carateres como no Windows…é a unico defeito…

    1. Avatar de Renato Martins
      Renato Martins

      o meu pc tambem tem essa caracterisicas… A passsagem de Windows para linux é muito notavel?

      1. Avatar de Alvin
        Alvin

        Não. Pra que vc usa o pc? Navegar, digitar texto, ouvir musica, assistir filme? Linux nele, depois vc vai se perguntar pq não fez isso antes. O linux so nao serve pra quem trabalha com algum software proprietário que nao existe versão para linux, tipo, AutoCad, por exemplo.

        1. Avatar de edson
          edson

          Ja ouviu falar no (wine) aceita todos os programas do Windows

          1. Avatar de Alvin
            Alvin

            Não todos. E alguns que ele aceita não ficam (ou se comportam) como na plataforma nativa.

  4. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,”DISTRO” linux,de facto não é má de todo já utilizei varias x mas por aqui estou testando o PClinuxos Lxde que esta super leve.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      +1 mas com KDE. É que num portátil com chip SIS só mesmo o PCLinuxOS para ficar no ponto depois da instalação…

  5. Avatar de Nelson Zed
    Nelson Zed

    Apesar de ser excelente, não é viável para máquinas com menos de 256Mb RAM. Torna-se muito lento….no entanto com outro browser fica melhor….xombrero browser….

    Com pouca RAM aconselho….PuppyLinux ou Slitaz…

  6. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Viva,

    Mas afinal o que é melhor para os PC jurássicos, o Xubuntu ou o Lubuntu?

    O Xubuntu é mais leve que o Ubuntu, e por sua vez o Lubuntu é mais leve que o Xubuntu, e por sua vez o Ubuntu GNOME é mais leve que todos estes?

    Quero aplicar isto num EEEpc que com o Windows 7 está uma lástima para se mexer, mas está difícil escolher o S.O. mais adequado para o efeito! Ajudem-me p.f. 🙂

    1. Avatar de Benjamim_A_Janeiro

      Lubuntu é mais leve, se Xubuntu a diferença não é muita. Eu gosto mais de Xubuntu, com cairo-dock fica muito bonito.
      Este é outro : http://linuxnopc.blogspot.pt/2014/02/linux-lite.html

    2. Avatar de Rodrigo Gonçalves
      Rodrigo Gonçalves

      O mais leve é o Lubuntu e corre muito bem num EeePC. Se necessitares mesmo de Office da Microsoft o 2007 funciona muito bem e perfeitamente integrado no SO.
      É a minha configuração e com umas pequenas alterações (instalação do Chromium, MagicActions para o Youtube, …) ressuscitou o EeePC.

      1. Avatar de cultooculto
        cultooculto

        desculpem a intromissão, mas essa configuração interessa-me! como instalar o office 2007 no eepc com lubuntu? sou novo nestas andanças linux… tenho licença office, e é essencialmente ele que me prende ao windows..

        obrigado!

        1. Avatar de Rodrigo Gonçalves
          Rodrigo Gonçalves

          É mesmo muito fácil.
          Basta instalar o wine. A partir daí correr o setup.exe do office 2007 e já está. O único programa que não corre de raiz é o powerpoint, mas basta ir às configurações do wine e na tab Libraries adicionar o riched20 como “native”.

          1. Avatar de cultooculto
            cultooculto

            Obrigado! 😉

    3. Avatar de Pedro Pinto

      O Lubuntu é ainda mais leve que o Xubuntu

    4. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Viva,

      Obrigado pelas vossas respostas. Para já vou então experimentar o Lubuntu. Esta distro tem desvantagens a nível do que se pode instalar em relação à Xubuntu?

      O office 2007 que referem é instalável ou é cloud?

      O Chromium e o Magic Actions são SW para suportar melhor os sites dedicados a Windows?

      Desculpem sou um bocado Noob em Linux.

