Linux: Youtube em Mp3

29 Comentários

Quantas vezes não encontram no Youtube alguma música fantástica que não têm em mp3? E se (por alguma razão LEGAL e LEGÍTIMA) quiserem ficar apenas com o áudio gravado em mp3? Hoje vou-vos explicar como fazer isto em duas linhas na consola (ou terminal, como preferirem).

As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.

Vamos então passar à acção:

Para podermos fazer download do vídeo do youtube, podemos usar uma aplicação fantástica que é o “youtube-dl”. Para instalar podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “youtube-dl”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:

$ sudo apt-get install youtube-dl

Agora a aplicação que realmente interessa (converte vídeo em áudio) é o “ffmpeg”.

Para instalar podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “ffmpeg”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente na consola escrever:

$ sudo apt-get install ffmpeg

Neste momento e antes de começar a converter, podemos criar um directório onde colocaremos os vídeos que queremos usar (a não ser que gostem de ter tudo desorganizado), por exemplo: “Youtube”.

Agora, vão até esse directório com a consola e começam a fazer download de um vídeo do Youtube, por exemplo, “Ornatos Violeta – Ouvi Dizer”, cujo URL é http://www.youtube.com/watch?v=yhh_D9e5TaA ou seja, na consola escrevem:

$ youtube-dl http://www.youtube.com/watch?v=yhh_D9e5TaA

Isto pode demorar uns minutos, dependendo da vossa ligação e do tamanho do vídeo, mas vêm o progresso em percentagem, quanto tempo demorará a fazer o download e a velocidade a que estão a fazer o download.

Neste momento já têm o vídeo, neste caso de nome yhh_D9e5TaA.flv

Vamos então agora converter o vídeo em áudio, para tal escrevemos na consola:

$ ffmpeg -i yhh_D9e5TaA.flv nome_que_quiserem.mp3

Se não estiverem habituados a trabalhar com a consola, não coloquem espaços no nome do ficheiro mp3, pois têm de os “escapar”, ou seja, colocar \ antes.

Agora ouçam o vosso ficheiro mp3 😀

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

ATENÇÃO: Eu tive um problema no meu auto-rádio pois não conseguia ler os ficheiros mp3 criados pelo ffmpeg, mas isto resolve-se facilmente abrindo e exportando no Audacity, por exemplo, para mp3, com todas as opções por defeito (ou personalizem, se perceberem do assunto).

NOTA: Se gostam de uma música, comprem-na!

Fonte: Ubuntu Forums

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Só para informação de todos, TODAS as músicas que estão no Youtube que não são grátis através dos meios tradicionais são ilegais, salvo se a Google (dona do Youtube) pagou par as ter lá. Portanto, basta aceder a elas para estarmos logo a fazer algo ilegal: violação dos direitos de autor.

    Por outro lado, TODO o material que ouvimos ou vemos no nosso computador, seja filmes, imagens, som, etc. pode ser copiado LEGALMENTE para qualquer outro meio, desde que seja para utilização pessoal. A lei Europeia protege o utilizador nesse aspecto.

  2. Avatar de Morbus

    Ah, e outra coisa, por exemplo os jogos que têm bandas sonoras vendidas à parte, por exemplo, tem a banda sonora no jogo mas estão “escondidas” em ficheiros do jogo, é perfeitamente LEGAL o jogador gravá-las para mp3 ou outro formato através de programas como o Total Recorder e coisas do género. Pelo menos na Europa. Na América é tudo malucos, até aparelhos com garantia de DOIS DIAS é permitido vender…

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  3. Avatar de clinis
    clinis

    Acho mais fácil usar o site http://kickyoutube.com/

    Basta pegarem na url do filme, por exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=yhh_D9e5TaA

    E acrescentarem “kick” antes de “youtube”, exemplo:
    http://www.kickyoutube.com/watch?v=yhh_D9e5TaA

    Isso emcaminha a uma página do género da do youtube e em cima tem a opção de escolher em que formato se quer fazer download do video (incluindo mp3)

  4. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente post!!!

