Livecode: A linguagem de programação revolucionária

37 Comentários

Crie aplicações para iOS, Android, Windows, Mac, Linux,  BSD, Solaris, etc

Em 1993 apareceu no mundo da tecnologia uma nova linguagem de programação com o nome Livecode. Esta linguagem permite criar aplicações de grande escala, tendo um estilo muito English-like.

Criando uma aplicação com o Livecode para uma plataforma, o utilizador pode facilmente transpor a mesma para uma outra.

livecode_02

O Livecode está disponível em duas versões: uma gratuita e outra versão comercial- Esta linguagem tem um conjunto de características interessantes, das quais se destacam:

  • Simplicidade de instalação e de programar
  • Suporte para plataforma Linux
  • Utilização do mesmo código para várias plataformas
  • Muita documentação
  • Existência de uma comunidade de suporte
  • Linguagem de programação de alto nível

livecode_03

Como instalar o IDE do Livecode?

Para instalar o IDE de programação, o utilizador apenas tem de indicar o seu nome e e-mail para que lhe seja enviado o link para efectuar o download.

livecode_04

Depois de efectuarem o download, é só instalarem, seguindo o processo de instalação que é muito intuitivo.

livecode_05

Depois de instalado, são vários os tutoriais que o próprio IDE disponibiliza. Podem começar pelo simples “Hello Word”.

livecode_06

Como referido, esta linguagem destaca-se pela sua estrutura simplificada e suporte multi-plataforma. No site oficial podemos encontrar vários tutoriais – ver aqui, que facilitam a introdução à linguagem. Experimentem e digam-nos se é simples programar em Livecode.

Homepage: Livecode

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de magamig
    magamig

    Interessante, mas será que funciona? no sentido de não ter grandes limitações… vou testar 🙂

    1. Avatar de magamig
      magamig

      Só estou com um pequeno problema, queria testar o plugin MobGUI mas é pago e o demo está muito limitado, por acaso ninguem arranja um link para download.
      Obrigado 😉

      1. Avatar de Robert Soares
        Robert Soares

        isso é k era! quem conseguir pf partilhe o link =)

  2. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    Vou verificar, mas se é de 1993 so agora estamos a ouvir falar dela?
    E aparenta ter muitas possibilidades mas será facil como descrevem?

  3. Avatar de Maico Andrade

    Seria esse link para tutoriais? http://lessons.runrev.com/
    Me pareceu mais claro! 😀

  4. Avatar de VC
    VC

    Não conhecia, vou estudar melhor isto e ver a sintaxe do código se é fácil ou não. Fiz um programa para linux em 64Bits e agora grande filme para compilar em 32Bits e depois compilar para windows também 🙁 Criei em C e tenho tido algumas dificuldades… Queria algo que pudesse fazer o código depois compilar para o sistema que quisesse de forma simples…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Parece que precisas de JAVA “Make once run everywhere”. LOL

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        so not tru….

        1. Avatar de Eleck
          Eleck

          .net fanboy alert

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Ou então precisas do Qt/QML “code once depley everywhere”

  5. Avatar de chapeu vermelho
    chapeu vermelho

    preciso de desenvolver uma palicação para IPAD para o preenchimento de questionários.
    os questionários serão terão partes preenchidas na associação (em que podem estar com wifi ligado) e no campo (em modo offline) sendo depois os dados recolhidos enviados para uma base de dados.
    neste momento, ainda, nem ipad tenho 🙁 e por isso nao sei como fazer isso… alguem me pode dar umas dicas ?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Experimenta isto, não são necessários conhecimentos de programação.
      http://www.prontoforms.com/
      https://www.droidsurvey.com/
      http://www.como.com/

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se precisas de perguntar a questão, é melhor contratar um programador profissional, não? 😉

      Senão, consegues encontrar a app que queres na app store…

      1. Avatar de akha
        akha

        Que motivador que és. E eu que pensava que os programadores gostavam e cultivavam a partilha de conhecimentos e a entre-ajuda. Queres que ele te contrate é?

        1. Avatar de Tiago Almeida
          Tiago Almeida

          Eu acho que além de seres parvo, o chapeu vermelho não fica muito atrás.

  6. Avatar de Nelson
    Nelson

    Sinceramente, quanto menos app’s baseadas nisso, melhor!

    As melhores app’s são as que são feitas propositadas para a plataforma!