      Última pergunta, posso instalar o Linux em paralelo com o w7 já existente?

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Bons dias; tenho um celeron 32 bits 1 core sem PAE, isto pode ser instalado com este processador?

    Cumps

    Manuel

    1. Avatar de ze manel
      ze manel

      ja experimentei e não deu..

  8. Avatar de velf
    velf

    se instalar através do Wubi no wxp,se por algum motivo perder acesso ao xp perco tb o linux ?

  9. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Interessante que testei num Celeron D 2.66Ghz com 512mb de ram e ficou muito lento mesmo.

    Os requisitos mínimos foram superados mais mesmo assim a experiencia não foi boa.

    1. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      Pela minha experiência, o Lubuntu não é, de facto, a melhor implementação possível do LXDE, continua a ser algo pesado para os seus propósitos, eu tinha um Pentium IV no qual até mesmo o Lubuntu se arrastava, embora o PC em causa até conseguia correr Unity-2D. Em casos mais críticos eu sugiro dar uma olhadela ao WattOS, para mim é a distribuição mais leve que ainda consegue dar um desktop produtivo, sem recorrer Àquelas ainda mais leves mas graficamente pobres, como TinyCore, PuppyLinux.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boa tarde, eu tenho um pentium 4 2,8 com 2 Gb de Ram e uma geforce 5200fx de 256 mb agp(se não é esta é idêntica :p), e tinha a versão anterior do lubuntu, mas para ver filmes era uma tristeza, mesmo filmes no youtube, ou filmes que estavam sacados…a imagem era lenta, parecia que não se mexia, será que foi algum erro a instalar os drivers da placa?
    PS: Parabéns pela pplware, não há dia que não dê cá um saltinho.

    1. Avatar de Alvin
      Alvin

      Vc n instalou os drivers da nvidia.

  11. Avatar de António
    António

    atualizei a partir do lubuntu 13.10 e no final quando reiniciou dava um erro no grub ao iniciar e não arrancava o lubuntu

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para quem tem a versão anterior do lubuntu como se procede ao update desta nova versão? Pelo terminal?
    Obrigado

    1. Avatar de Paulosousa
      Paulosousa

      Tenta assim:
      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade

      Depois Carrega alt+f2
      update-manager-d

      1. Avatar de Paulosousa
        Paulosousa

        Se o ultimo comando nao funcionar tenta assim :
        Alt+f2
        update-manager -d

        Obs : meti espaço entre manager e o -d

  13. Avatar de jm
    jm

    boa noite, tento instalar o lubuntu no meu pc, mas quando inicio com um cd livre colocado, abre-me a linha de comando, em que não avança para lado algum.
    não estou muito à vontade em termos informáticos, e provavelmente será um problema simples, e por tal é que conto com alguma ajuda, obrigado

    1. Avatar de Paulosousa
      Paulosousa

      Tenta seguir o video pode ser que ajude
      http://youtu.be/lzSoq2MrmFc

  14. Avatar de Ro301
    Ro301

    Ia mesmo abrir um tópico no forum a falar desta distribuição. Foram mais rápidos! 😀

  15. Avatar de Jorge Miguel
    Jorge Miguel

    Boas!

    Instalei o Lubuntu e estou a adorar esta distro. Eliminei acidentalmente o painel em baixo e agora não consigo restaurar o painel por predefinição. A informação nos foruns não é muita, e parece que não sou o único a fazê-lo. Será que me poderiam ajudar!
    Acho que é um ponto a melhorar no Lubuntu. A eliminação do painel não deveria de estar de acesso fácil.

    1. Avatar de André
      André

      Entre na sua pasta pessoal. Pressione CTRL+H. Entre na pasta o .config. Procure a pasta Lxpanel. Exclua o arquivo de configuração. Reinicie.

  16. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Vou testar num P2 MX a 300MHz, 512MB RAM para ver como fica

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    É possivel fazer Remote Desktop pelo Windows ao Lunbuntu?