    Já agora, alguém sabe qual onde posso encontrar as leis sobre os direitos de autor, nomeadamente no que concerne à música e aos filmes?

    Desde já o meu obrigado,

    ————

    http://www.best-cine.com/

  5. Avatar de Penguin Community

    Excelente.. Podemos sempre fazer o download do vídeo através do Download Helper (um extra do Firefox) e depois com o Avidemux pedir para gravar apenas a música, em *.mp3

    e bimba 😉

    Há quem defenda que, para utilizadores iniciantes, é sempre melhor uma alternativa em GUI.

    __
    http://penguincommunity.blogspot.com/

  6. Avatar de FranciscoP'

    Morbus, os videos do youtube são da responsabilidade do mesmo e quem faz upload.
    Se conseguirmos aceder a um vídeo que contem algo ilegal no youtube a responsabilidade é da plataforma que o está a utilizar.

    Cumpz! 😉

  7. Avatar de Diogo.AOS
    Diogo.AOS

    Na minha opinião o KickYouTube continua a ser o método mais prático e tem-se suporte a vários formatos (tanto de vídeo como de audio).

    http://www.pplware.com/2008/11/23/kickyoutube-de-um-kick-no-youtube/

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bonito exemplo… Se vamos começar a roubar música, porque não começar a roubar à economia de música mais fraca que nos é familiar – a música portuguesa? Não questionando a legalidade deste post, da qual não tenho conhecimento para falar, posso apenas questionar a sua moralidade. É certo que o conhecimento não deve ser negado a ninguém, mas com o conhecimento deve vir um código de ética e uma moralidade associada. Neste caso, nao obstante da utilizade desta ferramenta, o poster poderia talvez ter escolhido um exemplo que menos sofresse com o roube de músicas (Falo de super-estrelas mundiais que facturam milhões de dólares por ano como Beyoncés, R&B’s do costume, etc)

  9. Avatar de BigLord

    Ouvi dizer que um certo Pedro anda a precisar de observar mais a internet. Lol, tanta música que há para aí em sites, torrents, e afins… este método de fazer download de música (ilegalmente ou não) é até bastante complicado comparado com esses.

    Já agora, eu sou ou devo vir a ser um cantor profissional e concordo com o que os outros cantores dizem: não têm grandes problemas com esta partilha ilegal de músicas, ganham mais dinheiro é em concertos e afins. E claro que isto inclui a Shakira, Beyoncé, etc etc…

  10. Avatar de Vitor Machado

    @ todos

    quem não quiser correr o risco não coloca lá os ficheiros. Se alguém vir lá um ficheiro seu colocado por outro pode denuncia-lo. Logo não percebo essa vossa preocupação! Penso que grande parte dos artistas vêem o youtube como uma promoção gratuita e é obvio que eles são os próprios a colocar lá a informação mas apenas não se identificam, e isso é que eu não percebo!

    Lamento também o youtube não ter essa opção! Eu como usuário do youtube tinha todo o interesse em partilhar os meus ficheiros lá introduzidos. Acho que era perfeitamente aceitável perguntaram-me se eu pretendo permitir o download do MEU video. E podem crer que muitos artistas iriam partilhar os seus documentos.

  11. Avatar de Morbus

    @ FranciscoP

    Não é como dizes. Caso contrário a culpa de a gente sacar jogos e filmes e músicas piratas dos sites de torrentz era dos sites e das pessoas que lá as põe, e não nossa.

    Não me parece…

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bom posto e acima de tudo, óptimo gosto musical 😀

  13. Avatar de Pinto
    Pinto

    Não consegues tocar a música logo pós fazeres a compressão porque utilizaste os valores por default. Terás que especificar o BitRate e forçar o formato de compressão para obteres melhores resultados.