    Se não precisam de uma app nativa, que façam uma HTML5…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Concordo contigo Nelson, mas temos que ver a finalidade da aplicação. Se for algo simples para utilização num curto espaço de tempo e para utilização digamos na próxima segunda feira e com um custo muito reduzido, achas sinceramente que é preferível contratar um programador? Só se for um daqueles curiosos que fazem desenvolvimento “on the fly”. Só para dizer, e isto em minha modesta opinião existe espaço para todos. Atenção não tenho quota em nenhuma dessas empresas apenas um commentário.

    2. Avatar de int3 - second mail
      int3 – second mail

      Qt pls….

  7. Avatar de JoseG
    JoseG

    Já conhecia, quando ainda se chamava “Runtime Revolution” e não gostei. Para se fazer algo mais sério é necessário comprar Plugins para tudo e mais alguma coisa.
    Na mesma linha recomendo antes o Xojo ou mesmo o B4J/B4A (o B4J é gratuito), no entanto o meu ambiente RAD preferido é o Windev.

    1. Avatar de Baltazar
      Baltazar

      Funciona bem o WinDev? Que plataformas utiliza?

      1. Avatar de JoseG
        JoseG

        Estamos altamente satisfeitos com o Windev.
        Também usamos o Webdev.
        Podes criar aplicações virtualmente para qualquer dispositivo/Sistema Operativo.

        1. Avatar de Baltazar
          Baltazar

          Obrigado.

          Já ando há muito tempo à procura de um programa com estas características (pelo que li parece ser muito bom).

          Irei experimentar e provavelmente ire comprar.

          Obrigado pela sua resposta.

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Pelo que verifiquei apareceu como linguagem em 2001, e em 2010 é que passou a ser chamada de livecode.

    Estava a achar muito estranho ter aparecido em 1993 e nunca ter ouvido falar, quando nesse ano em Portugal, mal se ouvia ainda falar até do Java…

  9. Avatar de peduxe
    peduxe

    Alguém sabe ai de alguma forma de fazer o porting de apps .NET para sistemas OSX?

    1. Avatar de int3 - second mail
      int3 – second mail

      lol dude. wine for mac.
      “apps” eu chamo-lhe executáveis. no OSX ou OS TEN , o darwin executa o binary type chamado Mac-O. em Linux é normalmente ELF e windows PE. Se queres correr PE em OS X precisas de uma layer que interligue o ficheiro PE com o Kernel (Darwin).

      pesquisa algo por wine for mac ou crossover algo parecido não sei ao certo.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Isso não é portar uma aplicação para um sistema, é correr uma aplicação dentro de outra, com um nível de compatibilidade inferior a uma aplicação nativa e com limitações na interacção com outras aplicações e o próprio sistema. Para algumas aplicações as limitações são pouco relevantes, ou a capacidade do hardware minimiza as diferenças, mas para outras nem por isso!

  10. Avatar de int3 - second mail
    int3 – second mail

    só tenho algo a dizer, que é o seguinte: Qt project. E o resto é letra.

    C,C++ com API Qt. Corre em tudo, pode-se optimizar no tempo de compilação para cada device.

    Quem usa quase “sripts-based” languages tipo python e afins, sem ter uma linguagem nativa como C++ (é a unica de jeito 😀 ) mais vale não gastar tempo. é lentinho. 😛 Mas sempre melhor que o Java.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Tanta ignorância num só post..

  11. Avatar de link
    link

    O link dos tutoriais é o mesmo da página principal.

  12. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

    Faltou dizer um detalhe muito importante: é um clone MUITO melhorado do Hypercard do Apple Macintosh.

    Outros detalhes: ganhou momentum agora porque foi colocado em código aberto.

    Os aplicativos para móveis são baseados em Motif (talvez porque seja um sistema de janelas pronto e open source), mas podem ser “skinizados” para imitar a interface nativa.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E o xamarin? Mesmo a pagar não será a melhor hipotese?

    1. Avatar de Baltazar
      Baltazar

      É carinho. 999 dólares por ano … Tem que compensar bem o custo

      1. Avatar de Baltazar
        Baltazar

        E não permite criar para Windows Phone..

  14. Avatar de Dannyel
    Dannyel

    quero saber se é possível escrever linhas de código nela, usando o padrão de linguagem C.
    se é possível, como fazer?
    por favor agradeço muito se alguns de vocês me ajudarem!!!

  15. Avatar de RS
    RS

    Bom dia,será que alguém me poderia disponibilizar um tutorial sobre como programar para windows phone pois eu tenho um e acho as aplicações muito fracas ..
    E será que também me poderia disponibilizar um programa para programar para android (incluindo o tutorial com tudo explicado) pois no outro dia experimentei por o eclipse e achei muito fraco o eclipse pois dava muitos erros ..