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boa tarde sou um Mega Noob em Linux, por isso se me pudessem esclarecer umas questões era excelente, pois como muita gente, tenciono ressuscitar um portátil que tem problemas com o Windows XP.
    1 – Instalação normal, como se fosse o Windows, mas por uma PEN? Ou existem comandos “malucos”?
    2 – Há algum software que me encontre depois as drivers?
    3 – Há algum software tipo o do vosso artigo: Ubuntu After Install?
    4 – A nível de jogos há algum problema de conflitos?

    Peço desculpa pelas questões, mas quem não sabe, pergunta… E de preferência antes de fazer asneira.
    Obrigado pela ajuda.

    1. Avatar de Marco Tulio
      Marco Tulio

      As instalaçoes de varias distros pode ser vista no youtube mesmo, em relacao a drivers na propria distro linux ha como fazer a busca destes drivers, atualmente a steam existe uma gama de jogos, na propria distro tambem ha jogos gratuitos !

  19. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boa noite.
    Experimentei esta distro em modo Live Cd e estava a funcionar.
    Acabei de instalar e ao reiniciar aparece este erro e não sai daqui:
    “Gave up waiting for root device. Common problems:
    – Boot args (cat/proc/cmdlines)
    – check rootdelay= (did the system wait long enough)
    – Check root= (did the system wait for the right device?)
    – missing modules (cat/proc/modules; ls /dev)
    Alert! /dev/disk/by-vvid/f7… does not exist.
    Dropping to a shell!

    BusyBox v1.21.1
    (initramfs)”

    Será que alguem me pode ajudar?
    Desde já obrigado

  20. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    E agora quem poderá me ajudar?
    Instalei o Lubuntu e achei muito bom. Todavia encontrei um problema: Não consigo digitar nada estando online, ou seja, não consigo digitar nada nas caixas de pesquisa ou nos endereços dos navegadores. Offline corre tudo bem.

  21. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Tou a ver que tenho de criar um blog com as minhas “avarias” em Linux. No melhor dos casos o pessoal desata-se a rir com os meus disparates. Ahh tenho o PCLinuxOS num Fujitsu Siemens com chip SIS 671 a funcionar sem problemas…

  22. Avatar de Miguel Barreira
    Miguel Barreira

    Boa tarde.

    Sabem confirmar-me se existe uma versão em português europeu? Para conseguir pôr o meu pai a usar o velho Pentium IV que tenho lá em casa.

    Obrigado.

    1. Avatar de Alvin
      Alvin

      Claro q sim. Tem até em basco.

  23. Avatar de Dr.Pacheco
    Dr.Pacheco

    Alguém sabe se existe alguma intenção de se fazer um Lubuntu LTS? Tenho preferência por ele em relação aos outros variantes do ubuntu, mas não ter nenhuma versão LTS é um inconveniente e tanto.

    1. Avatar de Morbidos
      Morbidos

      Todas as versões 14.04 são versões LTS. Algumas apenas têm mais tempo de suporte do que outras. Do site do Lubuntu :

      Improvements since Lubuntu 13.10

      LTS Support (3 years).

  24. Avatar de Roberto
    Roberto

    Instalei a pouco o Lubuntu e não me estou a conseguir ligar as redes wireless. Por vezes mostra as redes e outras vezes nao, e quando mostra, coloco a pass mas nao se liga. Como se nada fosse.
    Alguma ajuda?

  25. Avatar de sergio
    sergio

    Boas, actualizei o Lubuntu 12.10 para o Lubuntu 14.04.
    Mas, depois de reiniciar o pc, não consigo iniciar a sessão…ele fica ali se arrastando e não entra.Alguém sabe o que se passa?

  26. Avatar de Ernani
    Ernani

    Instalei o Lubuntu l4.04 e esta dando o mesmo problema que estava ocorrendo com o Ubuntu, ou seja, a configuração da tela fica em 640 e é impossível acertar, pois no campo para alterar a configuração do monitor não oferece outra saída.

