Linuxes Iluminados

13 Comentários

Todos conhecem o KDE e GNOME, como gestores de janelas para Linux, porem quem já não ouviu falar de Enlightenment? Poucos talvez, para quem não sabe é um excelente gestor de janelas, leve, fácil e prático, deixo aqui um vídeo de uma distribuição que o usa, nomeadamente o Elive:

 

 


Como podem ver o Enlightenment 17 ou E17 como é também conhecido, é uma boa opção para qualquer um, pois segundo os criadores é actualmente um gestor de janelas totalmente moderno e direccionado para as necessidades actuais.

O Elive é uma distribuição, como muitas outras baseada em Debian, contudo a semelhança do seu “pai” não há uma versão propriamente estável, ou quando a há, não é recente, isso contribui para a estabilidade mas pode não ser aquilo que a maioria procura.

Como não podia deixar de ser, há sempre uma alternativa, por exemplo podem experimentar o OpenGEU, distribuição baseada em Ubuntu, infelizmente não tem para já uma versão final baseada no Ubuntu 8.04 o Hardy Heron.

Deixo aqui uma série de Screenshots que podem observar:


Pessoalmente é o meu gestor de janelas favorito, não o dispenso no Mandriva, podem instalá-lo no Mandriva com o pacote “task-e17”, é excelente, ainda tem uns bugzitos mas isso é culpa de ainda não ser uma versão final. Altamente recomendado.

Avaliação: 5/5

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O compiz funciona no E7??

  2. Avatar de Silva da Silva
    Silva da Silva

    Boas, parece altamente!

    Tenho Ubuntu, como instalo isto?!

  3. Avatar de Miguel Guerreiro

    Nuno José, os efeitos são nativos não tem nada a ver com compiz!

    Silva da Silva, segue este guia: http://www.ubuntugeek.com/howto-install-e17-enlightenment-desktop-in-ubuntu.html

  4. Avatar de eSkiSo

    E dá para o Fedora 9?

  5. Avatar de Emanuel Rocha
    Emanuel Rocha

    para o eSkiSo:

    sim deve dar pois no site oficial na secção de download tem dois pacotes RPM logo deve dar,

    http://www.enlightenment.org/p.php?p=download&l=en

    Distribution/Platform:
    Enlightenment Source Code TAR.GZ
    Source Package RPM
    Linux i386 Binary RPM
    Gentoo Linux
    Debian GNU/Linux DEB
    SUSE Linux (PackMan)

    site oficial.

    http://www.enlightenment.org

  6. Avatar de Simões
    Simões

    Boa noite.
    Estou a escrever a partir de Fedora 9.
    Acontece que acabei de instalar e não consigo recuperar a partição de Windows.
    Ela existe, os ficheiros estão lá.
    Já tentei restaurar o MBR com o Super Grub Linux e nada. . .
    Alguém sabe como restaurar o arranque do Windows sem ter de formatar a partição?

    Resultado de /sbin/fdisk -l

    Disk /dev/dm-0: 25.9 GB, 25937575936 bytes
    255 heads, 63 sectors/track, 3153 cylinders
    Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
    Disk identifier: 0x00000000

    Disk /dev/dm-0 doesn’t contain a valid partition table

    Disk /dev/dm-1: 2080 MB, 2080374784 bytes
    255 heads, 63 sectors/track, 252 cylinders
    Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
    Disk identifier: 0x30307800

    Disk /dev/dm-1 doesn’t contain a valid partition table

    Agradeço se alguém puder dar uma ajuda.
    Uma boa noite

  7. Avatar de Miguel Guerreiro

    eSkiSo, então não havia de dar em Fedora 9, saca o seguinte RPM: http://www.atsweb.neu.edu/bcasse/fedora/7/en/i386/repodata/

    A versão é do Fedora 7, mas deve funcionar.

    Simões, quando eu aviso que é preciso ter cuidado com o Fedora e partições estou a falar muito a sério, é que ele não faz dual-boot, aquilo é só para fazer feitio, se queres mesmo usar Fedora e Windows, recomendo-te a instalar o Ubuntu que irá colocar as devidas entradas para o Windows e Fedora.

    Primeiro, vamos tenta com o CD do Windows, vai a consola, e usa o comando
    fixmbr

    Depois, reinstala o Fedora, e por fim instala o Ubuntu, e o problema das partições ficam resolvidos. Sim, é a melhor solução que tenho na manga.

  8. Avatar de JC
    JC

    Que grandessissima mariquice cheio de efeitos inuteis que só atrapalham.

    Mas pronto… tenho um primo de 8 anos que é capaz de o curtir… 😛

  9. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Nuno José

    Eu percebi que eram nativos daí ver que faltam algumas coisas mt fixes do compiz que não sem bem os efeitos, para mim não ter o alt-tab com carrossel é um drama 😀

  10. Avatar de Miguel Guerreiro

    Nuno José. são nativos o que é fantástico é ver até como um gestor de janelas pode ter efeitos bem interessantes, sem ser necessário uma grande máquina para os correr.

    JC, quem te disse que os efeitos atrapalham? Animam a coisa, mas não atrapalham, a velocidade deles é bastante grande, se bem que os podes desligar, eu sei que isso não se diz/vê no video.

  11. Avatar de Carlos Martins

    Que tal é que isso se compara ao XFCE? Qual é o mais “light”?

  12. Avatar de lucas
    lucas

    da para instalar no kurumin? debia echt