    -br bitrate
    -acodec nome do audio codec

    Podes ver os formatos suportados com:
    ffmpeg -formats

    Se alguém precisar de alguma ajuda em relação ao ffmpeg diga. Que eu desenvolvi para este projecto.

  14. Avatar de aospapéis

    Graaaaaaaaaaaaaaaande ideia!!!
    Isto sim, é uma coisa útil. Realmente, há músicas que já só se apanham no Youtube :))

    http://aospapeis.blogspot.com

  15. Avatar de Bruno Bernardino

    @Pinto

    Podes colocar um exemplo com o codec de mp3 comum (eu sei que o default usa o mp2, mas não quis complicar).

    Obrigado pela tua participação e de todos os outros.

  16. Avatar de Ecrã Azul

    Extensão para o firefox Media Converter faz isso (e muito mais) e pode ser instalada em windows e linux. Uma forma mais fácil de converter os vídeos do youtube para mp3.

  17. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Há alguma maneira de arranjar o mesmo programa mas para Mac? Não tenho o apt-get, obviamente..

    Obrigado 🙂

  18. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    @Bruno Bernardino,

    Obrigado 🙂 Mas formas de sacar do youtube sei imensas. Quer sites quer plugins para o firefox ou programas. O que me interessava realmente era esta solução via shell.

    Cumprimentos [[ ]]

  19. Avatar de edvaldo
    edvaldo

    pooh eu keria botar uma musica no meu celular mais ela so teim no youtube alguem poderia fazer isso por mim

  20. Avatar de Magrinho
    Magrinho

    oi pessoal!! preciso de ajuda! o que é isso de “escapar” usando o \ antes?

    tenho ficheiros com espaços no nome tipu “ola mundo” e agora o linux pifou e agora so consigo trabalhar na consola e quero copiar o ficheiro mas nao da! eu faço cp ola mundo /home/save e ele diz que nao exite ficheiro “ola”..

  21. Avatar de Bruno Bernardino

    @Magrinho

    tens de colocar um \ antes do espaço, no teu caso seria:

    cp ola\ mundo /home/save

  22. Avatar de Ceduardo
    Ceduardo

    Opa pessoal, o um arquivo em mp3 vazio com o nome que eu escolhi foi criado. Alguém sabe como eu resolvo isto?

    A mensagem de erro segue em anexo…

    ceduardo@ceduardo:~$ ffmpeg -i ShGrtA17mSg.flv Bobbydarin.mp3
    FFmpeg version SVN-r19352-4:0.5+svn20090706-2ubuntu2, Copyright (c) 2000-2009 Fabrice Bellard, et al.
    configuration: –extra-version=4:0.5+svn20090706-2ubuntu2 –prefix=/usr –enable-avfilter –enable-avfilter-lavf –enable-vdpau –enable-bzlib –enable-libgsm –enable-libschroedinger –enable-libspeex –enable-libtheora –enable-libvorbis –enable-pthreads –enable-zlib –disable-stripping –disable-vhook –enable-gpl –enable-postproc –enable-swscale –enable-x11grab –enable-libdc1394 –extra-cflags=-I/build/buildd/ffmpeg-0.5+svn20090706/debian/include –enable-shared –disable-static
    libavutil 49.15. 0 / 49.15. 0
    libavcodec 52.20. 0 / 52.20. 0
    libavformat 52.31. 0 / 52.31. 0
    libavdevice 52. 1. 0 / 52. 1. 0
    libavfilter 0. 4. 0 / 0. 4. 0
    libswscale 0. 7. 1 / 0. 7. 1
    libpostproc 51. 2. 0 / 51. 2. 0
    built on Oct 13 2009 22:15:16, gcc: 4.4.1