  27. Avatar de Vander
    Vander

    Instalei normal,ele chegou a reconhecer a rede mas quando inicia aparece o logo e depois uma lista escrita e o monitor fica no alto do canto esquerdo piscando. O sistema está lá mas não entra na área de trabalho. Estou com uma máquina de soquete 478, Celeron, 1 giga de memória e Lubuntu 14.04 e HD de 40 Giga. Estou usando o monitor de tubo, aqueles antigos pretos. Agradeço se alguém conseguir achar alguma distro funcional e que reconheça a rede wi-fi. Grato.

  28. Avatar de Anderson
    Anderson

    Alguém sabe informar a este pobre leigo em linux se essa distro Lubunutu 14.04 possui a opção de colocar o idioma em português (pt-br)? E de quanto tempo será o suporte a ela?

  29. Avatar de jose ricardo
    jose ricardo

    O LXDE (lubuntu) eh leve sim, mas nao o bastante para alguns notebooks ou pcs mais antigos. Se este eh o seu caso, procure o crunchbang linux, um debian com openbox. E “voe” com seu velho pc….

  30. Avatar de Álvaro José
    Álvaro José

    Essa .iso que vem no pplware é em portugues de Portugal ou é em português do Brasil? Sou brasileiro e gostaria de baixar a versão 14.04, porque não consigo baixar no site oficial do Lubuntu, e a versão 14.10 é 10 vezes mais pesada que a versão 14.04. Também porque meu PC com 1 GB de Ram não vai conseguir rodar o 14.10 lisinho, que pelo que vi no site oficial, para rodar Firefox ou LibreOffice tem que ter no mínimo 1 GB para rodar bem.(Uso o Firefox e o LibreOffice para fazer meus trabalhos de escola e navegar na internet)

    1. Avatar de Alvin
      Alvin

      Pode baixar. Afinal vc pode mudar o idioma facilmente, basta ter conexão para isso. Pois, além disso vc terá q baixar tb o Libre.

  31. Avatar de PC
    PC

    Bom dia, enquanto completo newbie em ubuntu estou a tentar implementar este SO em alguns clientes para conseguir reduções de custos. Uma instalação normal tem praticamente tudo o que necessito, mas uma das “limitações” ou das “complicações” que encontrei foi a adição do equipamento a um domínio windows, a ligação a uma AD. Existe alguma forma simples de o fazer, alguma versão do Ubuntu que já traga essa opção disponível? Algum how-to simples para o fazer?

    Desde já obrigado.

  32. Avatar de FNunes
    FNunes

    Parece uma grande treta. Tenho uma máquina com 128mb de ram, Intel Celeron com 462MHz e estou à 3 horas a ver “Lubuntu 14.04 . . . . ” e não sai dali.

  33. Avatar de ALYSSON
    ALYSSON

    Boa noite, estou tendo problemas com o Lubuntu, após instalado ele nao esta reconhecendo os drivers, a resolucao de video está mínima (640×480) nao tem audio e o wifi tambem nem aparece na barra de notificaçoes.
    Meu notebook é um Acer aspire 3002lci AMD Semprom 512 mb RAM 40 GB.

    Obs.: ja dei sudo apt-get update e reiniciei, mas nada mudou.

    Me ajudem, por favor. Obrigado.

    1. Avatar de ALYSSON
      ALYSSON

      Esqueci de informar a versao que baixei, é 14.04 LTS 32 bits

  34. Avatar de rafael
    rafael

    Oi galera boa tarde alguem me ajuda. Tenho um notebook com AMD C série com 2Gb de ram em um lenovo G485 bem fraco. Edito vídeos e fotos e gostaria de ir para o linux e esse lubuntu me agrada. Porém sou iniciante, gostaria de saber se vale a pena. Estou saindo de um Windows 10.