LIRC – Controlo remoto de infravermelhos no Linux

24 Comentários

Por Guilherme de Sousa para o PPLWARE

Há aproximadamente dois anos, dado o meu enorme vicio em cinema, resolvi comprar um controlo remoto para o PC, para utilizar em conjunto com o XBMC. Era certo que já sabia, que não iria ser uma tarefa fácil, pô-lo a funcionar em Linux, pois os fabricantes insistem em dar pouco ou nenhum suporte ao pinguim.

Felizmente a comunidade é activa, e rapidamente encontrei a solução para o meu problema, o LIRC (Linux Infrared Remote Control) que permite a utilização de comandos de infravermelhos em Linux!

lirc

Existem duas formas de utilizar o LIRC; A primeira é utilizar uma aplicação de media center, como o XBMC, ou o Boxee, em que não é necessário qualquer tipo de configuração, pois estas aplicações já reconhecem os botões do vosso comando e têm funções atribuídas a cada um. A segunda

é a utilização de um player normal de vídeo.

Esta segunda opção no entanto tem alguns entraves, pois é necessário que o vosso player tenha suporte para o LIRC(o vlc por exemplo), como também é necessário ter um ficheiro de configuração, que atribua as funções a cada botão do comando..

Instalação do LIRC:

Ubuntu:

sudo apt-get install lirc lirc-modules-source

ArchLinux:

sudo pacman -S lirc lirc-utils

Caso queiram utilizar players de vídeo, em vez de uma aplicação de media center, então deverão instalar também o mythbuntu-lirc-generator, que vos criará automaticamente ficheiros de configuração para uma serie de aplicações sem terem qualquer tipo de trabalho:

Ubuntu:

sudo apt-get install mythbuntu-lirc-generator

ArchLinux:

yaourt -S mythbuntu-lirc-generator

(no caso do ArchLinux o gnome-lirc-properties encontra-se no AUR dai a utilização do yaourt)

e correr a aplicação:

# mythbuntu-lirc-generator

Após a instalação é necessário então carregarmos o modulo respectivo ao nosso comando para que este possa então funcionar. O mais provável é que o vosso comando seja um modelo feito para o Windows Media center que se pode reconhecer facilmente por ter o logo do Windows num botão com uma posição central:

clip_image001

Caso seja esse o caso então o modulo a carregar é o ‘lirc_mceusb2’ e podem fazê-lo através do seguinte comando:

# modprobe lirc_mceusb2

# sudo lircd          (para arrancar o daemon)

se no entanto não for o caso, é porque possuem um comando menos comum, e o mais fácil será instalar a aplicação gnome-lirc-properties que vos permite escolherem qual a marca e o modelo do vosso comando, e que se encarrega de carregar o modulo correcto:

Ubuntu:

sudo apt-get install gnome-lirc-properties

ArchLinux:

yaourt -S gnome-lirc-properties

infrared

Com isto já devem ter o vosso comando a funcionar, e já estão prontos para desfrutar de um bom fim de semana de cinema!

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Excelente Guilherme!!! Comando na mão, e carrega no botão 🙂

    Bom fim de semana

  2. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Wow…. Este post está espetacular. Vou-o já enviar para quem de certeza lhe vai dar um fim super útil. Impressionante a qualidade deste blog… a serio cada dia que passa e olhando para o vastíssimo leque de textos apresentados dificilmente se encontra site para comparar.

    Já para não falar que todos os dias temos material novo.

    Tenho-vos visto mais vezes no Sapo parabéns.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Gilberto Pereira.

      Pedro Pinto

  3. Avatar de d05
    d05

    Estava á espera que dissessem como se programa no lirc com um receptor de infravermelhos e um comando qualquer.Parabéns ao Guilherme de Sousa está a fazer um óptimo trabalho aqui no pplware continua assim.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      é provavel q com um receptor de infravermelhos e um comando normal consigas resultados com algum esforço.

      utilizando o gnome-lirc-properties, vais alterando entre todos os comandos e testando ate q algum possa funcionar. nunca se sabe. acredito q com os comandos das boxes digitais talvez possa funcionar.

      cumps!

  4. Avatar de Hugo Cura

    Muito bom artigo Guilherme.

    A variante Windows (e que uso todos os dias) é WinLIRC. Tem este aspecto.

    Faço do meu desktop um PC e simultaneamente um HTPC (e algo mais) a partir de qualquer TV da casa.. Apenas tenho de andar com o controle remoto atrás, já que ainda não me deu na cabeça comprar um para estar ao pé de cada TV :p

    Poderá ser um assunto a abordar aqui no pplware um dia destes 🙂

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      altamente! tens cabos hdmi ligados do pc a todas as tvs da casa?

      isso é exactamente o q quero fazer qd for morar sozinho:P

      cumps!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Não. Além de ter ainda CRT’s, ainda moro na casa dos pais e não quero virá-la do avesso ^^
        É um simples modulador que introduz mais um canal na rede coaxial de TV da casa, canal esse obtido pelo TV-Out do PC. Uso “extended desktop”. Dessa forma posso fazer tudo no PC enquanto alguém o usa para HTPC.