    Seems stream 0 codec frame rate differs from container frame rate: 1000.00 (1000/1) -> 25.00 (25/1)
    Input #0, flv, from ‘ShGrtA17mSg.flv’:
    Duration: 00:02:06.40, start: 0.000000, bitrate: 141 kb/s
    Stream #0.0: Video: flv, yuv420p, 320×240, 77 kb/s, 25 tbr, 1k tbn, 1k tbc
    Stream #0.1: Audio: mp3, 22050 Hz, mono, s16, 64 kb/s
    Output #0, mp3, to ‘Bobbydarin.mp3’:
    Stream #0.0: Audio: 0x0000, 22050 Hz, mono, s16, 64 kb/s
    Stream mapping:
    Stream #0.1 -> #0.0
    Unsupported codec for output stream #0.0

  23. Avatar de Bruno Bernardino

    @Ceduardo

    Esse problema apareceu-me num dos muitos upgrades que fiz de 9.04 para 9.10 e, sem saber explicar muito bem porquê, devido ao lame mp3 encoder não ser um formato “aberto”, não ficou “suportado” pelo ffmpeg.

    Pode ser solucionado instalando o ffmpeg e x264 compilando as últimas versões manualmente. Instruções em http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=786095

    No entanto, houve quem dissesse que o seu problema tinha ficado resolvido apenas reinstalando o pacote x264. Não experimentei este método, só o primeiro de compilar os dois pacotes.

  24. Avatar de Ceduardo
    Ceduardo

    Oi Bruno, obrigado pela resposta.

    Bom, vamos aos resultados:

    Eu segui o tutorial (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=786095) e reinstalei os ffmpeg e x264 satisfatoriamente fazendo o Ctrol+C e Ctrol+V. Não obtive nenhuma mensagem de erro e verifiquei no sinaptic que ambos os programas estão marcados como instalados.

    Aí vem o problema, quando vou implementar o comando para converter o vídeo:

    (O ARQUIVO DESEJADO ESTÁ NO DIRETÓRIO RAIZ)
    ceduardo@ceduardo:~$ ls
    amsn_received Documentos examples.desktop Imagens Modelos Público Vídeos
    Área de Trabalho Downloads ffmpeg missfont.log Música ShGrtA17mSg.flv x264

    (O COMANDO PARA CONVERSÃO)
    ceduardo@ceduardo:~$ ffmpeg -i ShGrtA17mSg.flv nome_que_quiserem.mp3
    bash: /usr/bin/ffmpeg: Arquivo ou diretório não encontrado

    ceduardo@ceduardo:~$

    Ou seja, parece que o programa não está instalado.

    Uma outra dúvida: Todos os exemplos que estão propostos neste tutorial recomendado e em (http://rob.opendot.cl/index.php/useful-stuff/ffmpeg-x264-encoding-guide/#examples) são para conversão para mp4. Esse FFmpeg também converte para mp3, não?

    Por hora, muito obrigado mas ainda não consigo o áudio dos vídeos do YOUTUBE em mp3.

    Inté

  25. Avatar de Bruno Bernardino

    Olá @Ceduardo

    Para não chatear outros utilizadores, o ideal é criar um tópico no Fórum, no entanto, parece-me que o seu problema pode ser:

    1. que não escreveu o último comando do tutorial, que constrói o pacote .deb e o instala. No entanto, como diz que está no synaptic, não me parece a 100% que seja isso.

    2. que não removeu os pacotes ffmpeg e x264 antes de começar o tutorial (para eliminar está lá explicado).

    3. O nome do ficheiro .mp3 pode não estar correctamente escrito. Lembre-se que tem de “escapar” os espaços.

    De qualquer das formas, crie o tópico no Fórum e eu, entre muitas outras pessoas, poderemos ajudá-lo com mais detalhe e mais facilmente.

  26. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    utilizei os códigos fornecidos mas quando faço o comando youtube-dl e o URL do video diz que não foi capaz pois o formato pode não estar disponivel. alguém me pode dar uma ajudinha?

  27. Avatar de Bruno Bernardino

    Olá Gonçalo,

    O ideal é criares um tópico no Fórum para te conseguirmos ajudar melhor, pois sem mais informação é complicado perceber qual poderá ser o problema…