        Quanto ao receptor IrDA, eu próprio tratei de projectar isso à minha maneira :P: a cada TV chega 3 fios para lá ter o sensor/receptor IrDA. Na divisão do meio (a sala) há um selector mecânico da divisão/TV onde quero usar o controlo remoto. É esse o maior inconveniente, pois como estou a usar RS232 (porta série), esse protocolo só permite que a informação “flua” num sentido, ou seja, um sensor IrDA de cada vez.
        Pode ser que um dia destes o projecte de outra forma 🙂

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          mt bem jogado essa cena do modulador! dps tens q lhe passar tmb um jack de som n é?

          mt bom mt bom:P

          1. Avatar de Hugo Cura

            Exacto. Poderá ser usado algo como isto (conversor de RCAs e s-video para scart ou vice-versa).
            No meu caso, o próprio modulador como entradas 3 RCAs (video, som mono e som stereo, como no conversor acima), s-video, RF e scart. Como saídas tem RF e scart.
            Custou-me 25€.

  5. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    hehe…Xbox Media Center no Linux, por mais que se queiram livrar da Microsoft nao conseguem!!!

    eu sei, eu sei, o xbmc é open source, mas convem lembrar que foi originalmente criado para um produto Microsoft! 😉

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      criado PARA um produto Microsoft e nao PELA microsoft, o q é totalmente diferente..

      mas sinceramente acho isso irrelevante, pois o q interessa é a qualidade do mesmo, q na minha opiniao, dificilmente poderia ser melhor!

      cumps!

    2. Avatar de Nasp

      Foi criado para um produto Microsoft, mas de Microsoft não têm nada.

      Excelente dica esta,mais uma alternativa, mas eu utilizo um Wii-Remote no XBMC/Ubuntu

  6. Avatar de Era uma vez..
    Era uma vez..

    Offtopic:

    A publicidade que aparece agora no site é um bocado irritante a do drácula qq coisa..). Há mesmo necessidade?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não isso deve estar a desaparecer.

    2. Avatar de Raclima23
      Raclima23

      Por acaso por tempos pensei k se trata-se de virus mas enfim desde desapareça esses tipos de publicidade afim de n estragar 1 ds meus sites favoritos tuga 🙂

  7. Avatar de AntonioPT
    AntonioPT

    Dica: No Arch, o yaourt nunca deve ser utilizado como root. (com o sudo). Acho que deveriam remover o sudo antes do yaourt -S …

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      tens toda a razao!
      eu tinha sudo pacman, dps é q vi q o pacote nao se encontrava la! e tirei pacman e pus yaourt! mal possa entro em contacto com o Pedro Pinto para que ele altere essa parte.

      cumps!

  8. Avatar de R o B
    R o B

    Tenho um TOSHIBA X10 RF totalmente funcional em linux com o LIRC e tive mesmo de batalhar muito para o pôr a funcionar uma vez que é RF (radio frequência) em vez de simples infrared, está personalizado com diferentes configurações em função das aplicações em uso, tais como, xbmc, tvtime, boxee, mythtv e gnome/ambiente de trabalho.

    Bom artigo, agora sugeria a parte de personalizar o Lirc para fazer o que queremos.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      o lirc com os ficheiros gerados pelo mythbuntu-lirc-generator já faz tudo.. a n ser que queiras por a fazer launch de aplicaçoes, mas isso é facil, basta criar um novo ficheiro de configuraçao com o modelo dos outros ja existentes, e por a executar pelo irexec.

      cumps

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pessoal tenho o XBMC live instalado. Não percebo muito mas sei que tem o Ubuntu como sistema operativo.

    coloco:
    sudo apt-get install lirc lirc-modules-source

    Instalei o programa. depois aparece um menu com vários modelos. Que faço aí? estou perdido.

    Á pouco quando fechei a aplicação do XBMC e antes de instalar o Lirc (na primeira inicialização do xbmc/ linux) apareceu-me uma mensagem a falar do lirc e depois tipo um nome (será o nome da drive a instalar?) e á frente abort.

    Alguem me pode ajudar?

    è um comando simples tipo na descrição a cima

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      driver “lirc_wb677_cir” aborting algo assim antes de instalar o lirc. Como faço para a instalar após ter instalado o lirc?

  10. Avatar de Ruicdantas
    Ruicdantas

    Caro amigo, este foi o melhor post relacionado com a instalação/configuração de um IR Controll de sempre.
    Muito obrigado

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho no a versão live do xbmc no qual já não tem menu grafico.
    Portanto não consigo executar o gnome-lirc. E quem não entende de linux é complicado de mexer através apenas da consola de comandos.

    Quem poder ajudar agradeço..